PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

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    Enfrentamento do Bullying nas escolas estaduais de Diamantina: estudo sobre políticas, estratégias e programas
    (UFVJM, 2023) Fernandes, Ana Carolina Dias; Gomes Pereira, João Antônio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gomes Pereira, João Antônio; Oliveira, Altamir Fernandes de; Braga, Denise da Silva; Lübeck, Elisa
    O questionamento que guiou esse trabalho consiste em: quais são as políticas, estratégias e programas de enfrentamento do bullying em âmbito estadual e nacional que orientam as escolas estaduais do município de Diamantina, dessa forma, o trabalho objetivou investigar as políticas, estratégias e programas estaduais e nacionais que visam ao enfrentamento do bullying no ambiente escolar. Faz parte da linha de pesquisa um, de Gestão de Instituições Educacionais, pois o estudo foi realizado sobre temática que, por sua maior incidência ser no ambiente escolar, afeta diretamente toda a comunidade escolar, levando para a gestão escolar a responsabilidade de criar e realizar estratégias para o enfrentamento do bullying. A pesquisa é de abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e procedimentos bibliográficos e documentais. A coleta e análise de dados se deu através de documentos legais e teóricos de orientação para a prática de enfrentamento do bullying. Foram encontradas sete legislações estaduais e nacionais e quatro documentos de orientações para a prática do enfrentamento ao bullying nas escolas. Como produto da pesquisa, foi confeccionado um cartaz com o objetivo de facilitar o acesso à informação, permitindo que estudantes, famílias, professores e gestores ampliem o conhecimento sobre o bullying, podendo a partir disso construir as estratégias de enfrentamento. A conscientização sobre o bullying e por consequência seu enfrentamento buscam a formação de uma sociedade mais empática, com cidadãos conscientes e capazes de reconhecer e respeitar a individualidade do outro, além de solucionar conflitos de forma pacífica e ética.
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    VídeoEdu: um plugin para gestão de videoaulas do YouTube no Moodle
    (UFVJM, 2024) Pinheiro, Renato Duarte Souza; Fonseca, Alexandre Ramos; Santos, Caroline Queiroz; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Alexandre Ramos; Santos, Caroline Queiroz; Ferreira, Adriana Assis; Vieira, Bruno Rodrigues
    Este estudo tem como objetivo o desenvolvimento do plugin VídeoEdu, uma ferramenta educacional gratuita para gestão de vídeos publicados no YouTube e incorporados aos cursos da plataforma de aprendizagem Moodle. O plugin permite que os designers instrucionais, tais como docentes e criadores de curso, identifiquem qual discente assistiu aos vídeos e por quanto tempo. Além desse recurso de rastreio de visualizações, é possível incluir interrupções em pontos específicos da reprodução e exigir a interação do discente para que o vídeo continue. Para uso dos discentes, há a opção de fazer anotações em partes específicas do vídeo, agilizando consultas posteriores e criando a possibilidade de construção de conhecimento. Outro recurso possibilita a avaliação da videoaula assistida, atribuindo notas de 1 a 5, utilizando os emojis “terrível”, equivalente à nota 1, “ruim” (nota 2), “ok” (nota 3), “ótimo” (nota 4) e “incrível”, nota 5. O processo de desenvolvimento utiliza o Scrum for One, uma adaptação da metodologia ágil Scrum, para ser usada por uma única pessoa, e as tecnologias usadas pelo Moodle, como as linguagens de programação PHP e Javascript e sistema de versionamento Git. Uma landing page, acessível pelo domínio videoedu.com.br, foi desenvolvida para divulgar e fazer o download do software. Após concluído o desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa de opinião para avaliar a qualidade do plugin desenvolvido. A pesquisa foi aplicada a docentes que atuam na modalidade EaD da UFVJM e a servidores técnico-administrativos da área de desenvolvimento de software da mesma instituição. As respostas evidenciaram a relevância da ferramenta e destacaram o recurso de rastreio de visualizações como o preferido. Como uma ferramenta gratuita e de fácil acesso, o plugin tem o potencial de ser uma tecnologia importante para a Educação ao possibilitar que docentes gerenciem videoaulas, fornecendo feedback sobre a efetividade do material disponibilizado e direcionem tomadas de decisão sobre quais videoaulas os discentes mais se engajam.
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    O papel da educação a distância na formação continuada do professor de Geografia da Educação Básica
    (UFVJM, 2024) Soares, Elvis Pierre Alves; Carvalho, Keila Auxiliadora de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Keila Auxiliadora de; Mucida, Danielle Piuzana; Moreira, Joelmir Cabral
    Este trabalho teve como objetivo analisar o papel da educação a distância na formação continuada em nível de pós-graduação do professor de Geografia da Educação Básica no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica estruturada em dois capítulos e um estudo de caso como terceiro capítulo. No primeiro capítulo, abordou-se a Trajetória da Formação Continuada no Brasil, contemplando aspectos históricos, conceituais sobre formação continuada no âmbito da formação de professores, marcos legais para a formação continuada de professores e a formação continuada de professores de Geografia na Educação Básica no Brasil. O segundo capítulo discutiu o Plano Nacional no Contexto da Educação a Distância, explorando temas como o Plano Nacional de Educação, seu contexto, metas e diretrizes, a Educação a Distância como estratégia de atendimento às metas do PNE, políticas e programas de Educação a Distância no Brasil, e a experiência da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) na oferta de cursos de pós-graduação a distância. Finalmente, o trabalho apresentou um estudo sobre a formação continuada de professores no contexto da Educação a Distância (EaD) no Brasil. Nesse cenário, foi dado destaque ao Curso de Especialização em Ensino de Geografia oferecido pela UFVJM. O estudo de caso detalhou as características do curso, seus recursos e tecnologias, estrutura curricular, examinou o perfil dos participantes, os impactos na prática pedagógica e os desafios e oportunidades enfrentados. Os resultados destacaram a importância da formação continuada e da EaD na UFVJM, uma vez que evidenciaram que as metas educacionais estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), em particular a Meta 16, ainda não foram plenamente atingidas na região do Vale do Jequitinhonha. No entanto, o estudo revelou um potencial expressivo do Curso de Especialização em Ensino de Geografia (ENGEO), especialmente em comparação com instituições privadas, indicando oportunidades de melhoria e expansão.
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    Gamificaçao no ensino profissionalizante do Curso Técnico Integrado de Agroecologia
    (UFVJM, 2023) Paiva, Luciana Rocha Antunes de; Pitangui, Cristiano Grijó; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Assis, Luciana Pereira de; Tameirão, Cinthya Rocha; Oliveira, Thiago Rodrigues de
    A Gamificação é considerada uma aliada ao processo educacional por promover melhor engajamento no aprendizado. Apesar do crescimento em outras áreas, são raros os estudos sobre essa metodologia no núcleo profissionalizante do Curso Técnico Integrado de Agroecologia. O curso Técnico Integrado de Agroecologia é composto por disciplinas comuns e profissionalizantes, entre essas, a matéria de Manejo Agroecológico de Plantas Cultivadas, que demanda conhecimento teórico e prático. Entretanto, são poucas as Instituições de Ensino que dispõem de diversidade de vegetação para explorar, dificultando a aprendizagem visual e prática dessa disciplina. Uma vez que o estudo dessa área é de suma importância, pois prioriza o desenvolvimento sustentável, aponta-se que a Gamificação pode facilitar o aprendizado em aulas práticas, ampliando o espaço virtualmente, já que muitas Instituições de Ensino se localizam em espaços físicos insuficientes. Por isso, através de pesquisa bibliográfica e revisão sistemática da literatura, este trabalho realizou um estudo sobre atividades gamificadas utilizadas no ensino profissionalizante de Agroecologia. Os resultados apontaram que são raros os estudos sobre o tema; entretanto, foram encontrados modelos de atividades possíveis de serem adaptados à área pesquisada. Além disso, foram apresentados modelos de jogos disponíveis na plataforma Wordwall para criação de atividades educativas, destacando aqueles que oferecem melhor recurso visual para o ensino de disciplinas de cunho prático do Curso Técnico Integrado de Agroecologia, em especial a disciplina de Manejo Agroecológico de Plantas Cultivadas. Adicionalmente, foram criados e disponibilizados dois jogos completos, com tópicos dessa disciplina, para uso em atividades voltadas para a área citada. O objetivo foi apontar uma ferramenta pedagógica virtual que facilite a criação de atividades com elementos visuais e interativos em disciplinas de cunho prático no âmbito de Agroecologia.
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    Gestão por Competências e Gerenciamento de Recursos de Projetos: uma proposta de implementação na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    (UFVJM, 2023) Silva, Lidnaldo Pereira; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Gomes Pereira, João Antônio; Glasenapp, Sirlei; Meireles, Eduardo
    A administração pública, desde algum tempo, tem passado por constantes transformações e, com o momento vivenciado pelo mundo com a pandemia covid-19, elas mostraram-se cada vez mais necessárias e aceleradas. Os temas Gestão por Competências e Gerenciamento de Projetos têm despertado o interesse cada vez maior entre os dirigentes e gestores de instituições públicas e, em particular, de Instituições de Ensino Superior - IES, uma vez que influenciam diretamente na Gestão Estratégica de Pessoas. Este trabalho teve o objetivo de realizar a análise da possibilidade de implementação do programa de Gestão por Competências na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), sob o prisma do Gerenciamento de Projetos. Para alcançar esse objetivo, foram avaliadas, por meio de pesquisa exploratória e análise documental, as questões que envolvem a implementação das ferramentas e técnicas de gestão constantes do PMBOK® - Guia Project Management Body of Knowledge de 2017 e aplicadas as técnicas por ele sugeridas direcionadas às boas práticas voltadas à Gestão Pública com foco na UFVJM. Ao desenvolver os objetivos deste trabalho, nos deparamos com a necessidade de implementação das melhores práticas, visando ao alcance dos objetivos da Ifes. Outra situação observada é que tais ferramentas contribuirão, quando da sua implementação, para a efetivação de uma gestão participativa. A partir dos resultados obtidos neste trabalho, há evidências que necessita-se da implementação de tais ferramentas, tanto para a distribuição de cargos e funções quanto para a distribuição de servidores para os diversos setores da instituição.
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    A educação formal e ressocialização do apenado no século XXI no Brasil
    (UFVJM, 2023) Brant, Daniel Xavier; Carvalho, Keila Auxiliadora de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Keila Auxiliadora de; Pinto, Helder de Moraes; Souza, Ramon Feliphe
    A presente pesquisa analisou o potencial da educação formal no sistema penitenciário brasileiro, enquanto medida de ressocialização do apenado em cumprimento de pena. Isto é, uso instrumental da educação, diferente da perspectiva freiriana que pretende mais, como oferecer ao indivíduo visão de mundo, emancipação, cidadania, portanto, conhecedor de diretos e deveres. Assim, a pesquisa, conduzida por meio de revisão bibliográfica e análise da legislação pertinente, propôs-se a investigar a interação entre os dados oficiais e as leis vigentes no ordenamento jurídico brasileiro. O foco da análise recaiu sobre a legislação que versa sobre as assistências educacionais realizadas nos estabelecimentos prisionais, com o intuito de cotejá-la com a perspectiva de assegurar os direitos consagrados na Constituição. Para atingir esse objetivo, foram utilizadas fontes bibliográficas, publicações relativas a reincidentes e egressos do sistema prisional, bem como dados apresentados por meio de gráficos e estatísticas. O propósito subjacente foi examinar a realidade e o contexto nos quais a assistência educacional se insere no processo de ressocialização. Foram utilizados como corpus dessa pesquisa dados de livros, artigos e revistas científicas, dos Censos Penitenciários do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (INFOPEN), a fim de confrontá-los com a garantia dos direitos fundamentais e sociais presentes na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88) e com o artigo 2° da Lei de Execuções Penais de 1984 (LEP). Esta análise foi fundamental explicar a importância dos direitos fundamentais aplicáveis aos apenados, buscando-se formular, com isso, uma relação entre a CRFB/88, as assistências previstas na LEP e a importância da educação dentro de estabelecimentos prisionais no Brasil. O sistema penitenciário nacional brasileiro ainda pode ser reformulado, a partir de medidas governamentais, pois, os apenados tem direitos assegurados por textos oficiais, sendo os direitos retirados dos infratores punidos com a privação da liberdade, o seu direito de ir e vir e os direitos políticos.
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    A influência de aspectos afetivos no desempenho dos estudantes brasileiros no PISA 2018
    (UFVJM, 2023) Borges, Guilherme Cassimiro de Araujo; Pitangui, Cristiano Grijó; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Dorça, Fabiano Azevedo; Assis, Luciana Pereira de
    A Aprendizagem Afetiva refere-se a um processo de aprendizagem influenciado pelos aspectos emocionais, e sua eficácia está diretamente relacionada à intensidade das emoções envolvidas. Com o objetivo de investigar a relação entre a Mentalidade de Crescimento, a Expectativa Acadêmica e o desempenho acadêmico dos estudantes brasileiros no PISA 2018, conduziu-se um estudo aplicado com uma abordagem quali-quantitativa. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas. Os resultados destacaram uma associação positiva entre a Mentalidade de Crescimento, a Expectativa Acadêmica e o desempenho acadêmico dos estudantes brasileiros.
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    Mineração de Texto: a clusterização aplicada em artigos científicos de Química, por meio do modelo Cassiopeia
    (UFVJM, 2023) Amariz, Diego Sampaio; Guelpeli, Marcus Vinicius Carvalho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guelpeli, Marcus Vinicius Carvalho; Assis, Weslley Luiz da Silva; Mesquita, João Paulo de
    A Química é uma ciência básica da natureza. Ao se dedicar à compreensão da natureza submicroscópica da matéria e suas transformações, desenvolve uma linguagem própria e produz um conhecimento fundamental sobre a natureza. Sua natureza como conhecimento básico a levou, junto com outras ciências da natureza, a compor o conhecimento de qualquer cidadão, quer seja para ler e compreender o mundo natural ou transformado pela mão do homem, quer seja para se continuar os estudos em nível superior ou técnico em outras áreas ou profissões. No entanto, assimilar e lidar com o grande volume de informação disponível, localizando-as de forma rápida e precisa, tornou-se um grande desafio, dentro da diversa gama documental existente. Com isso, Técnicas de Mineração de Texto podem auxiliar nesse processo, por meio da extração de dados textuais. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é relacionar conceitos de Química encontrando palavras similares em artigos científicos de área, que possam demonstrar uma ligação entre alguns conceitos abordados no Ensino Médio. Por meio da técnica de clusterização com a utilização do modelo Cassiopeia, em um corpus de textos acadêmicos relacionados a Química. A pesquisa foi desenvolvida segundo as seguintes ações: levantamento bibliográfico; construção do corpus; coleta do corpus; análise estatística do corpus; mineração de texto; a clusterização; e, por fim, a análise dos dados a partir dos clusters gerados. Os resultados obtidos mostraram que a clusterização, efetuada no corpus, por meio do modelo Cassiopeia proporcionou a relação entre conceitos químicos, encontrando palavras similares nos artigos científicos que compõem o corpus desenvolvido nessa pesquisa. Destaca-se como contribuição desta pesquisa a criação de um corpus relacionado ao conteúdo de Química, que pode ser utilizado por pesquisadores em trabalhos futuros. Além disso, destaca-se a relação existente entre palavras em diversos artigos do corpus, que demonstram a ligação de conteúdos de Química abordados no EM.
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    Políticas públicas adotadas na gestão de instituições escolares no âmbito municipal frente à pandemia da Covid-19: um estudo de caso no município de Senador Modestino Gonçalves-MG
    (UFVJM, 2023) Ribeiro, Nadir Maria; Pereira Gomes, João Antônio; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira Gomes, João Antônio; Oliveira, Altamir Fernandes de; Tameirão, Cinthya Rocha; Glasenapp, Sirlei
    A gestão escolar pressupõe ações específicas e continuadas que envolvem múltiplas dimensões a partir das relações pessoais estabelecidas dentro da organização escolar, tendo como premissa o processo de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo verificar como as políticas públicas municipais sobre a pandemia da Covid-19 foram adotadas e implementadas pelas instituições educacionais do município de Senador Modestino Gonçalves em 2020 e 2021. O estudo proposto alicerçou-se em um estudo documental sobre a gestão educacional, além de políticas públicas pertinentes ao tema supracitado. Logo, após ampla verificação dos documentos disponibilizados pela SME, selecionaram-se aqueles que poderiam aferir a validade das questões levantadas. A metodologia utilizada permitiu obter os seguintes resultados: foram implementados uma manifestação, dois memorandos, três pareceres, sete decretos, uma nota de esclarecimento e uma resolução relacionados no período supracitado. Além disso, houve similitude entre a manifestação, memorandos, pareceres, nota de esclarecimento e resolução, pois sobre esses permeavam o fato de usarem suas atribuições e virem a público para elucidar sobre a reorganização das atividades escolares; dispor sobre a necessidade de reorganizar as atividades acadêmicas em razão das ações preventivas à propagação da doença; orientar sobre as normas para a oferta de Regime Especial de Atividades Não Presenciais, instituir o Regime Especial de Teletrabalho para o cumprimento da carga horária anual mínima exigida e reorganização do Calendário Escolar. Entretanto, há uma discrepância entre alguns pontos dos decretos e os documentos supracitados, pois, nesses foram elucidadas as recomendações contidas, reconhecendo o estado de calamidade pública, com efeitos até 31 de dezembro de 2020; medidas de prevenção ao contágio, de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo de doença infecciosa viral respiratória causada pelo vírus; medidas de prevenção ao contágio da doença infecciosa viral respiratória; reorganização do calendário escolar, em razão da interrupção das aulas em virtude das ações e disciplina a oferta de educação em atividades não presenciais – educaemcasa; medidas temporárias restritivas às atividades privadas para prevenção dos riscos de disseminação; continuidade das atividades remotas assistidas – aulas não presenciais nos estabelecimentos escolares e acerca do não retorno das aulas presenciais. Contudo, isso permitiu que a práxis educativa fosse significativa, promovendo interação mediadas por instrumentos favorecedores no processo didático e no desenvolvimento da escola num todo. No entanto, como foi observado no decorrer do trabalho, a partir do momento em que houve flexibilização da quarentena imposta, autorizando a reabertura dos comércios e atividades não essenciais, mesmo que em horário reduzido, houveram picos altos de casos de COVID-19 e óbitos, tornando-se necessário, novos decretos com medidas restritivas às atividades para prevenção dos riscos de disseminação objetivando a contenção da população. Entretanto, temos a premissa de que a educação Modestinense é um complexo essencial à categoria, sobretudo no processo de formação humana. Isso possibilita o desenvolvimento intelectual dos educandos. Portanto, há evidências que a maneira como as políticas públicas municipais sobre a pandemia da Covid-19 foram adotadas e implementadas pelas instituições educacionais do município de Senador Modestino Gonçalves, foram fundamentais para assegurar os direitos educacionais da população.
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    Interações de crianças e professoras em um Núcleo de Educação Infantil de Itaúna-MG durante a pandemia de Covid-19: o que as crianças nos revelam sobre o ensino remoto emergencial
    (UFVJM, 2023) Camargos, Elaine Maria de; Santos, Sandro Vinícius Sales dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Esta pesquisa ouviu as crianças, conheceu quais foram as experiências vivenciadas por elas a partir das interações não presenciais, durante a pandemia de Covid-19, além das condições para o exercício dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento: brincar, explorar, conhecer-se, expressar, participar e conviver. Esses seis direitos estão expressos na BNCC (BRASIL, 2017) e constituem ações mediadoras de aprendizagens significativas, a partir do currículo alicerçado na experiência da criança. Em decorrência da pandemia, medidas de isolamento social tornaram-se necessárias e, consequentemente, geraram impactos sobre toda a sociedade, sobretudo nas crianças com diminuição ou escassez de interações presenciais nas instituições de Educação Infantil. De acordo com as orientações dos órgãos de controle, as interações não presenciais organizadas pelas professoras, mediadas ou não pelo uso da tecnologia, tiveriam como principal objetivo a manutenção de vínculos entre as instituições e as crianças, e entre as próprias crianças. A partir da pesquisa com abordagem qualitativa, destacaram-se estratégias específicas para pesquisa com crianças como entrevista (roda de conversa) e desenho articulado à oralidade. Foi possível conhecer um pouco do que foi vivido pelos pequenos e pequenas, a respeito das interações não presenciais, sem perder de vista as orientações para o período da pandemia e as normativas do currículo da Educação Infantil. Nessa perspectiva, destaca-se a importância dessa pesquisa para os estudos da infância, por colocar as crianças na centralidade da pesquisa e pelo uso de metodologias específicas para ouvi-las.