PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786
Browse
Item Abordagem Multiobjetivo para o Problema de Balanceamento de Currículo Acadêmico(UFVJM, 2022) Lopes, Clayton Brás de Souza; Assis, Luciana Pereira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Assis, Luciana Pereira de; Dorça, Fabiano Azevedo; Teixeira, Josiane Magalhães; Pitangui, Cristiano GrijóO Balanceamento de Currículo Acadêmico é uma alternativa de construção de percursos curriculares, com o foco no planejamento da carga de trabalho do estudante, ao atribuir disciplinas a períodos de forma balanceada com relação ao número de créditos e respeitando os pré-requisitos. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo multiobjetivo intitulado Balanceamento de Currículo Acadêmico com Dados de Retenção, que possui três objetivos: distribuir de forma mais homogênea os créditos entre os períodos, aproximar as disciplinas inter-relacionadas e balancear mais adequadamente as disciplinas com índices de retenção elevados. O modelo foi transcrito utilizando um algoritmo exato de Programação Inteira Quadrática Mista, e dada a característica multiobjetivo do modelo, foi aplicado o método da Soma Ponderada na consecução das soluções, constituídas na fronteira de Pareto. Os resultados experimentais obtidos pelos testes em currículos do ensino superior proporcionaram melhorias significativas no equilíbrio da carga de trabalho dos estudantes. Uma ferramenta computacional que abarca o novo modelo foi desenvolvida, de modo a possibilitar a aplicação da abordagem proposta em cenários reais, favorecendo a aprendizagem e a conclusão do curso no tempo ideal. Em uma Pesquisa de Opinião realizada com alunos e gestores restou demonstrado o cumprimento dos objetivos da ferramenta e a sua aplicabilidade.Item Uma abordagem para detecção automática de estilos de aprendizagem de estudantes utilizando mineração de dados(UFVJM, 2019) Abreu, Rafael Miranda; Pitangui, Cristiano Grijó; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Assis, Luciana Pereira de; Silva, Cristiano Maciel daUtilizados pelas Instituições Educacionais os Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem, como o Moodle, são ferramentas importantes no processo de ensino-aprendizagem e a cada dia que passa ganham mais adeptos. Essa popularização deve-se ao fato destes softwares serem em sua maioria intuitivos e de fácil manuseio. No entanto, grande parte desses sistemas, mesmo vindo acompanhados de vários benefícios, possuem uma certa ”deficiência”, uma vez que fornecem os conteúdos de iguais maneiras e formatos a todos os seus usuários. Sendo assim, considerando que indivíduos possuem preferências e características diferentes, a absorção dos conteúdos ofertados através destas plataformas pelos aprendizes pode não ser a ideal. De acordo com diversos estudiosos se o Estilo de Aprendizagem de determinado estudante for conhecido, é possível apresentar as ferramentas e os Objetos de Aprendizagem que melhor se adéquam ao seu perfil de aprendizagem, e provavelmente sua aprendizagem será facilitada. Neste sentido, e baseando-se no Modelo de Estilos de Aprendizagem de Felder e Silverman, esta pesquisa apresenta uma abordagem capaz de descobrir o Estilos de Aprendizagem de alunos automaticamente. Para que o objetivo fosse alcançado, foram aplicados conceitos e técnicas de Mineração de Dados. Os vários testes realizados apresentaram bons resultados, e apontam que a abordagem proposta pode ser promissora na detecção de Estilo de Aprendizagem de estudantes.Item As ações da equipe pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Diamantina: um olhar para o planejamento e gestão da aprendizagem desencadeada pela Prova Brasil(UFVJM, 2016) Lima, Urácia Melissa de; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Ramalho, Mara Lúcia; Vasconcelos, Kirleys PereiraA presente dissertação aborda uma temática que tem ocupado espaço proeminente nos debates em torno das políticas públicas nacionais: as ações envolvidas no planejamento e gestão da aprendizagem com base na trajetória da Prova Brasil. O discurso oficial apresenta a Prova Brasil como uma inovação e avanço para a educação brasileira, pois permitiria aos gestores públicos, escolares e à sociedade em geral conhecer a qualidade do ensino oferecido em cada unidade escolar. Da mesma forma, declara que as informações produzidas seriam utilizadas para subsidiar as ações dos dirigentes estaduais e municipais, bem como a dos atores escolares, em prol do contínuo aperfeiçoamento do trabalho pedagógico. Nesse sentido, o presente estudo buscou compreender as ações envolvidas no planejamento e gestão da aprendizagem da equipe pedagógica da Escola Municipal Belita Tameirão (EMBT), Diamantina-MG, na trajetória de participação dessa instituição na Prova Brasil, no período de 2013 a 2015. Dessa forma, buscamos instituir um direcionamento metodológico a ser utilizado na compreensão do objeto, optamos pela pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, quanto aos objetivos descritiva e aos procedimentos, uma pesquisa documental. Considerando o objetivo geral desta pesquisa, percebemos nos documentos analisados a grande preocupação da equipe pedagógica em orientar os professores a trabalharem atividades e questões avaliativas voltadas às competências. Apesar disso, ficou evidente que é pouca a correspondência das competências avaliadas em sala de aula e as competências avaliadas pela Prova Brasil. Os resultados da pesquisa revelam que isso foi devido ao fato dos instrumentos avaliativos utilizados pelos professores não trazerem em todos os seus itens e questões a avaliação de competências, realizando, em maior medida, uma avaliação mecânica. Nos instrumentos analisados, as únicas competências percebidas correspondem às competências avaliadas pela Prova Brasil, porém, havendo uma maior concentração 1) na avaliação de competências de interpretação de texto mais elementares para Língua Portuguesa e 2) na avaliação de competências de Matemática ligadas ao cálculo utilizando as quatro operações.Item O aluno surdo na escola regular: um olhar sob o viés da inclusão(UFVJM, 2017) Fernandes, Maraísa Kíssila Oliveira; Ferreira, Adriana Assis; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Ramalho, Mara Lúcia; Ramalho, Maria Nailde Martins; Ferreira, Bárbara Carvalho FerreiraNo atual contexto, a legislação brasileira tem procurado proteger e garantir uma educação inclusiva, para que todos os alunos, independente de diferenças, tenham acesso à educação de qualidade, porém, a prática cotidiana nem sempre se desenvolve como o estabelecido nas políticas públicas. Apesar do crescimento da educação inclusiva e do „reconhecimento‟ da cultura surda e de amparos legais, estudos apontam a ocorrência do fracasso escolar de alunos surdos. Esta pesquisa teve como foco a inclusão escolar de alunos surdos, com o objetivo de analisar se e como tal processo ocorre em uma escola pública da cidade de Diamantina. Tendo em vista tal questionamento, apresentou como objetivos específicos: (i) averiguar se e como a inclusão de surdos se dá na escola; (ii) identificar como a inclusão tem sido tratada nos documentos da escola que institucionalizam o atendimento a pessoas com deficiência; e (iii) desvelar o diálogo existente entre os documentos orientadores da ação inclusiva dos docentes na escola e a organização de práticas pedagógicas. Para responder aos objetivos deste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de dados produzidos através de análise documental, observações e entrevista. Posteriormente, foram realizadas a análise de conteúdo dos documentos selecionados da escola pesquisada e a construção de categorias dos dados empíricos produzidos. Foram produzidas seis subcategorias, a partir dos documentos selecionados. Tais subcategorias embasaram a construção de cinco categorias que organizaram as informações e as falas presentes nos materiais de pesquisa (extratos das entrevistas e diários de campo). Dessa forma, foi possível constatar, no que tange à inclusão de alunos surdos na escola pesquisada, além das dificuldades relacionadas à educação inclusiva de modo geral, outros problemas e peculiaridades tais como a falta de formação de profissionais, a dificuldade de aplicação de práticas pedagógicas diferenciadas e a não implantação de ações previstas nos documentos norteadores da escola.Item Análise crítica do simulado: instrumento de avaliação do processo de ensino e de aprendizagem dos discentes dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFNMG - Campus Januária(UFVJM, 2019) Vieira Júnior, Emanoelito Fernandes; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Bonadiman, Heron Laiber; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Frota, Roberto CominiO objetivo deste trabalho é analisar em que medida o Simulado, um instrumento avaliativo usado no IFNMG – Campus Januária, contribui para uma análise do processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino médio. Assim como foi adotado no Campus Januária, conforme regulamento interno, o uso desse instrumento avaliativo nas instituições de ensino vem crescendo, pois há uma preocupação da família e da escola em promover uma preparação dos alunos para a realização de exames vestibulares, ENEM, dentre outros. A metodologia da pesquisa é qualititativa numa perspectiva exploratória, configurando-se ainda como um estudo de caso. Foi enfocada numa abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários a docentes e discentes como forma de coleta de informações. Para o desenvolvimento do trabalho, fez-se uma análise geral da história da educação profissional, um estudo sobre a avaliação da aprendizagem e sobre instrumento avaliativo. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é uma área da educação que ainda é muito discutida em razão da visão que docentes, pais/alunos/escola têm dessa ação, da confusão que há entre o que é avaliação (processo avaliativo) e do que se pensa ser avaliação (exame, prova), esta última constituída com o passar dos anos e a mais praticada. Assim, foram usados, como referencial teórico, autores como Ribeiro (2011), Gil (2010), Cunha (2009), Chueiri (2008), Luckesi (2008), Vasconcellos (2008), Veiga (2007), Villas Boas (2004), Haydt (1998), Moreira (1997), Aranha (1996), Romanelli (1986). Hoffmann (1993) entre outros. Durante o estudo, aplicaram-se os questionários aos envolvidos com o simulado que são os membros da comissão organizadora do simulado, os docentes e os discentes. Através dos quais, pôde-se realizar uma análise da percepção dos participantes da pesquisa quanto à concepção de avaliação, das questões apresentadas para a prova, bem como a discussão delas em sala de aula, e as contribuições do simulado para o processo de ensino. Assim, a partir do arcabouço teórico e das informações levantadas com os questionários aplicados, percebeu-se que o estudo proporcionará às instituições uma reflexão sobre essa prática adotada como parte da avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG – Campus Januária, o formato como o simulado vem sendo trabalhado está voltado para um processo de treinamento do aluno para os processos de seleção como ENEM, vestibular e não como parte do processo de avaliação na qual se possa diagnosticar as dificuldades de aprendizagem e planejar estudos de recuperação.Item Análise da efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil: o caso da UFVJM(UFVJM, 2021) Brito, Eugênio Nunes Silva; Pinheiro, Daniel Calbino; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pinheiro, Daniel Calbino; Tameirão, Cinthya Rocha; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Pereira, Rafael DiogoO Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi criado de acordo com o Decreto nº 7.234, tendo como prerrogativa o direcionamento das ações de assistência estudantil nas Instituições Federais de Ensino. Seus objetivos principais são a minimização dos efeitos das desigualdades sociais e promoção da inclusão social, mediante a contribuição para a educação de jovens socioeconomicamente vulneráveis. Na UFVJM, o Programa de Assistência Estudantil (PAE) segue as diretrizes do PNAES no intento de ofertar o serviço de assistência estudantil. Sua finalidade é contribuir para a permanência e êxito acadêmico dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica da universidade, por meio de uma política voltada para o atendimento de suas necessidades básicas. Por conseguinte, este trabalho pretendeu avaliar a efetividade dos objetivos do PAE e sua consonância com as orientações do PNAES, especificamente no campus Janaúba. O problema do projeto de pesquisa visou compreender “Qual a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFVJM – campus Janaúba?”. Enquanto objetivos delimitou-se: o perfil dos beneficiários; os impactos do PAE no desempenho acadêmico; na permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e nas taxas de conclusão dos estudos dos discentes beneficiados. Os resultados mostraram que a maioria dos beneficiários do PAE eram do sexo feminino, negros e com origem no estado de Minas Gerais. Quanto ao desempenho acadêmico, os beneficiários obtiveram melhor rendimento acadêmico do que os não beneficiários. Mesmo com um elevado índice de evasão no BC&T, os beneficiários do PAE evadiram em menor número do que os demais estudantes, ao mesmo tempo em que apresentaram maiores taxas de diplomação. Percebeu-se que a política de assistência estudantil na UFVJM, campus Janaúba foi efetivada, com contribuições para a permanência, melhora no desempenho e conclusão dos estudos por parte dos estudantes beneficiados. Porém, não podem ser descartados os novos desafios que a assistência estudantil está enfrentando e enfrentará nos próximos anos enquanto política pública educacional.Item Análise da influência do estilo de liderança na gestão escolar quanto à consolidação dos objetivos institucionais: estudo de caso na escola Dr. Manoel Esteves Otoni, Carlos Chagas - MG(UFVJM, 2021) Neres, Luciano de Oliveira; Gomes Pereira, João Antônio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gomes Pereira, João Antônio; Glasenapp, Sirlei; Tameirão, Cinthya Rocha; Oliveira, Altamir Fernandes de; Leonel, Marcelino SerrettiO presente estudo teve como finalidade evidenciar as percepções de docentes sobre as práticas e estilo de liderança da gestão escolar, em prol da consolidação dos objetivos institucionais de escolas públicas que oferecem o ensino fundamental. Para isso, foi realizado um estudo de caso na Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni, situada na cidade de Carlos Chagas-MG. A partir dessa definição, optou-se pelas pesquisas qualitativa, quantitativa e descritiva, uma vez que os resultados estavam ligados a reflexos subjetivos oriundos da identidade do gestor da referida escola. E também, pelo fato dessa imagem ter sido construída a partir de suas relações com os docentes. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa de opinião por meio de um questionário, tendo como respondentes os docentes da referida instituição de ensino. Para a análise e interpretação dos dados, fez-se a tabulação e cruzamento das questões do questionário com o uso de programas estatísticos. Assim, foi possível concluir que o diretor da supracitada instituição de ensino possui diferentes traços de liderança. E todos, segundo os resultados, demonstram a eficiência desse dirigente no que diz respeito aos objetivos previstos no regimento escolar. Apesar da diversidade quanto a definição, o estilo de liderança predominante percebido foi o transformacional, pois o líder em questão mostrou-se mais sensível ao bom relacionamento com sua equipe.Item Análise da motivação para o exercício profissional dos docentes no IFNMG/Araçuaí: influência dos fatores intrínsecos e extrínsecos da carreira(UFVJM, 2021) Dornas, Tábata Teixeira; Gomes Pereira, João Antônio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gomes Pereira, João Antônio; Glasenapp, Sirlei; Tameirão, Cinthya Rocha; Oliveira, Altamir Fernandes de; Leonel, Marcelino SerrettiA motivação docente é um dos fatores que colaboram com a eficiência no exercício das funções profissionais na área da educação e pode ser influenciada por fatores internos e externos em um continuum, segundo a Teoria da Autodeterminação. A presente pesquisa objetivou analisar a influência dos fatores intrínsecos e extrínsecos da carreira profissional, na motivação docente. A população foi constituída por 27 docentes do IFNMG Campus Araçuaí. O instrumento de coleta de dados foi disponibilizado na tecnologia Google Google formulários software. Adotou-se a uma pesquisa institucional com a metodologia da pesquisa descritiva de opinião pública. Os resultados obtidos permitem concluir que a estabilidade, o reconhecimento externo de alunos, comunidade acadêmica e colegas, as atitudes dos superiores hierárquicos a estrutura e organização do trabalho e o plano de carreira foram considerados como os fatores que exercem maior influência na motivação docente. Estes fatores podem direcionar a criação de estratégias institucionais, capazes de mobilizar mudanças positivas e fomentar a motivação docente. Considerando as circunstâncias nas quais o estudo foi realizado e suas particularidades, as conclusões e recomendações são restritas ao universo de estudo. Sugere-se que as contribuições tenham continuidade contrapondo características regionais das Instituições e outras teorias que permeiam o tema motivação.Item Análise de dados para identificação do perfil de alunos evadidos do curso Técnico em Informática do IFNMG - Campus Januária(UFVJM, 2020) Barbosa, Fábio Rodrigues; Horta, Euler Guimarães; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Horta, Euler Guimarães; Andrade, Paulo César de Resende; Leonel, Marcelino Serretti; Maia, Renato DouradoA evasão escolar é um problema que assola vários cursos, níveis e modalidades de ensino nas instituições educacionais em todo o país. Não obstante, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Januária vem sofrendo com a crescente evasão dos alunos em seus cursos. A proposta de cursos técnicos na modalidade subsequente ao ensino médio é de uma capacitação para uma inserção rápida ao mercado de trabalho, carente de profissionais. Portanto, quando os alunos abandonam os cursos antes do término, causam problemas não apenas institucionais como sociais. Apesar de haver um esforço institucional e governamental que estimula a permanência e êxito do aluno na escola, ainda assim se mostram insuficientes diante das dificuldades econômicas e sociais pelas quais passa a maioria daqueles que buscam uma capacitação na tentativa de uma melhoria de vida, especialmente aqueles provenientes de regiões mais carentes no tocante a educação de qualidade e a formação profissional. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise de dados educacionais por meio da Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina para identificar os principais motivos de evasão e o perfil dos alunos evadidos do curso Técnico em Informática na modalidade subsequente do Campus Januária. Para tanto, foram coletados dados de 577 alunos que ingressaram no curso entre os anos de 2010 a 2018. A ferramenta utilizada para Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina foi o Weka e o algoritmo escolhido foi o J48. Como resultado, após o treinamento e os testes realizados, o algoritmo criou uma árvore de decisão em que, o principal atributo que contribuiu para a evasão do aluno, foi a reprovação seguido de outros atributos que, aliados, criaram um perfil do aluno evadido do curso que foi objeto deste estudo.Item Análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017: fonte de informação para pesquisas em biblioteca escolar e de acesso à internet nas escolas públicas da rede estadual de Montes Claros(UFVJM, 2019) Mota, Rachel Bragança de Carvalho; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Santos, Amédis Germano dos; Ferreira Júnior, Lucelindo DiasEm setembro do ano de 2000, o Ministério da Ciência e Tecnologia lançou o livro Sociedade da informação e comunicação no Brasil: livro verde, com o objetivo de implantar o Programa Sociedade da Informação (ProInfo), estabelecendo um apanhado de possíveis aplicações de tecnologias da informação, abarcando todas as esferas das escolas, e com o Governo assumindo o papel de incentivador à universalização do acesso e uso dos meios eletrônicos de informação. Além disso, foi elaborada a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, para a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país, que estabelece que tanto o ensino público quanto o privado contarão com bibliotecas. Nesse contexto, este estudo objetiva, por meio de pesquisa qualitativa, descritiva e histórico-cultural, evidenciar as políticas governamentais brasileiras e seus avanços em relação às políticas de universalização de acesso à internet e do acesso às bibliotecas escolares, e para isso utilizará o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Censo escolar 2017, o qual é um importante indicador educacional na classificação de indicadores sociais, englobando a área temática da realidade social. Conclui que o Censo escolar do INEP no que abrange a nota do ideb demonstrou um rendimento das escolas estaduais igual nos anos iniciais do ensino fundamental e inferior nos anos finais do ensino fundamental ao que foi projetado de 6,0 em âmbito Nacional. Medidas tal como a Portaria Nº 503, de 11 de junho de 2018 que visa regulamentar as atividades da Verificação in loco do Censo Escolar poderão diagnosticar situações de falta de adequação ou subutilização dos espaços de aprendizagem e equipamentos.Item Análise do livro didático para educação do campo da coleção girassol: letramento e alfabetização(UFVJM, 2015) Sousa, Paulina Barbosa de; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Valiengo, Amanda; Costa, Patrícia de Fátima SouzaO Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma política pública, que tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico do professor, por meio da distribuição de livros didáticos que atendam toda a educação básica (ensino fundamental e médio). O foco da investigação aqui proposta está no livro didático (LD) do 1º ano da Coleção Girassol: saberes e fazeres do campo, denominado Letramento e Alfabetização. Essa dissertação visa investigar como o LD de Letramento e Alfabetização faz parte das interações no processo de alfabetização e letramento do sujeito campesino. Para tanto, como categoria da análise escolho a Análise de Conteúdo na proposta de Laurence Bardin (2011), e esta se refere à análise de conteúdo como um conjunto de instrumentos metodológicos sutis que estão em constante aperfeiçoamento. Dentro desta categoria de análise utilizo também duas outras categorias: Alfabetização e Letramento. A presente dissertação é dividida em três capítulos. No primeiro capítulo utilizo de algumas ferramentas teóricas: LD como produto cultural e comercial, ideologia e LD, conceituo Alfabetização e Letramento na perspectiva de Soares (1990, 2003, 2004), Mortatti (2004), Pérez (2008), Ferreiro & Teberosky (1986). No segundo capítulo proponho discussões acerca do PNLD, PNLD Campo, funções do LD na perspectiva de Choppin (2004), apresento o Guia Nacional do Livro Didático para a Educação do Campo. O terceiro e último capítulo proponho as discussões sobre como a Alfabetização e Letramento são propostos no LD da Coleção Girassol. Para tanto, analiso as atividades propostas e as orientações destinadas ao professor.Item Análise dos impactos do REUNI na percepção da Comunidade Universitária dos Campi Regional de Montes Claros/MG (UFMG) e Regional de Diamantina/MG (UFVJM)(UFVJM, 2017) Soares, Jardel Batista; Ramalho, Maria Nailde Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Maria Nailde Martins; Ramalho, Mara Lúcia; Brandão Júnior, Delacyr da Silva; Neves, Leonardo dos SantosO Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), implantado em 2007 pelo governo federal, objetivou criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, em nível de graduação, através de melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas Universidades Federais. A presente pesquisa pretendeu analisar o REUNI na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), expondo os impactos do programa no Campus Regional de Montes Claros e no Campus Regional de Diamantina, na percepção da Comunidade Universitária. O estudo se torna relevante ao propor avaliar o Programa e seus impactos nas referidas instituições, no incentivo à expansão (quantitativo) e à reestruturação (qualitativo) da educação superior no Brasil, diante do diagnóstico que apresentava o ensino universitário federal antes de 2007. Portanto, o objeto deste trabalho é o REUNI, delimitado ao Instituto de Ciências Agrárias, Campus da UFMG, localizado em Montes Claros – MG, e o Campus Regional de Diamantina – MG, da UFVJM, no período de 2007 a 2017. A pesquisa é de natureza básica e do tipo exploratória, descritiva e Survey. A amostra foi a Comunidade Universitária dos Campi em análise. A técnica de pesquisa foi documental, de levantamento e revisão bibliográfica. As fontes foram Leis e Decretos do governo federal, Relatórios de Gestão Institucional, Resoluções, Regimentos, Atas do Conselho Universitário, dados estatísticos do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e as informações coletadas por meio de questionários de opinião pública. Em 2008 foi publicado o primeiro relatório do REUNI, que apontou forte adesão pelas instituições federais de ensino superior e, de certa forma, demonstrou que houve o cumprimento de algumas metas e superação de outras. Como Política Pública em Educação, o REUNI levou a mudanças significativas no ensino superior nas Universidades Federais do País. Com o investimento de R$ 9.000.000.000,00 (nove bilhões de reais), o governo federal reestruturou e expandiu as Universidades Federais, proporcionando a permanência de muitos discentes carentes, expansão de vagas no período diurno e principalmente no noturno e a contratação, por meio de concurso público, de técnico-administrativos em educação e professores, além da reestruturação das instalações já existentes.Item Análise dos motivos que levaram á evasão discente dos cursos Profuncionário do polo sede de Teófilo Otoni/MG, da rede E-Tec Brasil, do IFNMG.(UFVJM, 2015) Jardim, Ana Cláudia Gonçalves de Sá; Santos, Amédis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Amédis Germano dos; Silva, Leandro Ribeiro da; Magalhães, Antônio de PáduaO trabalho apresentado teve como objetivo analisar a evasão dos cursos a distância do Profuncionário, ministrados no Polo Sede de Teófilo Otoni do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, no âmbito da Rede e-Tec Brasil. A investigação e a avaliação dos fatores que levam à decisão do aluno em desistir de um curso a distancia é questão relevante para as instituições de ensino, para que, mediante o seu conhecimento, se possam traçar medidas eficazes na redução dos índices. Foi utilizado para tais finalidades, o método de estudo de caso, com uma abordagem quali-quantitativa, por meio de entrevistas com os tutores e coordenadores dos cursos EaD do Polo sede da Instituição, bem como com os alunos evadidos, além de pesquisa documental e levantamento bibliográfico para compor o referencial teórico. Os dados coletados através do levantamento (survey) foram analisados com o suporte da estatística descritiva, e servirão de base para ações futuras da instituição. A partir da análise dos percentuais e motivos, a pesquisa revelou que foram os aspectos exógenos os maiores causadores da evasão nos cursos, com predominância da falta de tempo dos alunos para estudar, fazer as atividades e participar do curso, a sobrecarga e acúmulo de atividades no trabalho, carga horária de trabalho intensa, dificuldade em conciliar encontros presenciais com os sábados letivos do calendário escolar e dificuldades em acompanhar o desenvolvimento do curso.Item Uma análise dos objetos de aprendizagem adotados na disciplina iniciação científica, EAD/IFNMG(UFVJM, 2019) Alves, Clodoaldo Roberto; Ferreira, Adriana Assis; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Ramalho, Mara Lúcia; Martins, Antônio Carlos Soares; Paula, Everton Luiz deO objetivo geral deste trabalho foi verificar se os Objetos de Aprendizagem utilizados pelos atores partícipes (professor, tutor e alunos) da disciplina Iniciação Científica do curso de pedagogia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) têm potencial para alcançar os objetivos propostos no Plano de Ensino. Mais especificamente, busquei identificar os objetivos propostos no Plano de Ensino da referida disciplina; identificar os Objetos de Aprendizagem a partir dos dados documentais e empíricos; e identificar, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a sequência didática implementada para desenvolver os conteúdos da referida disciplina; para, assim, avaliar se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados. Para tanto, a opção metodológica foi de caráter exploratório de natureza qualitativa e interpretativista. Os dados foram produzidos a partir de análise documental; e de entrevista semiestruturada com professor formador da disciplina, tutor a distância e alunos, com divisão da análise em 5 categorias: Categoria 1: Indicação da Sequência Didática utilizada; Categoria 2: Indicação de objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Categoria 3: Discussão sobre se o objetos de aprendizagem (recursos/suporte) foram suficientes para garantir o processo de ensino e aprendizagem; Categoria 4: Indicação de solução com potencial para otimizar os objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Categoria 5: Indicação se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados. Somente após investigar a participação dos alunos, a atuação da professora formadora da disciplina, a mediação da tutora a distância no AVA, juntamente com a análise desses Objetos de Aprendizagem pude compreender a capacidade, qualidade e possíveis fragilidades existentes nesse percurso. Dessa forma, a produção dos dados indicou que o método de ensino e aprendizagem adotado pelo IFNMG é positivo, entretanto, requer atenção no tocante a determinados Objetos de Aprendizagem.Item Análise sobre as concepções de gramática no discurso de professores de língua portuguesa(UFVJM, 2019) Oliveira Segundo, Manoel de Brito; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bodolay, Adriana Nascimento; Santos, Sandro Vinicius Sales dos; Soares, Layane Campos; Santos, Simone de Paula dosO presente estudo trata de uma investigação sobre as concepções de gramática que norteiam o trabalho de professores de língua portuguesa que atuam nas escolas de Ensino Fundamental de Diamantina-MG. No campo teórico, temos várias definições do termo, como por exemplo, as definições de Perini (2000), Neves (2002) e Travaglia (2005). Dentro do ensino de gramática, há que se considerar também o conceito de análise linguística que, de acordo com as definições de Geraldi (2006) e Mendonça (2007), é uma metodologia para o ensino do conteúdo gramatical. Os dois são essenciais para entender a prática do ensino dos conteúdos de gramática supracitados na escola. Diante dessa variação terminológica e da importância desses estudos, perguntamo-nos: quais concepções de gramática é(são) subjacente(s) ao discurso dos professores, bem como quais delas são observáveis na prática do ensino? Tratase de uma pesquisa qualitativa e como ferramentas de coleta de dados foram utilizados os instrumentos: entrevista, diário de campo (instrumento de registro) e pesquisa documental. Essa última permitiu-nos extrair dados de documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de caráter consultivo, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de cunho normativo, que nos ajudaram a compreender as definições teóricas das quais tomamos como base para discutir o que é gramática. A análise foi feita por meio da Análise do Discurso, baseando-se os estudos semiolinguísticos de Patrick Charaudeau (2001), nos quais discutiu e analisou o discurso político. Por meio da pesquisa pudemos perceber que a concepção de gramática mais recorrente é a de gramática normativa. A afirmação é feita baseando-nos nas informações obtidas pela entrevista e aulas observadas. Contudo, entendemos que embora a gramática normativa esteja mais presente, isso não quer dizer que as demais não sejam trabalhadas em sala de aula.Item Análise sobre os impactos da implementação da Lei 10.639 no município de Teófilo Otoni(UFVJM, 2017) Magalhães, Lidiane Silva Rocha; Fonseca, Lilian Simone Godoy; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Lilian Simone Godoy; Roza, Luciano Magela; Rodrigues, Cláudio EduardoA história oficial do Brasil e seus registros em livros, bem como os currículos escolares sempre deram ênfase à influência da cultura europeia na construção da nação brasileira, desconsiderando a inegável, forte e incisiva contribuição cultural dos povos indígenas e africanos nesse mesmo processo. De um modo geral, verifica-se que professores e escolas ainda não aprenderam a conviver com essa realidade e, por conseguinte, não sabem abordar de maneira significativa o tema, reforçando o caráter eurocêntrico dos conteúdos, perpetuando a exclusão, o preconceito e o racismo nas relações. Enquanto política pública em educação voltada para a população negra do Brasil, as Leis 10.639/03 e 11.645/08 tornaram obrigatórios o ensino de História e Cultura da África e Afro-brasileira e como instrumento concreto para o cumprimento delas foi criado o Projeto UNIAFRO com o objetivo de oferecer formação continuada de professores na temática. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva averiguar e avaliar as contribuições do curso de formação continuada de professores do Vale do Mucuri: Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, ofertados pela UFVJM/NEAB (2008 a 2011) no Campus Mucuri, para a implementação da Lei 10.639 no município de Teófilo Otoni. Para atingir os objetivos propostos, metodologicamente adotou-se pesquisa explicativa e quanto aos meios foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental sobre formação continuada de professores, diversidade e relações étnico-raciais. Os dados da pesquisa de campo foram coletados através da realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários a professores que participaram do curso em questão. O foco da pesquisa de campo foi promover o registro da percepção dos sujeitos quanto à experiência vivenciada no curso de formação e suas contribuições para a abordagem da temática em sala de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa demonstram que a sociedade de maneira geral e a escola especificamente, ainda apresentam dificuldades em implementar a lei no currículo e nas práticas do cotidiano escolar. Nesse sentido, é de extrema relevância a realização de cursos de formação que abordem essa temática, uma vez que os professores exercem papel significativo na efetivação da referida lei.Item AnoTex: anotador de artigo científico para retextualização automática(UFVJM, 2018) Fonseca, Cláudia Aparecida; Guelpeli, Marcus Vinícius Carvalho; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guelpeli, Marcus Vinícius Carvalho; Bodolay, Adriana Nascimento; Fonseca, Alexandre Ramos; Horta, Euler Guimarães; Maia, Renato Dourado; Carvalho, Leonardo Lana deEste trabalho foi desenvolvido no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Educação, na área de Educação e Tecnologias Aplicadas em Instituições Educacionais, cujo propósito inicial foi demonstrar a necessidade de uma estreita relação entre um sistema de anotação automática de texto com a análise do gênero do texto base. A anotação textual deve representar as mais variadas formas, níveis e modalidades de manifestação da linguagem verbal que envolve, além dos aspectos semânticos e morfossintáticos, aspectos do discurso que também podem transmitir informações. Para alcançar os objetivos propostos, na análise dos dados estruturados do gênero e na abordagem da relação entre o sistema de anotação do corpus de estudo e o processamento automático, foi proposta a criação de um modelo computacional necessário para a compilação do Corpus linguístico, especializado, representativo do gênero artigo científico. O projeto teve como objeto de estudo os elementos representativos do gênero textual artigo científico, marcados em XML, extraídos e coletados do banco de dados da Biblioteca Eletrônica SciELO. Os dados, que compuseram o corpus de estudo, foram coletados automaticamente, pré-processados, categorizados e disponibilizados em bancos de árvore, pela ferramenta computacional para a anotação textual - AnoTex, que possibilita uma visualização e interação para análises qualitativas e quantitativas dos dados coletados. Como produto final do processo de extração, obteve-se uma base de dados com as informações extraídas e estruturadas no formato XML, que delimitam e identificam as marcações do gênero em análise, disponível para várias ferramentas e aplicações. Os resultados demonstram como a categorização dos elementos constitutivos do gênero, pode condensar as informações disponíveis de forma hierarquizada e dinâmica, construídas durante a compilação. Dentre elas, foi destacada a estrutura básica do artigo científico constituída por seus elementos pré-textuais , textuais e pós-textuais . Para a compilação, anotação, compreensão e validação do corpus, foram utilizados os conceitos de Linguística Textual, Linguística de Corpus e Processamento de Linguagem Natural. Essas áreas de conhecimento exploram as relações entre linguística e informática, tornando possível a construção de sistemas computacionais com capacidade de reconhecer, localizar e produzir informação apresentada em linguagem natural.Item Uma aplicação da Metaheurística Vitis Vinifera para detecção dinâmica e automática de estilos de aprendizagem para sistemas adaptativos inteligentes para a educação(UFVJM, 2018) Oliveira, Hilton Lesllie de; Pitangui, Cristiano Grijó; Andrade, Alessandro Vivas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Andrade, Alessandro Vivas; Berti, Cláudia Beatriz; Tameirão, Cinthya Rocha; Assis, Luciana Pereira deO presente trabalho aborda o problema de detecção de traços cognitivos de estudantes para customização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Neste sentido, aplica-se a Meta-heurística Vitis Vinífera para a detecção do Estilo de Aprendizagem do aluno para futura seleção de objetos de aprendizagem de forma a aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. A abordagem proposta e avaliada em relação ao estado da arte que utiliza um Algoritmo Genético para a identificação do Estilo de Aprendizagem. Resultados experimentais apontam que a abordagem proposta é superior em relação ao estado da arte considerando o numero de erros de detecção cometidos.Item Aplicação de ferramentas das TIC como auxiliares na aprendizagem significativa do cálculo no curso de engenharia(UFVJM, 2017) Rodrigues, Walice Soares; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Prata, Emille Rocha Bernardino de Almeida; Santos, Amédis Germano dosO processo ensino-aprendizagem do Cálculo na Engenharia tem apresentado deficiências. As exigências de aprendizagem significativa para a sua concretização são impostas pela sociedade da informação, que tem requerido da Educação quebras de paradigmas e adequação à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os avanços tecnológicos e a acessibilidade ao conhecimento de técnicas para o seu domínio, que caracterizam o momento atual, têm transformado a sociedade e o mundo, contribuindo para as discussões sobre a inserção de ferramentas tecnológicas no processo ensino-aprendizagem. Considerando os aspectos educacionais e tecnológicos, e, percebendo a relação das Tecnologias com a Educação, em especial, com as Engenharias, esta investigação objetivou, de forma geral, aplicar ferramentas das TIC como auxiliares na aprendizagem significativa do Cálculo no curso de Engenharia de Produção da UNIPAC/GV. Para este fim, o estudo em questão adotou o método qualitativo de pesquisa exploratória, observacional não estruturada e participante. A observação foi realizada no cotidiano de sala de aula do pesquisador, em suas experiências de trabalho como professor das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, no curso de Engenharia de Produção da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – UNIPAC/GV. Os estudos teóricos apresentam concepções e relações que envolvem o processo ensino-aprendizagem do Cálculo, a Educação e as TIC com suas ferramentas. Os resultados e discussões apresentam as conclusões desta investigação quanto às reações, posturas e atitudes dos alunos observados no contexto de inserção das TIC neste processo educacional desenvolvido em sala de aula.Item Aplicação do algoritmo de classificação associativa (CBA) em bases educacionais para predição de desempenho(UFVJM, 2017) Fernandes, Warley Leite; Pitangui, Cristiano Grijó; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Teixeira, Josiane Magalhães; Andrade, Alessandro VivasA Educação a Distância (EAD) tem-se confirmado como importante ferramenta de capacitação a qualquer tempo e distância. Porém, a maioria das Instituições de Ensino tem encontrado dificuldades relacionadas ao grande número de abandono dos cursos. Avanços recentes em diversas áreas da tecnologia possibilitaram o surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação que se tornaram essenciais à condução dos processos educacionais. Assim, imensos volumes de dados são gerados pela interação de usuários em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Esses dados “escondem” informações ricas. Contudo, manipular tamanha quantidade de dados não é uma tarefa simples. Neste sentido, uma solução promissora para extração de informação é a Mineração de Dados, que pode ser entendida como a transformação de dados brutos em conhecimento. Essa pesquisa apresenta um estudo para compreender os motivos do baixo desempenho dos alunos em cursos técnicos da EAD aplicando, para isto, o algoritmo de Classificação Associativa (CBA) em Mineração de Dados Educacionais (EDM). Com o objetivo de gerar os melhores resultados preditivos de Classificação Associativa obtidos pelo CBA, aplicou-se o algoritmo de Regras de Associação denominado Predictive Apriori,ainda não empregados em trabalhos correlatos. Os resultados experimentais apontam que o CBA aplicado a Bases de Dados Educacionais atinge melhores resultados que os algoritmos de classificação tradicionais (alcançando uma marca de 85% de acurácia). Mostrou-se também que o uso das ferramentas fórum, quiz e folder têm uma grande influência no desempenho dos estudantes.