PPGES - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ensino em Saúde (Dissertações)
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Item Ações de hemovigilância para rastreabilidade e prevenção de reações transfusionais: revisão da literatura(UFVJM, 2023) Assis, Isis Carvalho; Araújo, Alisson; Barroso, Heloísa Helena; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Introdução: A hemotransfusão é ato de transferir o sangue e seus componentes via endovenosa, podendo ser a única maneira de salvar uma vida ou melhorar rapidamente uma grave condição. Apesar disso, o receptor não está isento dos riscos relacionados à transfusão e estratégias podem ser adotadas para reduzir complicações. Nesse sentido, a hemovigilância contempla procedimentos de acompanhamento de todo o ciclo do sangue e de seus componentes desde doação até a transfusão para os pacientes, incluindo monitoramento e análise de eventos adversos. Objetivo: Descrever, por meio de uma revisão da literatura, as ações de hemovigilância que possibilitem rastrear e prevenir as reações transfusionais. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura na qual os dados foram obtidos por meio de busca de estudos originais completos publicados em periódicos indexados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas bases de dados LILACS, PUBMED/MEDLINE e SciELO. As buscas foram feitas entre junho de 2022 e abril de 2023 nos idiomas português, inglês e espanhol. Em relação à abordagem, os estudos foram classificados em ações preventivas tomadas e/ou indicadas para evitar novas ocorrências de reação transfusional e as ações propostas para rastrear a fonte do incidente. Resultados: Foram identificados 63 trabalhos dos quais 34 atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. A capacitação de profissionais para identificação de reações transfusionais e o registro das ações envolvendo a transfusão para rastreio foram apontados como principais estratégias para prevenção de reações transfusionais. A utilização de sistemas eletrônicos, check-lists e instrumentos organizacionais podem ser úteis na prevenção de falhas no processo de hemotransfusão e na diminuição de subnotificações. A educação permanente em saúde articulada entre teoria e prática é necessária para que os profissionais sejam capazes de identificar falhas e promover transformações nos processos de trabalho. Além disso, é importante o encorajamento dos profissionais de saúde a reportar os eventos adversos com o intuito de fortalecer processos de trabalho focando na melhoria de fluxos identificados como pontos frágeis. Aliado a isso, padronização das notificações através de treinamento prévio em profissionais envolvidos no processo de transfusão pode ser uma ferramenta importante para evitar falhas e omissão de notificações. Conclusão: É necessário a implementação de educação permanente no serviço para efetivação da identificação e notificação de eventos adversos, bem como o estabelecimento de protocolos de hemovigilância nas instituições de saúde para prevenção e rastreabilidade de incidentes transfusionais.Item Ações educativas de promoção da saúde relacionadas à atividade física nas unidades básicas de saúde do município de Diamantina-Minas Grais(UFVJM, 2013) Sá, Paulo Henrique Vilela Oliveira de; Cury, Geraldo Cunha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Alves, Thamar Kalil de Campos; Cury, Geraldo CunhaO presente trabalho teve como objetivo estudar o entendimento de profissionais e estudantes responsáveis por ações educativas de promoção da saúde relacionadas à atividade física para idosos, realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana de Diamantina,Minas Gerais. Trata-se de um estudo quali-quantitativo do tipo transversal, realizado com 28 responsáveis por tais ações. Os dados foram coletados através de um instrumento de pesquisa fechado do tipo Likert, como uma primeira aproximação do objeto do estudo. Os dados foram analisados de forma descritiva e analítica pelo programa Epi Info versão 6.04 for Windows. Foram encontradas 11 ações educativas de promoção da saúde relacionadas à atividade física para idosos nas seis UBS estudadas. Cinco ações eram de responsabilidade dos professores e alunos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e seis ações de responsabilidade dos profissionais do serviço de saúde. As ações observadas foram “grupo de caminhada e exercícios (alongamentos)”, “grupo de coluna” e “Qigong”. Dentre os responsáveis pelas ações, nove (32,1%) eram agentes comunitários de saúde (ACS), nove (32,1%) acadêmicos do curso de fisioterapia, cinco (17,9%) enfermeiros, dois (7,1%) técnicos de enfermagem, um (3,6%) fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), um (3,6%) professor do curso de Fisioterapia e um (3,6%) professor do curso de Educação Física. Todos os participantes demonstraram seu entendimento sobre o conceito de atividade física, os benefícios dessas atividades para idosos, o impacto dessas ações na saúde pública e a necessidade de permanente capacitação ao responder as 28 questões do instrumento tipo Likert. Os responsáveis por ações educativas de promoção da saúde relacionadas à prática de atividade física para idosos percebem essas ações como uma importante ferramenta de gestão, educação em saúde e promoção da saúde. Entretanto, relatam necessidade de educação permanente para melhor operacionalização e desenvolvimento dos seus conhecimentos e habilidades.Item Acurácia da PCR em tempo real na deteção do Mycobacterium leprae em raspados intradérmicos direto (Swab) e de lâmina de baciloscopia(UFVJM, 2022) Silva, Bruno Oliveira Souza e; Cury, Geraldo Cunha; Miranda, Silvana Spíndola de; Xavier, Marcelo Antônio Pascoal; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)A hanseníase é uma doença dermatoneurológica infecciosa e crônica, considerada a causa mais frequente de deficiências físicas em todo o mundo. Permanece como um grande desafio para a saúde pública do Brasil, que está classificado como um país de alta carga para a doença e configura o segundo lugar em número de casos entre todas as nações. A inexistência de uma vacina específica faz com que o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento oportuno, seja a forma mais eficaz de se combater a doença. Os exames laboratoriais são ferramentas importantes para complementação da avaliação clínica-epidemiológica e as técnicas moleculares surgiram na esperança de diminuir as limitações existentes no diagnóstico laboratorial da hanseníase. Este estudo objetivou avaliar a acurácia da Reação em Cadeia da Polimerase em tempo real (qPCR) na detecção do Mycobacterium leprae em raspados intradérmicos direto (swab) e em esfregaços de lâminas de baciloscopia. Trata-se de uma pesquisa observacional e transversal para avaliação de testes diagnósticos, que utilizou o exame de baciloscopia como padrão-ouro. Foram incluídos participantes com suspeitas epidemiológicas e/ou clínica de hanseníase da região nordeste de Minas Gerais, encaminhados ao Laboratório Macrorregional para a coleta de raspado intradérmico dos lóbulos auriculares, cotovelo direito, cotovelo esquerdo ou lesão suspeita. As baciloscopias foram realizadas segundo o Guia de Procedimentos Técnicos do Ministério da Saúde e as amostras de DNA, após extração e quantificação, foram submetidas a qPCR com primers específicos para a região RLEP de Mycobacterium leprae. As análises estatísticas descritivas, comparativas e de acurácia foram feitas utilizando-se os softwares Minitab 17 e GraphPad Prism versão 6.00. O estudo obteve o número de 45 amostras coletadas de casos suspeitos de hanseníase no período compreendido entre maio/2022 e fevereiro/2023. O perfil social e clínico da população do estudo ficou restrito aos casos notificados no SINAN e os indivíduos do sexo masculino, faixa etária entre 40 e 49 anos, raça/cor parda e de baixa escolaridade foram os mais presentes na amostra. A forma clínica e a classificação operacional predominantes foram a dimorfa (48,1%) e a multibacilar (74,1%). A sensibilidade da qPCR nas amostras de raspados intradérmicos direto (swab) e dos esfregaços de lâminas, em comparação com a baciloscopia, foi de 100%. A especificidade foi maior na qPCR das amostras de swab de raspado (64,3%) que nas lâminas de baciloscopia (53,8%). O desempenho da qPCR nas amostras de swab de raspado intradérmicos e de lâmina de baciloscopia indicou acurácias de 82,10% e 76,9%, respectivamente. Os resultados da comparação das proporções de positividade da qPCR das duas amostras mostraram associação estatisticamente significativa (P-valor = 0,025), com um grau de concordância de 57% (Kappa = 0,57). Em conjunto, os resultados das análises do desempenho e comparativas da qPCR em swab de raspados intradérmicos e lâminas de baciloscopia mostram boa acurácia em relação à baciloscopia e moderada concordância entre essas diferentes estratégias de qPCR.Item Análise da construção de objetos de aprendizagem para ensino de enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFVJM, 2016) Fróes, Karine Alencar; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Almeida, Rosiney Rocha; Salvador, Lucimar Daniel SimõesA contínua e acelerada evolução dos conhecimentos na atualidade tem gerado a necessidade de atualização e aprendizado contínuo do homem, além da exigência do mercado por profissionais com mais qualificação, novas competências e habilidades. Diante desse cenário, na educação, tem se construído novas concepções pedagógicas a partir do uso dos novos recursos tecnológicos. A Enfermagem acompanha o contexto apresentado. Percebeu-se o aumento na produção de tecnologias pela Enfermagem, nas áreas educacionais, assistenciais e gerenciais. Recursos tecnológicos, como os objetos de aprendizagem (OA), tornam-se importantes estratégias à medida que possibilitam superar as barreiras para a realização das experiências práticas, permitindo ao estudante uma aproximação com a realidade. A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta experiência na elaboração de OA para o ensino de enfermagem. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo compreender o processo de elaboração de objetos de aprendizagem no ensino de enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante o período de 2010 a 2014. Para a realização do estudo optou-se pela pesquisa básica, exploratória, descritiva, cujos procedimentos técnicos incluem a pesquisa bibliográfica, documental, a abordagem qualitativa e o estudo de caso. A amostra foi constituída por um total de cinco docentes de enfermagem da UFRGS. Para a realização da coleta dos dados optou-se, como instrumento, a entrevista estruturada. A análise documental da pesquisa foi constituída por projetos de desenvolvimento de OA, além de documentos referentes à implantação do núcleo de informática na referida escola. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Ficou evidente que o desenvolvimento de um OA é complexo e está relacionado com diversos fatores, como paradigmas educacionais, ferramentas tecnológicas, equipe multidisciplinar, metodologias de elaboração e teorias e métodos de ensino/aprendizagem. Evidenciou-se, também, que fatores como orçamento, infraestrutura, a falta de conhecimento técnico e teórico sobre OA e o acúmulo de atividades por parte dos docentes de enfermagem interferem na implementação de projetos de desenvolvimento de OA. No estudo, ficou perceptível a necessidade de uma opção consciente e reflexiva por parte dos docentes de enfermagem em relação aos aspectos que envolvem o desenvolvimento de um OA, como a concepção e características dos objetos, enfoques pedagógicos e metodologia de desenvolvimento. Foi possível observar concordância e discordâncias relacionadas a enfoques pedagógicos, além da determinação de “etapas” de metodologia de produção, mesmo que de forma intuitiva. A partir da análise dos discursos dos entrevistados e das diferentes metodologias abordadas, o presente estudo propõe um novo “Processo de Desenvolvimento de Objeto de Aprendizagem”, com o intuito de reunir em um único método os principais elementos destacados pelos diferentes autores citados na pesquisa que propõem metodologias de construção de objetos.Item Análise da presença do SARS-CoV-2 em águas residuais, superficiais e ictiofauna em 8 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Jequitinhonha(UFVJM, 2023) Macedo, Mariana Chayene Viana; Oliveira, Danilo Bretas de; Abreu, Filipe Vieira Santos de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Coronaviridae é uma grande família de vírus de RNA que podem provocar doenças em seres humanos e animais. Em humanos, os coronavírus causam infecções respiratórias, incluindo a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). No final do ano de 2019 foi descoberto um novo coronavírus, causador da COVID-19. É pacificado na literatura que o SARS-CoV-2 disseminase predominantemente por meio de aerossóis, porém há possibilidade de vias alternativas de transmissão ou reinfecção pelo ambiente. É de amplo conhecimento que indivíduos contaminados pelo SARS-CoV-2 eliminam o vírus em suas fezes, podendo o RNA viral ser detectado no esgoto. A Epidemiologia do Esgoto vem sendo explorada fortemente em todo o mundo para monitorar o esgoto urbano a fim de detectar a presença do vírus da COVID-19. Com essa ferramenta, é possível monitorar a presença ou não do RNA viral em determinada população através de análises moleculares. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar a presença de SARS-CoV-2 em esgotos sanitários, em amostras de água e de peixes coletadas em rios que compõem a área da Bacia Hidrográfica do Rio Jequitinhonha ao longo do tempo. As coletas foram feitas mensalmente em 8 municípios da bacia do Jequitinhonha - Minas Gerais, sendo eles: Almenara, Araçuaí, Francisco Badaró, Grão Mogol, Jequitinhonha, Minas Novas, Padre Carvalho e Salinas, de dezembro 2020 a fevereiro de 2022. Em cada cidade foram coletados 3 litros de água de rio e 3 litros de esgoto bruto através de amostragem composta (1 litro a cada 30 minutos) que em seguida foram filtrados e armazenados em criotubos com RNAlater no freezer -80°. As detecções do RNA viral foram realizadas em laboratório por meio de ensaios de RT-qPCR. Ao total foram analisadas 109 amostras de esgoto, 128 amostras de água de rio e 444 amostras de muco de peixes. Todas as amostras de água de rio e peixes apresentaram resultados negativos para a detecção do RNA viral do SARS-CoV-2 por meio da técnica de PCR em tempo real. O RNA viral do SARS-CoV-2 foi detectado em 63,3% das amostras de esgoto. As maiores frequências de detecção no esgoto foram identificadas entre os meses de maio a setembro de 2021 (86,2%) e dezembro de 2021 a março de 2022 (77,8%). Esses achados evidenciam o grande potencial do uso de detecção do RNA viral no esgoto para monitorização ambiental do SARS-COV-2 em cidades. Além disso, nosso estudo evidencia que a técnica de epidemiologia baseada em águas residuais, pode ser fundamental para esse monitoramento em pequenas cidades distantes dos grandes centros urbanos, onde o acesso das pessoas ao diagnóstico individual é muito restrito. Outro fator que nosso estudo salienta é que apesar do vírus estar frequentemente presente no esgoto ele não é detectado nos rios e nem nos peixes da região, demonstrando uma restrição na disseminação ambiental.Item Análise das programações anuais de saúde de municipios de uma região de saúde do norte de Minas(UFVJM, 2013) Correa, Marcia Azevedo; Vieira, Flávio César Freitas; Oliveira, Wellington; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Hoffmann, Ernesto José; Vieira, Flávio César Freitas; Oliveira, WellingtonEste estudo tem por objetivo analisar as Programações Anuais de Saúde (PAS) dos municípios de uma região de saúde do Norte de Minas Gerais visando à proposição de uma capacitação aos gestores e técnicos de saúde utilizando como base o manual criado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo de análise das programações anuais de saúde do quadriênio e dos planos municipais de saúde referentes à vigência 2010-2013 dos municípios da região de saúde Montes Claros/Bocaiúva com uso da pesquisa documental. A pesquisa documental foi desenvolvida em três etapas: 1) Pesquisa Bibliográfica e levantamento de fontes primárias. 2) Catalogação e análise das fontes primárias. 3) Elaboração da proposição de capacitação. Na primeira etapa foi realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se referências de livros e manuais do ministério da saúde; artigos científicos, dissertações e teses provenientes de bancos de dados virtuais, tais como Lilacs, Scielo, Periódicos Capes, entre outros. Na segunda fase seguiu-se um roteiro de análise e elaborou-se um instrumento contendo sete critérios essenciais preconizados pelo PlanejaSUS com o intuito de verificar se as PAS foram elaboradas conforme orientações do Sistema de Planejamento do SUS e em consonância com seus respectivos Planos Municipais de Saúde (2010-2013). Verificou-se que a maioria dos municípios analisados neste estudo não apresentou nem 50 % de atendimento aos critérios básicos recomendados. Sendo que os resultados que mais impactaram negativamente nessa análise foram ausência completa da definição de indicadores, estabelecimento parcial das metas e ausência ou presença parcial da definição de recursos orçamentários para o desenvolvimento das ações. Os resultados dessa pesquisa reforçam os pressupostos de que apesar dos avanços encontrados no arcabouço legal desde a criação do SUS no que diz respeito à consolidação do planejamento das ações, principalmente sobre a PAS, os municípios ainda encontram dificuldades para incorporar as práticas estabelecidas de forma efetiva. Espera-se com este trabalho alcançar melhores resultados na elaboração das próximas PAS com a instituição de capacitação estruturada proposta neste estudo.Item Análise do absenteísmo por doença dos servidores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2021) Silva, Roberto Allan Ribeiro; Guedes, Helisamara Mota; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guedes, Helisamara Mota; Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca; Fonseca, Luciara Leão VianaO afastamento decorrente de doenças é um problema de saúde pública. Trata-se de um indicador global do estado de saúde dos trabalhadores que resulta em altos custos diretos para sociedade, organizações dos setores públicos e privados e principalmente para os trabalhadores. Este estudo objetivou analisar o absenteísmo por doença dos servidores de uma universidade pública do estado de Minas Gerais, no período de 2015 a 2019. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, retrospectiva, documental, cuja fonte de dados foram os registros das licenças para tratamento da própria saúde e dados funcionais dos servidores. Foram incluídos todos os servidores estatutários que atuaram pelo menos um dia na instituição ao longo do período definido. Coletou-se dados de variáveis do tipo sexo, cargo, idade, tempo de serviço, escolaridade, unidade e campus de lotação, períodos e tempo de afastamento e os diagnósticos que motivaram as licenças. Foi procedida análise descritiva e inferencial. Dos 1.646 servidores, 892 (54,2%) se afastaram pelo menos uma vez no período, sendo concedidas 4.402 licenças que resultaram em 46.501 dias de absenteísmo. Estes afastamentos resultaram em uma taxa de absenteísmo por doença média de 1,6% no período, sendo 4,3% para os técnicos administrativos e 2,1% dos docentes. Quanto as licenças para tratamento de saúde, 2613 (59,2%) predominaram em servidores do sexo feminino, 2009 (45,6%) na faixa etária entre 36 e 45 anos, 3690 (83,6%) em técnicos administrativos, 2212 (50,2%) com tempo de serviço de 5 a 10 anos. Os grupos de diagnósticos da classificação internacional de doenças com as maiores prevalências acumuladas de licenças foram em 11595 (29,3%) os do capítulo de transtornos mentais e comportamentais, 5931 (15%) doenças osteomusculares, 3942 (10%) lesões. A associação entre fatores socioeconômicos e funcionais com o absenteísmo por doença foi significativa (p<0,001) entre: sexo, escolaridade, categoria profissional, tipo de unidade de lotação, tempo de atuação na instituição. Os dados de absenteísmo na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é um importante indicador se mostrando superior ao encontrado em outras instituições de ensino superior e sugerem uma relação entre o adoecimento dos trabalhadores, os seus locais de trabalho, as funções exercidas e as condições em que o trabalho acontece. Os dados do estudo podem auxiliar os gestores na formulação de medidas preventivas relacionadas ao absenteísmo por doença dos servidores da instituição.Item Análise dos comitês municipais de prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal nas regiões de saúde de Sete Lagoas e Curvelo-MG(UFVJM, 2018) Lodi, Gabriela Souza França; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Guedes, Helisamara Mota; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Guedes, Helisamara Mota; Barroso, Heloísa Helena; Rodrigues, Letícia Alves; Medeiros, Ana Paula Antunes deA implantação dos comitês de prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal é uma política pública do Ministério da Saúde, que vem sendo adotada no Brasil desde meados da década de 90. Consiste em uma estratégia para alcançar avanços na assistência materno-infantil, redução de mortes evitáveis e, consequentemente, diminuição da mortalidade materna, fetal e infantil. Dessa forma, a atuação dos comitês é também um instrumento de gestão, capaz de dar visibilidade e de gerar pensamento crítico a respeito da mortalidade fetal, infantil e materna. Entretanto, para que esse papel tão importante dos comitês seja alcançado, eles devem estar implantados e efetivamente funcionantes em todos os municípios. O objetivo do presente estudo foi caracterizar os comitês municipais de prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal das regiões de saúde de Sete Lagoas e Curvelo-MG quanto ao perfil dos seus membros, processo de implantação e funcionamento. Trata-se de um estudo de corte transversal, abordagem quantitativa e caráter descritivo, que pesquisou os comitês dos 35 municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas. Foram aplicados questionários para as referências técnicas dos comitês e secretários municipais de saúde. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva e do teste Qui-Quadrado, com nível de significância de 95% (p<0,05). Sobre o perfil dos participantes, constatou-se que a formação predominante é em enfermagem e que eles possuem, em média, idade acima de 30 anos e tempo no cargo superior a quatro anos. A respeito da implantação, observou-se que a maioria dos municípios possui comitê implantado, oficializado e atuante, mas muitos não realizam cronograma nem registro das reuniões. Quanto ao funcionamento, muitas foram as fragilidades encontradas, tais como inexistência de discussão conjunta entre os membros, não realização da correção da causa básica do óbito, falta de divulgação dos dados e dos relatórios finais das análises e ausência de atividades de mobilização social. Dentre os entraves enfrentados pelos comitês, os mais citados foram: dificuldade de acesso aos documentos necessários para a investigação, falta de suporte da SRS e necessidade de capacitação. Os achados do estudo permitiram identificar diversas deficiências e dificuldades nos processos de trabalho dos comitês, o que indica a existência de inadequações em seu funcionamento. Esse fato alerta sobre a necessidade de qualificação das ações dos comitês, objetivando o aumento da sua efetividade na redução da mortalidade materna, infantil e fetal.Item Análise dos indicadores epidemiológicos e operacionais da Leishmaniose Tegumentar em Teófilo Otoni - MG(UFVJM, 2023) Rodrigues, Maryana Prates; Miranda, João Luiz de; Pascoal, Vanessa Peruhype Magalhães; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca; Monteiro, Erika MichalskyEssa dissertação é composta por uma introdução e por um artigo original, que buscou realizar a análise dos indicadores epidemiológicos e operacionais da Leishmaniose Tegumentar (LT) em Teófilo Otoni - MG. O objetivo do trabalho foi trazer à luz discussões acerca do agravo, seu perfil epidemiológico e os resultados dos indicadores, fomentando a ideia da importância das ações de educação em saúde para impactar positivamente na realidade local. Ademais, apresenta o padlet de LT, elaborado como produto que trabalha a integração ensino-serviço. No percurso metodológico do estudo, a abordagem foi de uma pesquisa observacional, transversal e retrospectiva, que utilizou dados de notificações de pacientes residentes no município de Teofilo Otoni, registradas de 2016 a 2021 no Sistema de Informação de Agravos de Notificação compulsória (SINAN). Para tanto, foram realizados os cálculos dos indicadores conforme memórias de cálculo e teste de associação para entender as diferenças entre os triênios, que se mostraram significativas (p < 0,05) nas variáveis que diziam respeito à realização de exames laboratoriais de confirmação diagnóstica. Assim, afere-se que os objetivos propostos foram alcançados e que os produtos são especialmente úteis para as práticas do trabalho do programa de controle da leishmaniose. Espera-se que fomentem estratégias efetivas de enfrentamento da doença no território.Item Análise epidemiológica e espacial da sífilis adquirida: um estudo transversal no Norte de Minas Gerais, 2016 a 2020(UFVJM, 2022) Amaral, Adriana Barbosa; Miranda, Lucilene Soares; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, Lucilene Soares; Cury, Geraldo Cunha; Holzmann, Ana Paula FerreiraEssa dissertação é composta por uma revisão integrativa de literatura sobre o perfil epidemiológico da sífilis adquirida e por um estudo sobre a análise epidemiológica e espacial da sífilis adquirida. Ademais, apresenta o produto educacional elaborado, um Padlet de Sífilis, ferramenta de trabalho. No percurso metodológico da revisão integrativa de literatura, fez-se busca em publicações científicas de 2017 a 2021, que objetivou evidenciar o perfil epidemiológico dos casos notificados de sífilis adquirida à partir de bancos de dados oficiais. Os dados foram coletados mediante busca nas bases de dados PubMed, SciELO e Lilacs utilizando os descritores: sífilis, sífilis adquirida e perfil epidemiológico, em português e inglês. Foram selecionados sete artigos, sendo cinco publicados em periódicos nacionais e dois em internacionais. Conclui-se que a sífilis adquirida vem apresentando tendência crescente em suas taxas de detecção. Maior ocorrência dos casos em homens, jovens, residentes na zona urbana de suas regiões e com ensino médio completo. No outro estudo, de abordagem transversal e descritivo que utilizou dados de notificações de pacientes residentes em 54 municípios registradas nos anos de 2016 a 2020 no Sistema de Informação de Agravos de Notificação compulsória (SINAN). O objetivo foi descrever o perfil epidemiológico e espacial da sífilis adquirida no Norte de Minas Gerias. Foi realizada análise descritiva das variáveis de estudo para caracterização do perfil epidemiológico por verificação de frequência e percentual. Calculadas a taxa de prevalência da série histórica estudada e as taxas de detecção para cada ano e apresentadas em ilustração geoespacial para análise da distribuição geográfica e temporal dos casos. Foram analisadas 1613 fichas de notificação de sífilis adquirida, nas quais a maioria são do sexo masculino, pardos, com ensino médio completo, residente na zona urbana, jovens de 20 a 29 anos, com mediana de idade 27 e com boa evolução pra cura. A taxa de detecção calculada nos anos apresentou uma evolução ascendente entre os anos de 2016 até atingir um notório pico no ano de 2018, mostrando maior concentração dos casos no pólo regional. Por fim, a elaboração do Padlet ou mural digital, apresenta-se como importante ferramenta de educação para uso cotidiano dos profissionais de saúde. Contudo, afere-se que os objetivos propostos foram alcançados, que os produtos são especialmente úteis nas práticas do ensino e serviços de saúde afins e almeja-se que contribuam para estratégias efetivas para o controle da sífilis adquirida interrompendo sua cadeia de transmissão e impactando na redução da mortalidade por sífilis.Item Uma análise exploratória sobre o (a) conselheiro (a) municipal de saúde dos conselhos da Região de Saúde de Diamantina-MG(UFVJM, 2017) Silva, Juliano Pedro da; Paccola, Rivaldo Alfredo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paccola, Rivaldo Alfredo; Bonadiman, Heron Laiber; Alves, Thamar Kalil de CamposA Participação Popular/Controle Social é um princípio estratégico e estruturante do Sistema Único de Saúde (SUS), garantido na Constituição Federal de 1988 e reafirmado com os resultados da 8ª Conferência Nacional de Saúde, com a publicação da Lei Federal nº 8.142 de 1990. Este trabalho teve como objetivo principal compreender se os conhecimentos culturais e sociais, bem como o tempo de atuação do conselheiro de saúde definem a sua efetividade deliberativa no Controle Social do SUS. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado um contato prévio com os municípios selecionados, foram realizadas visitas programadas e agendadas nos municípios selecionados para aplicação de um questionário semiestruturado aos conselheiros(as) indicados pelo Conselho Municipal de Saúde; o questionário com perguntas abertas e fechadas foi respondido por escrito em local indicado pelo participante; foram realizadas também pesquisas bibliográficas, que se somaram ao conhecimento próprio do pesquisador sobre o tema “Participação Popular e Controle Social no SUS”; após a coleta, os dados foram analisados, sistematizados e classificados. Foram abrangidos os Conselhos Municipais de Saúde da Região Ampliada de Saúde do Jequitinhonha, que é composta por 15 municípios. No transcurso deste trabalho foi abordado um breve histórico da saúde pública no Brasil, no qual descrevemos a participação popular e o controle social na saúde; relatamos sobre a Região de Saúde de Diamantina; apresentamos nossas análises e discussões contemplando: a estrutura e funcionamento do conselho; as ações e atribuições do conselho de saúde; a identificação e perfil do conselheiro de saúde; e concluindo com as considerações finais. Foi possível identificar o perfil dos conselheiros de saúde, analisar os conselhos de saúde e atribuir a atuação dos conselheiros de saúde frente às políticas públicas de saúde do SUS. Tratamos das ações e atribuições do conselheiro de saúde, como agente político de relevância pública, suas competências para deliberar sobre questões de saúde pública e a necessidade de um processo de melhor formação do conselheiro de saúde.Item Apoio matricial do NASF: representação social de profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre assistência à saúde(UFVJM, 2017) Silva, Ana Paula Campos Barbosa da; Sant’Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sant’Anna, Paulo Afrânio; Franco, Erich Montanar; Dias, Carlos AlbertoO Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi criado com o objetivo de ampliar as ações das Estratégias de Saúde da Família (ESF), atuando de forma interdisciplinar alicerçado primordialmente no apoio matricial. Porém, observa-se uma fragilidade na incorporação dessa ferramenta no processo de trabalho das equipes da ESF e do NASF do município de Itamarandiba – MG. Nesse contexto, a identificação das representações sociais dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre assistência à saúde visou à compreensão do impacto das mesmas na operacionalização do apoio matricial exercido pelo NASF do município em questão. Para isso, este estudo recorreu ao desenho metodológico de estudo de caso, com natureza exploratória e abordagem qualitativa. Para o alcance dos dados usou-se análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação do campo. Participaram como sujeitos deste estudo: dois médicos, dois enfermeiros, um cirurgião dentista, um auxiliar de saúde bucal, dois Agentes Comunitários de Saúde (ACS), dois técnicos em enfermagem, e os três profissionais do NASF, perfazendo um total de treze profissionais, todos pertencentes à rede de APS do município de Itamarandiba. O corpus primeiramente foi submetido à análise pelo software IRAMUTEQ (Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), através da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), com o objetivo de verificar as classes de palavras e sua organização. Na sequência, submeteu-se o corpus à análise temático-categorial evidenciando os temas “Assistência” e “Práticas profissionais”. Como resultados deste estudo, verificou-se a presença de conceitos de assistência à APS tanto convergentes como divergentes com as diretrizes do SUS e normativas ministeriais da APS, já as práticas revelaram que, em sua maioria, afastavam-se do modelo de promoção da saúde, demonstrando, pois, representações sociais ancoradas no modelo biomédico. Além disso, a investigação dos processos históricos e culturais de organização da APS, em especial do NASF, em Itamarandiba, esclareceu o contexto de produção das representações sociais, permitindo a compreensão do quanto o mesmo favorece à permanência de condutas ancoradas em um modelo de assistência verticalizado, com práticas fragmentadas e isoladas que dificultam a intersetorialidade e se afastam da compreensão do instrumento apoio matricial. Percebe-se a existência de práticas pautadas no modelo de promoção da saúde, mas que precisam ser fortalecidas. Espera-se que este trabalho fomente reflexões, entre os profissionais das equipes da APS, os coordenadores e gestores de Itamarandiba, de modo a problematizar o quanto o processo de trabalho e a organização das ações e serviços de saúde do município precisam ser reavaliados e reconfigurados, visando ao fortalecimento da APS. Com isso, viabilizar a atuação do NASF em parceria com as equipes de ESF, sob a lógica do apoio matricial e equipes de referência, visando à organização do sistema municipal de saúde, e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos usuários.Item Áreas de conhecimento da Enfermagem em Trabalhos de Conclusão de Curso: um estudo na UNEB Campus XII(UFVJM, 2023) Lima, Jorge Henrique Bezerra de; Pereira, Diogo Neves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)As Áreas do Conhecimento constituem-se como um aglomerado de conhecimentos inter-relacionados e coletivamente construídos, centralizados de acordo com a natureza do objeto de investigação para ensinar, pesquisar e praticar. As Áreas de Conhecimento da Enfermagem subsidiam a organização de toda a esfera que rege essa ciência no que diz respeito ao processo de formação na graduação, além de embasar e legitimar o que a Enfermagem domina, executa e pesquisa. O estudo objetivou investigar as Áreas de Conhecimento abordadas pelos Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação em Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII – Guanambi/BA. Trata-se de um estudo de caso de natureza predominantemente quantitativa, realizado a partir de um levantamento documental dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos egressos do curso de bacharelado em Enfermagem Do Departamento de Educação (DEDC) da UNEB, Campus XII. Os dados foram gerados por meio do acesso aos TCC disponíveis na biblioteca pública da UNEB. Com a obtenção de 144 trabalhos defendidos entre 2011 e 2019, foi construído um banco de dados a partir da montagem de planilhas no programa Microsoft Excel. Com base nesse banco de dados, foram elaboradas tabelas que agregavam as informações e realizados cruzamentos das variáveis usando o mesmo programa. A área de conhecimento Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso foi a mais abordada nos trabalhos realizados. Os aspectos mais importantes que impactam nas áreas de conhecimento abordadas, centralizam-se na influência da área de pesquisa e atuação dos docentes e na vinculação com a matriz curricular do curso. Espera-se que os resultados desta pesquisa favoreçam especificamente o curso de bacharelado em Enfermagem da UNEB, Campus XII, proporcionando outras possibilidades no usufruto das ferramentas metodológicas que motivam o acadêmico a pesquisar.Item A atenção primária à saúde do município de São Gonçalo do Rio Preto/MG na perspectiva da representação social dos protagonistas do Sistema Único de Saúde(UFVJM, 2017) Santos, Wéllia Pimentel; Oliveira, Wellington de; Santos, Simone de Paula dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Paes, Silvia Regina; Vieira, Flávio César FreitasA saúde é direito de todos e dever do Estado. Tendo como base esse Artigo da Constituição Brasileira de 1988 foi criado o Sistema Único de Saúde – SUS, a fim de garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde dos brasileiros. A Constituição de 1988 concedeu cidadania aos direitos da saúde, estabelecendo a saúde como um direito de todos e dever do Estado, definindo em seu Art. 196, que a saúde não depende apenas de ações e serviços de saúde, assistência médica, mas que a saúde depende de políticas sociais e econômicas que melhorem o bem-estar, que atuem significativamente sobre as condições de vida e saúde da população. E, finalmente, a Constituição define que todo brasileiro tem direito ao acesso universal e igualitário a ações e serviços à saúde, desde a promoção até a sua reabilitação. Isso, portanto, foi uma imensa conquista. De tal modo, é por esta via que o presente estudo pretendeu balizar. Ou seja, de modo a apreender as representações sociais dos protagonistas do SUS tendo como recorte de estudo o município de São Gonçalo do Rio Preto/MG, pertencente à mesorregião Jequitinhonha. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, por meio destas duas instituições: Unidade Mista de Saúde - UMS e Estratégia Saúde da Família – ESF, envolvendo uma análise bibliográfica. O corpus de análise deste trabalho se constitui a partir da coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas a partir de entrevistas com usuários e profissionais da ESF. O estudo fundamentou-se na perspectiva teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, apoiando-se, especialmente, no primeiro teórico que abordou sobre o assunto, Serge Moscovici, abarcando, por esta via, a análise do discurso enquanto dispositivo teórico e analítico, a fim de que fossem apreendidos os sentidos do contexto social do público-alvo, a partir da interpretação de elementos das práticas sociais e da língua. Vale também ressaltar que o método utilizado para as entrevistas consistiu-se na História Oral. Com isso pretendeu-se apreender subjetivamente as peculiaridades discursivas apresentadas nas entrevistas. Os principais resultados obtidos da pesquisa demonstram que os entrevistados possuem um conhecimento pouco mediano da política pública de saúde. Espera-se que tal estudo possa ser utilizado como ferramenta para subsidiar profissionais e gestores de saúde na busca de soluções que tragam benefícios para a realidade local.Item Atuação de uma profissional de Educação Física no Centro Especializado em Reabilitação: um relato de experiência(UFVJM, 2023) Miranda, Karenina Santos de; Oliveira, Sandra Regina Garijo de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Este estudo trata-se de um relato de experiência vivido por uma residente de educação física durante dois anos no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), e tem como objetivo relatar a atuação do Profissional de Educação Física no Centro Especializado em Reabilitação (CER), tendo em vista a importância deste relato, justifica-se discutir sobre a atuação do profissional de educação física dentro da temática intra-hospitalar , possibilitando novas experiências e perspectivas de atuação, contribuindo para a melhoria do serviço ofertado e bem-estar físico e mental de pacientes, acompanhantes e colaboradores. Conclui-se que a atuação do profissional de educação física e de fundamental importância para o processo de reabilitação e recuperação dos pacientes, auxiliando na capacidade funcional de cada indivíduo, melhorando a qualidade e expectativa de vida desses idosos, sendo importante buscar novos estudos da educação física hospitalar para o desenvolvimento de ações através desta prática.Item Avaliação acadêmica acerca das habilidades e competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos de Graduação da Saúde(UFVJM, 2013) Soares, Viviane Antunes Rodrigues; Ribeiro, Mirtes; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Maia, Tarsis de Mattos; Oliveira, Wellington de; Ribeiro, MirtesDiante das significativas mudanças no cenário nacional para a concretização do SUS, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em saúde são concebidas como uma das estratégias para que as instituições formadoras subsidiem uma formação profissional condizente com a realidade e as necessidades de saúde da população. Nesse contexto, a opinião acadêmica é essencial para compreendermos o entendimento dos estudantes quanto às habilidades e competências que esperam adquirir em sua formação básica em saúde, assim como também suas aplicabilidades no cenário atual de ensino. Esse estudo teve como objetivo identificar a opinião acadêmica acerca das competências e habilidades gerais definidas pelas DCN dos cursos de graduação da área da saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O desenho escolhido para delinear o presente estudo foi o transversal, sendo a população constituída por 135 acadêmicos do último período dos cursos de graduação da área da saúde da UFVJM (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia) durante o segundo semestre do ano de 2012. No total foram recebidas 62 respostas, resultando em índice de retorno dos questionários de 45,92%. Após análise dos dados foi possível estabelecer o perfil dos acadêmicos que responderam os questionários, em que 48,38% (15) pertenciam ao curso de Enfermagem, 48,14% (15) de Farmácia, 48,14% (13) de Fisioterapia, 66,66% (8) de Nutrição e 34,21% (13) de Odontologia. Empatia foi a variável que, unanimemente, apresentou razoável grau de importância no processo de ensino pelos acadêmicos participantes. Identificou-se diferenças significativamente estatísticas entre os cursos apenas nas variáveis Liderança no trabalho em equipe multiprofissional e Liderança, dado p<0,004 e p<0,034, respectivamente. Em todos os cursos Atenção à Saúde e Tomada de decisões apresentaram os maiores índices tanto para o que se esperava ser ensinado quanto para o que foi ensinado. Destaca-se que as competências e habilidades gerais Administração e gerenciamento e Comunicação apresentaram predominantemente os piores índices na perspectiva do ensino nos cursos de graduação na área da saúde da UFVJM. Os resultados demonstrados nesse estudo evidenciaram a necessidade de refletirmos sobre o perfil da formação dos profissionais em saúde, tendo em vista as reais demandas e necessidades de saúde da população, em especial no que diz respeito os processos de gestão.Item Avaliação da gestão da rede de atenção à urgência e emergência na atenção primária à saúde(UFVJM, 2019) Silva, Zilmar Geralda de Almeida; Ribeiro, Mirtes; Barroso, Heloisa Helena; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Mirtes; Guedes, Helisamara Mota; Lara, Maristela OliveiraObjetivo: Analisar os serviços de Atenção Primária à saúde para o atendimento de urgência e emergência. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo exploratório transversal com abordagem quanti-qualitativa sob análise de questionários adaptados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que foram aplicados aos gestores municipais e gerentes de unidades de saúde de municípios da região de saúde de Diamantina. Para adequação dos instrumentos de avaliação foi realizado um teste piloto no município com menor população. A análise dos dados quantitativos foi feita através do programa Sphinx Survey edição léxica, Versão 5.0.1.4, e incluiu análise descritiva e estatística. A análise dos dados qualitativos foi feita através da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: De acordo com os gestores e gerentes 77,8% dos municípios não possuem condições efetivas de atendimento de Urgência e Emergência devido à inexistência de capacitação da equipe, e em 33,3 % dos municípios por falta de recursos materiais. Destes municípios 33,3% não possuem Unidade de Saúde aberta 24horas por dia para o atendimento à população, como também não conta com a presença de equipe completa em período integral. De acordo com os gestores, apenas 44,4% dos municípios realizaram ações de educação permanente em saúde em urgência e emergência, embora a totalidade dos gestores tenha autonomia para fazê-lo. Dentre os entraves enfrentados pelas equipes referentes à disponibilidade de materiais, 44,4% delas não têm condições de suporte ventilatório pediátrico por não possuírem ressuscitador manual pediátrico, e 78% não apresentam condições de proporcionar vias aéreas definitivas em crianças por não possuírem todos os materiais necessários. Quanto às opiniões de gestores e gerentes, estas convergem para a importância e a necessidade tanto dos atendimentos dos casos de Urgência e emergência na Atenção Primária, bem como da viabilização dos recursos físicos e materiais, e da Educação Permanente em Saúde dos profissionais. Conclusão: Os achados permitiram descrever a realidade da rede de urgência e emergência na Atenção Primária à Saúde na Região de Saúde de Diamantina. As limitações encontradas indicam a necessidade de investimentos em processos de qualificação das equipes, melhorias da infraestrutura e recursos materiais no acolhimento às situações emergenciais; bem como otimização dos processos de gestão.Item Avaliação da qualidade dos dados, oportunidade e representatividade do Sistema de Vigilância da COVID-19 na Macrorregião de Saúde Jequitinhonha, Minas Gerais, 2020.(UFVJM, 2021) Batista, Francinne Laureth; Miranda, João Luiz de; Oliveira, Dhelfeson Willya Douglas de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Lucas, Thabata Coaglio; Mandacarú, Polyana Maria PimentaObjetivo: avaliar os atributos qualidade dos dados, oportunidade e representatividade do Sistema de Vigilância da COVID-19, na Macrorregião de Saúde Jequitinhonha/MG, no ano de 2020. Métodos: estudo quantitativo, analítico e transversal a partir da análise dos dados de dois sistemas de informações utilizados na vigilância da COVID-19 conforme os atributos selecionados da metodologia do Centers for Disease Control and Prevention (Atlanta/GA, Estados Unidos da América). Resultados: em 2020, foram notificados 36.860 casos suspeitos de COVID-19. Dos casos notificados, 1.272 (3,4%) foram casos graves ou óbitos. Qualidade dos dados: No e-SUS Notifica, 38,38% das notificações eram inconsistentes e 4,67% eram registros duplicados; e as variáveis de encerramento Evolução do caso e Classificação final estavam sem preenchimento em aproximadamente 40% dos casos. No SIVEP-Gripe, o grau de qualidade de notificações inconsistentes e duplicadas foi excelente e as variáveis de encerramento apresentaram incompletude de 14% e 18%. Oportunidade: A oportunidade foi excelente e cumpriu com 82% dos casos notificados em até 7 dias e aproximadamente 96% dos casos digitados em até 30 dias. Representatividade: O sistema foi capaz de descrever a distribuição dos casos sintomáticos no tempo, pessoa e lugar. Conclusão: conclui-se que o Sistema de Vigilância da COVID-19 na Macrorregião demonstrou-se oportuno e representativo. Necessita de melhorias na validade e consistência dos dados registrados de SG e na completitude de variáveis de encerramento da investigação de SG e SRAG.Item Avaliação das práticas de segurança do paciente nas salas de vacinas(UFVJM, 2023) Rodrigues, Jéssica Aparecida Pereira; Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca; Guedes, Helisamara Mota; Ribeiro, Gabriela de CássiaEsse trabalho é composto por uma introdução e três capítulos que integra uma revisão integrativa de literatura, uma pesquisa observacional que avalia as práticas de segurança do paciente nas salas de vacinas e o conhecimento autorreferido dos profissionais em relação a essa temática e por uma intervenção educativa focada nas lacunas do processo de vacinação identificadas nos trabalhos anteriores. O objetivo dessa dissertação foi avaliar à luz da literatura científica, a incidência de erro de imunização com e sem de eventos adversos pós-vacinação e os fatores relacionados ao erro, no Brasil; bem como as práticas de segurança do paciente nas salas de vacinação de um município do Norte de Minas Gerais. No percurso metodológico para a revisão integrativa, foi feita uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed, considerando artigos originais publicados desde 2009, identificados em bases de dados por meio de descritores controlados em Ciências da Saúde, adotando-se a estratégia PICO, utilizado os descritores: Vacinação; Imunização Ativa; Imunização; Erros de Medicação; Evento Adverso e seus sinônimos em outros nos idiomas inglês e espanhol. O estudo seguinte trata-se de um estudo observacional, transversal, realizado de maio a junho de 2023, nas salas de vacina da cidade de Montes Claros - MG. A amostra desse estudo foi constituída de 1560 observações de procedimentos de vacinação e abordou 23 profissionais de saúde. Foi utilizado para coleta de dados um instrumento validado denominado Lista de Verificação de Segurança do Paciente em Sala de Vacina e um questionário autoaplicável. Os dados foram analisados no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados do estudo de revisão mostram que a incidência de erro de imunização sem evento adverso pós-vacinação foi maior, no entanto, há uma tendência de crescimento do erro com evento adverso ao longo dos anos. Os erros mais encontrados foram de prescrição ou indicação, tipo de imunobiológico e intervalo inadequado entre doses. No artigo referente à avaliação das práticas seguras de vacinação, a adesão às normas recomendadas pelo Ministério da Saúde foi de 88,2% nos procedimentos anteriores a vacinação, seguido de 77,5% durante a vacinação e 59,3% nos procedimentos posteriores. Os itens de menor adesão estavam relacionados à investigação sobre a ocorrência de eventos adversos em doses anteriores, na obtenção de informações do estado de saúde do vacinado, na orientação da importância de completar os esquemas vacinais e dos possíveis eventos adversos pós-vacinais, na dupla conferência da vacina e na higienização das mãos. Evidenciou-se ainda que 100% dos profissionais responderam que conhecem a portaria sobre segurança do paciente, participaram de educação permanente sobre práticas segura de vacinação, conhecem todos os eventos adversos que podem ocorrer após a vacinação e 13% dos profissionais já presenciaram algum erro de vacinação. Os gestores devem disseminar a cultura de segurança do paciente entre os profissionais para que eles possam compreender a importância das notificações de eventos adversos com ou sem erro de imunização. A educação permanente em saúde para atender às recomendações para os procedimentos de vacinação, segundo o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do MS, pode favorecer a segurança do paciente e a identificação de riscos.Item Avaliação do curso técnico em enfermagem sob o enfoque da humanização(UFVJM, 2016) Abreu, Karla Jaciara Vieira Damaceno; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Soares, Leonardo Aparecida; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Rodrigues, Cláudio EduardoA inserção de práticas humanizadas, a superação do tecnicismo especializado nos processos de gestão dos serviços, de cuidado e atenção à saúde têm se configurado como grandes desafios para a formação profissional em saúde. Nesse sentido, se faz necessária a avaliação e reflexão sobre os modos pelas quais a formação desses profissionais vem ocorrendo no Brasil a partir da perspectiva do fortalecimento da relação entre o serviço e ensino, e a formação com base nas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) estabelecido no Brasil. Esta Dissertação teve como objetivo analisar a articulação do projeto político pedagógico do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Câmpus Januária, com a Humanização da assistência à saúde. Para tanto, o presente estudo foi exploratório, descritivo, de enfoque qualitativo, adotando o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental. Estudou-se o Projeto Político Pedagógico (PPP), Matriz Curricular, Planos de Ensino e questionário sobre o Ensino da Humanização no curso Técnico em Enfermagem do IFNMG, verificando a existência de temas pertinentes à humanização e as estratégias pedagógicas usadas pelos docentes para contemplar a temática Humanização. O referencial teórico versou sobre os temas: Educação Profissional no Brasil, Processo de Desenvolvimento da Profissão de Enfermagem no Brasil e Humanização no Contexto da Formação Profissional em Saúde. Pela análise dos documentos, ao analisar a dimensão política, observa-se que o curso Técnico em Enfermagem do IFNMG apresenta intenção em formar trabalhadores que valorizem as relações humanas e preocupa-se com a formação cidadã do indivíduo. Sendo assim, se insere na proposta da Política Nacional de Humanização. Ao estudar a dimensão pedagógica, observou-se que a temática humanização é pouco abordada nas ementas das disciplinas e que há dificuldade em promover a integração ensino/serviço/comunidade. Verificou-se que a temática humanização está restrita a disciplinas isoladas ao longo do curso e não permeia toda a formação profissional. A temática humanização encontra-se em um campo bem mais teórico do que realmente aplicado. Infere- se que a prática não condiz com a teoria e não se articula com a proposta da Política Nacional de Humanização. Diante do que foi exposto, a pesquisa realizada, leva a perceber que a discussão e inserção da humanização nos espaços de formação em saúde fazem-se necessárias para criar espaços de trabalho menos alienantes e reafirmar os princípios do SUS.