Pós-Graduação em Ciências Humanas

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PPGCH - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas

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    Saúde Mental e Habilidades Sociais de professores
    (UFVJM, 2023) Silva, Mayara Cantuária da; Ferreira, Bárbara Carvalho; Lima, Diego Costa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Bárbara Carvalho; Carvalho, Leonardo Lana de; Santos, Juliana Pinto dos
    A docência é repleta de desafios, que vão desde as condições de trabalho até os riscos psicossociais, que podem influenciar na saúde dos professores. Diante disso, nota-se que a saúde mental dos professores tem sido amplamente estudada, pois o ambiente escolar pode contribuir para o adoecimento psíquico. Pesquisas apontam que um repertório elaborado de habilidades sociais é um fator protetivo para a saúde. Assim, este estudo objetivou analisar o repertório das habilidades sociais e os indicadores de saúde de professores da rede municipal de educação, de uma cidade de Minas Gerais, por meio de uma pesquisa quantitativa, descritiva, com corte transversal e método correlacional. Participaram deste estudo 32 professores, sendo 15 da Educação Infantil e 17 dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados, foram utilizados o Questionário de Caracterização, o Inventário de Habilidades Sociais 2 e as Escalas de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho e de Avaliação dos Danos Relacionados ao Trabalho, do Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento. A tabulação e a normalidade dos dados deram-se a partir do teste Kolmogorov-Smirnov. As análises descritivas foram elaboradas mediante cálculos matemáticos de médias e para tanto foi empregado o JASP, versão 0.16.3. Os resultados revelaram repertório deficitário em habilidades sociais tanto no escore geral quanto nos escores fatoriais. Quando realizada análise da HS com base no contexto do trabalho, verificou-se bom repertório mediano em situações que envolvem autoafirmação, afeto e interações com pessoas conhecidas, mas deficitário em contextos que demandam conversação assertiva, enfrentamento de riscos e autocontrole. Também se verificou a presença de problemas físicos, além de sinais de esgotamento mental, sobrecarga, estresse, frustração e falta de reconhecimento profissional na docência. Verifica-se pelo estudo que os participantes poderão se beneficiar do Treinamento de Habilidades Sociais. Por fim, o estudo ressalta a necessidade de políticas públicas de promoção de saúde e Habilidades Sociais dos professores para criar um ambiente de trabalho mais saudável.
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    Feira de memórias: documentário sobre a Feira Livre de Novo Cruzeiro – MG
    (UFVJM, 2023) Souza, Isac Newton Pedro de; Fonseca, Vitória Azevedo da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Vitória Azevedo da; Amaral, Flávia Aparecida; Azevedo, Maria Thereza de Oliveira
    Este relatório apresenta discussão acerca de um produto audiovisual sobre a Feira Livre de Novo Cruzeiro – MG, cidade situada no Médio Jequitinhonha, evento este que possui importância histórica e cultural em todo o Vale, ocorrendo semanalmente em todas as cidades da região, enquanto um ponto de convergência entre o rural e o urbano. Busca-se abordar o território da feira livre municipal enquanto uma das engrenagens que move a cidade, a partir do momento em que todas as camadas da sociedade se encontram ali. Espaço no qual ocorrem trocas, para além das monetárias, de experiências e memórias. Ressaltamos a sua importância enquanto um meio de resistência cultural e econômica, no qual os pequenos produtores tomam como fonte de renda e os consumidores como um espaço para rever os amigos e adquirir produtos frescos semanalmente. No que tange ao produto audiovisual, já previamente gravado em outubro de 2022 e em fase de pós-produção, trata-se de um documentário em formato de média-metragem (com duração por volta dos 30 minutos), que buscará entender as diversas nuances da feira livre de Novo Cruzeiro, os diversos tipos de troca e os simbolismos arraigados neste evento, através das múltiplas formas de memória daqueles que a frequentam. O objetivo do documentário é a curadoria dos diversos relatos advindos dos atores sociais que fazem a feira acontecer, buscando mostrar o uso do espaço, as formas de encarar o tempo a partir da perspectiva do agricultor-feirante e do consumidor, além de trabalhar a existência de memórias distintas sobre o mesmo evento, utilizando do conceito de “autoria compartilhada”. Neste percurso, questões éticas e políticas são trazidas à baila, uma vez que o trato da memória deve ser feito através de processo minucioso e com cuidado, sem interferências desnecessárias advindas daqueles que estão por trás das câmeras. Por fim, busca-se contemplar não somente o público regional, pois embora gravado no Vale do Jequitinhonha, o sentimento de pertencimento e as memórias ultrapassam barreiras geográficas, ao passo que se trabalha as questões conceituais de feiras livres possibilitando a identificação daqueles que estão longe do objeto de pesquisa, mas apenas fisicamente falando.
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    Entre dois hemisférios: migração e Direitos Humanos em "Luanda, Lisboa, Paraíso" e "Estive em Lisboa e lembrei de você"
    (UFVJM, 2023) Veloso, Ana Angélica Miranda; Rückert, Gustavo Henrique; Kaitel, Cristiane Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rückert, Gustavo Henrique; Kaitel, Cristiane Silva; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Angelini, Paulo Ricardo Kralik
    Esta dissertação tem como objetivo analisar comparativamente duas obras literárias: Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida, e Estive em Lisboa e lembrei de você, de Luiz Ruffato. Pretende-se compreender o processo de migração dos falantes do português para Portugal e identificar os direitos que deveriam ser efetivados para todos, de forma igualitária. Para tanto, a ferramenta metodológica empregada é a análise de personagens (Bordini, 2006). A partir da observação de Cartola e Aquiles (do livro da Djaimilia) e de Serginho (da obra do Ruffato), busca-se evidenciar como os Direitos Humanos são vedados aos migrantes. O referencial teórico perpassa sobretudo pelas ideias de Santos (1990; 2003; 2010; 2014; 2018; 2019; 2020), o qual demonstra que a maior parte dos indivíduos não é sujeito de garantias, apenas objeto dos discursos de Direitos Humanos. Nesse sentido, almeja-se relacionar a vida dos migrantes reais aos personagens fictícios que vivenciam situações de desigualdade em Portugal, lidando com a ausência da cidadania e de condições mínimas de sobrevivência. A forma como os deslocamentos geográficos têm ocorrido e a não garantia da cidadania tornam o percurso não meramente uma travessia espacial, entre os hemisférios Norte e Sul, mas também um atravessamento psicológico e identitário, uma vez que os indivíduos que cruzam as fronteiras territoriais, diante das condições que encontram no país receptor e sem perspectivas de retornarem à sua terra natal, passam a se reconhecer como “sujeitos de lugar nenhum”.
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    Experiências de formação de psicólogos e o Sistema Único de Assistência Social - SUAS: uma investigação fenomenológica
    (UFVJM, 2023) Silva, Ana Paula Sá da; Gaspar, Yuri Elias; Leite, Roberta Vasconcelos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gaspar, Yuri Elias; Leite, Roberta Vasconcelos; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Coelho Junior, Achilles Gonçalves
    Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como psicólogos elaboram sua trajetória de formação acadêmica, profissional e pessoal e a relacionam à sua atuação no Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Para isso, trouxemos no referencial teórico uma breve retomada da constituição da assistência social no Brasil, destacamos teóricos e escolas de desenvolvimento da psicologia social no mundo, na América Latina e no Brasil. Contextualizamos ainda a formação de psicólogos a partir da ótica da graduação e pós-graduação, bem como caracterizamos a educação permanente no SUAS no âmbito nacional e estadual e interdisciplinaridade. Na perspectiva da formação da pessoa, tomamos como base os postulados da filósofa Edith Stein (1930/2003), assim como suas contribuições acerca dos conceitos de massa, sociedade, comunidade e estado. A pesquisa tem caráter qualitativo, segundo pressupostos teórico-metodológicos da Fenomenologia Clássica. Para a investigação utilizamos entrevistas fenomenológicas semiestruturadas, realizadas à distância por vídeo chamadas, gravadas em registros sonoros e transcritas integralmente. Foram realizadas entrevistas com quatro (04) psicólogos que atuam em serviços municipais do SUAS do território do Alto Jequitinhonha, selecionados por critério de amostragem intencional. Para o processo de análise de cada entrevista e elaboração de sínteses utilizamos as diretrizes fenomenológicas descritas por Van Der Leeuw (1964). Identificamos, por meio das análises e sínteses dos relatos, elementos comuns essenciais da experiência de psicólogos no SUAS, tais como, a descoberta de si no fazer profissional, a constituição de referências e os processos subjetivos como parte da atuação. Esses elementos observados conjuntamente ajudaram a compor um desenho geral de um certo modo de formação do psicólogo na assistência social, o que possibilitou a construção da experiência-tipo. Na experiência-tipo destacamos que independente da abordagem ou linha teórico-metodológica da psicologia seguida pelos profissionais entrevistados, buscam aplicá-las à realidade profissional na assistência social. Além disso, demonstraram que o ser psicólogo no SUAS constitui-se também a partir de uma busca pelo desenvolvimento de modos próprios de estabelecer protagonismo, bem como abertura e disponibilidade para formação interdisciplinar. Na discussão dos resultados destacamos esses elementos de forma que compreendemos que na descoberta de si, a trajetória pessoal aparece configurando a experiência do psicólogo no SUAS, confirmando ou contestando pontos de vista que emergem na atuação. Na formação, ter pessoas de referência na relação de aprendizagem fazendo-se relevante na constituição pessoal e profissional, e que nas ações profissionais no SUAS esses sujeitos se colocam também a partir dos seus processos subjetivos, marcando as atividades profissionais com a singularidade de suas trajetórias.
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    A questão da terra no Brasil e a atuação do MST
    (UFVJM, 2023) Oliveira, Bruno Leonardo Dias; Mykonios, Atanásio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mykonios, Atanásio; Stocco, Aline Faé; Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Dias, Paulo Vergílio Marques
    Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento frente ao cenário de concentração de terra no Brasil desde a colonização até a contemporaneidade. Investigar a história, a evolução e os limites do MST frente à concentração fundiária no Brasil e sua evolução. Tentou-se na referida pesquisa, trazer ponto a ponto, dividida em capítulos, mostrando a estrutura que sempre concentrou as terras em mãos de poucos de uma parcela irrisória, com o objetivo de contemplar o capital em prol do capitalismo agrícola, com a chancela e a participação ativa do Estado. No mesmo sentido, como se deu a relação entre o Estado e o Movimento Social dos Sem Terra – MST durante todo período. Em complemento, demonstrou-se a estrutura do movimento social MST, considerando seu potencial de crescimento na produção agrícola, trazendo ao debate seu real limite. Em continuidade, quais consequências e como se deu a história e qual o posicionamento do Estado frente à má distribuição das terras e quais atitudes foram tomadas. Por fim, o texto mostrou uma abordagem que trouxe dados que refletem as consequências dessa concentração de terras que fez aumentar as mortes por conta dos conflitos deflagrados, ceifando vidas que poderiam ter sido evitadas, caso o Estado implementasse políticas que assegurassem o direito à terra e à produção agrícola.
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    Racismo e controle social penal: as políticas de segurança pública e o genocídio do negro brasileiro à luz da criminologia contemporânea
    (UFVJM, 2023) Rocha, Davi Xavier; Paula, Adna Cândido de; Pereira, Juliano Gonçalves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A pesquisa em questão tem como cerne analisar o sistema de justiça e as políticas de segurança pública no Brasil, que historicamente e especialmente durante o século XIX, incorporaram o discurso pseudocientífico do positivismo ocidental com base criminológica racista. Nesse contexto, o presente trabalho se contrapõe à concepção etiológica da criminologia, que considera o ato criminoso como um fator inerente ao indivíduo e as suas características pessoais, físicas e biológicas. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. Realizou-se uma revisão bibliográfica abrangente sobre a criminologia contemporânea, o paradigma africano e, subsidiariamente, a teoria da rotulação social, a fim de embasar teoricamente a análise. Através de diversos estudos, pesquisas e análises de dados estatísticos, observa-se uma influência de preceitos ocidentais que fomentam o enfoque do controle social na legitimação da violência, à medida que o Estado rotula e criminaliza a população negra no Brasil. O objetivo geral investigado é demonstrar que o racismo tem afetado o funcionamento das instituições, a exemplo das polícias, que, em muitos casos, operam de maneira seletiva, especialmente em suas ações em comunidades periféricas, resultando em um expressivo número de mortes de jovens negros anualmente. As conclusões indicam que essa discriminação é caracterizada por um processo cultural de estigmatização da população negra. Rótulos levianos, tais como a associação do negro à propensão ao crime e à delinquência, foram historicamente disseminados por meio de políticas públicas e continuam enraizados no imaginário popular, o que resulta em uma atuação racista das instituições de controle social até os dias atuais.
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    Sinfonia em branco e Dessesterro: um estudo sobre maternidade, opressão e violação dos corpos femininos
    (UFVJM, 2023) Vieira, Dalva Ribeiro; Miguel, Fernanda Valim Côrtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A proposta desta dissertação apresenta uma análise literária dos romances Sinfonia em branco (2001), de Adriana Lisboa e Desesterro (2015), de Sheyla Smanioto. As análises apontam para o modo como a violação dos corpos femininos e a opressão são narrados nessas obras e como o tema da maternidade as atravessa. Para a realização do estudo, partimos das considerações de Jaime Ginzburg (2013), de que a violência é constitutiva da sociedade brasileira. Ela ocorre com tanta frequência que, em muitas situações, tem sido naturalizada e invisibilizada. Para o autor, os estudos literários poderiam dar uma contribuição importante no sentido de questionar a violência e, principalmente, sua naturalização; porque a leitura de textos literários possibilita que os leitores rompam com a visão automatizada da realidade. Assim, a análise de sua configuração na obra literária vai muito além de identificar quais são as cenas em que as personagens a praticam ou sofrem. É preciso analisar também quem narra e como se narram os episódios traumáticos. O tipo de narrador e as figuras de linguagem, nas obras analisadas, foram recursos linguísticos fundamentais para abordar temas, segundo Eurídice Figueiredo (2020) de difícil representação, como o estupro e o incesto. As análises realizadas partiram de trechos selecionados dos romances, a partir do interesse na aproximação de suas linguagens estéticas para estabelecer relações de comparação sobre a forma como a violação dos corpos femininos, a opressão e maternidade são representadas neles, em diálogo com as teorias de gênero, a partir da discussão de autoras como Rita Terezinha Schmidt (2000), Heleieth Saffioti (1986; 2004), Silvia Federici (2017), Regina Dalcastagnè (2007; 2020), Elisabeth Badinter (1985), e Eurídice Figueiredo (2020). Para a fundamentação da naturalização da violência partimos das discussões trazidas por Judith Butler (2015), Achile Mbembe (2016) e Sílvio Almeida (2020). Os resultados da pesquisa apontam para a percepção de que romances analisados abordam temas considerados tabus, como o incesto e o estupro, de forma profunda e empática; provocando reflexões acerca da naturalização, invisibilidade e silenciamento dessas violências pela sociedade machista e patriarcal, ao mesmo tempo em que as denuncia.
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    A presença da UFVJM na Educação Básica nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2023) Fernandes, Gildásio Antônio; Mykonios, Atanásio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O texto aborda o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), consistiu na investigação quanto à contribuição da instituição na formação de docentes para atuação na Educação Básica nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para o desenvolvimento do estudo foi considerado o contexto de expansão e interiorização do Ensino Superior, com enfoque nas Instituições de Ensino Superior, perpassando o papel desempenhado pela UFVJM na formação de docentes para atuação na região, objeto deste estudo. Foram realizadas revisões de literatura e análises documentais com dados do IBGE, INEP e IDEB, entre outros. Os resultados demonstraram a evolução do número de egressos nos cursos de licenciatura da UFVJM ao longo do período analisado e as possíveis relações que esses profissionais desempenham na Educação Básica local, potencialmente beneficiando os indicadores educacionais e sociais da região objeto desta pesquisa. No entanto, foram identificados desafios a serem enfrentados, como aprimorar políticas públicas de educação e a formação docente. Também foram apresentadas as limitações e perspectivas da UFVJM na promoção de uma Educação de qualidade e no desenvolvimento da região de sua abrangência. Assim, a pesquisa tem como propósito contribuir para compreender o papel das IFES na formação docente e refletir sobre a importância da Educação como direito fundamental. Destaca-se a necessidade de repensar políticas públicas educacionais visando a uma sociedade mais justa e igualitária, especialmente em regiões historicamente marcadas por exploração e desigualdades sociais.
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    Universidade de Brasília: uma utopia interrompida
    (UFVJM, 2023) Fernandes, Danielli Cordeiro; Mattos, André Luís Lopes Borges de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Este texto se propõe a pensar a criação da Universidade de Brasília e do protagonismo de Darcy Ribeiro nesse empreendimento educacional. Para cumprir tal intenção, a escrita é orientada em quatro partes. A primeira é uma contextualização, compondo a ligação do autor com a temática e o seu protagonismo na criação da UnB. A segunda refere- se a uma análise sobre as etapas para colocar a Universidade de Brasília em curso. A terceira é sobre a interferência que a ditadura civil-militar exerceu na UnB. A última seção apresenta as conclusões.
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    Vivências do Sagrado: um terreiro de Umbanda em Diamantina
    (UFVJM, 2023) Miranda, Mariana Santos; Fonseca, Vitória Azevedo da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Neste texto segue o processo de criação de um documentário, os desafios para as produções durante o Covid-19, e uso como uma ferramenta para mostrar a diversidade da religião Umbanda dentro da perspectiva do dirigente espiritual Calebe Silva Ribeiro do Terreiro Ponto de Luz na cidade de Diamantina- MG. Mostro através das entrevistas feitas para a produção audiovisual, a Umbanda enquanto um caminho espiritual, mostrando através das vivências pessoais reflexos de ser umbandista dentro da cidade de Diamantina e a pluralidades existentes dentro da religião.