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Recent Submissions

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Trigonometria: aspectos teóricos e a criação de uma sequência didática em forma de um GeoGebraBook
(UFVJM, 2024) Graunke, Fernando Teixeira Coelho; Sellin, Weversson Dalmaso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sellin, Weversson Dalmaso; Brito, Alexandre Faissal; Luiz, José Lucas Pereira
Neste trabalho, propõe-se desenvolver uma sequência didática sobre Trigonometria por meio de um GeoGebraBook, com atividades dinâmicas e interativas destinadas a alunos do Ensino Fundamental e Médio. O projeto segue uma abordagem baseada em metodologias ativas de aprendizagem, que faz uso de recursos digitais para formatar as atividades. A revisão de literatura adotada contempla três aspectos principais para a aplicação do GeoGebraBook na trigonometria, dentro do contexto da Matemática escolar: As práticas de ensino historicamente empregadas no ensino de trigonometria; A análise do ensino-aprendizagem à luz dos documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Orientações Curriculares do Espírito Santo (OCES), alinhados à proposta deste trabalho de incorporar recursos digitais na Educação Matemática, promovendo interatividade e dinamismo nas aulas; Os benefícios derivados das múltiplas representações possíveis ao explorar as mídias digitais na Educação Matemática. Essa abordagem não só enriquece o aprendizado dos estudantes, mas também se alinha com as diretrizes curriculares contemporâneas, buscando novas formas de interação e compreensão dos conceitos de trigonometria. Para acessar o livro completo, clique no seguinte link: ⟨https://www.geogebra.org/m/c8vq3hn7.
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Análise geoquímica da água superficial e de abastecimento da bacia hidrográfica do rio Piauí, localizada na província litinífera do estado de Minas Gerais
(UFVJM, 2024) Souza, Julielem Caroline; Baggio Filho, Hernando; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Baggio Filho, Hernando; Horn, Adolf Heinrich; Matozinhos, Cristiano Christófaro
A análise geoquímica dos parâmetros físico-químicos, químicos e microbiológicos nos recursos hídricos é primordial para o entendimento acerca dos padrões de qualidade, principalmente, quando este está inserido em áreas minerárias. A pesquisa teve como objetivo a análise geoquímica da qualidade da água superficial e de abastecimento da Bacia Hidrográfica do rio Piauí, localizada no Vale do Lítio, ao nordeste do estado de Minas Gerais, através das análises dos parâmetros físico-químicos, químicos e microbiológicos, comparando os resultados com as resoluções normativas CONAMA 357/05 e GM/MS888/21. Foram realizadas duas campanhas de campo, coletou-se um total de 34 amostras de água superficial e de abastecimento por período climático. Observou-se que a maioria dos pontos de amostragem estão em conformidade com o que é preconizado pelas resoluções. No entanto, alguns pontos de amostragem apresentaram valores elevados para determinados parâmetros. Quanto à sazonalidade, no geral, houve uma certa homogeneidade para os parâmetros OD, CE e pH. Os teores de LAS, P, NO2− e NO3−, em alguns pontos encontram-se em desconformidade com a legislação, indicando uma poluição de origem antrópica. Os elementos metálicos e semimetálicos, Al, Ba, Ca, Cr, Cu, Fe, Li, Mg, Mn, Pb e Zn em alguns pontos amostrados, encontram-se em discordância com as resoluções ambientais, sendo sua contaminação de origem natural, relacionadas aos litotipos presentes na área. Do ponto de vista microbiológico, a maioria dos pontos deu positivo para Escherichia coli. A poluição de ordem antropogênica e a contaminação de ordem natural, foram identificadas na área, sendo a influência antropogênica bastante expressiva.
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Limiares térmicos e distribuição potencial de Corymbia citriodora frente às mudanças climáticas
(UFVJM, 2024) Moreira, Vinícius Henrique; Silva, Ricardo Siqueira da; Titon, Miranda; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Ricardo Siqueira da; Borges, Cláudia Eduarda; Rocha, Samuel José Silva Soares da; Titon, Miranda
Corymbia citriodora é uma espécie florestal nativa da Austrália, valorizada por seu rápido crescimento, adaptabilidade climática, qualidade da madeira e extração de óleo essencial. Pesquisas relacionadas a interação entre espécies florestais e o ambiente é crucial para produção comercial e para elaborar práticas de manejo sustentáveis para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Este estudo contém 2 capítulos, sendo o primeiro um teste de germinação, utilizando de temperaturas descritas na literatura, com o intuito de encontrar a temperaturas limitantes para germinação do C. citriodora. No capítulo 2 foi realizada a modelagem de nicho ecológico aplicando o software CLIMEX para prever a distribuição potencial da espécie sob cenários climáticos atuais e futuros. Para fazer o modelo foi utilizado os resultados encontrados no primeiro capítulo juntamente com dados da literatura para fornecer informações de pontos de ocorrência e temperaturas ideais para a espécie. Sob as condições climáticas atuais, C. citriodora está bem adaptada em várias regiões, incluindo Oceania, África, Ásia, Europa e Américas. A validação do modelo mostrou uma concordância de 98% com a distribuição atual na Austrália, confirmando sua precisão. Os experimentos de germinação envolveram 800 sementes de C. citriodora em dois substratos (papel germitest e vermiculita) sob quatro temperaturas (5°C, 22,8°C, 31,8°C, 39°C). Os resultados mostraram que as temperaturas ideais são 22,8°C e 31,8°C, apresentando as maiores taxas de germinação e índices de velocidade de germinação (IVG). Os resultados destacam a importância de compreender as necessidades térmicas de C. citriodora para otimizar sua germinação e adaptar estratégias de manejo florestal às mudanças climáticas. A adaptabilidade da espécie sugere um potencial para programas de melhoramento genético focados em tolerância a estresses abióticos. Este trabalho integra a análise experimental e a modelagem climática para fornecer uma visão abrangente das condições ideais para a germinação e distribuição pontencial de C. citriodora. Com base nos modelos CLIMEX, as áreas com adequabilidade moderada para a espécie apresentam-se em regiões como Rússia, Canadá e Estados Unidos, destacando a importância da adaptabilidade e planejamento estratégico no manejo florestal.
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Um estudo sobre as funções hiperbólicas e suas possíveis aplicações no ensino médio
(UFVJM, 2024) Souza, Antônio Alessandro Pastana de; Porto, Anderson Luiz Pedrosa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Porto, Anderson Luiz Pedrosa; Sellin, Weversson Dalmaso; Veloso, Marcelo Oliveira
O trabalho em apreço apresenta um estudo minucioso das funções hiperbólicas, suas possíveis aplicações no ensino básico e no ensino de Cálculo 1, além de diversas construções gráficas realizadas com o auxílio do software GeoGebra. Para tanto, fez-se primeiramente, um estudo sobre as funções trigonométricas circulares (clássicas) com uma visão histórica, integradora e interdisciplinar. Buscou-se obter uma relação intrínseca entre a exponencial natural, o logaritmo neperiano, as funções hiperbólicas e a trigonometria circular. Tanto a argumentação, quanto as construções referentes à geometria hiperbólica apresentadas aqui, priorizaram os conhecimentos básicos correlatos a este tema, e que são amplamente estudados na educação básica. Este fato no entanto, apenas direcionou o desenvolvimento deste trabalho trazendo mais leveza ao texto sem limitá-lo. Nossa abordagem, perpassou por definições oriundas de uma abordagem geométrica, para a função exponencial natural, e para o cálculo da área sob a faixa da hipérbole equilátera, seguida de uma abordagem algébrica, na qual aplicaram-se algumas estruturas do Cálculo com a finalidade de averiguar a validade dos argumentos propostos, bem como do uso das propriedades das funções reais para compor e estruturar nossa linha de raciocínio. O que nos permitiu evidenciar algumas das principais relações entre as funções circulares, as funções hiperbólicas e suas representações gráficas por meio do software GeoGebra. Durante o desenvolvimento deste estudo, destacou-se a real possibilidade de se ensinar sobre as funções hiperbólicas desde o ensino médio, logo após o estudo de funções, dado que estas, por sua vez, ou são combinações de funções exponenciais naturais, ou são combinações de funções logarítmicas naturais com certas funções polinomiais. Cabe ressaltar, que as matrizes do grupo de Lorentz têm parametrizações que permitem escrever suas entradas como certas funções hiperbólicas e, além disso, as hipérboles aparecem naturalmente, como secções cônicas na Geometria Analítica. Por fim, após a verificação das grandes semelhanças entre a trigonometria circular e a hiperbólica, suas similaridades quanto às suas propriedades elementares, e suas derivadas, entre outras, utilizou-se o software GeoGebra para dar uma construção capaz de diferenciar a catenária de uma hipérbole equilátera e de uma parábola com os mesmos vértices, o que foi realizado de um modo didático e acessível ao público do ensino médio e/ou graduação.
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O ensino da Geometria Plana de forma lúdica e interativa: a exploração das potencialidades do Tangram no ensino de perímetro e área de figuras planas
(UFVJM, 2024) Silva, Dionatam dos Reis; Souza, Fábio Silva de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Souza, Fábio Silva de; Rocha Filho, Geraldo Moreira da; Baptista, Riedson
Considerando as dificuldades enfrentadas por estudantes no aprendizado da Matemática, especialmente no contexto da Geometria, este estudo propõe investigar a efetividade do uso do Tangram como ferramenta pedagógica para o ensino dos conceitos de área e perímetro de figuras planas por meio de uma abordagem qualitativa. A metodologia envolve uma sequência didática que aborda conceitos fundamentais de perímetro e área de polígonos utilizando o Tangram como um recurso didático manipulável e lúdico. O Tangram é um quebra-cabeça geométrico de origem chinesa, composto por 7 peças: 5 triângulos (dois grandes, dois pequenos e um médio), um quadrado e um paralelogramo. O objetivo desta pesquisa é verificar a contribuição desse material no processo de ensino e aprendizagem.A sequência didática foi elaborada para atender turmas do Ensino Fundamental dos anos finais, preferencialmente 8º e 9º anos, através de experiências dentro da sala de aula. Inicialmente, buscou-se conhecer um pouco do papel da Geometria no processo de ensino e aprendizagem, além de estudar histórias e lendas associadas ao Tangram. Algumas abordagens incluíram a utilização de materiais lúdicos e manipuláveis para explorar o cálculo de área e perímetro de figuras poligonais, bem como abordar conceitos geométricos fundamentais, tendo o Tangram como foco principal e aproveitando o formato das peças e suas atribuições no ensino da Geometria. Nessa perspectiva, a hipótese é que a implementação de materiais lúdicos para o ensino da Geometria pode aprimorar e aprofundar a compreensão dos alunos, contribuindo de maneira significativa para o processo educacional. Além disso, espera-se que este trabalho possa ser útil tanto como fonte de pesquisa para professores quanto para a aprendizagem dos alunos. O uso de materiais manipulativos, especificamente o Tangram, tem o potencial de despertar a curiosidade e promover o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo, percepção espacial e concentração dos alunos.