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Recent Submissions
Entre Vozes e Conceitos: investigando o Perfil Conceitual de Calor de Doceiras e Raizeiras(os) de algumas Comunidades Tradicionais Quilombolas de Chapada do Norte no Vale do Jequitinhonha/MG
(UFVJM, 2024) Costa, Davina Daniele de Andrade da; Araújo, Angélica Oliveira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Angélica Oliveira de; Medeiros, Nádia Maria Jorge; Amaral, Edênia Maria Ribeiro do
Neste estudo, utilizamos o Perfil Conceitual de Calor (Amaral e Mortimer, 2001; Araújo e Mortimer, 2014) para identificar como o uso desse conceito emerge nas falas das doceiras e raizeiras(os) de algumas Comunidades Quilombolas de Chapada do Norte. Para alcançar esse objetivo, empregamos uma abordagem qualitativa, coletando dados por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com membros das comunidades. O diário de campo também foi uma ferramenta valiosa para capturar o contexto e as nuances culturais. Isso nos permitiu obter uma compreensão profunda e contextualizada das perspectivas e conhecimentos dos participantes. Os resultados deste estudo destacam a diversidade de modos de falar sobre o calor que emergem das narrativas das doceiras e raizeiras(os). Essas interpretações variadas refletem não apenas a complexidade do conceito de calor, mas também a riqueza cultural e histórica das Comunidades Quilombolas. A análise desses resultados, à luz dos objetivos do projeto e da literatura relevante, enfatiza a importância dessas descobertas e suas implicações para o ensino de ciências. Este estudo ressalta a necessidade de incorporar os modos de falar sobre o calor, conforme expressos pelas comunidades Quilombolas, no processo de ensino e aprendizagem de ciências. A teoria dos perfis conceituais se revela uma ferramenta valiosa para entender e integrar esses modos de pensamento e expressão, respeitando os conhecimentos prévios dos alunos. Defendemos que a continuidade dos saberes tradicionais enriquece a educação científica, tornando-a mais inclusiva e culturalmente sensível. A abordagem do Perfil Conceitual de Calor se mostra uma via promissora para promover a diversidade e a riqueza cultural no ensino de ciências, abrindo caminho para uma educação mais inclusiva e culturalmente sensível. Essa abordagem nos permite aproveitar a diversidade cultural como um ativo valioso para o ensino de ciências, criando uma ponte entre o conhecimento tradicional e o científico, ao mesmo tempo em que respeitamos e valorizamos a riqueza das perspectivas locais.
Desenvolvimento de uma plataforma de referência e contrarreferência do serviço de fisioterapia na Atenção Primária e Secundária
(UFVJM, 2025) Alves, Luana Aparecida; Tsopanoglou, Sabrina Pinheiro; Vitorino, Débora Fernandes de Melo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Tsopanoglou, Sabrina Pinheiro; Alcantara, Marcus Alessandro de; Ottone, Natielle Cecilia dos Santos
Entre os níveis de atenção à saúde, a Atenção Primária à Saúde (APS), sendo o primeiro nível de atenção e principal porta de entrada do sistema, é o local de cuidados contínuos. A APS é composta por uma equipe multiprofissional, na qual o fisioterapeuta desempenha papel fundamental integrando e coordenando o cuidado de forma a atender às suas necessidades da população. Um dos pontos mais importantes da implantação do SUS é o sistema de referência e contrarreferência, que desempenha um papel fundamental na operacionalização e eficiência do sistema. No entanto, há uma lacuna na literatura de protocolos, fluxo organizado que articulado que simplifique de maneira lógica o atendimento das necessidades da população. Por esse motivo, o objetivo geral do estudo foi desenvolver uma plataforma digital de referência e contrarreferência para os usuários do serviço de fisioterapia da atenção primária e secundária, nos municípios de abrangência da residência em fisioterapia na saúde coletiva. Foi elaborada uma plataforma digital acessível e de fácil uso, que permitisse o cadastro do paciente, além do referenciamento e contrarreferenciamento através dela. A plataforma foi implementada nos dois municípios de atuação da Residência Uniprofissional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, por três meses. Foi possível realizar referenciamento e contrarreferenciamento, além da estratificação da população cadastrada, a partir dos dados contidos na avaliação. Dessa forma, foi possível desenvolver e implementar a plataforma de referência e contrarreferência, o que possibilitou a organização do fluxo assistencial, melhorou a comunicação entre os níveis de atenção e permitiu a estratificação da população. Com isso, foi possível criar grupos de tratamento, respeitando a especificidade e a escolha da melhor técnica de tratamento, priorizando intervenções baseadas em evidências e na realidade local dos municípios.
Terapia Manual: explorando os mecanismos de ação na dor e incapacidade
(UFVJM, 2025) Vieira, Leonardo Sette; Oliveira, Vinicius Cunha de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Vinicius Cunha de; Oliveira, Murilo Xavier; Martins, Fábio Luiz Mendonça; Gomes, Wellington Fabiano
A terapia manual (TM) é amplamente reconhecida como uma abordagem não farmacológica eficaz para a gestão da dor e incapacidade em condições musculoesqueléticas (MSK). Guias clínicos recomendam sua aplicação em conjunto com exercícios e educação em dor, potencializando seus efeitos. No entanto, os mecanismos de ação subjacentes aos seus benefícios clínicos permanecem pouco compreendidos. Estudos existentes frequentemente utilizam delineamentos inapropriados ou extrapolam efeitos secundários de intervenções em ensaios clínicos randomizados (RCTs) como mecanismos explicativos. Análises de mediação conduzidas em RCTs são cruciais para elucidar como as intervenções influenciam desfechos, preenchendo lacunas críticas no entendimento das respostas clínicas à TM. Mediante uma revisão sistemática prospectivamente registrada no PROSPERO, investigou-se os mecanismos de ação da TM utilizando delineamentos e análises de mediação. Entre 972 referências, apenas um RCT, o MOA trial, atendeu aos critérios de elegibilidade, evidenciando a escassez de estudos que empregam tais análises. O MOA trial examinou os efeitos da TM e do exercício em 206 pacientes com osteoartrite de joelho e quadril, utilizando modelos de equações estruturais (SEM) para analisar mediadores, tais como crenças sobre a dor e força muscular. Os resultados sugerem que crenças sobre a dor mediam significativamente os efeitos da TM na intensidade da dor, com efeito indireto estimado de -10,7 nos escores do WOMAC (intervalo de confiança de 95%; -22,3 a -0,9, enquanto a força muscular não desempenhou papel mediador. Esses achados destacam a relevância de fatores psicossociais e reforçam a perspectiva biopsicossocial, contrapondo explicações predominantemente biomecânicas. A revisão sistemática revela uma lacuna crítica na literatura: a ausência de RCTs planejados para análises de mediação. Investigações futuras devem incorporar metodologias para desvendar os mecanismos da TM, permitindo intervenções mais personalizadas. Além disso, uma melhor compreensão dos processos subjacentes pode aumentar a confiança dos pacientes na técnica, reduzindo o impacto de informações nocebo e otimizando os resultados terapêuticos. Conclui-se que a TM, embora eficaz, necessita de maior suporte metodológico para explicitar seus mecanismos de ação, abrindo caminhos para avanços na prática clínica e na gestão da dor musculoesquelética.
A Formação do Direito no Capitalismo: reflexões a partir do marxismo clássico
(UFVJM, 2024) Mota, Luiz Gustavo Saboya de Castro; Alavina, Fran de Oliveira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alavina, Fran de Oliveira; Kneipp, Bruno Burgarelli Albergaria; Rodrigues, Carlos Henrique Lopes; Carli, Alessandra de Paula
Esta dissertação de mestrado realiza uma análise crítica da formação do Direito como consequência do desenvolvimento do capitalismo, utilizando o referencial teórico do marxismo clássico. Fundamentada na ideia central de que o Direito possui uma conexão orgânica com o capitalismo desde suas origens, a pesquisa busca entender como a tradição marxista concebe o sistema jurídico e o aparato de justiça. Ao invés de se limitar a uma descrição da Teoria do Direito, o estudo explora os limites e possíveis aperfeiçoamentos da justiça dentro de uma sociedade capitalista. Para isso, foram analisadas obras, documentos e textos de Marx e seus seguidores, além de artigos contemporâneos que tratam da relação entre Direito e capitalismo. A metodologia adotada é bibliográfica, baseada na análise qualitativa de textos históricos e filosóficos que proporcionam uma compreensão aprofundada da crítica marxista ao Direito. A hipótese interpretativa da pesquisa afirma que o Direito não é um elemento universal aplicável a qualquer sociedade, mas sim um dos pilares essenciais da sociedade capitalista. Nesse sentido, as estruturas jurídicas não apenas garantem a organização das relações sociais, mas refletem e perpetuam as contradições e desigualdades inerentes ao capitalismo. Os resultados da pesquisa indicam que o Direito, em sua fundamentação teórica e prática, é um instrumento de manutenção das relações de classe dentro do capitalismo, ao legitimar a exploração e a alienação. A crítica marxista, assim, revela que o sistema jurídico, ao invés de promover a igualdade material, esconde e perpetua as disparidades sociais, oferecendo uma aparência de igualdade formal. Ao final, a dissertação sugere que a compreensão crítica do Direito, sob o viés marxista, é fundamental para uma reavaliação das suas funções na contemporaneidade e para a reflexão sobre possíveis alternativas de transformação social.
Contribuições da prática de Mindfulness na promoção da saúde mental e redução da ansiedade de servidores públicos em um município do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais
(UFVJM, 2025) Cruz, Laila Gonçalves da; Cambraia, Rosana Passos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cambraia, Rosana Passos; Bonadiman, Cecília Silva Costa; Oliveira, Guilherme Nogueira Mendes de; Costa, Josiane Moreira da
O Mindfulness, conhecido também como Atenção Plena, refere-se a um estado mental caracterizado pela autoconsciência e observação interna — incluindo emoções e pensamentos — de forma imparcial e ancorada no momento presente. As intervenções baseadas em Mindfulness (IBMs) têm demonstrado eficiência na autorregulação das emoções e da atenção, promovendo benefícios à saúde mental. Parte-se da hipótese de que a prática de Mindfulness contribui para a melhoria da saúde mental de servidores públicos, por meio da redução da ansiedade, do aprimoramento da regulação emocional e do manejo de situações estressantes, além do fortalecimento das habilidades para lidar com frustrações e conflitos decorrentes da pressão laboral. Os objetivos desta pesquisa foram analisar os efeitos de uma intervenção em Mindfulness realizada com servidores de um serviço público municipal e identificar suas percepções sobre o impacto da prática na saúde mental. Trata-se de um estudo de natureza quanti-qualitativa, que investigou a aplicação do protocolo Body in Mind Training (BMT) com funcionários da Prefeitura Municipal do Serro, no interior de Minas Gerais. A pesquisa foi conduzida em duas fases: a primeira, de abordagem quantitativa, constituiu-se em um estudo observacional descritivo e transversal com 20 servidores com cargos gerenciais, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. Foram utilizados questionários sociodemográficos, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e a Escala de Consciência e Atenção Mindfulness (MAAS) para avaliação dos indicadores de ansiedade e atenção plena. A segunda fase consistiu na realização de um grupo focal, quatro meses após o término do treinamento, com roteiro semiestruturado. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido por todos os participantes, bem como emissão de cartas de anuência pelas instituições parceiras. Dos 20 participantes iniciais, 9 concluíram o programa e compuseram o grupo de análise final. A análise descritiva do perfil sociodemográfico revelou predominância do sexo feminino (77,8%), participantes casados (66,7%) e sem filhos (66,7%), com ensino superior (77,8%) e menos de cinco anos no setor atual de trabalho (66,7%). Os resultados do Inventário de Ansiedade de Beck indicaram uma redução na ansiedade grave, que caiu de 33,3% para 0% após a IBM. Além disso, aumentou o número de participantes sem sintomas clínicos de ansiedade, passando de 33,3% no início para 55,6% ao final da intervenção. A Escala de Consciência e Atenção Plena também demonstrou mudança, com aumento da média de pontuação de 2,7 para 3,5, indicando maior atenção plena após a prática da IBM. Observou-se ainda um aumento da prática regular de meditação/Mindfulness (de 0% para 77,8%) e melhorias em hábitos de promoção da saúde, como leitura e reeducação alimentar. O grupo focal contou com 7 participantes, e a leitura integral dos relatos obtidos nas entrevistas do grupo focal possibilitou a construção de categorias temáticas para análise qualitativa, agrupadas em quatro eixos: (1) Mindfulness e gestão da ansiedade; (2) Autorregulação e foco no presente; (3) Pausas e qualidade de vida; e (4) Planejamento e produtividade. Os participantes relataram percepções positivas relacionadas à prática, como maior clareza emocional, melhor capacidade de lidar com o estresse, valorização das pausas e melhoria no equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Conclui-se que a prática de Mindfulness, conforme reportado pelos servidores públicos participantes desta pesquisa, contribuiu para a melhora do bem-estar e da saúde mental, com impacto positivo no desempenho profissional, no ambiente de trabalho e nos serviços oferecidos à comunidade.