PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
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Item Ferramentas para auxiliar aulas e reuniões realizadas por videoconferências no Google Meet(UFVJM, 2023) Silva, Luciano Geraldo; Fonseca, Alexandre Ramos; Horta, Euler Guimarães; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O aumento significativo no uso de tecnologias digitais, especialmente devido à pandemia de COVID-19 e às medidas de distanciamento social, trouxe consigo a necessidade de adaptação das atividades presenciais para o ambiente virtual. Na área da Educação, as aulas presenciais foram substituídas por aulas online, e as plataformas de videoconferência se tornaram essenciais para viabilizar essa transição. No entanto, muitas dessas plataformas ofereciam recursos limitados para o contexto educacional. Diante dessa demanda crescente, as empresas privadas que desenvolvem plataformas de videoconferência passaram a disponibilizar planos de assinatura, oferecendo funcionalidades extras aos usuários. No entanto, o acesso gratuito às plataformas não contempla essas ferramentas adicionais para os administradores das videoconferências. Isso se torna um desafio para instituições públicas de ensino, que muitas vezes não têm recursos para adquirir licenças dessas plataformas. Diante desse cenário, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma solução alternativa e gratuita por meio de uma extensão para o navegador Google Chrome, a qual visa a suprir as necessidades dos administradores de videoconferências realizadas pelo Google Meet. Essa extensão, ou plugin, oferece funcionalidades adicionais, como a geração de listas de participantes, criação de enquetes e um cronômetro para controle do tempo gasto pelos participantes. Com isso, busca-se proporcionar uma experiência mais completa e aprimorada durante as videoconferências, contribuindo para um melhor gerenciamento das aulas e reuniões virtuais. Além do desenvolvimento da extensão, foi realizada uma pesquisa com os usuários para analisar a usabilidade e a utilidade da aplicação. Essa pesquisa permitiu obter avaliações sobre as funcionalidades propostas, bem como identificar possíveis melhorias e ajustes necessários.Item Nas ondas do rádio: análise dos fatores internos e externos que influenciaram a trajetória da Rádio Universitária 99,7 FM na UFVJM, no período de 2004 a 2019(UFVJM, 2022) Gonçalves, Flávia Cesar Moreira dos Santos; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Como em qualquer organização, a comunicação realizada pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) requer planejamento e acompanhamento dos planos iniciais para alcançar os objetivos propostos. O acompanhamento possibilita sanar dificuldades, realinhar esforços ou mesmo realizar mudanças em relação às decisões anteriores. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) abrigou, durante cinco anos (2014 a 2019), a Rádio Universitária 99,7 FM, em parceria com a Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe), detentora da outorga do canal educativo. Contudo, a idealização da emissora remonta ao ano de 2004. No final de 2019, as atividades radiofônicas foram interrompidas, causando a perda de um dos veículos de comunicação utilizados pela universidade. Partindo desse cenário, esta pesquisa propõe realizar um estudo de caso da trajetória da emissora na instituição, no período de 2004 a 2019, com o objetivo de compreender como os ambientes interno e externo da UFVJM influenciaram a criação, o desenvolvimento e a interrupção das atividades da Rádio Universitária, enquanto parte integrada da comunicação da instituição. O estudo de caso longitudinal foi o método empregado, e os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, com análise de documentos e normativas da UFVJM e do Governo Federal sobre o assunto, além de publicações em meios eletrônicos; e enriquecida por meio de 10 entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que o comprometimento e envolvimento da equipe técnica são fundamentais para a longevidade de um projeto em uma organização que convive com a descontinuidade e complexidade administrativa, como a UFVJM. Por outro lado, observou-se ausência ou uso incorreto de ferramentas de gestão, inexistência de um exercício estratégico da comunicação e limitação na tomada de decisão estratégica por parte dos gestores devido à burocracia da gestão pública, evidenciando que tais questões também têm efeitos para a consolidação e longevidade de projetos. Como contribuição do estudo, destaca-se a possibilidade de que os resultados obtidos possam agregar conhecimentos à gestão da UFVJM e, de forma geral, na gestão de Ifes, especialmente no contexto da comunicação organizacional.Item Elaboração do Corpus Textos Literários Infantis (TLI) para o aplicativo Grapphia(UFVJM, 2023) Soares, Rosiane Aparecida; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)A presente pesquisa tratou-se de um estudo que está inserido no âmbito do ensino de Língua Portuguesa (LP), em especial da ortografia (Cf. Cagliari (1994, 1998, 2001), Alvarenga (1995), Morais, (2003, 2007, 2022), Lemle (2009), Soares, (2020)). Teve como objetivo elaborar um corpus de textos literários para crianças, disponíveis em sites na Internet, de modo a contribuir para o aplicativo Grapphia, cuja finalidade é promover a memorização e o aprendizado das palavras que possuem relação irregular grafema-fonema. Para criação do corpus, foram testados dois softwares de plataformas para elaboração de corpora: o CQPweb e a Iramuteq. A plataforma escolhida foi a Iramuteq, pois possibilitou diferentes tipos de análises e a preparação dos corpora é mais simplificada. Foram elaborados cinco minicorpora, de acordo com os seguintes gêneros textuais: conto, fábula, lenda, poema, música / cantiga, que compõem o Corpus Textos de Literatura Infantil contendo todos os gêneros escolhidos. Foram verificadas nos corpora as ocorrências de palavras que contenham as irregularidades ortográficas CH ou X; LH ou L; e o emprego da letra H em início de palavra. Como resultado, as palavras mais ocorrentes, verificadas nos corpora desta pesquisa, servirão de referência e base para a criação de novos módulos para o aplicativo Grapphia, bem como o Corpus Textos de Literatura Infantil que servirá, também, de instrumento auxiliar para os professores no ensino de LP, assim como outros estudos voltados para o ensino-aprendizagem da ortografia.Item Organizações Sociais da educação e trabalho docente: uma análise da produção do conhecimento na literatura brasileira(UFVJM, 2023) Pessanha, Monara Schueler; Pinheiro, Daniel Calbino; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)A dissertação investiga o trabalho docente a partir da transferência da gestão de escolas públicas para a gestão privada das Organizações Sociais. O objetivo da pesquisa é compreender, a partir da produção do conhecimento na literatura acadêmica brasileira, as formas como a condição do trabalho docente têm sido impactada pelo viés da lógica privada/empresarial das OSs. Do ponto de vista qualitativo da pesquisa, foi realizada uma análise temática de conteúdo. Este projeto visa contribuir, no âmbito do estudo da gestão de instituições educacionais, para a construção do conhecimento acerca dos modelos neoliberais de gestão escolar e das consequências desses modelos no trabalho docente. O estudo da atuação das Organizações Sociais na educação se torna relevante, tendo em vista a crescente expansão de projetos relacionados a esse modelo de gestão e o aprofundamento das políticas públicas que estimulam as parcerias público-privadas na educação. A literatura tem mostrado que a maioria dos trabalhos acadêmicos desenvolveram estudos que apontam para uma tendência a precarização do trabalho docente com a adoção do modelo das Organizações Sociais.Item Políticas educacionais em Minas Gerais: estudo acerca do estímulo à educação empreendedora em instituições públicas educacionais(UFVJM, 2023) Honorato, Eliane de Souza; Gomes Pereira, João Antônio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)A implantação do “novo ensino médio” em todo Brasil, se propôs realizar uma reformulação educacional, estruturada a partir da educação empreendedora, visando fomentar processos didáticos pedagógicos com ações mais atrativas para os jovens, diminuindo indicadores de evasão escolar. Para tanto a pergunta problema que norteou este estudo identificou como as políticas públicas educacionais estão estimulando a Educação Empreendedora para o Ensino Médio em uma instituição pública de Minas Gerais? O objetivo geral foi constatar como as políticas públicas educacionais vêm estimulando a educação empreendedora em uma instituição pública educacional de Governador Valadares/MG. A metodologia caracterizou-se, quanto aos objetivos, como exploratória e descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa. Quanto aos procedimentos, survey, documental e bibliográfica, reconhecendo como instrumento de coleta de dados, questionário de opiniões, constituído segundo a escala Likert, com 55 questões, que fizeram proximidade com a educação empreendedora. As mesmas foram subdividas em categorias de análise: Ideias de Oportunidades, Recursos e Ações, sendo respondidas por 32 professores do ensino médio. Os resultados da pesquisa foram contextualizados e compilados em um diagrama de causa efeito, segundo Ishikawa, que evidencia entre outras implicações uma implantação educacional que não considerou a representatividade dos docentes, se constituindo por um processo de comunicação que se absteve da identificação dos stakeholders e shareholders que poderiam estar envolvidos e validar resultados dentro das expectativas dessa reformulação. Desse modo a implantação foi percebida mais como uma imposição, na qual foram negligenciadas as especificidades sociais, econômicas, culturais e geográficas da cidade de localização da instituição de referência desse estudo. Como por exemplo, sua característica quanto aos efeitos migratórios para o exterior de sua população. Ou ainda permitiu a convivência e correlação entre instituições educacionais que optaram em ofertar modalidades distintas do ensino médio. Este fato colidiu com a permanência dos alunos no ensino médio em tempo integral, optando por matricularem-se no ensino médio regular e assim terem como contribuir com a renda familiar, através dos vínculos de trabalho. Por estes e outros motivos os resultados da pesquisa sugerem que o ambiente escolar se mostrou instável; turmas foram unificadas em conseqüência do número reduzido de alunos. Os professores por sua vez perderam horas/aulas e sem representatividade quanto aos processos decisórios de implantação educacional, comprometeram sua identidade didática em decorrência da assimilação de conteúdos identificados nos itinerários formativos, para os quais não se sentiam familiarizados ou eram inviáveis em decorrência da falta de estrutura. As conclusões, advindas é que a educação empreendedora, enquanto viés de transformação se apresenta potencialmente comprometida quanto ao propósito de desenvolver no discente, habilidades e competências, como previsto pela Base Nacional Comum Curricular. Os motivos da evasão que justificam essa reforma educacional perpassam por implicações e especificidades regionais, para os quais outras políticas públicas precisariam estar ancoradas. Haja vista que a educação empreendedora, como foi instituída no novo ensino médio, pode não ser capaz de suplantar os indicadores que induzem a não freqüência escolar, haja vista que o desinteresse é apenas um dos motivos que levam os jovens a abandonarem os ambientes educacionais, fato identificado nesta pesquisa.Item A docência da Matemática no ensino médio: adaptações nos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas estaduais de Diamantina-MG no período do Ensino Remoto Emergencial(UFVJM, 2023) Monteiro, Fausto de Oliveira; Braga, Denise da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)A necessidade constante de adaptação demanda dos profissionais da educação reflexão sobre suas práticas e sobre os sujeitos nelas envolvidos. Um dos desafios postos à educação escolar na atualidade foi a pandemia da COVID-19, a qual tornou necessária a transposição emergencial do ensino presencial para o ensino remoto, dada a necessidade de isolamento social. Diante das reestruturações emergentes nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilização das tecnologias digitais de informação e de comunicação no ensino remoto, mediante a demanda da continuidade dos processos de ensino e aprendizagem, na ótica dos professores do ensino médio da rede pública estadual de Diamantina-MG. Buscou responder à seguinte problemática: como foi a adequação dos docentes para o uso das tecnologias digitais de informação e de comunicação no ensino remoto em substituição ao ensino presencial? Como ocorreu o atendimento às demandas dos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas da rede pública estadual de educação básica da cidade de Diamantina, durante a pandemia da COVID-19? Quanto à metodologia, este estudo se classifica como descritivo, de abordagem qualitativa e, além de uma rigorosa pesquisa bibliográfica que constou de legislação e de produções da área da educação, tendo como base a teoria sociointeracionista e o conceito de mediação de Vygotsky. Este estudo utilizou entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Para tal, foram entrevistados professores do Ensino Médio da área de Matemática e suas Tecnologias que ministraram aulas durante o Ensino Remoto Emergencial. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os docentes enfrentaram dificuldades em diversos aspectos, sendo os principais referentes ao uso da tecnologia, pois muitos não possuíam habilidades suficientes para manusear as ferramentas digitais e/ou não dispunham de dispositivos, ou mesmo acesso à Internet, assim como os discentes, que não conseguiram manter a rotina de estudos devido às questões socioeconômicas e à familiaridade com a tecnologia como ferramenta de estudo. Com a redução das restrições de isolamento social e o retorno das aulas presenciais, esses docentes enfrentam o desafio relacionado às dificuldades de aprendizagem dos discentes, em virtude das perdas e das desvantagens relacionadas às dificuldades de acesso no período do ensino remoto. Entretanto, os professores afirmaram que conseguiram desenvolver mais habilidades em relação à tecnologia e tentam empregá-la com mais frequência no ensino presencial por meio do uso do laboratório de informática e aplicativos voltados para o ensino da matemática. Observa-se também, nesse contexto, a necessidade de reflexão contínua sobre os impactos do ensino remoto na educação e sobre as adequações e mudanças da escola pós-pandemia.Item Entre o Agronegócio e a Agroecologia: como as Escolas Família Agrícola de diferentes territórios mineiros tratam esses conceitos?(UFVJM, 2023) Faria, José Fernando Vieira de; Pinto, Helder de Moraes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)No ano de 2017, ocorreu no IFNMG-Campus Araçuaí o I Encontro de Estudantes de Agroecologia do Médio Jequitinhonha, organizado em parceria entre o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG- Campus Araçuaí e Escolas Família Agrícola (EFA) de Araçuaí, Itaobim, Comercinho, Veredinha e Virgem da Lapa. Naquela oportunidade, foi aplicado um questionário que objetivava avaliar o encontro, além de apresentar indicativos que serviriam de base para a organização do II Encontro, já que se pretendia dar continuidade às reflexões iniciadas. A análise das respostas contidas neste instrumento oportunizaram várias indagações. Uma, em particular, (“o que você pensa sobre o agronegócio?”) serviu como ponto de partida para as reflexões e propostas apresentadas neste trabalho. Partindo do pressuposto que as EFA’s pretendem trabalhar em uma perspectiva voltada para o desenvolvimento sustentável construiu-se o questionamento que contém a questão norteadora deste projeto: Como as EFA’s das regiões do Semiárido mineiro e da Zona da Mata mineira trabalham os conceitos de Agronegócio e Agroecologia junto aos estudantes dos cursos de Agropecuária? De que maneiras esses ‘termos’ adentram nas EFA’s e como são tratados pelas comunidades estudantis referenciadas? Metodologicamente, a pesquisa apresenta uma base qualitativa por meio de análise documental, dado que foram analisados os currículos dessas EFA’s com a finalidade de se entender as formas de tratamento escolarizado desses conceitos, bem como as percepções sobre tais concepções. Compreendemos que a agroecologia tem se consolidado, no âmbito da Educação do Campo, como estratégia de fortalecimento do ideal por uma educação condizente com o modo de viver camponês.Item Inclusão Social: um estudo sobre a acessibilidade arquitetônica das escolas municipais de Diamantina/MG(UFVJM, 2023) Paranhos, João Paulo Batista; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Gomes Pereira, João Antônio; Glasenapp, Sirlei; Silva, Merli LealEsta pesquisa teve como objetivo fazer uma investigação acerca da acessibilidade arquitetônica com perspectiva da Educação Inclusiva para o atendimento das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas escolas municipais de Diamantina - Minas Gerais. E como objetivos específicos, o estudo possibilitou a identificação dos principais problemas que contribuíram ou que contribuem para a falta de acessibilidade em detrimento do cumprimento da legislação que garante a inclusão social dos alunos com deficiência. O estudo possibilitou ainda, uma análise acerca dos recursos financeiros para a adequação dos espaços físicos, extinção de barreiras, novas construções e ações que contribuem para a garantia da acessibilidade nas escolas municipais. Como referencial teórico, o trabalho fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e legislação que regulamenta o assunto. A Constituição Federal de 1988, a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que dispõe sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência, conhecida como Estatuto do Deficiente e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que dispõe sobre a Organização da Educação Brasileira, também conhecida como Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), são exemplos de diplomas normativos que balizou a questão central desse estudo. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, qualitativa. Num primeiro momento, utilizou-se de ligações telefônicas, visitas, reuniões e entrevistas com aplicação de um questionário presencial ao gestor municipal e técnicos da Gerência em Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação bem como visitas nas instituições educacionais com entrevistas e aplicação de questionários presencial aos diretores. Num segundo momento, foi realizada a aplicação de um questionário semiestruturado online dirigido aos professores da rede municipal de ensino. A pesquisa evidenciou que as instituições educacionais estudadas não dispõem de acessibilidade para atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e que, apesar de serem prédios relativamente novos, não contemplam a legislação que versa sobre a acessibilidade universal. A pesquisa mostrou-se relevante, uma vez que, pôde contribuir com sugestões e recomendações de utilização das Ferramentas e Técnicas de Projetos e Processos contidas no Guia PMBOK (PMI, 2017), quais sejam: a) Criação de um projeto de adequação dos espaços físicos, a começar de pelos de menos uma das escolas; b) Utilização de um dos cinco grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos, notadamente, o Processo de Iniciação do Projeto com suas Entradas e Saídas; c) Aplicação de planilhas de aferição da acessibilidade escolar nas aludidas instituições de ensino conforme modelo constante do apêndice N do presente estudo.Item Gamificação: o uso do Classcraft na melhoria da motivação dos alunos de um curso técnico em informática(UFVJM, 2023) Frota, Gustavo Linhares Lélis; Horta, Euler Guimarães; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Horta, Euler Guimarães; Fonseca, Alexandre Ramos; Sapunaru, Raquel Anna; Maia, Renato DouradoO uso intensivo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação têm provocado o surgimento de uma geração de estudantes que naturalizaram o uso da internet e dos jogos digitais. Com o auxílio da internet, esses estudantes tem acesso a inúmeras informações, podendo aprender a qualquer hora e lugar, tornando-se autônomos em sua própria aprendizagem. Porém, a escola que ainda utiliza recursos pedagógicos tradicionais não têm correspondido às expectativas dessas atuais gerações. Na busca por recursos pedagógicos que possam envolver os alunos na melhoria da motivação, prioriza-se produtos ou atividades que envolvam e atraiam naturalmente os estudantes. Este estudo teve como objetivo analisar o uso da gamificação como estratégia pedagógica das metodologias ativas e suas contribuições na melhoria da motivação dos alunos de um curso técnico em informática, através da aplicação da plataforma e-learning gamificada Classcraft. Com caráter qualitativo e utilizando da pesquisa-intervenção, estiveram envolvidas nesta pesquisa duas turmas, totalizando 34 alunos de um curso técnico em informática. Como resultado, foi observada a diminuição dos níveis de motivação, mas, por outro lado, observou-se a capacidade de estimular a aprendizagem dos alunos. Assim, essa plataforma pode ser mais uma opção de estratégia pedagógica das metodologias ativas.Item O Transporte Escolar Público nos municípios do Médio Jequitinhonha: um olhar para as políticas de formação para os motoristas(UFVJM, 2023) Prates, Viviane Patrícia Costa; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Costa, Maria do Perpetuo Socorro de Lima; Neves, Leonardo Santos; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eO presente estudo tem a sua origem em eixos estruturantes da Linha de Pesquisa 2 – Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM; e tem como objetivo analisar as políticas públicas implantadas no território da Microrregião de Araçuaí, no período de 2018 e 2019, em prol da orientação e/ou formação dos motoristas do transporte escolar vinculados ao quadro das Secretarias Municipais de Educação, com um olhar para a qualidade social da educação. Trata-se de uma pesquisa documental, pautada na perspectiva de Cellard (2012), que se serve de uma abordagem qualitativa e de uma análise de conteúdos desenvolvida na perspectiva de Franco (2006). Os dados analisados se serviram de documentos constitucionais e infraconstitucionais informados pelos municípios, objeto do estudo: Araçuaí, Itinga e Virgem da Lapa em Minas Gerais. Como aporte teórico, esse trabalho se fundamenta dentre outros em Amabile (2012); Santos (2008); Freire (1997); Peroni (2015); Rodrigues (2020); Santos (2021); Flasch (2012); Silva (2009). Ao final das análises, chegou-se à organização de três categorias: A formação e/ou orientação do motorista escolar: lacunas e perspectivas; Arcabouço legal: do nacional ao regional; A organização de rotas para o Transporte Escolar nos municípios: Araçuaí, Itinga e Virgem da Lapa/MG. Essa organização possibilitou que fossem construídos direcionamentos, no sentido de compreender a problemática: As políticas públicas implantadas no território da microrregião de Araçuaí, no contexto de 2018 e 2019, apresentam elementos que caracterizam um diálogo com orientações e/ou formação dos motoristas do transporte escolar, da frota própria, vinculados ao quadro das Secretarias Municipais de Educação, dessa localidade, com um olhar para a qualidade social da educação? Assim, a pesquisa desvelou que o aprimoramento da qualidade social da educação, ofertada aos usuários do serviço de Transporte Escolar, demanda uma prática de ações intersetoriais; melhoria da comunicação entre o gestor da Secretaria Municipal de Educação, os diretores das escolas e usuários do Transporte; que a gestão pública, por meio de parcerias com Institutos Federais, Universidades, autoescolas e outros órgãos afins, promova a formação continuada do motorista do transporte escolar. A partir desta pesquisa, conclui-se que o Transporte Escolar é um programa que fortalece as políticas de acessibilidade dos estudantes às instituições escolares, mas necessário se faz que os municípios utilizem meios científicos para construir indicadores que favoreçam a organização de políticas de formação do motorista escolar, com impacto na qualidade social da educação.