Pós-Graduação em Ciências Humanas
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/05d39b96-7bc8-4ec9-b361-17ceb0696cdb
PPGCH - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas
Browse
Item Acesso e permanência dos estudantes quilombolas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Araçuaí por meio de ações afirmativas no ensino superior(UFVJM, 2020) Meireles, Gilvânia Antunes; Paiva, Adriana Gomes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paiva, Adriana Gomes de; Nascimento, Kátia Honório do; Santos, Sandro Vinicius Sales dosA presente pesquisa tem por objetivo analisar criticamente as políticas públicas e institucionais relacionadas ao acesso e permanência dos estudantes quilombolas nos cursos superiores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG Campus Araçuaí, bem como os desafios para a sua permanência na Instituição. Nesse ínterim, para contextualizar a importância das ações afirmativas para as relações étnico-raciais, revisitou-se a literatura sobre a história dos quilombos como espaço de resistência, assim como o papel das ações afirmativas para que estudantes quilombolas tenham seu acesso e permanência no ensino superior. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental, com consulta a diversas reflexões teóricas que abordam a história dos sujeitos, a análise das políticas públicas e suas interfaces com as ações afirmativas. Além disso, foi apresentado um panorama da legislação que orienta as ações dos governos, assim como a compreensão dos estudantes quilombolas como sujeitos protagonistas no processo de aprendizagem. A referida pesquisa também contou com análise de dados sobre o acesso e a permanência de estudantes quilombolas no Instituto Federal supracitado. Espera-se que a presente pesquisa fomente uma reflexão crítica sobre a importância das políticas de ações afirmativas, apontando a necessidade ampliação do acesso e do acompanhamento da permanência dos jovens quilombolas no ensino superior, em especial no contexto da realização da pesquisa.Item Ações Afirmativas - UFVJM: política de promoção da igualdade racial no Ensino Superior e Serviço Público Federal(UFVJM, 2022) Faustino, Reginilda das Graças; Mattos, André Luís Borges Lopes de; Paula, Adna Candido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mattos, André Luís Borges Lopes de; Paula, Adna Candido de; Nunes, Ana Paula Nogueira; Pereira, Juliano GonçalvesAs comissões de heteroidentificação da UFVJM têm um importante papel no êxito das ações afirmativas com recorte racial. Assegurar que as vagas reservadas para os pretos e pardos se voltem efetivamente àqueles para os quais foi destinada é uma grande responsabilidade para quem atua frente a uma questão tão complexa como a pauta racial. Ademais, os membros das comissões contribuem para que a reparação da dívida histórica do Estado com a comunidade negra seja concretizada, ao minimizar os impactos do desvio de funcionalidade da política de cotas raciais. Apreende-se, portanto, que as comissões são mecanismos e estratégias de controle das políticas públicas nos processos de seleção da UFVJM, que abrangem as cotas raciais para candidatos que se enxergam e autodeclaram negros e negras. A temática racial não deve ser considerada pela ótica de opiniões ou achismos, mas deve ser vislumbrada com muito respeito e apreciada pelos interessados na questão, pelo campo do conhecimento. Assim, o produto de mestrado profissional, “AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFVJM: Política de cotas raciais no Ensino Superior Federal e no Serviço Público Federal” pretende compartilhar com os membros das comissões de heteroidentificação da UFVJM, e com os demais interessados, conhecimentos necessários para que seja garantida a igualdade substantiva para cada candidato que for admitido na Instituição. Por fim, a pesquisa realizou uma breve avaliação do desempenho da UFVJM no decênio da implementação da política pública de cotas raciais pela Lei 12.911/2012 e concluiu que é urgente uma revisão na dinâmica da Instituição enquanto responsável pelo acompanhamento e pelo controle de uma medida inclusiva tão cara para os negros.Item Adoecimento e atendimento psicológico de pós-graduandos: perfil, queixas e fatores associados aos sintomas de ansiedade(UFVJM, 2020) Câmara, Victor Mayer dos Santos; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bonadiman, Heron Laiber; Ferreira, Bárbara Carvalho; Andrade, Mário César Rezende; Lima, Diego CostaCom a ampliação no número de Universidades Federais nos últimos vinte anos houve, por consequência, um aumento no número de cursos e programas de pós-graduação no Brasil. Esse crescimento, porém, evidenciou a existência de um adoecimento por parte dos estudantes, sendo que estudos vêm sendo conduzidos para investigar as possíveis causas desse adoecimento. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar os dados referentes aos prontuários de atendimentos psicológicos presenciais aos estudantes de pós-graduação realizados pelo Serviço de Psicologia entre os anos de 2015 e 2018, nos Campi de Diamantina e Teófilo Otoni da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Procurou-se, por meio de um estudo documental de natureza observacional do tipo transversal, identificar o perfil dos usuários do serviço, assim como suas principais queixas e sintomas apresentados durante os atendimentos. Os resultados indicaram um aumento no número de atendimentos entre os anos de 2015 e 2018, com predomínio para estudantes do gênero feminino, na faixa etária de 22 a 30 anos, que cursavam Mestrado. As principais queixas mencionam sintomas de ansiedade, problemas acadêmicos, conflito de relacionamento, desânimo e problemas emocionais. Destacam-se as queixas de ansiedade, que devido a sua maior frequência, foram submetidas a análise de fatores associados, sendo encontradas associação estatisticamente significante com as variáveis, ano do atendimento [X²(3)=10,068; p=0,018], dificuldades de adaptação [X²(1)=5,101; p=0,024], desânimo [X²(1)=17,334; p=0,000] e estresse [X²(1)=7,960; p=0,005]. Considera-se, porém, que o aumento do número de programas, e consequentemente o crescimento no ingresso de estudantes, devido as contingências em que eles são expostos, possa estar relacionado ao aumento do adoecimento estudantil, sobretudo oriundo da ausência de políticas focais de saúde mental e qualidade de vida direcionadas aos docentes e discentes. Acredita-se que os estudantes de pós-graduação devam ser enxergados em suas particularidades, considerando seu perfil e os fatores associados ao seu adoecimento, desta forma, permitindo que sejam propostas campanhas preventivas focais e efetivas visando promover a saúde mental dos estudantes e da Universidade como um todo.Item Agricultura familiar e política pública: o programa de fomento às atividades produtivas rurais do Plano Brasil Sem Miséria em Datas-MG(UFVJM, 2021) Melo, Moisés Gonçalves de; Teodoro, Pacelli Henrique Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Teodoro, Pacelli Henrique Martins; Paiva, Adriana Gomes de; Diniz, Raphael FernandoO objetivo do presente trabalho é investigar a implementação, a execução e os impactos da política pública para o setor da agricultura familiar em Datas, município localizado no estado de Minas Gerais, especificamente no Vale do Jequitinhonha – região foco de políticas federais e estaduais desde a década de 1960. Para tanto, esta pesquisa buscou um referencial teórico e uma revisão bibliográfica multidisciplinar sobre agricultura (familiar) e política pública; dados quantitativos para a caracterização multiescalar da estrutura fundiária brasileira, principalmente das atividades produtivas em Datas; uma análise documental sobre o Plano Brasil Sem Miséria e seu Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais; e, por fim, a produção primária de dados quanti-qualitativos, por meio de 16 entrevistas domiciliares do total de 28 agricultores beneficiários do Acordo de Cooperação Técnica 2016 (2017-2018), além da análise de dados internos da Emater-MG, empresa responsável pela execução do Programa no estado. Verificou-se que grande parte dos agricultores familiares se estrutura a partir de três atividades produtivas: bovinocultura de leite, avicultura de postura, hortaliças e semelhantes. Os principais benefícios apontados foram: melhoria de renda, incentivo à produção, ampliação de área cultivada e estruturação da propriedade. Os objetivos alcançados com o Programa, segundo os próprios beneficiários, estão relacionados ao crescimento e desenvolvimento dos meios produtivos e melhorias na propriedade em geral. Como problemas para a produção agrícola, o tempo é o principal, seguido da comercialização, do atravessador, das pragas, da falta de recursos financeiros e, também, de assistência técnica, quando se constatou o anseio dos agricultores por um apoio governamental contínuo. Concluiu-se, de modo geral, que a política pública foi executada de forma efetiva. Ainda assim, os trabalhos de campo proporcionaram informações adicionais sobre alguns gargalos na execução do Programa pela empresa, como a não substituição de famílias excluídas do acordo, falta de registro documental do projeto estruturado e não ampliação de mais visitas técnicas aos produtores locais.Item A água e a constituição de lugares e da paisagem regional: um estudo dos chafarizes e da rede hídrica de Diamantina, MG(UFVJM, 2019) Vieira, Bárbara de Castro; Fagundes, Marcelo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lage, Ana Cristina Pereira; Fagundes, Marcelo; Arruda, Rogério Pereira de; Matta, Junno Marins daO presente trabalho tem o objetivo de estudar e analisar a rede hídrica existente no período colonial na atual cidade de Diamantina, MG. Para essa finalidade, teve-se como objeto de estudo e interpretação de mapas da região do XVIII e mapas do arruamento atual, de modo que se pudesse entender as escolhas envolvidas nesses processo que, em algum casos, ainda traz a evidência física destas estruturas arqueológicas. A existência de elementos como chafarizes, além da descoberta de calhas e tanques subterrâneos, foram utilizados e representados nos mapas elaborados para confirmar ou questionar a existência desses cursos d’água. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental para complementar informações acerca das estruturas físicas evidenciadas, sobretudo em periódicos da época em que eram relatados acontecimentos cotidianos que envolviam os chafarizes, as águas e os esgotos. O conceito de patrimônio e sua aplicabilidade nos centros históricos tombados esteve presente nesta dissertação, uma vez que se faz fundamental na compreensão do gerenciamento e gestão destes sítios históricos, assim como a necessidade do estudo da sua estrutura de funcionamento com a finalidade da sua preservação concomitante ao uso, ocupação e apropriação pelos residentes locais. Buscou-se, portanto, o estudo da utilização dos recursos hídricos e a relação do ser humano com a água nos parâmetros de sua simbologia, a necessidade fisiológica, econômica, a característica humana de se apropriar e dominar a água. Como resultado, apresenta-se a confeccção da cartografia temática, produzida a partir do cruzamento de informações, fundamentais para entender os processos de escolhas envolvidos, onde foi possível a representação: (a) das regiões dos quatros arraiais que deram origem ao núcleo urbano da atual cidade de Diamantina, (b) dos arruamentos que se mantiveram até a atualidade, (c) os locais por onde passavam cursos de rios e que deixaram de existir a céu aberto e (d) da relação de status que o acesso à água representava para a sociedade colonial mineira. O estudo ainda permitiu inferências da razão da escolha do assentamento na região, para além dos motivos econômicos e políticos, ou seja, além da mineração diamantífera, evidenciando a relação dos seres humanos com a presença da água, o estabelecimentos de lugares e a constituição da paisagem regional, esta vista como uma construção social. Por fim, em anexo, foi apresentado um inventário de chafarizes que possui relevância por ser esse um instrumento de identificação e proteção dos bens patrimoniais, por meio da sistematização de informação. Neste sentido, a investigação buscou discutir o papel da água para essa sociedade colonial, desde as maneiras de se obtê-la, sua serventia, o uso público e residencial, bem como do consumo da água urbana para além do seu uso para a mineração.Item Alteração dos registros públicos como meio de inclusão social e garantia dos direitos dos transexuais: da lacuna jurídica ao reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal(UFVJM, 2019) Vieira, Juliana Gouvêa; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Magalhães, Kênia Guimarães Rodrigues; Drummond, Andréia Maria Araújo; Ramos, Davidson Afonso deA alteração de nome e gênero do transexual no registro de nascimento foi matéria de muita discussão, por não receber amparo legal por muito tempo. Diante da ausência da lei cabia aos magistrados diante das ações propostas nos Tribunais brasileiros por transexuais, que desejassem ver seus registros civis retificados, julgar de acordo com: princípios e costumes gerais de direito, normas infralegais, como as Resoluções do Conselho Federal de Medicina e, de acordo com suas próprias convicções. Recentemente, foi julgada a Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.275, onde o Supremo Tribunal Federal decidiu pela possibilidade de transexuais alterarem nome e gênero no registro civil de nascimento diretamente nos cartórios, sem a necessidade de se submeterem à cirurgia de transgenitalização. Esta dissertação é uma análise sobre o caminho percorrido pelo transexual, inicialmente através da propositura de ações judiciais que se arrastavam por significativo período de tempo, até alcançar a pretendida modificação do seu registro, a partir de autorização judicial e os reflexos no Registro Civil das Pessoas Naturais decorrentes da decisão da Suprema Corte.Item Alto dos bois e os indígenas na província de Minas Gerais: civilização e progresso no ideário oitocentista(UFVJM, 2015) Ruellas, Taciana Begalli de Oliveira; Fagundes, Marcelo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fagundes, Marcelo; Alves, Márcia Angelina; Lage, Ana Cristina Pereira; Mattos, André Luís Lopes Borges deRESUMO Este trabalho consiste em compreender as relações entre índios e colonizadores em uma situação de avanço para os sertões de Minas Gerais. Durante o século XIX, a conquista dos Sertões do Leste de Minas foi pautada em um modelo civilizador por parte da administração indígena. A implementação desse modelo dialogou com o contexto da época em que se visava pesquisar o estado de civilização dos habitantes do sertão, e que para a consolidação da ideia de nação homogênea era necessário que esses povos fossem incorporados à sociedade considerada civilizada. Nesse sentido, esta dissertação pretende compreender a dinâmica dos grupos indígenas ao longo do processo de colonização na zona do Mucuri, Jequitinhonha e adjacências. Possui como foco principal uma região que se configura enquanto espaço de transição entre vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri, região denominada Alto dos Bois, hoje pertencente ao município de Angelândia, no Alto Jequitinhonha. Esta se caracterizou como aldeia e quartel militar ao longo do século XIX, onde a família de Antônio Gomes Leal, diretor de índios, aquartelou indígenas falantes do Maxacali que, em fuga dos Botocudos, procuraram refúgio na localidade. Almeja-se, assim, analisar de que maneira os indígenas em Alto dos Bois puderam reconfigurar seus espaços e práticas socioculturais, reconstruir suas identidades e se inserir ao contexto posto. As fontes trabalhadas, sendo elas: correspondências do primeiro diretor dos índios da província, Guido Marlière, correspondências da Diretoria Geral dos Índios, Relatórios de Presidente de Província e os relatórios da Companhia do Mucuri, revelam a estrutura administrativa do indigenismo da Província de Minas Gerais e a forma com que o modelo civilizador deveria ser realizado. Por outro lado, a situação indígena nos aldeamentos acompanhada, principalmente, através de relatos dos viajantes estrangeiros ilustrados, Saint-Hilaire, Johann Pohl e Spix e Martius, demonstra como esses povos adaptaram seu universo simbólico e sociopolítico ao novo contexto em que se inseriam. As três narrativas, sendo elas a dos viajantes ilustrados, do indigenismo e da Companhia do Mucuri possuem um fio condutor: o da civilização e do progresso. Demonstram, também, como as populações indígenas deveriam ser vistas neste processo. A pesquisa se desenvolve com preocupação em demonstrar a contribuição indígena no processo sociocultural da região, já que os vales do Jequitinhonha e Mucuri possuem grande concentração de etnias indígenas. Assim, enfatiza-se o papel dos aldeamentos como espaço de reconstrução social, cultural e de identidades, se constituindo, então, como espaço de resistência. Frente às adversidades do avanço colonizador, Alto dos Bois foi visto como espaço de sobrevivência e de menores perdas. Resistir era também se abrir ao novo, assumindo símbolos e discursos dos não-índios quando conveniente. Identidade e cultura passaram a ser vistas, portanto, como construções relacionais, se atualizando na relação com o Outro, sem a conotação de perda, mas sim de reelaborações. Pelo viés de compreensão de povos historicamente excluídos, por meio do diálogo entre a Antropologia e História ressalta-se a importância dos papéis desempenhados pelos índios nos processos históricos, dando visibilidade a esses povos.Item Análise de formas de linguagem em sistemas complexos a base de multiagente(UFVJM, 2018) Coelho, Sophia Andrade; Carvalho, Leonardo Lana de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Leonardo Lana de; Cintra, Marcos Rogério; Assis, Luciana Pereira deSistemas a base de Multiagente (SMA) são formados por unidades autônomas de processamento de informação (agentes), munidos de arquitetura que lhes permite interação com seus semelhantes e seu ambiente ao longo do tempo. Tais sistemas podem ser desenvolvidos para o estudo de formas emergentes de linguagem e de inteligência entre esses agentes. Por meio de tais modelos, no qual as variáveis relacionadas à comunicação podem ser mais precisamente aferidas e controladas, pode-se estudar a origem e as interferências a respeito da linguagem natural, os fatores que a influenciam, bem como o que a própria linguagem é capaz de influenciar. A linguagem é um dos fatores necessários para a abstração e inteligência, e o estudo de sua emergência pode ser a peça chave para o contínuo desenvolvimento de mentes artificiais. As formas de interação e linguagem a emergir entre tais agentes beneficiam as capacidades de representação, e a comunicação pode ser o ponto de partida para que os agentes desenvolvam e compartilhem conceituações do mundo, possibilitando o desenvolvimento de níveis cognitivos elevados. Esta dissertação tem como objetivo geral defender que a semântica artificial existe e pode ser teoricamente sustentada a partir do pragmatismo e da teoria da enação, compreendendo o fenômeno da linguagem como um sistema complexo e dinâmico emergido entre tais agentes. Os objetivos específicos incluem uma análise e exposição das contribuições de diversos campos das Ciências Cognitivas, de forma a apontar a modelagem e simulação Multiagente como método capaz de rever, aprimorar e desenvolver teorias por um método passível de verificação. Como metodologia deste trabalho, adotou-se a revisão bibliográfica por meio de análises, estudos e revisões de periódicos, artigos, trabalhos e livros que abordaram interações complexas entre agentes, emergência da linguagem, semiótica de Peirce e conceitos de linguística cognitiva. Os resultados indicam que, compreendendo a linguagem como um sistema de relação simbólica a partir do pragmatismo de Peirce e do método analítico, os SMA são capazes de gerar formas de linguagem e consequentemente abstração e inteligência. Assim, a linguagem é abordada como um sistema complexo e multicausal que pode ser mais bem compreendido por meio de modelagens computacionais baseadas em sistemas complexos. A competência dos agentes de transformar o meio torna-os ativos na criação de formas próprias e genuínas de linguagem e nas mudanças de seu próprio sistema, formando um grupo funcional e inteligente. Conclui-se, com base na Linguística Cognitiva e no pragmatismo, que a partir dos processos de interação a semântica artificial existe, à medida que pode-se gerar artificialmente jogos de linguagem e usos emergentes de signos como formas autônomas de representações de alto nível.Item Análise e modelagem da linguagem em ciência cognitiva enativa: variação da linguagem e formação de identidades como normas sociais(UFVJM, 2020) Freitas, Luciana de; Carvalho, Leonardo Lana de; Lage, Ana Cristina Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Leonardo Lana de; Braga, Elayne de Moura; Kogler Júnior, João EduardoA finalidade desta pesquisa foi analisar a evolução da linguagem pela análise da variação linguística à luz da Ciência Cognitiva Enativa, entendendo as identidades como normas sociais, cumprindo um papel de manutenção de um sistema cognitivo social. Os objetivos traçados foram: 1) Analisar a variação linguística e a identidade como um fenômeno social, que acontece a partir das interações entre os agentes, tendo a teoria enativa como o principal arcabouço teórico; 2) Desenvolver um metamodelo para explicar a variação linguística em simulações computacionais baseados em Multiagente, apontando seus fatores de transformação. Este metamodelo foi construído a partir de esquemas clássicos no estudo cognitivo da linguagem e da revisão de um quadro conceitual, descrevendo o processo social de aplicação de regras. Ao longo do desenvolvimento desta pesquisa, é defendido que a linguagem é constituída e constituinte do sistema social e um fator indispensável na formação de identidades em sistemas sociais. Construída coletivamente pelos agentes de um grupo a partir de ações comunicativas incorporadas a um fluxo auto-organizado, a linguagem permite a seus usuários que se reconheçam ou se diferenciem, através de aspectos como a fala, o sotaque ou a semântica. Passível de perturbações externas e transformações pelo meio, a linguagem varia e evolui juntamente com o meio que modifica e o domínio linguístico emerge a partir da dinâmica comunicacional que envolve os agentes sociais. Dessa forma, variações linguísticas e formação de identidades ocorrem em função dos acoplamentos estruturais com o meio, o que mantém um processo evolutivo através da deriva natural em sistemas autopoiéticos. Como resultados da pesquisa são apresentados metamodelos que serão utilizados para realizar uma ponte entre a teoria enativa da linguagem e a modelagem computacional baseada em Multiagente. Conclui-se que a teoria enativa fornece um arcabouço teórico de grande valor para entendermos a linguagem e a formação de identidades como práticas normativas socioculturais e que metamodelos são ferramentas convenientes para mediar a teoria enativa junto à concepção e implementação de modelos Multiagente sobre a linguagem como sistema complexo adaptativo.Item Antiquário, coleções particulares e religiosa na origem da instituição do Museu do Diamante, Diamantina, MG(UFVJM, 2015) Oliveira, Lilian Aparecida; Fagundes, Marcelo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fagundes, Marcelo; Lages, Ana Cristina; Ribeiro, Vândiner; Amaral, Roberto; Linke, VanessaRESUMO A pesquisa que resultou na redação desta dissertação buscou identificar a trajetória histórica do Museu do Diamante na cidade de Diamantina, Minas Gerais, instituído em 1954 pelo modernista Rodrigo Mello Franco de Andrade, primeiro diretor do Sphan. Por meio de suas coleções, documentação museológica e arquivo permanente entre os anos de 1947 a 1957, buscou-se compreender os critérios que nortearam as primeiras aquisições de seu acervo e a concepção estabelecida por seus ideólogos. Oportunidade que propiciou a identificação e problematização das primeiras coleções adquiridas e expostas, bem como os sentidos de um museu público cuja origem tem suas raízes fundadas em coleções oriundas de antiquário e coleções particulares e religiosa institucionalizadas no MD, em um museu público.Item Aporte curricular da formação de professores sobre tecnologias digitais de informação e comunicação: um panorama envolvendo instituições de ensino superior do Norte de Minas Gerais(UFVJM, 2016) Costa, Joiciele Rezende; Braga, Elayne de Moura; Ramos, Davidson Afonso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Carvalho, Leonardo Lana de; Ferreira, Bárbara Carvalho; Lima, Márcio Roberto deTendo em vista a presença e a atuação de um grupo de Instituições de Ensino Superior na região do norte de Minas Gerais, a proposta dessa pesquisa foi investigar o aporte curricular oportunizado aos acadêmicos dos cursos de licenciatura dessas instituições, com vistas a aproximar suas formações das particularidades envolvidas na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em ações pedagógicas. Tendo como amostra a cidade de Montes Claros, procedemos a um recorte de uma problematização social e cultural, que é a relação entre os processos de ensino-aprendizagem e as tecnologias. O objetivo foi averiguar quais e quantos cursos de licenciatura e de qual instituição possuem alguma disciplina, que faça menção ao uso das tecnologias no processo educativo, com vistas a capacitar os egressos para o uso das TDIC. As instituições de ensino superior da região investigadas foram: Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES, Instituto Superior de Educação Ibituruna-ISEIB/Faculdades de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo-FACIGE, Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC, Faculdades Integradas Pitágoras- FIP, Faculdade Prisma e Universidade Norte do Paraná-UNOPAR (modalidade EAD). A relação com a universidade frequentemente reflete na educação básica. Essa proposta de trabalho se fez possível e necessária diante da emergência da sociedade hodierna, onde se efetua uma transição de paradigmas, em vários âmbitos, abarcando também a educação e consequentemente os hábitos dos indivíduos. A metodologia utilizada na realização desse trabalho é de cunho quantitativo quanto à descrição dos currículos dos cursos e qualitativo, possibilitando um olhar crítico sobre a temática. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico e uma revisão de literatura que buscou contextualizar a formação de professores com os novos tempos chamados de “modernos”, bem como com as mudanças ocorridas na vida dos indivíduos na modernidade. Também foi feita uma pesquisa documental, com documentos do Ministério da Educação (MEC), orientações para os cursos de licenciaturas no país e ementas e estruturas curriculares dos cursos de licenciaturas, das universidades e faculdades supracitadas. A pesquisa constatou que, dos trinta cursos de licenciaturas investigados, nas seis instituições de ensino, somente dezoito contam com disciplinas teóricas e/ou práticas, com vistas a inserir o uso das TDIC no cotidiano docente. Este resultado corresponde a 60% (sessenta porcento) dos cursos analisados, o que indica uma necessidade de melhor adequação entre a formação ofertada pelas licenciaturas, as orientações do MEC e a prática docente.Item Aproximação dialógica: cosmogonias grega e iorubá(UFVJM, 2018) Brito, Robson Gomes de; Paula, Adna Candido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Diogo, Rosalia Estelita Gregoria; Boechat, Melissa GonçalvesA presente pesquisa desenvolve um exercício analítico e teórico-conceitual da aproximação dialógica existente entre os mitos cosmogônicos grego e iorubá. Por meio de uma análise comparada que envolve a linguística, a antropologia e os estudos acerca dos mitos. A princípio busca-se demonstrar a comparação entre os mitos e a sua importância para o exercício linguístico textual. Em seguida, propõe-se verificar a procedência de outras investigações que atestam os textos, Mitologia dos Orixás e Teogonia de Hesíodo, como produções míticas cosmogônicas e finaliza-se com a demonstração das possíveis interpretações extraídas dos textos.Item Arte rupestre e a construção da paisagem regional: um estudo dos sítios Cabeças, Alto Araçuaí, Felício dos Santos-MG(UFVJM, 2020) Gambassi Júnior, Roberto Pilade; Fagundes, Marcelo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fagundes, Marcelo; Bandeira, Arkley Marques; Arcuri, Márcia Maria SuñerOs sítios arqueológicos Cabeças estão localizados no sopé da Serra do Gavião, bacia do Rio Jequitinhonha, sub-baçia do rio Araçuaí, próximo ao povoado de Cabeças, munícipio de Felício dos Santos, Alto Jequitinhonha-MG. Inseridos em cinco abrigos sob rocha quartzítica, três foram escavados entre os anos de 2013 e 2014, apresentando datações que vão do século XVII de nossa Era recuando até o Holoceno Médio, aproximadamente 7225 anos AP. Neste sentido, apesar de se tratar de uma área total de 22 hectares (relativamente pequena), há um processo de uso da área em longa duração, o que nos leva a crer que há aspectos ambientais fundamentais para o estabelecimento e garantia de vida das populações pregressas durante oito milênios, mas que além disso, são as motivações relacionadas aos mitos, ao lugar dos ancestrais, ao sagrado, que garantiram efetivamente o uso continuo deste lugar. Como característica marcante, os sítios possuem a intensa produção de pinturas rupestres no lugar, a qual foi o objeto de análise neste trabalho, onde buscamos de forma interdisciplinar descrever e interpretar dados, a partir de discussões sobre arte, estilo e paisagem. Estes conceitos foram utilizados na pesquisa para estabelecer discussões acerca das pinturas, técnicas, formas, escolhas e a construção da paisagem regional. Optamos por entender as pinturas para além das formas e agencias, que por possuírem vida estão em fluxo constante com o mundo envolvente. A mesma discussão é estabelecida em relação ao conceito de arte, no caso “dos povos originários”, entendendo que as formas materializam cosmologias desconhecidas, e, portanto, muito do que se vê na verdade está para além dos olhos. Afim de discutirmos “Paisagem”, estabelecemos uma discussão que vai além dos aspectos fisiográficos, mas culturais e simbólicos. Na caracterização das pinturas optamos por utilizar como técnica o uso do calque, tanto em plástico quanto digital, o qual colaborou na elucidação de diversos painéis bastante danificados, além de nos permitir estabelecer cronologias relativas dentro dos painéis e sobre as formas e técnicas para a composição das pinturas. Como resultados, identificamos estilos, técnicas e formas particulares na produção e (re)significação do lugar, que nos dizem acerca das escolhas humanas sobre o habitar, indo além de opções que permeiam questões utilitário-funcionais ou ambientais, mas explorando os universos culturais envolvidas no processo contínuo de ocupação indígena no Alto Vale do Araçuaí, Serra do Espinhaço Meridional, Minas Gerais.Item A atuação das mulheres no grupo guerrilheiro urbano argentino Montoneros (1969-1980)(UFVJM, 2017) Carneiro, Amanda Monteiro Diniz; Arruda, Rogério Pereira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Arruda, Rogério Pereira de; Borges, Elisa de Campos; Ramos, Davidson Afonso deEsta dissertação analisa a atuação das mulheres no grupo de esquerda argentino denominado Montoneros no período entre 1969 e 1980. O grupo surgiu, aproximadamente, em fins dos anos 1960, a partir da esquerda peronista. Nesse sentido, pretendemos entender e discutir com abrangência as relações entre as referidas mulheres e o grupo. Para isso, exploramos os espaços de atuação política dessas mulheres; os papéis desempenhados por elas; as relações com os demais participantes do grupo e da sociedade de modo geral; finalmente, discutimos as dificuldades e tentativas de se estabelecer o papel feminino dentro da organização, sem a apropriação do “jeito” masculino para fundamentar suas atuações no grupo e no meio social. Em síntese, este trabalho busca novas perspectivas para se pensar as mulheres como personagens históricos como quaisquer outros, independentemente de comparações e juízos de valor construídos historicamente e reproduzidos de forma hierárquica como regras naturais.Item A Biblioteca Central do Campus JK da UFVJM na perspectiva dos usuários(UFVJM, 2020) Costa, Jullyele Hubner; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bonadiman, Heron Laiber; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Valiengo, AmandaA biblioteca universitária visa atender às necessidades informacionais de seu público de usuários, sobretudo os estudantes universitários. Na busca por melhor compreensão dos usuários da Biblioteca Central (BC) do Campus Juscelino Kubitschek (JK) foi desenvolvido este trabalho, cujo principal objetivo foi refletir sobre alternativas para melhor utilização da Biblioteca Central do Campus JK pelos usuários. Desse modo, a pesquisa coletou apontamentos para compreender a utilização da BC, considerando-se os recursos por ela disponibilizados. A pesquisa realizada foi classificada como exploratória e descritiva, na qual a Biblioteca Central foi colocada sob análise. Foi realizado um grupo focal que contou com a participação de seis discentes de diferentes cursos de graduação, no qual os dados foram categorizados e analisados qualitativamente. Foi realizado um breve histórico das bibliotecas dos campi de Diamantina, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A BC foi caracterizada por meio da descrição de sua estrutura, seu espaço físico, quantidade de obras, empréstimos, ambientes de estudo, entre outros recursos materiais e serviços. Os participantes consideraram como fatores positivos na BC, a variedade do acervo, os ambientes de estudo diversificados, a disponibilização de computadores para pesquisas e a equipe de profissionais. Os principais pontos negativos relatados pelos participantes foram a carência de isolamento acústico e redução do horário de funcionamento. A pesquisa evidenciou o desconhecimento de alguns serviços. Os participantes sugeriram alternativas para melhorias do ambiente de estudo e de utilização dos serviços, como melhor divulgação do acervo virtual, das Visitas Guiadas, ampliação do horário de funcionamento, adequação acústica e do acervo.Item O caminhar de um povo: a Comunidade do Tatu e a colonialidade em atas da Associação para o Desenvolvimento Rural São Lázaro - ADERSAL(UFVJM, 2022) Santos, Neltinha Oliveira dos; Castro, Carlos Henrique Silva de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Castro, Carlos Henrique Silva de; Miguel, Fernanda Valim Côrtes; Freitas, Érica Fernanda Justino de; Lima, Luiz Henrique Magnani Xavier deEste trabalho discorre, de maneira mais ampla, sobre à produção de conhecimentos ligados às comunidades do campo e, de forma específica, aos contextos da Comunidade do Tatu, lugar pertencente ao município de Franciscópolis do Vale do Mucuri, em Minas Gerais. O processo de investigação desenvolveu-se na Associação para o Desenvolvimento Rural São Lázaro – (ADERSAL), criada em 1996. Esta instituição é considerada pela comunidade um espaço de luta em defesa dos interesses coletivos locais. Neste presente estudo, o objetivo geral visa analisar a formação da Comunidade do Tatu a partir das relações de linguagem e colonialidade de seus integrantes, buscando compreender as discussões através da análise das atas da ADERSAL, no período compreendido entre os anos de 2006 a 2011. Para este fim, estabeleceram-se três objetivos específicos: a) identificar nas atas da ADERSAL, de 2006 a 2011, os tensionamentos relacionados à noção de colonialidade no campo; b) relacionar os acontecimentos identificados nas atas com as políticas públicas ligadas ao campo no período citado; e c) compreender como a ADERSAL cria suas resistências a partir dos tensionamentos levantados e analisados através dos dados coletados nas atas. No que concerne à metodologia esta pesquisa é teórico-prática, com abordagem do problema qualitativa. Como estratégia de pesquisa escolheu-se o estudo de caso defendido por Yin (2001) e Prodanov e Freitas (2013). Como método de investigação dos dados escolheu-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental, já para análise do corpus optou-se pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Associaram-se aos dados coletados algumas reflexões desta pesquisadora que foram suscitadas pelas vivências na comunidade pesquisada, fato que fez ampliar o panorama da análise. As análises dos dados revelaram que existe um atravessamento das dimensões da colonialidade na Comunidade do Tatu, apontando algumas considerações relevantes sobre a importância e o papel da ADERSAL como um espaço congregador de articulação das resistências da comunidade. Os resultados apontaram que há também, dentro do associativismo, tensionamentos e pouca participação dos associados devido a não conclusão de alguns projetos propostos cuja ação se reflete no desencorajamento quanto à participação ativa dos seus integrantes no seio da própria associação. Essa dissertação traz, portanto, à luz dados que nos permite atestar aspectos da colonialidade, que ainda atravessam a formação da Comunidade do Tatu e que transformaram o modo de vida local.Item Comunidades quilombolas na Constituição Federal de 1988: desafios na construção de políticas públicas implementadoras de direitos fundamentais “multiculturais”– um estudo de caso em Serro/MG(UFVJM, 2016) Gonçalves, Waldicleide de França Santos; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Leite, Matheus de Mendonça Gonçalves; Paiva, Adriana GomesA presente pesquisa visa apresentar possibilidades teóricas, capazes de vislumbrar caminhos a percorrer na construção de políticas públicas implementadoras de direitos fundamentais multiculturais de grupos minoritários e comunidades tradicionais. Neste ínterim, partiremos de um raciocínio demonstrativo, embasado em vasta literatura sobre comunidades quilombolas, onde serão apresentados os instrumentos legislativos de proteção dos seus direitos fundamentais, culturais e territoriais. Discutiremos a inter-relação entre cidadania e direitos humanos, bem como a necessidade de reconhecimento formal do Estado Pluriétnico Brasileiro e suas implicações na construção de uma cidadania multicultural de minorias vulneráveis. Faremos ainda, um breve levantamento das políticas públicas Federais, Estaduais e Municipais para promoção e inclusão social de afrodescendentes. Apresentaremos por fim, um estudo de caso, onde será adotado o método qualitativo com análise de conteúdo dos dados coletados na Prefeitura Municipal de Serro/MG, mas especificamente nas Atas das reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social das Comunidades Remanescentes de Quilombos da cidade de Serro. Mapearemos as demandas das comunidades quilombolas, bem como as ações do poder público municipal para garantir os direitos fundamentais das comunidades quilombolas ali existentes, quais sejam: Baú, Ausente, Vila Nova, Queimadas e Santa Cruz.Item Conhecimento e gestão do patrimônio arqueológico em Unidades de Conservação do Mosaico de Áreas Protegidas do Espinhaço: Alto Jequitinhonha – Serra do Cabral(UFVJM, 2021) Souza, Bruno Vinícius da Silva; Fagundes, Marcelo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fagundes, Marcelo; Fonseca, Vitória Azevedo da; Pádua, Letícia Carolina TeixeiraA Serra do Espinhaço se estende entre os estados de Minas Gerais e Bahia e é considerada área prioritária para a conservação da sociobiodiversidade. Apresenta considerável riqueza de espécies, algumas das quais só ocorrem nesses ecossistemas, que são, portanto, considerados insubstituíveis. Esse território é também caracterizado por ocupação e uso históricos. Evidências dessas ocupações são facilmente encontradas em sítios arqueológicos pela serra, como grafismos rupestres, artefatos líticos e construções históricas. Devido a esses aspectos socioambientais, algumas iniciativas foram implementadas com objetivo de promover a conservação ambiental e preservação histórico-cultural. Um desses instrumentos de gestão territorial é a criação de Áreas Protegidas. No Espinhaço Meridional existem, atualmente, mais de quinze Unidades de Conservação municipais, estaduais e federais, que fazem parte do Mosaico de Unidades de Conservação do Espinhaço: Alto Jequitinhonha - Serra do Cabral. Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar os planos de manejo dos Parques do Mosaico do Espinhaço a fim de analisar o conteúdo relacionado ao conhecimento e gestão do patrimônio arqueológico localizado nessas áreas. As análises realizadas permitiram obter um panorama sobre a gestão do patrimônio arqueológico e apontam para a necessidade de realização de novos estudos. Além disso, foi possível identificar lacunas de informação e produzir a primeira ferramenta de apoio aos gestores para a efetiva e adequada tomada de decisão na gestão desses bens culturais. Por fim, espera-se que estes resultados e produto sejam um catalisador capaz de fortalecer a prática da gestão desses sítios arqueológicos.Item Conselho municipal de cultura de Diamantina (gestão 2009–2012): um estudo de caso(UFVJM, 2015) Santos, Luana Maiara dos; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Vale, Adriana Gomes de Paiva; Nóbrega, Ricardo André AvelarRESUMO A dissertação “Conselho Municipal de Cultura de Diamantina um estudo de caso” foi elaborada por meio da análise de dados das atas referentes ao período da gestão 2009 a 2012 do Conselho de Cultura. Na pesquisa foi explanado sobre a democracia e participação referente ao conselho e os tipos de democracia, na perspectiva de conhecer como vem constituindo a democracia direta, deliberativa, representativa e participativa nos conselhos. Além disso, o trabalho apresentou a história dos conselhos que são instrumentos de articulação entre o Estado e a Sociedade em relação às decisões das políticas públicas. Nesta dissertação foi importante apresentar a ideia de cultura e o que vem a ser cultura política e políticas culturais pelos novos significados e interpretações culturais dominantes da política, fomentadas pela modernidade. Para investigar o estudo de caso mostrou a legalidade e estrutura do Conselho de Cultura em números. Utilizou-se a análise de conteúdo que foi um instrumento metodológico aplicado ao conteúdo escrito, por meio de interpretação e reflexão baseadas na dedução e interferência interpretativa. Nesse sentindo constatou, avanços relevantes por meio das atas, regimentos, planos, programas, projetos, intervenções culturais, reformulação de segmentos culturais no Conselho de Cultura. Contudo era preciso um caráter mais ativo do conselho na cidade de Diamantina, sobretudo de maneira democrática participativa e representativa nas reuniões para o exercício de uma cidadania ativa nas decisões que priorize de maneira satisfatória os interesses da sociedade.Item Construção de um jogo didático digital como suporte para professores(UFVJM, 2018) Oliveira, Daniel Alencar Alcântara de; Braga, Elayne de Moura; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Carvalho, Leonardo Lana de; Oliveira, Rúbia LúciaO presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do desenvolvimento de um Jogo Digital Didático (JDD) que visa ensinar História Indígena Brasileira, em consonância com as exigências curriculares das instituições de ensino. Para o desenvolvimento desse jogo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica interdisciplinar pelas áreas da Educação, História, Psicologia e Desenvolvimento de Jogos. Construiu-se um mapeamento das gerações que estão em sala de aula e suas características. Investigou-se as principais leis educacionais brasileiras e as principais metodologias de ensino. Também foram discutidos: Jogos e Gamification. Por fim são apresentados os fundamentos e as etapas da construção do jogo digital didático intitulado “Aya e os Sete Monstros da Mitologia Tupi”, produto desta dissertação.