Pós-Graduação em Ensino em Saúde
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/71e684a2-a99c-4598-9d7f-f226600d65a2
PPGES - Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde
Browse
Item Análise das programações anuais de saúde de municipios de uma região de saúde do norte de Minas(UFVJM, 2013) Correa, Marcia Azevedo; Vieira, Flávio César Freitas; Oliveira, Wellington; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Hoffmann, Ernesto José; Vieira, Flávio César Freitas; Oliveira, WellingtonEste estudo tem por objetivo analisar as Programações Anuais de Saúde (PAS) dos municípios de uma região de saúde do Norte de Minas Gerais visando à proposição de uma capacitação aos gestores e técnicos de saúde utilizando como base o manual criado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo de análise das programações anuais de saúde do quadriênio e dos planos municipais de saúde referentes à vigência 2010-2013 dos municípios da região de saúde Montes Claros/Bocaiúva com uso da pesquisa documental. A pesquisa documental foi desenvolvida em três etapas: 1) Pesquisa Bibliográfica e levantamento de fontes primárias. 2) Catalogação e análise das fontes primárias. 3) Elaboração da proposição de capacitação. Na primeira etapa foi realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se referências de livros e manuais do ministério da saúde; artigos científicos, dissertações e teses provenientes de bancos de dados virtuais, tais como Lilacs, Scielo, Periódicos Capes, entre outros. Na segunda fase seguiu-se um roteiro de análise e elaborou-se um instrumento contendo sete critérios essenciais preconizados pelo PlanejaSUS com o intuito de verificar se as PAS foram elaboradas conforme orientações do Sistema de Planejamento do SUS e em consonância com seus respectivos Planos Municipais de Saúde (2010-2013). Verificou-se que a maioria dos municípios analisados neste estudo não apresentou nem 50 % de atendimento aos critérios básicos recomendados. Sendo que os resultados que mais impactaram negativamente nessa análise foram ausência completa da definição de indicadores, estabelecimento parcial das metas e ausência ou presença parcial da definição de recursos orçamentários para o desenvolvimento das ações. Os resultados dessa pesquisa reforçam os pressupostos de que apesar dos avanços encontrados no arcabouço legal desde a criação do SUS no que diz respeito à consolidação do planejamento das ações, principalmente sobre a PAS, os municípios ainda encontram dificuldades para incorporar as práticas estabelecidas de forma efetiva. Espera-se com este trabalho alcançar melhores resultados na elaboração das próximas PAS com a instituição de capacitação estruturada proposta neste estudo.Item Concepções dos estagiários do curso de fisioterapia sobre o princípio da integralidade na saúde(UFVJM, 2013) Barbosa, Michele Cristina Sales Almeida; Neves, Maria Luiza Rodrigues da Costa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Maria Luiza Rodrigues da Costa; Fonseca, Marina Assis; Ribeiro, Milton Cosme; Vieira, Flávio César FreitasEsta pesquisa apresenta um estudo qualitativo a respeito da compreensão e aplicação do conceito de integralidade pelos discentes do último ano do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior federal. O objetivo principal desse estudo foi conhecer a visão dos acadêmicos sobre o conceito de integralidade. Utilizamos a aplicação de questionário semi-estruturado, antes e depois dos discentes cursarem o estágio curricular em saúde pública. Os dados obtidos foram analisados pelo método de análise de conteúdo segundo Bardin. Emergiram cinco diferentes concepções a respeito da integralidade: Humanizados, visão da humanização do atendimento em saúde; Profissionalizados, visão da ampliação da formação profissional do fisioterapeuta; Teorizados, visão dos princípios que orientam e organizam as ações do SUS; Limitantes, visão da limitação da atuação do fisioterapeuta na atenção básica a saúde e Hesitantes, visão da incerteza de estar preparado para atuar nos serviços públicos de saúde. O trabalho realizado revelou que as concepções dos sujeitos não são constituídas por uma única tendência, mas por um conjunto de tendências que nos levam a inferir que o conceito de integralidade mostra-se confuso, porém com uma forte tendência para uma concepção mais humanista na formação do fisioterapeuta, nesta instituição.Item O professor já desistiu de trabalhar? Discutindo aspectos da Síndrome de Burnout em Diamantina(UFVJM, 2013) Barbosa, Lilia Aparecida Campos Ribeiro; Soares, Ademilson de Sousa; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)A Síndrome de Burnout (SB) é um transtorno adaptativo crônico que acomete trabalhadores e caracteriza-se por três dimensões: exaustão emocional (EE), despersonalização(DE) e baixa realização pessoal (bRP). No professor em burnout são comuns atitudes negativas e de distanciamento para com os alunos e a autodesvalorização profissional,fazendo com que se distancie do seu papel docente e muitas vezes desista de trabalhar. Essa síndrome tem afetado inúmeros professores e, com isso, tivemos como questão norteadora deste trabalho: O professor já desistiu de trabalhar? Discutindo aspectos da síndrome de burnout em Diamantina. Primeiramente foi realizado uma busca de referencial teórico para que embasássemos o trabalho, sendo esse discutido no primeiro e segundo capítulos. O terceiro capítulo desta dissertação tem como título: Burnout entre os professores de Diamantina, em que avaliou-se a prevalência da síndrome de burnout nos professores dos últimos anos do ensino fundamental (sexto ao nono ano) das escolas estatuais do município de Diamantina e sua relação com as variáveis sociodemográficas-laborais. Foi realizado por meio de um estudo descritivo, analítico transversal com a aplicação do Maslach Burnout Invenctory (MBI), e um questionário sociodemográfico laboral elaborado pelos pesquisadores, ambos os questionários autoaplicáveis. Foram realizadas análises descritiva, univariada e de regressão logística, adotando-se nível de significância de p<0,05. Os resultados evidenciaram que 93% dos professores estão acometidos pela síndrome em Diamantina. Ao analisarmos cada dimensão separadamente podemos constatar que, 64,8%(57) dos professores apresentaram alto/moderado nível de exaustão emocional, 80,7(71) alto/moderado baixa realização pessoal, 39,8(35) alta/moderada despersonalização. Houve associação entre exaustão emocional número de filhos, estado civil, se já se afastou do trabalho por motivo de doença, se acredita que a profissão o está estressando, se sente a profissão menos interessante. Quanto à dimensão despersonalização, houve associação entre a carga horária de ensino e o tempo de preparo de aula. Já em relação a terceira dimensão, baixa realização pessoal, houve associação com a variável preparo de aula. Por meio da análise multivariada, pode-se afirmar que aqueles que não participam de culto possuem 4,03 vezes maior chance de se despersonalizar em relação aos que não participam; enquanto que aqueles que se dedicam ao preparo das aulas, mais de 10h têm 93% de chance de não se inserirem nessa dimensão em relação àqueles que se dedicam menos de dez horas. Para a baixa realização pessoal, constatou-se que quem se dedica mais que dez horas ao preparo de aulas possui 76% menos chance de não se realizarem pessoalmente em relação aqueles que se dedicam menos de dez horas; Para a exaustão emocional, constatou-se que aqueles que tem dois ou mais filhos possuem 72% menos chance de não se exaurirem, os que já se afastaram do serviço possuem 3,57 vezes maiores as chances de sofrerem exaustão que os que não se afastaram e, por último, o sentimento que a profissão está menos interessante, possuem 3,04 vezes maiores as chances de se exaurirem emocionalmente. Os resultados indicam a importância do entendimento e o reconhecimento dessa doença ocupacional na cidade de Diamantina bem como os seus fatores associados, para a inclusão dos professores nas medidas de políticas públicas, atividades de ensino em saúde voltadas ao bem-estar da categoria.Item Avaliação acadêmica acerca das habilidades e competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos de Graduação da Saúde(UFVJM, 2013) Soares, Viviane Antunes Rodrigues; Ribeiro, Mirtes; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Maia, Tarsis de Mattos; Oliveira, Wellington de; Ribeiro, MirtesDiante das significativas mudanças no cenário nacional para a concretização do SUS, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em saúde são concebidas como uma das estratégias para que as instituições formadoras subsidiem uma formação profissional condizente com a realidade e as necessidades de saúde da população. Nesse contexto, a opinião acadêmica é essencial para compreendermos o entendimento dos estudantes quanto às habilidades e competências que esperam adquirir em sua formação básica em saúde, assim como também suas aplicabilidades no cenário atual de ensino. Esse estudo teve como objetivo identificar a opinião acadêmica acerca das competências e habilidades gerais definidas pelas DCN dos cursos de graduação da área da saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O desenho escolhido para delinear o presente estudo foi o transversal, sendo a população constituída por 135 acadêmicos do último período dos cursos de graduação da área da saúde da UFVJM (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia) durante o segundo semestre do ano de 2012. No total foram recebidas 62 respostas, resultando em índice de retorno dos questionários de 45,92%. Após análise dos dados foi possível estabelecer o perfil dos acadêmicos que responderam os questionários, em que 48,38% (15) pertenciam ao curso de Enfermagem, 48,14% (15) de Farmácia, 48,14% (13) de Fisioterapia, 66,66% (8) de Nutrição e 34,21% (13) de Odontologia. Empatia foi a variável que, unanimemente, apresentou razoável grau de importância no processo de ensino pelos acadêmicos participantes. Identificou-se diferenças significativamente estatísticas entre os cursos apenas nas variáveis Liderança no trabalho em equipe multiprofissional e Liderança, dado p<0,004 e p<0,034, respectivamente. Em todos os cursos Atenção à Saúde e Tomada de decisões apresentaram os maiores índices tanto para o que se esperava ser ensinado quanto para o que foi ensinado. Destaca-se que as competências e habilidades gerais Administração e gerenciamento e Comunicação apresentaram predominantemente os piores índices na perspectiva do ensino nos cursos de graduação na área da saúde da UFVJM. Os resultados demonstrados nesse estudo evidenciaram a necessidade de refletirmos sobre o perfil da formação dos profissionais em saúde, tendo em vista as reais demandas e necessidades de saúde da população, em especial no que diz respeito os processos de gestão.Item Políticas sociais e intersetorialidade: subsídios para uma ampliação do debate(UFVJM, 2013) Costa, Ronan César Godoy da; Alves, Wederson Marcos; Miranda, João Luiz de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Wederson Marcos; Miranda, João Luiz de; Santos, Rita Cristina de SouzaObjetivou-se com este trabalho refletir sobre as políticas sociais no Brasil e as efetivas possibilidades de superação da prática setorial visando a construção da intersetorialidade, o que, após consolidado, pode promover o atendimento integral às demandas dos usuários dos serviços públicos de corte social. Trata-se de uma abordagem não muito usual nas produções científicas atuais sobre o tema, uma vez que o enfoque baseia-se na busca pela totalidade, rediscutindo as políticas sociais e a intersetorialidade e as várias determinações que incidem sobre elas ao mesmo tempo, ou seja, propõe-se aqui um tratamento analítico, observando o movimento histórico, político, cultural e econômico que as conformam. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, introduzida sob uma perspectiva crítico-dialética, onde se tornou possível construir um conhecimento sobre o tema proposto inserindo-o na discussão sobre as formas atuais de acumulação capitalista, a postura do Estado neoliberal e a correlação de forças por meio da luta de classes. Este recorte analítico da pesquisa proporcionou chegar à conclusão de que é preciso inverter os rumos da luta de classe, a qual, mesmo considerando os avanços conquistados pelos trabalhadores na esfera dos direitos civis, políticos e sociais ao longo da história, vem se estabelecendo sob o predomínio dos interesses burgueses. Tal embate entre as classes também envolve a estruturação de um sistema de proteção social de qualidade e universal, que atenda, de fato, às necessidades da sociedade na sua integralidade, pois, as reflexões realizadas, numa linha adversa, apontaram que o enfraquecimento das lutas políticas impetradas pela classe trabalhadora nos últimos anos acabou por estruturar políticas sociais focalizadas que impossibilitam a ação intersetorial.Item A formação profissional em enfermagem e o Programa Pró-Saúde I: contribuições sob a ótica de discentes docentes e egressos(UFVJM, 2013) Lima, Antonio Moacir de Jesus; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Geraldo Márcio Alves dos; Alves, Thamar Kalil de Campos; Ribeiro, Liliane da Consolação CamposO estudo buscou compreender as contribuições do Pró-Saúde I para a formação profissional em Enfermagem na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), sob a ótica de discentes, docentes e egressos. Com abordagem qualitativa e recurso metodológico da História Oral para avaliação das narrativas, complementado por uma análise documental para confirmação dos fatos. Entrevistou-se dezessete (17) participantes, sendo: sete (07) discentes, cinco (05) docentes e cinco (05) egressos. Utilizou-se a pergunta norteadora: Comente como o Pró-Saúde I contribuiu ou contribui para a formação profissional em enfermagem. Essa sofreu vários desdobramentos ao longo das entrevistas de acordo com o conhecimento do colaborador, trouxe maior clareza à visão de cada entrevistado. Realizou-se a análise dos dados com base na história oral após a transcriação das narrativas. Organizou-se as informações coletadas nas categorias temáticas: Atributos da escrita e confecção do projeto; Dificuldades para a definição e conceituação do pró-saúde I; Pouca divulgação da Estratégia de Reorientação principalmente entre os alunos; Como se deu o primeiro contato do discente com o pró-saúde I; Como é a interação do programa com as disciplinas curriculares da graduação em enfermagem; Como se manifestam as formas de contribuição do pró-saúde I para suporte da formação profissional; A diferença do perfil do aluno inserido com o aluno não inserido na estratégia; A Estruturação física proporcionada ao curso de graduação; Apoio para estruturação física de UBS; Estímulo para confecção do primeiro Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em enfermagem; Dificuldade dos discentes para caracterizarem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Reorientação Nacional da Formação Profissional em Saúde; Formas de contribuições para a formação dos docentes e Contribuições para formação dos profissionais dos serviços de saúde em Atenção Básica à Saúde. Na compreensão das estruturas conceituais, este estudo desvela concepções e significados atribuídos à formação profissional considerando a trajetória pessoal de cada colaborador. E oferece subsídios para uma discussão ampla sobre a formação profissional em enfermagem a partir do Pró-Saúde I, visando estimular os cursos de graduação a realizarem uma releitura do projeto pedagógico no sentido de efetivarem as adequações necessárias para que a formação seja no sentido de produzir profissionais com perfil indicado pelas DCN.Item A saúde coletiva na formação profissional em odontologia: percepção de acadêmicos(UFVJM, 2013) Corrêa, Patrícia Maria Lopes Rocha; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Miranda, João Luiz de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vale, Maria Júlia Andrade; Miranda, João Luiz de; Ribeiro, Liliane da Consolação CamposEste estudo teve como objetivo conhecer a percepção acadêmica do aluno de graduação em odontologia sobre a saúde coletiva, a sua formação profissional em saúde coletiva e a sua perspectiva em trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados nos meses de fevereiro a abril de 2013, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, gravadas, transcritas, submetidas à analise de conteúdo do tipo temática e discutidas à luz de alguns estudiosos do assunto. Contou com a colaboração de treze acadêmicos de graduação em odontologia de uma instituição pública de ensino dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Em relação à percepção sobre saúde coletiva, foi possível identificar três categorias: a saúde coletiva como atendimento à comunidade; a saúde coletiva como prevenção e a saúde coletiva como área interdisciplinar. Quanto à formação profissional, os acadêmicos ressaltaram a distância entre a teoria apresentada no curso e a prática no serviço público; bem como a estrutura curricular vigente, direcionando a formação para o consultório particular. Para alguns desses acadêmicos, trabalhar no SUS está associado a: oportunidade para adquirir experiência e necessidade financeira; compromisso com a saúde coletiva e articular o serviço público com o serviço privado. E, para outros, o SUS não se apresenta como campo profissional. A pesquisa revela a necessidade de oferecer uma formação em saúde coletiva estruturada a partir do cuidado coletivo com a saúde, para que o aluno possa conhecer e refletir o que é na atualidade a saúde coletiva e o SUS, bem como o caminho que se faz através de integração efetiva entre ensino-serviço, articulando políticas de educação e políticas de saúde, adequando os novos egressos às necessidades sociais da população.Item Ações educativas de promoção da saúde relacionadas à atividade física nas unidades básicas de saúde do município de Diamantina-Minas Grais(UFVJM, 2013) Sá, Paulo Henrique Vilela Oliveira de; Cury, Geraldo Cunha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Alves, Thamar Kalil de Campos; Cury, Geraldo CunhaO presente trabalho teve como objetivo estudar o entendimento de profissionais e estudantes responsáveis por ações educativas de promoção da saúde relacionadas à atividade física para idosos, realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana de Diamantina,Minas Gerais. Trata-se de um estudo quali-quantitativo do tipo transversal, realizado com 28 responsáveis por tais ações. Os dados foram coletados através de um instrumento de pesquisa fechado do tipo Likert, como uma primeira aproximação do objeto do estudo. Os dados foram analisados de forma descritiva e analítica pelo programa Epi Info versão 6.04 for Windows. Foram encontradas 11 ações educativas de promoção da saúde relacionadas à atividade física para idosos nas seis UBS estudadas. Cinco ações eram de responsabilidade dos professores e alunos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e seis ações de responsabilidade dos profissionais do serviço de saúde. As ações observadas foram “grupo de caminhada e exercícios (alongamentos)”, “grupo de coluna” e “Qigong”. Dentre os responsáveis pelas ações, nove (32,1%) eram agentes comunitários de saúde (ACS), nove (32,1%) acadêmicos do curso de fisioterapia, cinco (17,9%) enfermeiros, dois (7,1%) técnicos de enfermagem, um (3,6%) fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), um (3,6%) professor do curso de Fisioterapia e um (3,6%) professor do curso de Educação Física. Todos os participantes demonstraram seu entendimento sobre o conceito de atividade física, os benefícios dessas atividades para idosos, o impacto dessas ações na saúde pública e a necessidade de permanente capacitação ao responder as 28 questões do instrumento tipo Likert. Os responsáveis por ações educativas de promoção da saúde relacionadas à prática de atividade física para idosos percebem essas ações como uma importante ferramenta de gestão, educação em saúde e promoção da saúde. Entretanto, relatam necessidade de educação permanente para melhor operacionalização e desenvolvimento dos seus conhecimentos e habilidades.Item Estudo do perfil e das percepções dos trabalhadores de vigilância em saúde sobre a formação e o desenvolvimento profissional(UFVJM, 2013) Fernandes, Aline Graziele; Ribeiro, Milton Cosme; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Moysés, Neuza Maria Nogueira; Araújo, Alisson; Ribeiro, Milton CosmeEste estudo tem por objetivo conhecer o perfil e as percepções dos trabalhadores de vigilância em saúde acerca da formação e do desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem quali-quantitativa e foi realizado com profissionais do departamento de vigilância em saúde de um município do Centro-Leste de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu nos meses de abril e maio de 2013. Consistiu em duas etapas, sendo: 1) Aplicação de um questionário estruturado com dados sócios demográficos, de atuação e formação/desenvolvimento profissional; 2) Entrevistas semiestruturadas, utilizando um roteiro com perguntas norteadoras. Após a realização das entrevistas foi utilizada a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) para a análise dos resultados. Na primeira etapa, a amostra foi composta de 55 trabalhadores e na segunda de 20. Dentre outros, verificaram-se os seguintes resultados: 58,2% dos entrevistados têm como cargo agente de combate a endemias; 61,8% são contratados; 69,1% ganham até dois salários mínimos; 41,8% possuem escolaridade de nível médio; 50% dos profissionais de nível superior são graduados na área de ciências da saúde; 41,8% nunca participaram de cursos de capacitação; 78,2% dos profissionais entrevistados disseram ser capacitados para as ações que desenvolvem; 58,2% dos profissionais atribuíram o conceito “bom” para o seu conhecimento em relação à vigilância em saúde. Obtiveram-se as seguintes categorias empíricas: entendimento de vigilância em saúde - prevenção de riscos e doenças para a saúde da população; importância das ações educacionais - conhecimento adquirido por meio da capacitação e atualização dos profissionais para a melhoria do trabalho na área de atuação; dificuldades - desconhecimento da gestão quanto à vigilância em saúde e inexistência de recursos financeiros; facilidades - interesse do servidor em se capacitar; levantamento dos temas: atuação dos agentes de endemias, educação em saúde para a população, imunização, vigilância sanitária nos estabelecimentos e curso básico de vigilância em saúde. Dentre outros achados, foi possível identificar a necessidade de implementação de ações educacionais, voltadas para a formação e o desenvolvimento profissional e relacionadas à vigilância em saúde para os trabalhadores da área, com o intuito de propiciar a transformação dos processos de trabalho para a efetivação da vigilância em saúde.Item Vigilância epidemiológica na formação em enfermagem(UFVJM, 2014) Figueiredo, Petrina Macedo; Cury, Geraldo Cunha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Alves, Thamar Kalil de CamposFoi realizada uma revisão integrativa no intuito de identificar, na literatura, a importância da Vigilância Epidemiológica – VE na formação acadêmica em Enfermagem. A pesquisa envolveu publicações nacionais e internacionais disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde. Os resultados detectam escassez de estudos sobre a temática, enfatizaram a importância da V Neste sentido, este trabalho objetiva estudar a importância da VE na formação acadêmica da enfermagem. Neste sentido, propõe-se um instrumento de estudo - Check-list - da formação profissional dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem em relação às ações de VE e promoção à saúde; já validado com modificações relacionadas à proposta sugerida. Espera-se com este instrumento, o apontamento das vulnerabilidades nessa formação, indicar as questões a serem esmeradas no serviço de saúde, bem como subsidiar ações para melhorias no Plano Pedagógico de Enfermagem.Item A percepção do enfermeiro da estratégia saúde da família sobre a formação do estagiário de enfermagem: integração ensino e serviço, Diamantina – MG(UFVJM, 2014) Gouvêa, Heloisa Helena Barroso; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo Rodrigues; Vieira, Flávio César Freitas; Ferreira, Fátima ConeiçãoO presente estudo teve como objetivo geral compreender a percepção que o enfermeiro da Estratégia Saúde da Família possui sobre a integração ensino e serviço frente à colaboração para o estágio de enfermagem no município de Diamantina, MG. Os objetivos específicos deste trabalho foram de identificar as dificuldades e facilidades do enfermeiro encontradas na colaboração para a formação do estagiário de enfermagem em relação ao seu trabalho e conhecer os aspectos que envolvem a participação do enfermeiro na integração ensino e serviço no que diz respeito à colaboração para a formação do estagiário de enfermagem. O estudo foi realizado em seis equipes da estratégia Saúde da Família, no município de Diamantina, MG. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos de seis enfermeiras cadastradas nessas equipes. O estudo, de abordagem qualitativa, foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFVJM, com o parecer número 228.191. A coleta de dados adotada foi a entrevista individual, com roteiro semiestruturado, aplicada pela pesquisadora mediante assinatura do entrevistado do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para análise dos dados obtidos, os discursos descridos pelos enfermeiros foram organizados na íntegra. As respostas dos profissionais para cada questão foram tabuladas,pelos pesquisadores,em quadros temáticos. A partir da tabulação de cada elemento, aplicou-se o método indutivo, que é responsável pela generalização, isto é, parte-se de algo particular para uma questão mais ampla, ou seja, geral. Essa análise revelou sobre a importância em melhorar a interação entre ensino e serviço. Os sujeitos do estudo destacaram a falta de diálogo existente entre docente da instituição e supervisor de estágio para que aconteça um planejamento mais efetivo da colaboração de estágio, bem como sua presença mais efetiva no campo de estágio. Percebe-se também que para os enfermeiros existe a falta de planejamento por parte dos gestores municipais e instituições de ensino em relação à inserção do aluno no campo de estágio, o que vem a dificultar o processo de trabalho do enfermeiro na ESF. No geral, a percepção que o enfermeiro possui sobre a integração ensino e serviço é positiva, principalmente no que tange aos aspectos facilitadores do desenvolvimento das atividades. Acredita-se que o estudo nos permite refletir sobre a importância da integração ensino e serviço para qualidade da supervisão de estágio realizado pelo enfermeiro da Estratégia Saúde da Família.Item Saúde do adolescente e o processo de formação dos profissionais da atenção primária à saúde(UFVJM, 2015) Mata, Renan Neves da; Araújo, Alisson; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Botti, Nadja Cristiane Lappann; Ribeiro, Liliane do Consolação CamposEstudo composto de referencial teórico (revisão narrativa) acompanhado de pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas. A revisão narrativa foi realizada com consulta em bases de dados científicos, abrangendo o período dos últimos dez anos (2005-2015), com a qual se objetivou identificar as publicações relativas à temática: formação do profissional de saúde para atender o adolescente no contexto da Atenção Primária a Saúde (APS). Optou-se por realizar a coleta do material de forma não sistemática, o banco de dados foi sendo complementado com os materiais encontrados, pela busca de citações nas publicações inicialmente identificadas, órgãos governamentais e autores relevantes na área. Os artigos encontrados abordavam no campo da saúde do adolescente, predominantemente, temas como: sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, violência, gravidez na adolescência. Foram escassos os estudos que buscaram contextualizar a formação dos profissionais de saúde para atender essa clientela, em especial por meio da APS, fato que ressalta a importância deste trabalho. No tocante a pesquisa qualitativa foi estudada a perspectiva dos profissionais que atuam em Estratégia de Saúde da Família (ESF) acerca de seu processo de formação profissional, durante a graduação, para cuidar dos adolescentes. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa. Participaram 11 trabalhadores da atenção primária à saúde de municípios da Microrregião de Diamantina/MG. Os dados foram obtidos por meio de 11 entrevistas abertas e analisados conforme a Análise de Conteúdo. As informações convergiram para três categorias: 1)o preparo na graduação para atender os adolescentes na ESF; 2)assistência insatisfatória prestada ao adolescente; 3)perspectivas para a melhora da formação e dos profissionais. O processo de ensino adotado nas universidades apresenta reflexos claros na assistência prestada pelos profissionais, que se sentem despreparados para atender o público que vivencia a fase da adolescência. Nesse sentido, é fundamental o diálogo contínuo entre instituições de ensino, Sistema Único de Saúde, e comunidade, para que as fragilidades no processo de formação e assistência em saúde possam ser reconhecidas e superadas.Item Procedimentos operacionais padrões: validação das técnicas de fisioterapia respiratória em um hospital de referência do Vale do Jequitinhonha(UFVJM, 2015) Rosa Júnior, Joanito Niquini; Lima, Antônio Moacir de Jesus; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lima, Antônio Moacir de Jesus; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Barbosa, Maria Virgínia. M.RESUMO A busca pela melhoria da qualidade dos serviços constitui grande desafio para os gestores da área de saúde, neste sentido, as metodologias utilizadas devem assegurar a qualidade dos serviços, conjugando a satisfação do cliente com a otimização dos recursos. Os Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) são instrumentos que expressam o planejamento do trabalho que deve ser executado para o alcance de uma assistência padronizada. É a descrição detalhada de todas as operações necessárias à realização de uma atividade e estabelece um roteiro padronizado para a execução da atividade em si mesma. O objetivo do estudo foi verificar a adequação do conteúdo dos vinte e nove (29) POPs, confeccionados pelo setor de fisioterapia de um hospital do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, referente às técnicas de fisioterapia respiratória no âmbito hospitalar. A primeira etapa foi à seleção de nove juízes através de critérios específicos que revelam domínio da área e natureza do estudo. A segunda etapa foi avaliação do conteúdo dos POPs pelos juízes através de um questionário adaptado com os critérios sugeridos por Pasquali, de abrangência, clareza, coerência, criticidade dos itens, objetividade, redação científica, relevância, sequência e unicidade. Para avaliação dos itens, as respostas seguiram a escala tipo Likert, com quatro níveis de suporte e, a partir disto, foi realizada a análise de concordância através da média ponderada. Os itens que obtiveram percentuais abaixo de 80% foram reformulados, com base nas sugestões dos juízes, e confrontados com a literatura, com evidências clínicas de pesquisas. Através do processo de validação, várias questões foram reformuladas, novas ações foram incluídas de modo a tornar os protocolos mais abrangentes, alguns equipamentos de proteção individual foram acrescentados e várias particularidades foram adicionadas de acordo com a prática assistencial de cada juiz.Item Percepção dos profissionais da estratégia de saúde da família sobre práticas de atividade física nas unidades básicas de saúde(UFVJM, 2015) Fúrforo, Érica Carvalho; Cury, Geraldo Cunha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cury, Geraldo Cunha; Oliveira, Wellington de; Soares, Viviane Antunes RodriguesRESUMO A Atenção Básica no Brasil tem como um dos seus desafios a incorporação da atividade física ao cotidiano da população. Essa estratégia goza de grande reconhecimento científico no que tange à obtenção de hábitos de vida saudáveis. O presente estudo objetivou identificar a percepção dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) sobre práticas de atividade física nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Diamantina (MG). Neste trabalho estudou-se a percepção dos profissionais acerca da importância da atividade física, a aderência da população a essas práticas, as dificuldades para a realização das atividades, bem como seu planejamento e execução. Foi desenvolvido um estudo exploratório, descritivo e analítico, do tipo corte transversal, com abordagem de natureza quantitativa e qualitativa, e uma coleta de dados em que foi aplicado um questionário do tipo Likert a todos os profissionais da saúde de todas as ESF do referido município. Na primeira etapa os dados foram analisados através de estudo de frequência e proporção e, na segunda, realizou-se o teste exato de Fisher para verificar associação estatisticamente significativa entre categorias profissionais estudadas e variáveis de interesse. Foi detectado o desenvolvimento de práticas de atividade física representadas pelos grupos de caminhada e ginástica em seis das nove UBS do município. Destaca-se a seguir os principais resultados obtidos. A percepção da importância da prática de atividade física obteve a concordância de 100% dos indivíduos em três das seis assertivas pesquisadas. A percepção da participação da população nas práticas de atividade física na UBS mostrou concordância total e parcial entre mais de 75% dos respondentes quanto à divulgação, horário e aconselhamento sobre a participação nos grupos de atividade física. A percepção das dificuldades para a realização de atividade física nas UBS destacou, em 96% das respostas, a necessidade de capacitação dos profissionais de saúde para atividade física. O estudo da percepção dos profissionais em relação ao planejamento e execução das práticas de atividade física mostrou que 83,9% das respostas concordaram total ou parcialmente com o reconhecimento da responsabilidade de todos os profissionais da ESF no desenvolvimento das atividades. Conclui-se que os profissionais percebem os benefícios e a importância da prática de atividade física no âmbito da Atenção Básica, embora reconheçam a pequena participação da população nos grupos de atividade física e na disponibilização de equipamentos públicos para tal fim.Item Avaliação dos clientes externos de um hospital sobre a qualidade dos serviços de enfermagem(UFVJM, 2015) Ferreira, Paulo Henrique da Cruz; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Guedes, Helisamara Mota; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Guedes, Helisamara Mota; Alves, Marilia; Araújo, AlissonRESUMO Estudo de caráter quantitativo e descritivo, que objetivou avaliar a qualidade da assistência de enfermagem e a satisfação do cliente externo de um hospital pólo, referência para a região ampliada de saúde. Para coleta de dados utilizou-se o instrumento adaptado e validado no Brasil, intitulado de Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP). Análises descritiva e univariada foram conduzidas. Dentre os clientes 53,4% era do sexo masculino, 43% com ensino fundamental incompleto, 52,9% casados, média de idade de 53,3 anos, média de internação hospitalar de 6,4 dias, 51,1% era a primeira internação na instituição. Os resultados apontaram que na avaliação dos três domínios, percebemos que os clientes externos relataram satisfação com o cuidado de enfermagem recebido uma vez que obtivemos uma média total de 3,7%, sendo que o domínio profissional foi o melhor avaliado seguido respectivamente pelos domínios de confiança e educacional. Esperamos que tais resultados forneçam ferramentas para subsidiar a gestão do serviço de enfermagem da instituição e forneça subsídios para a melhoria no processo de trabalho.Item Ensino em enfermagem: dimensão política, pedagógica e perfil docente na formação profissionalizante(UFVJM, 2015) Ornelas, Haline Falcão de; Alves, Thamar Kalil de Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Geraldo Márcio Alves dos; Oliveira, Wellington de; Alves, Thamar Kalil de CamposRESUMO Esse estudo teve como objetivo compreender a formação técnica profissional em enfermagem no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Câmpus Januária, tanto em relação à dimensão política, ao assumir a intencionalidade e compromisso com a formação pretendida, quanto à dimensão pedagógica, ao adotar uma organização curricular e metodológica coerentes com os propósitos estabelecidos e analisar o perfil docente em relação à formação e à trajetória profissional. Nesse sentido o estudo foi exploratório, descritivo, de enfoque qualitativo, adotando o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental, com análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), Matriz Curricular, Planos de Ensino e Currículo Lattes dos docentes do curso supracitado. Ao analisar a dimensão política observou-se a intencionalidade de formar um cidadão que, orientado pelo paradigma político social do SUS, atue de forma integral, reflexiva, humana, ética, critica e transformadora. Em relação à dimensão pedagógica, evidenciou-se uma relação teórica e prática dicotômica, matriz curricular organizada por disciplinas, maior carga horária disponível às disciplinas essencialmente técnicas, opção por conteúdos tecnicistas, centrados em tarefas, com foco no individuo doente, numa perspectiva reducionista e fragmentada da assistência, evidenciando, assim, a persistência do modelo biomédico. Assim sendo, conclui-se que a dimensão pedagógica não apresenta coerência com a dimensão política estabelecida no PPP, ou seja, há uma discrepância entre a intencionalidade de formação e a organização curricular e metodológica. Quanto ao perfil docente, concluiu-se que são enfermeiras, especializadas, com tempo breve de exercício profissional na área da saúde, iniciando a trajetória na área da educação, exercendo a docência em dedicação exclusiva, a maioria sem formação pedagógica e inserida na pós-graduação stricto sensu. Pondera-se que a ausência de formação pedagógica das docentes se constituiu como limitador para o processo de desenvolvimento de uma dimensão pedagógica coerente com a dimensão política. Pensa-se o contexto atual, com a inserção da maioria das docentes na pós-graduação stricto sensu, como propício a superação desses desafios, em que a reflexão e análise da práxis possam nortear um processo de desconstrução de conceitos, significados, construção e (re) configuração de saberes, de interlocução com questões sociais, políticas de diferentes ordens, rompendo com o caráter instrumentalista e tecnicista, conduzindo à estruturação de uma identidade docente comprometida com uma formação integral, que assegure um cuidado em saúde voltado para o ser humano em sua subjetividade e que assuma o compromisso ético e político de refletir, (re) conhecer a realidade em que se insere. Assim, é necessário que se estabeleçam tempos e espaços de reflexão coletiva, considerando a realidade e fundamentando-se na mesma os caminhos a serem percorridos, no permanente processo de reinvenção do trabalho e das formas de aprender, ensinar e de cuidar.Item Construção e validação de manual sobre burnout em professores(UFVJM, 2015) Oliveira, Tatiana Cordeiro; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Dupim, Sinara Luiza Miranda; Soares, Viviane Antunes RodriguesEste trabalho objetiva descrever o processo de construção e validação de um manual educativo sobre burnout em professores. Trata-se de uma pesquisa metodológica e descritiva, realizada em 2015, seguindo as etapas: diagnóstico situacional; levantamento do conteúdo; seleção e fichamento do conteúdo; elaboração textual; criação das ilustrações; diagramação do manual; validação de conteúdo com consulta a especialistas; validação semântica com consulta ao público alvo; adequação do manual; revisão ortográfica e de português. Participaram do estudo na validação de conteúdo, sete juizes e na validação semântica, sete professores do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Diamantina. Entre os peritos houve concordância mínima de 85,7% nos itens: conteúdo, linguagem, ilustração, layout, motivação e cultura. Fato comprovado também pela validação com o público alvo com a mínima de 85,7%. O índice de validade de conteúdo do manual educativo foi de 0,94. Esperamos que o manual teórico didático, considerado válido pelos especialistas e representantes do público alvo, seja utilizado pelos profissionais de educação e que possibilite a discussão da saúde ocupacional desta classe, proporcionando maior conhecimento, prevenção e controle da síndrome.Item Ensino em enfermagem: dimensão política, pedagógica e perfil docente na formação profissionalizante(UFVJM, 2015) Ornelas, Haline Falcão de; Alves, Thamar Kalil de Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Thamar Kalil de Campos; Santos, Geraldo Márcio Alves dos; Oliveira, Wellington deEsse estudo teve como objetivo compreender a formação técnica profissional em enfermagem no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Câmpus Januária, tanto em relação à dimensão política, ao assumir a intencionalidade e compromisso com a formação pretendida, quanto à dimensão pedagógica, ao adotar uma organização curricular e metodológica coerentes com os propósitos estabelecidos e analisar o perfil docente em relação à formação e à trajetória profissional. Nesse sentido o estudo foi exploratório, descritivo, de enfoque qualitativo, adotando o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental, com análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), Matriz Curricular, Planos de Ensino e Currículo Lattes dos docentes do curso supracitado. Ao analisar a dimensão política observou-se a intencionalidade de formar um cidadão que, orientado pelo paradigma político social do SUS, atue de forma integral, reflexiva, humana, ética, critica e transformadora. Em relação à dimensão pedagógica, evidenciou-se uma relação teórica e prática dicotômica, matriz curricular organizada por disciplinas, maior carga horária disponível às disciplinas essencialmente técnicas, opção por conteúdos tecnicistas, centrados em tarefas, com foco no individuo doente, numa perspectiva reducionista e fragmentada da assistência, evidenciando, assim, a persistência do modelo biomédico. Assim sendo, conclui-se que a dimensão pedagógica não apresenta coerência com a dimensão política estabelecida no PPP, ou seja, há uma discrepância entre a intencionalidade de formação e a organização curricular e metodológica. Quanto ao perfil docente, concluiu-se que são enfermeiras, especializadas, com tempo breve de exercício profissional na área da saúde, iniciando a trajetória na área da educação, exercendo a docência em dedicação exclusiva, a maioria sem formação pedagógica e inserida na pós-graduação stricto sensu. Pondera-se que a ausência de formação pedagógica das docentes se constituiu como limitador para o processo de desenvolvimento de uma dimensão pedagógica coerente com a dimensão política. Pensa-se o contexto atual, com a inserção da maioria das docentes na pós-graduação stricto sensu, como propício a superação desses desafios, em que a reflexão e análise da práxis possam nortear um processo de desconstrução de conceitos, significados, construção e (re) configuração de saberes, de interlocução com questões sociais, políticas de diferentes ordens, rompendo com o caráter instrumentalista e tecnicista, conduzindo à estruturação de uma identidade docente comprometida com uma formação integral, que assegure um cuidado em saúde voltado para o ser humano em sua subjetividade e que assuma o compromisso ético e político de refletir, (re) conhecer a realidade em que se insere. Assim, é necessário que se estabeleçam tempos e espaços dereflexão coletiva, considerando a realidade e fundamentando-se na mesma os caminhos a serem percorridos, no permanente processo de reinvenção do trabalho e das formas de aprender, ensinar e de cuidar.Item As representações sociais sobre a profissão de terapia ocupacional dos acadêmicos e egressos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais(UFVJM, 2015) Dutra, Letícia Rocha; Sant’Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Maxta, Bruno Souza Bechara; Gomes, Wellington Fabiano; Sant’Anna, Paulo AfrânioA terapia ocupacional (T.O.) é uma profissão da área da saúde que existe hámais de um século. Entretanto, seja por leigos ou profissionais da saúde, a T.O. ainda é representada como mera ocupação ou como uma profissão que necessita de outro profissional para prescrever suas condutas, em que é possível destacar a falta de visibilidade da atuação do terapeuta ocupacional e o não aprofundamento nos conteúdos voltados às especificidades da profissão. O curso de T.O. alcançou o nível universitário em 1961; no entanto, ao final da década de 60, a formação do terapeuta ocupacional ainda estava ligada à ideia de um trabalho voltado para a reabilitação física. Apesar do amplo e crescente movimento sanitário brasileiro ocorrido na década de 70, das mudanças curriculares, da redemocratização e das mobilizações sociais e políticas ocorridas na década de 80, que tiveram forte impacto sobre os modelos de comunicação e serviços em saúde, a T.O. permaneceu limitada a um campo de objetivações que, ainda hoje, estigmatizam a profissão em sua área de atuação.Diante desse contexto, torna-se relevante compreender como os graduandosdeT.O., e seus egressos, constituem subjetividades que são emblemáticas para a compreensão do campo formativo, uma vez que refletem a conformação do corpo discente ao saber reificado, próprio do domínio acadêmico, que amolda para além dos espaços do saber- conhecer a própria estrutura representacional do saber-fazer, aquilo que constituirá a base identitária vinculada às práticas desse profissional. Esse estudo tem como objetivo analisar as representações sociais dos acadêmicos e egressos do curso de T.O. acerca da sua profissão.Trata-se de um estudo de natureza quanti-qualitativa com delineamento de estudo de caso com recorte transversal e amostragem não aleatória, com dados coletados no mês de novembro e dezembro de 2014. Participaram do estudo, acadêmicos e egressos do curso de T.O. da UFMG (n=100). Para a coleta de dados foi aplicada a técnica de evocação livre de palavras, frente ao termo indutor ‘pensar na profissão de T.O.’ Os dados foram processados pelo software EVOC2005. As evocações presentes no quadro de quatro casas de Vergès foram processadas pelo programa EVOC-Complex para a identificação e comparação das evocações dos subgrupos presentes – acadêmicos dos períodos iniciais, finais e egressos. Foi possível encontrar duas evocações,independência e autonomia, com alta frequência nos três subgrupos analisados. Ainda, como possível presença no núcleo central, foram encontradas as evocações reabilitação, ocupação, funcionalidade e cuidado. Averificação das palavras presentes na zona de contraste possibilitou identificar a evocação inclusão presente no subgrupo dos acadêmicos dos períodos iniciais, como uma importante representação emergente para eles, referida como a mais importante palavra evocada, no total das vezes em que foi citada.Para ampliação e mapeamento das evocações do quadro de quatro casas de Vergés, utilizou-se a análise hierárquica por similaridade e a análise de implicação (0.50 ≤ 1) processadas pelo software CHIC®. O cluster gerado pela análise de similaridade apresenta associações da atividade profissional de T.O. com a promoção da maior autonomia e independência dopaciente (0,98), bem como a adaptação nas suas atividades diárias (0,56). O grafo apresentou uma associação entre os termos saúde e reabilitação (0,71) e, a associação dos termos ‘qualidade de vida’ (0,61), ‘funcionalidade’ (0,61) e ‘atividades de vida diária’ (0,71), aos termos que estão mais fortemente implicados, autonomia e independência (0,98). Conclui-se, que tanto discentes como egressos, seja pelos elementos funcionais ou normativos encontrados na centralidade e nas periferias das representações, caracterizam o profissional de T.O como aquele que tem por atribuição promover maior adaptação, autonomia e independência aos pacientes atendidos. Este posicionamento emblemático salienta como os grupos estudados ancoram um caráter bastante ideológico voltado para as práticas do cuidado ao paciente, mas pouco crítico para a desconstrução de estigmas sociais (objetivações) que dificultam a transformação da própria realidade profissional em que a T.O. vê-se identificada. Seja pela estruturação curricular das disciplinas ofertadas, seja pela maior aproximação de discentes e egressos, faz-se de suma importância que os cursos incentivem debates entre serviços, demais profissionais de saúde e atores diretamente envolvidos no processo formativo, de maneira a refletir os vários aspectos que orientam e/ou desafiam a inovar à profissão de T.O.Item A compreensão sobre o trabalho da doula sob diferentes pontos de vista em uma maternidade do Vale do Jequitinhonha(UFVJM, 2016) Lima, Patrícia de Oliveira; Miranda, João Luiz de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Velloso, Isabela Silva Cancio; Oliveira, Taciana Cavalcante de; Guedes, Helisamara MotaA equipe da maternidade de uma das unidades hospitalares do Vale do Jequitinhonha, em parceria com a Instituição de Ensino Superior local, inseriu a doula no ambiente hospitalar visando traçar caminhos para humanizar a assistência à mulher durante o processo de parturição. Como parte do processo de implementação deste projeto surgiu a necessidade de avaliar essa estratégia sob diferentes pontos de vista, além de refletir sobre a influência da doulagem na formação acadêmica, tendo em vista que a maioria das doulas se encontram em processo de formação universitária. Dessa forma, o presente estudo, objetivou analisar a compreensão das puérperas, das doulas e da equipe assistencial sobre a presença da doula durante o trabalho de parto das gestantes no cenário em estudo e a influência do exercício da doulagem para a formação das acadêmicas inseridas na maternidade. Trata-se de um estudo exploratório/descritivo, de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. O quantitativo dos entrevistados foi limitado conforme o critério de saturação, totalizando dezenove entrevistados e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Na análise temática da presente pesquisa foram identificadas cinco unidades de contexto que geraram quinze unidades de registros das quais emergiram três categorias e nove subcategorias. As categorias foram: Presença da doula durante o trabalho de parto das gestantes e seus significados; Acompanhamento da doula durante o trabalho de parto das gestantes e suas melhorias; A influência da doulagem na formação acadêmica. Foi possível com o estudo reconhecer a doula como parte do cuidado humanizado, prover subsídios para uma reflexão do seu trabalho a partir da compreensão das categorias em estudo, além de identificar a relevância da prática da doulagem para formação acadêmica das doulas universitárias.