PPGCH - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7bfa0ff9-9b2d-4025-89eb-d9cb78f9c62e

Browse

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Thumbnail Image
    Item
    As políticas públicas educacionais e a evasão na educação superior: um estudo de caso na UFVJM
    (UFVJM, 2022) Gonçalves, Fernando Oliveira; Fonseca, Lilian Simone Godoy; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Lilian Simone Godoy; Mykonios, Atanásio; Amaral, Roberto Antônio Penedo do; Teixeira, Flaviana Tavares Vieira
    A evasão é um problema que reflete as inúmeras barreiras sociais, econômicas e pessoais enfrentadas pelos estudantes. O assunto foi pesquisado neste estudo, pois a evasão é um fenômeno que carece de frequência de levantamentos de dados e debates, com aprofundamento no contexto do sistema educacional brasileiro. Este estudo se propôs à abordagem de assuntos relacionados à construção histórica das políticas públicas educacionais e das políticas de governo, evidenciando o Programa de Apoio e Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) no sistema educacional do Brasil. Foram levantadas a visão e a prática global sobre políticas públicas, as políticas para oferta e ocupação de vagas, dados consolidados sobre evasão e ações para diminuir os altos índices desse fenômeno. Sobre a evasão, foram discutidos conceitos educacionais, administrativos e sociais, evidenciando não somente o retrato ao longo dos anos, como também a dimensão da evasão, um problema que ocorre praticamente em todas as universidades brasileiras. Na prática, foi estudado o caso do curso Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (BHU) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em relação à evasão, a partir de dados pesquisados na Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFVJM) referentes ao período de 2010 a 2018. Segundo as questões expostas neste estudo, fica evidente que após muitas mudanças de currículos e separação de cursos, as dificuldades não acabaram. Ocupar vagas está difícil, a manutenção de alunos não possui apoio efetivo relacionado a auxílios e, a evasão é a consequência disso. Ao explorar as informações sob a abordagem qualitativa, por meio de bibliografias e documentos, o estudo leva à instituição pesquisada sugestões de soluções para melhorar o preenchimento de vagas, a manutenção dos estudantes e, consequentemente, auxiliar na diminuição da evasão.
  • Thumbnail Image
    Item
    O processo de judicialização do ensino superior na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2021) Magalhães, Jairo Farley Almeida; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bonadiman, Heron Laiber; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Jayme, Fernando Gonzaga
    A presente pesquisa teve como objetivo promover a compreensão do processo de judicialização da educação superior na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), desdobrando-se, para tanto, em dois estudos. O primeiro, marcadamente bibliográfico, intitulado “A Educação Como Direito e a Judicialização da Educação Superior”, objetiva conceituar e problematizar o fenômeno da judicialização da educação superior, além de apresentar uma revisão das pesquisas realizadas acerca da matéria. Foi demonstrado que o termo judicialização pode assumir diversos significados, entre eles, a chegada aos tribunais de questões de grande impacto social, político e econômico, as quais originalmente estavam sob responsabilidade do Poder Legislativo ou do Executivo, e o surgimento massivo de demandas judiciais sobre determinado tema da vida social. Considerando tais aspectos do fenômeno, procedeu-se à revisão bibliográfica, a qual indicou certo caráter elitista e individualista da judicialização do ensino superior, além da existência de reflexos sobre a autonomia universitária. O segundo estudo, intitulado “O Processo de Judicialização da Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) nos anos de 2017 a 2020”, por sua vez, consiste em pesquisa predominantemente exploratória, por meio da qual pretendeu-se expor o fenômeno da judicialização do acesso ao ensino superior na mencionada instituição. O recorte consistiu na análise dos processos protocolados diante do Tribunal Regional Federal da Primeira Região por meio do sistema Processo Judicial Eletrônico ou em formato físico e transferidos para o sistema, nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020, sob o título de procedimentos comuns cíveis em face da instituição ou mandados de segurança cíveis motivados por atos das suas autoridades, referentes aos interesses de estudantes ou de candidatos ao ingresso. Ambos os estudos se relacionam na medida em que o primeiro apresenta uma construção teórica acerca da temática da judicialização da educação superior que fornece as bases para a análise da situação da UFVJM realizada no segundo. Constatou-se que a judicialização é um fenômeno presente na UFVJM e que o Poder Judiciário promoveu de forma majoritária a revisão dos atos administrativos praticados pela instituição.
  • Thumbnail Image
    Item
    Saberes e práticas de um professor universitário da disciplina de cálculo
    (UFVJM, 2021) Pereira, Jacqueline Aparecida; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bonadiman, Heron Laiber; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Valiengo, Amanda
    A presente dissertação buscou compreender, descrever e analisar como um professor de Cálculo Diferencial e Integral I organiza e elabora sua prática didática na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para isso foi feita uma análise de quais saberes são utilizados como referência para o exercício profissional do professor da área da Ciências Exatas, identificando quais vivências na educação superior estão relacionadas com a consolidação das práticas profissionais. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória, na qual foi entrevistado um professor de Cálculo Diferencial e Integral I e foram realizadas observações em sala de aula desse docente, que leciona esta disciplina para os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Farmácia, Química, Sistema de Informação e Zootecnia. A pesquisa teve como principais instrumentos de produção de dados: observações em sala de aula do professor e a entrevista. Os dados foram analisados por temática de conteúdo. A entrevista foi interpretada ponto a ponto, sem categorias pré-definidas. Neste contexto do ensino superior, parte-se do pressuposto de que os saberes docentes são construídos e fundamentados nos currículos de formação, nas áreas do conhecimento, no currículo escolar e universitário e na própria experiência. A investigação permitiu identificar que a aprendizagem da docência pode ser considerada um processo multideterminado, que possui continuidades e rupturas, tais como: a influência de outros professores na formação e no contato com áreas diferentes do conhecimento. Percebemos que este estudo contribuiu para fazer reflexões sobre a formação de professores e sobre os saberes docentes necessários para a docência do Ensino Superior.
  • Thumbnail Image
    Item
    Acesso e permanência dos estudantes quilombolas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Araçuaí por meio de ações afirmativas no ensino superior
    (UFVJM, 2020) Meireles, Gilvânia Antunes; Paiva, Adriana Gomes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paiva, Adriana Gomes de; Nascimento, Kátia Honório do; Santos, Sandro Vinicius Sales dos
    A presente pesquisa tem por objetivo analisar criticamente as políticas públicas e institucionais relacionadas ao acesso e permanência dos estudantes quilombolas nos cursos superiores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG Campus Araçuaí, bem como os desafios para a sua permanência na Instituição. Nesse ínterim, para contextualizar a importância das ações afirmativas para as relações étnico-raciais, revisitou-se a literatura sobre a história dos quilombos como espaço de resistência, assim como o papel das ações afirmativas para que estudantes quilombolas tenham seu acesso e permanência no ensino superior. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental, com consulta a diversas reflexões teóricas que abordam a história dos sujeitos, a análise das políticas públicas e suas interfaces com as ações afirmativas. Além disso, foi apresentado um panorama da legislação que orienta as ações dos governos, assim como a compreensão dos estudantes quilombolas como sujeitos protagonistas no processo de aprendizagem. A referida pesquisa também contou com análise de dados sobre o acesso e a permanência de estudantes quilombolas no Instituto Federal supracitado. Espera-se que a presente pesquisa fomente uma reflexão crítica sobre a importância das políticas de ações afirmativas, apontando a necessidade ampliação do acesso e do acompanhamento da permanência dos jovens quilombolas no ensino superior, em especial no contexto da realização da pesquisa.
  • Thumbnail Image
    Item
    Inclusão na perspectiva de professores universitários das ciências exatas
    (UFVJM, 2020) Martins, Gabriella Lely Cardoso; Ferreira, Bárbara Carvalho; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Bárbara Carvalho; Bonadiman, Heron Laiber; Braga, Elayne de Moura; Souza, Renato Ferreira de
    A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior tem sido um tema debatido nas últimas décadas. Ainda que esse público tenha direito ao acesso e permanência nos diversos espaços da sociedade, as legislações que regulamentam a inclusão no ensino superior não são suficientes para garantir a conclusão do curso pelos alunos com deficiência, uma vez que existem algumas questões que podem dificultar esse processo, como, por exemplo, a formação docente para atuar com este público. Considerando esses aspectos, a presente pesquisa tem como objetivo geral verificar como professores universitários, da área de ciências exatas, compreendem o processo de inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior, e como objetivos específicos: (a) investigar a formação de professores universitários no que se refere à educação especial e inclusiva; (b) analisar os saberes, concepções e experiências dos docentes sobre a prática voltada à pessoa com deficiência e sobre a inclusão na UFVJM. Participaram da pesquisa, 50 professores do Instituto de Engenharia Ciência e Tecnologia (IECT/Campus Janaúba) e do Instituto de Engenharia Ciência (ICT/Campus Diamantina) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionário via Google Docs a todos os professores e posteriormente e pela realização de uma entrevista com seis dos professores que tiveram experiências na docência com alunos com deficiência. Os dados dos questionários foram analisados por meio de estatística descritiva e as entrevistas, transcritas e analisadas de acordo com análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que a maioria dos docentes, 80%, não teve na formação inicial e continuada contato com conteúdos relacionados à educação escolar inclusiva e práticas pedagógicas para alunos com deficiência. Sobre os conhecimentos a respeito da área, os dados indicaram que 66% dos professores desconhecem as legislações que regem a educação escolar inclusiva. Outro dado relevante é que 48% dos professores concordaram parcialmente que para a prática docente é necessário ter conhecimento sobre didática e práticas de ensino. Quanto à universidade estar preparada para receber alunos com deficiência, apenas 8% dos docentes afirmaram isso. Já sobre os saberes docentes, 36% dos participantes apontaram ter como modelo para lecionar os professores da graduação e 42% apontou que foi a prática que os capacitou enquanto docentes. A partir dos resultados observados na pesquisa, conclui-se que é indispensável a oferta de orientações aos servidores, bem como formação continuada aos professores na área da inclusão de pessoas com deficiência.
  • Thumbnail Image
    Item
    Educação do Campo no Vale do Jequitinhonha: um olhar sobre o PROCAMPO
    (UFVJM, 2016) Ansani, Carolina Vanetti; Albuquerque Filho, Wellington Brilhante de; Paiva, Adriana Gomes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Albuquerque Filho, Wellington Brilhante de; Lovo, Ivana Cristina; Ramos, Davidson Afonso
    O presente trabalho teve por objetivo realizar uma análise exploratória a respeito do processo de construção do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha, o PROCAMPO/LEC, relacionado ao contexto de construção das lutas e políticas públicas em torno da Educação do Campo no Brasil, em Minas Gerais e mais especificamente no Vale do Jequitinhonha. Para tanto foi utilizado o estudo de caso, com pesquisa qualitativa através de revisão bibliográfica, centrada nas mobilizações sociais em torno de uma perspectiva de educação camponesa e a resposta do Estado a essas demandas, bem como análise documental dos registros do PROCAMPO, e ainda em entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos em diferentes etapas de construção do PROCAMPO na UFVJM, a saber: representantes da administração da UFVJM e do curso, professor voluntário, egressos do curso, e representante da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. O que se observou neste estudo foi a desconexão entre as propostas elaboradas pelos movimentos sociais em relação à educação do campo quando estas se tornam políticas públicas. A rigidez das normas estatais, o pouco entendimento dos gestores sobre as demandas e propostas dos movimentos, além de divergências políticas provocaram descontinuidades entre as experiências educacionais construídas pelos movimentos e as políticas públicas implementadas a partir de uma orientação pela Educação do Campo. Tais descontinuidades foram observadas não só no âmbito geral, mas também no PROCAMPO da UFVJM e indicam pontos nodais que demandam maior abertura para o diálogo entre estado e sociedade. Também ficou explícita a fragilidade das políticas públicas de educação do campo, muitas vezes secundarizadas até mesmo pelas instituições que as acolhem. E por consequência, trouxe à tona a grande energia dispendida pelas organizações camponesas na manutenção dessas políticas, mesmo com críticas a seu formato e forma de implantação.