PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
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Item Análise do livro didático para educação do campo da coleção girassol: letramento e alfabetização(UFVJM, 2015) Sousa, Paulina Barbosa de; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Valiengo, Amanda; Costa, Patrícia de Fátima SouzaO Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma política pública, que tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico do professor, por meio da distribuição de livros didáticos que atendam toda a educação básica (ensino fundamental e médio). O foco da investigação aqui proposta está no livro didático (LD) do 1º ano da Coleção Girassol: saberes e fazeres do campo, denominado Letramento e Alfabetização. Essa dissertação visa investigar como o LD de Letramento e Alfabetização faz parte das interações no processo de alfabetização e letramento do sujeito campesino. Para tanto, como categoria da análise escolho a Análise de Conteúdo na proposta de Laurence Bardin (2011), e esta se refere à análise de conteúdo como um conjunto de instrumentos metodológicos sutis que estão em constante aperfeiçoamento. Dentro desta categoria de análise utilizo também duas outras categorias: Alfabetização e Letramento. A presente dissertação é dividida em três capítulos. No primeiro capítulo utilizo de algumas ferramentas teóricas: LD como produto cultural e comercial, ideologia e LD, conceituo Alfabetização e Letramento na perspectiva de Soares (1990, 2003, 2004), Mortatti (2004), Pérez (2008), Ferreiro & Teberosky (1986). No segundo capítulo proponho discussões acerca do PNLD, PNLD Campo, funções do LD na perspectiva de Choppin (2004), apresento o Guia Nacional do Livro Didático para a Educação do Campo. O terceiro e último capítulo proponho as discussões sobre como a Alfabetização e Letramento são propostos no LD da Coleção Girassol. Para tanto, analiso as atividades propostas e as orientações destinadas ao professor.Item As competências empreendedoras na gestão da educação básica em Diamantina-MG(UFVJM, 2015) Pacheco, Luís Felipe; Almeida, Ivana Carneiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Silva, Leandro Ribeiro da; Souza, Márcio Coutinho de; Silva, Simão Pereira daEste estudo teve como objetivo analisar o perfil dos diretores das escolas estaduais, com melhor desempenho expresso pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município de Diamantina, à luz das competências empreendedoras. Através de uma metodologia qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, buscou-se identificar as competências empreendedoras existentes no perfil destes diretores. A análise de conteúdo revelou as competências empreendedoras que mais se destacavam nos diretores, como também, permitiu demonstrar a dedicação e comprometimento com que realizam o trabalho. As categorias foram constituídas pelo método dedutivo, através dos padrões de competências definidos por Man e Lau (2000), a saber: oportunidade, relacionamento, conceituais, de organização ou administrativas, estratégicas e de comprometimento. Percebeu-se que esses diretores buscam realizar parcerias, dentro e fora da escola, através do trabalho em equipe que envolve a direção, pais, professores e alunos, bem como com as universidades locais que oferecem cursos de licenciatura. Com isso foi possível constatar, diante das falas dos entrevistados, que as escolas não possuem problemas relacionados à frequência dos alunos e são consideradas referências pela boa reputação. Espera-se que o presente estudo possa contribuir, para que outros diretores reflitam sobre suas atuações no contexto educacional. Acredita-se, por fim, que assumir a direção de uma escola é, além de uma tarefa desafiadora que exige do profissional múltiplas habilidades, um compromisso para com o futuro da educação e do país.Item A efetividade do programa de intervenção pedagógica: um estudo de caso na Escola Estadual professor Leopoldo Miranda em Diamantina - MG(UFVJM, 2015) Fernandes, Xymene Trindade; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Ramalho, Mara Lúcia; Veloso, Geisa MagelaO Programa de Intervenção Pedagógica II (PIP II) é temática dessa pesquisa que materializou-se na Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda (EEPLM), em Diamantina – MG, vinculada à Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Educacionais, teve, como objetivo geral analisar a efetividade do Programa de Intervenção Pedagógica II na Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda, no período de 2011 a 2013. Os objetivos específicos oportunizaram: conhecer o Programa de Intervenção Pedagógica II na Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda no período de 2011 a 2013; analisar a efetividade do PIP II com base no Guia de Organização e Reorganização do PIP 2013; e analisar os elementos que dificultaram a efetividade do PIP II na EEPLM. Quanto à natureza e abordagem metodológica, essa pesquisa é qualitativa, possuindo características metodológicas descritivas e analíticas. Apresenta-se por um estudo de caso, tendo, como técnica, a pesquisa documental, utilizando a análise de conteúdo para interpretação dos dados. A delimitação da pesquisa deu-se no 9º ano do Ensino Fundamental por ser nessa fase de ensino a ocorrência de avaliação pelo Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (PROEB) que subsidia a organização e reorganização do PIP II nas escolas. Os resultados obtidos mostram o desenvolvimento de ações pela escola, visando atender as necessidades para que o ensino-aprendizagem acontecesse com êxito, porém evidenciaram-se questões dificultadoras do processo de ensino-aprendizagem relacionadas à falta de comprometimento dos alunos com os estudos e a pouca participação da família, à indisciplina, à violência e ao comprometimento do professor, à orientações pedagógicas equivocadas por parte de inspetor escolar, à dificuldade na utilização do Currículo Básico Comum, ao fracasso na efetivação da interdisciplinaridade, ao privilégio no atendimento às disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa em detrimento das demais, às dificuldades na participação dos alunos na avalição do PROEB, ao grande quantitativo de alunos em progressão parcial, às ações do PIP II voltadas para o treinamento de habilidades e competências, ao número reduzido de analistas para o atendimento às escolas, às dificuldade de acesso aos municípios pelos analistas, às características e dimensões territoriais, às condições socioeconômicas dos alunos, à falta de recursos para o desenvolvimento do trabalho, à ausência de diagnóstico da realidade para implementação de políticas públicas, a desvalorização dos profissionais da educação, às condições precárias de trabalho nas escolas, à violência dos alunos contra professores, diretores e colegas de classe, à valorização de avaliação quantitativa em detrimento da qualitativa, à ausência de formação interdisciplinar para os professores e equipe pedagógica, e, ainda, sobrecarga de trabalho, tanto para os professores, quanto para os analistas do PIP II. A hipótese levantada nessa pesquisa confirmou-se, ou seja, o Programa de Intervenção Pedagógica II não se mostrou efetivo, uma vez que não houve melhoria para os alunos do 9º ano em relação ao ensino de qualidade,Item Formação dos técnicos em enfermagem na cidade de Teófilo Otoni / MG no período de 2010 a 2014(UFVJM, 2015) Souza, Fábio Lemes de; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Paccola, Rivaldo Alfredo; Alves, Alvia Maria TerezaO debate sobre educação profissional tem ocupado espaço muito relevante nas discussões sobre o futuro da educação no País. Com o aumento dos serviços de saúde e a crescente demanda de profissionais qualificados para atuarem em diferentes áreas de trabalho, a oferta de formação técnica em saúde não tem suprido de forma adequada as lacunas existentes. Destaca-se, ainda, o atraso no processo de construção de um sistema capaz de qualificar profissionalmente o indivíduo que queira ingressar na área de saúde. Com a oferta pública insuficiente, a área da saúde demonstra ser o setor educacional mais privatizado dos últimos anos, o que compromete o alinhamento da formação com os interesses das politicas públicas da educação e saúde. O objetivo deste estudo foi analisar a formação dos técnicos em enfermagem na perspectiva dos profissionais qualificados pelo sistema educacional disponível na cidade de Teófilo Otoni – MG, no período de 2010 a 2014. O referencial bibliográfico foi extraído de trabalhos e publicações que recortam a situação da educação profissional, seus rumos e desafios. A metodologia escolhida para o estudo foi a história oral, sendo realizada través de entrevista direta com profissionais que atuam nos serviços de saúde do município investigado. Os resultados da pesquisa indicam que o processo de formação do técnico em enfermagem não desenvolveu o preparo suficiente para o exercício da profissão, com os conhecimentos, habilidades e competências necessárias, inviabilizando uma formação independente e emancipatória. É apontado que a deficiência no processo de formação, identificados na estrutura da escola, na oferta de estágio curricular supervisionado e nas práticas de ensino, foram disfarçadas pelo excesso de vagas de trabalho, o que garantiu ao técnico exercer a profissão mesmo com a qualificação comprometida.Item Análise dos motivos que levaram á evasão discente dos cursos Profuncionário do polo sede de Teófilo Otoni/MG, da rede E-Tec Brasil, do IFNMG.(UFVJM, 2015) Jardim, Ana Cláudia Gonçalves de Sá; Santos, Amédis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Amédis Germano dos; Silva, Leandro Ribeiro da; Magalhães, Antônio de PáduaO trabalho apresentado teve como objetivo analisar a evasão dos cursos a distância do Profuncionário, ministrados no Polo Sede de Teófilo Otoni do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, no âmbito da Rede e-Tec Brasil. A investigação e a avaliação dos fatores que levam à decisão do aluno em desistir de um curso a distancia é questão relevante para as instituições de ensino, para que, mediante o seu conhecimento, se possam traçar medidas eficazes na redução dos índices. Foi utilizado para tais finalidades, o método de estudo de caso, com uma abordagem quali-quantitativa, por meio de entrevistas com os tutores e coordenadores dos cursos EaD do Polo sede da Instituição, bem como com os alunos evadidos, além de pesquisa documental e levantamento bibliográfico para compor o referencial teórico. Os dados coletados através do levantamento (survey) foram analisados com o suporte da estatística descritiva, e servirão de base para ações futuras da instituição. A partir da análise dos percentuais e motivos, a pesquisa revelou que foram os aspectos exógenos os maiores causadores da evasão nos cursos, com predominância da falta de tempo dos alunos para estudar, fazer as atividades e participar do curso, a sobrecarga e acúmulo de atividades no trabalho, carga horária de trabalho intensa, dificuldade em conciliar encontros presenciais com os sábados letivos do calendário escolar e dificuldades em acompanhar o desenvolvimento do curso.Item Educação escolar ofertada aos adolescentes apreendidos no Centro de Internação do Adolescente (CIA) em Teófilo Otoni - 2014(UFVJM, 2015) Costa, Vinícius Sampaio da; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Souza, João Valdir Alves de; Germano dos Santos, AmédisA presente pesquisa trata da educação escolar ofertada aos adolescentes infratores na perspectiva dos direitos humanos. Mesmo diante dos avanços educacionais, políticos e legais ainda há inúmeros impedimentos para aplicação de políticas públicas voltadas para garantir a democratização do acesso e a permanência na escola de jovens autores de atos infracionais. Na esfera educacional as dificuldades de aprendizagem e a evasão escolar são fenômenos comuns na vida de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; portanto, a maioria desses adolescentes encontra-se com defasagem idade-série, tornando-se público alvo para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na esfera política visa-se discutir as políticas públicas para garantir a educação e assistência social aos apenados. Na esfera jurídica observa-se que o respeito à dignidade da pessoa humana é um dos principais fundamentos da Constituição Federal (1988), porém, no sistema penitenciário o seu cumprimento é quase inexistente. A Lei de Execução Penal (LEP) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconizam a assistência educacional como um dos mecanismos possíveis para a prevenção do ato infracional e orientação ao adolescente infrator para o seu retorno, reintegração social e convivência em sociedade. Porém, há indícios de que a assistência educacional não tem apresentado os resultados desejados e pouco tem contribuído para o alcance desses objetivos, uma vez que a preocupação maior do sistema socioeducativo tem sido a de manter o adolescente apreendido, sem o devido oferecimento dos meios à sua recuperação. Contrapondo a essa constatação, buscamos estabelecer uma reflexão quanto aos direitos humanos à medida que cada vez mais são exigidos mecanismos de humanização no cumprimento das penas e das medidas socioeducativas. Assim, o objeto desta pesquisa consiste em compreender a disparidade entre o proposto nas normas existentes no ordenamento jurídico brasileiro e a realidade vivenciada no interior das escolas em funcionamento nos centros socioeducativos, em razão do descaso do Poder Público quanto à implementação das políticas voltadas para a educação escolar ofertada aos adolescentes apreendidos. Por outro lado, o trabalho busca investigar os fatores que contribuem para a ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei. A pesquisa é documental e a instituição pesquisada é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, instalada dentro do Centro Socioeducativo São Cosme, no município de Teófilo Otoni - MG.Item Modelos estruturais adotados pelas universidades públicas brasileiras e seus impactos para a gestão: a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina/MG(UFVJM, 2015) Ávila, Alan Fernando Santos de; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O ensino superior no Brasil e no mundo está inserido em um contexto de constantes transformações. Os desafios que as universidades enfrentam tais como, ampliação do número de vagas, competitividade e inserções tecnológicas estão fortemente relacionados com o grau de relevância em seus países. As universidades públicas brasileiras são caracterizas por serem extremamente burocráticas e excessivamente lentas na execução de suas demandas, especialmente por serem consideras o lócus do conhecimento. A gestão do serviço público é um tema de grande interesse em todo o país, principalmente quando se trata do desempenho da gestão dos recursos materiais, tecnológicos, pessoais e financeiros, uma vez que afeta o bem-estar social de toda a sociedade e o desenvolvimento econômico do país. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma perspectiva histórica sobre as transformações que estão acontecendo dentro das Universidades Públicas Federais, utilizando como objeto de estudo as Unidades Acadêmicas Administrativas do Campus JK, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A metodologia adotada para realização deste estudo foi a pesquisa exploratória, através do método de análise documental, utilizou-se como referência os documentos normativos da UFVJM, Estatuto e Regimento Geral, além dos documentos normativos existentes nas Unidades Acadêmicas do campus. Os resultados apontam uma desorganização documental, com falta de normatizações nas unidades, além de incertezas nas atribuições de responsabilidades e ações a serem executadas. As Unidades Acadêmicas com estrutura departamental demostram estabilidade no quantitativo de projetos de pesquisa e extensão, elementos fundamentais para a constituição de uma universidade.Item Efeitos do Programa Dinheiro Direto nas Escolas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação na rede estadual de ensino em Bocaiúva/MG(UFVJM, 2015) Pimenta, Danielle Christine Leite; Silva, Simão Pereira da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Simão Pereira da; Almeida, Ivana Carneiro; Capobiando, Ronan Pereira; Canoas, Silvia SwainO Programa Dinheiro Direto nas Escolas – PDDE é um programa federal de financiamento da educação básica, gerenciado pelo FNDE, cujo propósito é descentralizar o repasse financeiro, fazendo-o diretamente às escolas, na perspectiva de ampliar a autonomia dessas unidades e de promover a gestão participativa. Com o objetivo de analisar os efeitos do PDDE em duas escolas estaduais do Município de Bocaiuva-MG, no período de 2007 a 2013, buscou conhecer o processo de descentralização financeira para as escolas, analisar se a aplicação do PDDE alcança suas finalidades principais e conhecer as estratégias de adequação do PDDE para elevação do IDEB. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, cujo instrumento utilizado na obtenção dos dados foi a análise documental. Quanto aos seus fins, e quanto aos procedimentos, classifica-se como bibliográfica e documental. Para interpretação dos dados, a técnica utilizada foi a análise de conteúdo, sendo que as informações foram agrupadas por temas em comum e divididas em categorias. O estudo demonstrou que os recursos descentralizados pelo PDDE baseiam-se normalmente em critérios quantitativos em sobreposição aos qualitativos e se destinam muito mais à manutenção de despesas do dia a dia do que em investimentos permanentes. Quando há a destinação de uma parcela extra, baseada em aspectos qualitativos da educação, tal parcela não se transforma em estratégias para perpetuação da qualidade identificada. Em relação ao processo de descentralização administrativa, no âmbito da educação, visando à participação coletiva e a gestão democrática, tendo como objetivo final o aumento dos níveis de qualidade da educação, encontra-se implantado. Entretanto, há importantes desafios a serem enfrentados para sua efetivação. Além disso, no contexto pesquisado, não há uma relação direta dos recursos do PDDE e nem de sua parcela adicional ao êxito do desempenho superior dos alunos das escolas pesquisadas, em relação às metas do IDEB. Antes, os projetos isolados, realizados em cada escola, podem estar contribuindo para a promoção da qualidade da educação registrada nos índices do IDEB no período analisado.Item Atuação da comissão de ética pública no contexto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no período de 2008 a 2014(UFVJM, 2015) Silva, Eufrosina Ribeiro Lopes; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Paccola, Rivaldo Alfredo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo; Paccola, Rivaldo Alfredo; Narciso, Luciana Gusmão de SouzaUm dos argumentos para a promoção da ética nas organizações é a necessidade de coibir e evitar práticas de desvios éticos recorrentes nos órgãos públicos. Para tanto, o governo federal determinou a constituição das Comissões de Ética, nos seus órgãos e instituições, para contribuir com a plena vigência do Código de Ética do Servidor. Partindo do princípio de que a consciência ética é aprendida pelo ser humano, a ética na administração pública deve ser desenvolvida junto aos agentes públicos, de forma que possam conhecer e compreender o regramento ético próprio, educando-se para a prática dos valores nele contidos. Diante disso, entende-se que a Comissão de Ética deve executar suas funções para a observância do Código de Ética, com a finalidade primeira de educar os agentes públicos, favorecendo a promoção da ética. Entretanto, questiona-se se a Comissão de Ética (CE) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) exerce sua função educativa instituída. Nesse sentido, o problema se desdobra nas seguintes perguntas norteadoras: Existe um plano de trabalho da CE? Quais são as atividades descritas nesse plano, que contemplam a função educativa da comissão? Quais as principais atividades desenvolvidas concretamente pela CE, para efetivar sua função educativa? Existem produções da CE para desenvolver sua função educativa? A CE busca realizar parcerias com setores internos? Desse modo, o presente trabalho analisou a atuação da CE no contexto da UFVJM, na perspectiva educativa, pautada nas normativas e nos Decretos que orientam sua constituição e funcionamento. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, valendo-se de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Analisaram-se as atividades desenvolvidas pela CE, no período de 2008 a 2014, sob a perspectiva de suas ações educativas, bem como, identificar quais são as principais dificuldades enfrentadas pela CE, para exercer suas funções. Também foram analisados os documentos não sigilosos e feitas entrevistas semiestruturadas com servidores, membros que atuam ou atuaram na CE. Mediante os resultados obtidos, foi possível concluir que sobressaem as ações de natureza investigativa, uma vez que, em sua maioria, pautou-se na apuração de desvios éticos. Constatou-se que parte da comissão não recebeu capacitação para exercer suas funções, sendo a falta de recurso da instituição a justificativa para tal. Outro fator importante diz respeito à formação dos integrantes da CE, pois, os entrevistados apontam como grande dificuldade, não ter uma formação que favoreça o desenvolvimento das atividades. Faz-se necessário apontar que para a composição da CE, seus membros julgam essencial a participação dos mesmos na indicação dos próximos indivíduos a ocuparem as funções; haja vista que, no âmbito da UFVJM, foi possível identificar que, diversas vezes, essa decisão não coube também à CE, visto que as portarias de designação foram expedidas sem consulta prévia ao CE ou ao novo integrante. Diante dos resultados obtidos, entende-se que existe necessidade de implantação de ações educativas para a comunidade acadêmica e maior capacitação dos membros da CE, a fim de que sejam fomentadas tanto a ética pública, como a ética profissional no âmbito da UFVJM.Item Competências para cargos de gestão em instituição pública de ensino superior na percepção dos docentes da FACSAE/UFVJM – campus de Teófilo Otoni-MG(UFVJM, 2016) Kumaira, Chams Maria; Almeida, Ivana Carneiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Oliveira, Altamir Fernandes de; Vieira, Naldeir dos SantosEste estudo teve como objetivo analisar as competências necessárias para o desempenho das atividades dos cargos de gestão da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus de Teófilo Otoni-MG, na percepção dos seus docentes, o que se configura como um tema clássico da Administração e da Gestão de Pessoas aplicado na esfera privada ainda incipiente no contexto do setor público educacional. A metodologia qualitativa e quantitativa utilizada constou de um estudo de caso com coleta de dados realizada por meio de análise documental, observação participante e aplicação de questionário. Como resultados, delineou-se o perfil acadêmico profissional dos docentes da FACSAE e o levantamento das competências requeridas aos cargos de gestão; mesmo restritos a um conjunto de atributos percebido como ideal, é relevante para se conhecer as reais demandas para o desenvolvimento de pessoas e qualificação para a função gerencial, com destaque para os conhecimentos sobre a estrutura administrativa e legal da UFVJM e suas unidades, os processos e rotinas de trabalho; para as habilidades de estimular e promover o trabalho em equipe e manter boas relações interpessoais; para as atitudes como ética, relacionamento e cooperação. Tais resultados sinalizam para o planejamento de um programa de formação de gestores em instituições educacionais que contemplem temas como Gestão e Orçamento Público, Legislação, Ética e Relações Interpessoais. Espera-se que a presente discussão contribua para o desenvolvimento das competências gerenciais dentro das universidades, no intuito de tornar melhor a qualidade e eficiência dos serviços prestados.Item As ações da equipe pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Diamantina: um olhar para o planejamento e gestão da aprendizagem desencadeada pela Prova Brasil(UFVJM, 2016) Lima, Urácia Melissa de; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Ramalho, Mara Lúcia; Vasconcelos, Kirleys PereiraA presente dissertação aborda uma temática que tem ocupado espaço proeminente nos debates em torno das políticas públicas nacionais: as ações envolvidas no planejamento e gestão da aprendizagem com base na trajetória da Prova Brasil. O discurso oficial apresenta a Prova Brasil como uma inovação e avanço para a educação brasileira, pois permitiria aos gestores públicos, escolares e à sociedade em geral conhecer a qualidade do ensino oferecido em cada unidade escolar. Da mesma forma, declara que as informações produzidas seriam utilizadas para subsidiar as ações dos dirigentes estaduais e municipais, bem como a dos atores escolares, em prol do contínuo aperfeiçoamento do trabalho pedagógico. Nesse sentido, o presente estudo buscou compreender as ações envolvidas no planejamento e gestão da aprendizagem da equipe pedagógica da Escola Municipal Belita Tameirão (EMBT), Diamantina-MG, na trajetória de participação dessa instituição na Prova Brasil, no período de 2013 a 2015. Dessa forma, buscamos instituir um direcionamento metodológico a ser utilizado na compreensão do objeto, optamos pela pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, quanto aos objetivos descritiva e aos procedimentos, uma pesquisa documental. Considerando o objetivo geral desta pesquisa, percebemos nos documentos analisados a grande preocupação da equipe pedagógica em orientar os professores a trabalharem atividades e questões avaliativas voltadas às competências. Apesar disso, ficou evidente que é pouca a correspondência das competências avaliadas em sala de aula e as competências avaliadas pela Prova Brasil. Os resultados da pesquisa revelam que isso foi devido ao fato dos instrumentos avaliativos utilizados pelos professores não trazerem em todos os seus itens e questões a avaliação de competências, realizando, em maior medida, uma avaliação mecânica. Nos instrumentos analisados, as únicas competências percebidas correspondem às competências avaliadas pela Prova Brasil, porém, havendo uma maior concentração 1) na avaliação de competências de interpretação de texto mais elementares para Língua Portuguesa e 2) na avaliação de competências de Matemática ligadas ao cálculo utilizando as quatro operações.Item Uma nova abordagem baseada em Lógica Fuzzy para modelagem automática de Estilos de Aprendizagem(UFVJM, 2016) Rodrigues, Luis Henrique Silva; Assis, Luciana Pereira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Assis, Luciana Pereira de; Andrade, Alessandro Vivas; Carvalho, Leonardo Lana deNos últimos anos, o ensino deixou de seguir sua forma convencional, que se limitava a uma sala de aula e aos períodos de encontros presenciais, para se instalar em plataformas tecnológicas de ensino à distância que possibilitam flexibilidade e personalização no processo de aprendizagem. Aprender é um processo particular que engloba diversos aspectos internos e externos a vida do estudante. Um dos principais aspectos a ser analisado durante o processo de aprendizado é a identificação do Estilo de Aprendizagem do aluno. Essa informação possibilita o uso de técnicas de ensino que se adaptam ao estilo do aluno, sendo elas mais eficientes e eficazes. Assim sendo, este estudo tem como objetivo a minimizaçao dos problemas de aprendizagem através da adaptação dos conteúdos ministrados durante um curso, levando em consideração as preferências individuais dos estudantes. Especificamente, este trabalho apresenta uma análise detalhada do trabalho desenvolvido por Dorça (2012) no qual propõe diversas técnicas que possibilitam simular a interação entre um sistema de tutoria inteligente e o aluno, e capaz de detectar e corrigir de maneira automática o seu estilo de aprendizagem. No trabalho mencionado, a seleção da forma como um conteúdo deverá ser apresentado ao aluno é dada por meio de uma cadeia de Markov. Este trabalho propõe uma modificação neste procedimento no qual utilizou-se um algoritmo baseado em Lógica Fuzzy. A eficiência na técnica de seleção reflete diretamente no desempenho do aluno, uma vez que, o conteúdo apresentado de maneira correta, de acordo com o estilo de aprendizado do aluno, sugere uma tendência maior de ser assimilado por ele. Assim, o método proposto neste trabalho apresentou um número menor de problemas de aprendizado e melhores médias das notas obtidas durante o processo de simulação, uma vez que apresenta melhor desempenho no processo de seleção da forma como o conteúdo será ministrado.Item Implantação do Conselho Gestor no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/ Campus Araçuaí: conquista ou regulamentação prevista?(UFVJM, 2016) Cantuária, Luna Ceci Oliveira; Fonseca, Lilian Simone Godoy; Guelpeli, Marcus Vinícius; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Lilian Simone Godoy; Ramalho, Maria Nailde Martins; Magalhães, Fabiano Rosa deDesde o processo de redemocratização no final da década de 1980, e principalmente após a promulgação da LDB 9394/96, as escolas públicas brasileiras vêm passando por um processo de reorganização, alinhada com os princípios da gestão democrática previstos no artigo 14 da referida lei. Nesse contexto, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, criado graças a unificação da Escola Agrotécnica Federal de Salinas e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária tem sua estrutura organizacional orientada por esses princípios, uma vez que, a Lei nº 11.892/2008 que criou os institutos federais prevê o Conselho Superior e o Colégio de Dirigentes, dois órgãos colegiados como instâncias máximas de sua gestão e dá autonomia aos campi da instituição para criar outros órgãos colegiados. O objetivo desse trabalho é compreender o processo de implantação co Conselho Gestor do campus Araçuaí, visando verificar se sua implantação ocorreu devido à participação da comunidade escolar ou ocorreu somente como mero cumprimento regimental. Para tanto, foram analisados diversos documentos produzidos pelo Conselho Superior e pelo Colégio de Dirigentes desde a publicação do Regimento Geral do IFNMG, em janeiro de 2011, que estabeleceu a criação do Conselho Gestor (CG), até a efetiva implantação do (CG) do campus Araçuaí, ocorrida, apenas, em março de 2015. O estudo desse processo revelou uma instituição cuja prática democrática, embora ainda incipiente, considerando a demora dessa implantação, demonstrou que, nesse processo, seus dirigentes pautaram suas ações e decisões a partir da participação da comunidade escolar. Essa valorização da participação é frequentemente percebida nas discussões apresentadas nos documentos produzidos pelas comissões e colegiados.Item Evasão escolar e o programa poupança jovem: um estudo de caso no município de Teófilo Otoni, MG(UFVJM, 2016) Ferreira, João Cesar Souza; Almeida, Ivana Carneiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Souza, Marcio Coutinho de; Oliveira, Altamir Fernandes dePolíticas Públicas, tem como intuito reparar os desequilíbrios sociais existentes e que o Estado não alcançou, a proposição dessas políticas no Brasil é típica dos anos 50 e 60 enquanto forma de intervenção do Estado, sobretudo no setor privado. Com o fim do modelo de Bem estar Social, e o início do Estado Democrático, as políticas públicas, perdem esse caráter intervencionista do setor privado e passa a ter suas ações direcionadas para os indivíduos. Essas proposições de políticas públicas passam pela normatização jurídica e controle dos órgãos governamentais, como forma de mediar sua aplicação e alcance dos objetivos propostos. As políticas públicas sobretudo na reforma gerencial do Estado passam a serem regidas por princípios que norteadores como meio de alcance da eficiência e melhor utilização dos recursos públicos. Na área educacional a política pública, tem como norte alcançar os indicadores que são estipulados pelas Organizações Internacionais, a partir de estudos mundiais, e assim estabelece acordos e compromissos estipulando metas desejáveis. Nesse prisma Minas Gerais nos últimos anos na área educacional, mais precisamente sobre o índice de evasão escolar, iniciou a adoção de medidas para a redução desse indicador, norteada por diversos estudos que apontavam as causas do aumento do índice de evasão escolar, dentre essas medidas, implementou como Política o Programa Poupança Jovem (PPJ) para promover a redução o índice de evasão escolar. Nessa voga por reconhecer a importância das políticas públicas educacionais e a necessidade de evidenciar o efeito que estas políticas causam na educação, o estudo procurou compreender se o PPJ influenciou na redução do índice de evasão escolar no ensino médio no município de Teófilo Otoni, nas escolas por ele atendida.Item Práticas docentes nos cursos de administração do Vale do Mucuri de 2006 a 2015(UFVJM, 2016) Leão, Cristhiane Rodrigues Soares; Santos, Amédis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Amédis Germano dos; Magalhães, Antônio de Pádua; Amaral, Antônio Carlos VictorO ensino superior no Brasil passa desde a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996 por grandes mudanças, como o aumento nos números de cursos e Instituições de Ensino Superior – IES. Segundo os dados do Censo da Educação Superior em 2013, realizado pelo INEP, são mais 2.300 IES em todo Brasil. O curso de Administração é um exemplo dessa expansão, pois em 1960 existiam 31 instituições que ofereciam tal curso, e em 2013 esse número passou para mais de 1.500 IES e no Estado de Minas Gerais estão presentes 204 dessas instituições. Cresce também os estudos a respeito do processo ensinoaprendizagem e a avaliação do discente no ensino superior. É na escola que todos os aspectos do ser humano se socializam e quem conduz esse processo é o professor. A inovação na prática de ensino e de avaliação da aprendizagem está no compartilhamento com o aluno, tornando-o, além de sujeito principal na apropriação dos saberes da profissão, também um parceiro na construção do conhecimento. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar as práticas docentes dos professores dos cursos de Administração do Vale do Mucuri entre 2006 e 2015, e sua correlação com sua formação profissional. Quanto à metodologia, a pesquisa teve abordagem quali-quantitativa, quanto aos objetivos foi descritiva e explicativa. Foi aplicado um questionário online com questões fechadas de múltipla escolha aos administradores que atuam como docentes em disciplinas do núcleo profissionalizante dos cursos presenciais em Administração do Vale do Mucuri. Ficou constatado que os mesmos apresentam três características importantes: não exercem a docência superior exclusivamente; sinalizaram que criam seu material didático; e procuram construir seu próprio conhecimento. Utilizam da aula expositiva para explanação do conteúdo, com apoio de slides de própria autoria. Realizam a avaliação da aprendizagem do discente através de provas escritas e trabalhos individuais e em grupo. Como resultado verificou-se que as práticas docentes nos cursos de Administração do Vale do Mucuri não têm correlação com perfil do professor, seja nos aspectos: formação, tempo de docência ou tipo de instituição que trabalha.Item Práticas de gestão escolar em uma unidade de ensino distrital no município de Diamantina/Minas Gerais(UFVJM, 2016) Santos, Tulyane da Cruz; Paccola, Rivaldo Alfredo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paccola, Rivaldo Alfredo; Paiva, Adriana Gomes de; Vieira, Flávio César FreitasO objetivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos durante um estudo realizado em uma escola distrital de um município de Minas Gerais, no período de 2015 a 2016, referente à gestão escolar e os processos de gestão democrática das ações no contexto escolar através da participação consciente de todos os envolvidos para promoção da qualidade de ensino e preparo para o exercício da cidadania. Foram feitas: pesquisa de campo, por meio da observação direta, que permitiu a aproximação da realidade estudada; a análise documental, por meio das atas de reuniões do colegiado, regimentos e questionários aplicados pela coordenação pedagógica da instituição; a delimitação das ações de pesquisa; também foram selecionados autores que deram suporte as definições utilizadas. Com isso, as ações desenvolvidas pela escola, focalizavam mais as questões burocráticas e apresentavam em sua organização dificuldades em estabelecer situações significativas de participação, pois os órgãos colegiados que deveriam exercer as funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras tanto da equipe como da comunidade escolar, apesar de possuírem representantes em sua composição, desconheciam a importância de sua atuação junto à gestão. Pelas mesmas razões, o Projeto Politico Pedagógico que deveria retratar a identidade e nortear todas as práticas da escola, tornando-se instrumento de direcionamento das ações nas dimensões pedagógica, administrativa, financeira e jurídica, não expressava os anseios da comunidade escolar. Conclui-se que a atuação da gestão escolar torna-se de extrema importância nos processos de conscientização e mobilização da equipe escolar, bem como dos pais, alunos e comunidade para a participação consciente, visto que somente com estes caminhos de envolvimento e de compromisso com a coletividade produzem experiências de participação que se concretizam a gestão democrática.Item Condições objetivas de trabalho dos técnicos-administrativos de uma divisão acadêmica universitária: repercussões sobre a satisfação e o desempenho(UFVJM, 2016) Silva, Deborah Leão Sousa; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Vieira, Flávio César Freitas; Pinheiro, Daniel Calbino PinheiroO presente trabalho propôs um estudo de caso, cujo objetivo principal foi investigar as condições objetivas de trabalho dos servidores técnico-administrativos de uma Divisão Acadêmica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a influência dessas condições na satisfação e desempenho deles. Para tanto, partiu-se da problemática na qual as universidades federais brasileiras, sendo autarquias integrantes da Administração Indireta do Poder Executivo, vinculadas ao Ministério da Educação (MEC) e responsáveis pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão, passaram por um recente processo de expansão denominado Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O estudo foi desenvolvido com 29 servidores da Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (DICON) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) de todos os campi da UFSJ, universidade situada no interior mineiro. Para tanto, foram utilizadas ferramentas de gestão empresarial (análise de organogramas parciais, confecção do quadro de distribuição de trabalho e estudo do Layout), análise documental de avaliações de desempenho e aplicação de questionário de satisfação e insatisfação no trabalho entre os servidores investigados. Os dados foram coletados no mês de junho de 2016 após aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Posteriormente, foram tratados qualitativa e quantitativamente mediante análise das porcentagens das respostas das avaliações de desempenho e do questionário de satisfação e insatisfação no trabalho, além da análise qualitativa das ferramentas gerenciais, a fim de correlacionar o desempenho e a satisfação dos servidores com suas condições objetivas de trabalho. Concluiu-se que é possível que as condições objetivas de trabalho estejam influenciando a satisfação dos servidores para a maioria dos aspectos investigados, mas que não exerce influência sobre o desempenho deles apesar de terem relatado algumas dificuldades no ambiente de trabalho.Item Técnicas de aprendizagem de máquina utilizadas na previsão de desempenho acadêmico(UFVJM, 2016) Santos, Rodrigo Magalhães Mota dos; Pitangui, Cristiano Grijó; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Andrade, Alessandro Vivas; Assis, Luciana Pereira de; Santin, RafaelA tecnologia, presente cada vez mais no ambiente educacional, tem contribuído para o aumento da oferta de cursos à distância. Grande parte dos cursos ofertados nesta modalidade utilizam os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Estes ambientes ganham espaço no cotidiano dos educadores devido ao fácil manuseio e a grande diversidade de ferramentas disponibilizadas. Tais ferramentas permitem, de forma geral, a administração de cursos totalmente à distância com oferta de múltiplas mídias e recursos (fóruns de discussão, chats, dentre outros) para interações entre professores e alunos. Tais interações criam enormes volumes de dados que podem ser analisados através da aplicação de técnicas de Mineração de Dados Educacionais. Com a aplicação destas técnicas pode-se realizar a previsão de desempenho acadêmico que pode ter grande utilidade para Instituições de Ensino no sentido de auxiliá-las a tomar, de forma antecipada, decisões pedagógicas que possam ajudar os estudantes. Este trabalho apresenta um estudo de métodos como Seleção de Atributos utilizando a abordagem Wrapper e Classificador em Cascata, ainda não empregados em trabalhos correlatos pesquisados, que visam melhorar os resultados obtidos pelas técnicas de Mineração de Dados Educacionais utilizadas na previsão de desempenho acadêmico de estudantes. Os resultados experimentais indicam uma melhora no desempenho dos algoritmos classificadores utilizados (alguns alcançando a notável marca de 90,2% de acurácia), bem como apontam quais os recursos utilizados no AVA possuem maior influência no desempenho dos estudantes.Item As contribuições da gestão escolar na superação da retenção discente: um estudo de caso no IFNMG/Campus Almenara no período letivo 2013/2014(UFVJM, 2016) Oliveira, Adalvan Soares de; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo; Ferreira, Mário Gomes; Ignacio, CarlosEsta pesquisa teve como objetivo compreender os fatores determinantes da retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara no período de 2013 a 2014, relacionados com os procedimentos adotados pela gestão escolar da instituição. Para alcance do objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar os elementos que contribuem para a existência da retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara no período de 2013 a 2014; compreender as ações adotadas pela equipe de gestão escolar do IFNMG/Campus Almenara frente à retenção escolar e, consequentemente, melhorar a qualidade de ensino; e, por fim, verificar as ações possíveis à gestão escolar para superar a retenção escolar. Para o desenvolvimento do estudo, valeu-se de uma postura metodológica de natureza qualitativa, porém partilhada a dados quantitativos, constituída por uma parte documental e de campo com aplicação de questionário a 52 respondentes, sendo o público alvo composto por alunos e gestores. Os procedimentos metodológicos a caracterizam como um estudo de caso, uma vez que a investigação teve como propósito gerar conhecimentos aprofundados sobre uma realidade específica do IFNMG/Campus Almenara, caracterizando-se de natureza explicativa e exploratória. Os resultados obtidos evidenciaram que os fatores que impulsionam a retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara são multifatoriais por estarem relacionados tanto no que se refere às questões individuais dos próprios alunos quanto às ações (ou ausência destas) de cunho institucional, bem como a aspectos familiares, sociais e culturais em geral. Todavia, mesmo que a retenção escolar não tenha determinantes específicos, é possível que a gestão escolar contribua tanto para sua superação quanto para estagnação ou retrocesso, dependendo da forma utilizada para gerir a unidade escolar da qual faz parte.Item Ensinar, formatar e moldar: práticas de um currículo generificado de uma escola do ensino fundamental(UFVJM, 2016) Fernandes, Viviane Carvalho; Ribeiro, Vândiner; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Vândiner; Fonseca, Ivana Alice Teixeira; Ramalho, Maria Nailde MartinsEste trabalho buscou compreender como se constituem as feminilidades e as masculinidades no currículo de uma escola da rede municipal de ensino de Governador Valadares. A pesquisa está inserida no campo dos estudos de gênero e currículo, com inspiração em Michel Foucault. Para o desenvolvimento desta dissertação, foram selecionados alguns conceitos que serviram como ferramentas de trabalho, sendo eles: gênero, currículo, discurso, poder/saber, processo de subjetivação, norma, heteronormatividade, relação de poder e posições de sujeito. Como metodologia, foram utilizados procedimentos da pesquisa etnográfica para coleta de informações, tais como: observação com registro em diário de campo, conversas informais e entrevistas semiestruturadas. Para tratar essas informações, foram utilizados elementos da análise do discurso de inspiração foucaultiana. Por meio dessas ferramentas metodológicas e com os conceitos que serviram de base para o desenvolvimento desse trabalho, analisou-se que a escola, de uma forma geral, por meio dos discursos biologicistas, machistas, pedagógicos, entre outros, tem naturalizado os corpos das meninas e dos meninos, constituindo feminilidades e masculinidades, como se houvesse apenas um único modo correto de ser homem e mulher, menino e menina. O argumento geral desenvolvido nesta dissertação é: apesar da reiteração constante de discursos heteronormativos, por meio das práticas curriculares, ensinando modos adequados de ser a meninas e meninos, a normalização dos corpos não é totalmente garantida, pois escapes podem ser encontrados. Os sujeitos são criativos e manifestam seus sentimentos e desejos. O currículo foi compreendido, aqui, como um artefato importante na constituição das feminilidades e das masculinidades, produzindo diversas posições de sujeito, mas, sobretudo, posições que se enquadram em um padrão heteronormativo, e que também estão fora da escola.