Pós-Graduação em Ciências Humanas

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/05d39b96-7bc8-4ec9-b361-17ceb0696cdb

PPGCH - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas

Browse

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Thumbnail Image
    Item
    As políticas públicas educacionais e a evasão na educação superior: um estudo de caso na UFVJM
    (UFVJM, 2022) Gonçalves, Fernando Oliveira; Fonseca, Lilian Simone Godoy; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Lilian Simone Godoy; Mykonios, Atanásio; Amaral, Roberto Antônio Penedo do; Teixeira, Flaviana Tavares Vieira
    A evasão é um problema que reflete as inúmeras barreiras sociais, econômicas e pessoais enfrentadas pelos estudantes. O assunto foi pesquisado neste estudo, pois a evasão é um fenômeno que carece de frequência de levantamentos de dados e debates, com aprofundamento no contexto do sistema educacional brasileiro. Este estudo se propôs à abordagem de assuntos relacionados à construção histórica das políticas públicas educacionais e das políticas de governo, evidenciando o Programa de Apoio e Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) no sistema educacional do Brasil. Foram levantadas a visão e a prática global sobre políticas públicas, as políticas para oferta e ocupação de vagas, dados consolidados sobre evasão e ações para diminuir os altos índices desse fenômeno. Sobre a evasão, foram discutidos conceitos educacionais, administrativos e sociais, evidenciando não somente o retrato ao longo dos anos, como também a dimensão da evasão, um problema que ocorre praticamente em todas as universidades brasileiras. Na prática, foi estudado o caso do curso Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (BHU) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em relação à evasão, a partir de dados pesquisados na Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFVJM) referentes ao período de 2010 a 2018. Segundo as questões expostas neste estudo, fica evidente que após muitas mudanças de currículos e separação de cursos, as dificuldades não acabaram. Ocupar vagas está difícil, a manutenção de alunos não possui apoio efetivo relacionado a auxílios e, a evasão é a consequência disso. Ao explorar as informações sob a abordagem qualitativa, por meio de bibliografias e documentos, o estudo leva à instituição pesquisada sugestões de soluções para melhorar o preenchimento de vagas, a manutenção dos estudantes e, consequentemente, auxiliar na diminuição da evasão.
  • Thumbnail Image
    Item
    O processo de judicialização do ensino superior na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2021) Magalhães, Jairo Farley Almeida; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bonadiman, Heron Laiber; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Jayme, Fernando Gonzaga
    A presente pesquisa teve como objetivo promover a compreensão do processo de judicialização da educação superior na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), desdobrando-se, para tanto, em dois estudos. O primeiro, marcadamente bibliográfico, intitulado “A Educação Como Direito e a Judicialização da Educação Superior”, objetiva conceituar e problematizar o fenômeno da judicialização da educação superior, além de apresentar uma revisão das pesquisas realizadas acerca da matéria. Foi demonstrado que o termo judicialização pode assumir diversos significados, entre eles, a chegada aos tribunais de questões de grande impacto social, político e econômico, as quais originalmente estavam sob responsabilidade do Poder Legislativo ou do Executivo, e o surgimento massivo de demandas judiciais sobre determinado tema da vida social. Considerando tais aspectos do fenômeno, procedeu-se à revisão bibliográfica, a qual indicou certo caráter elitista e individualista da judicialização do ensino superior, além da existência de reflexos sobre a autonomia universitária. O segundo estudo, intitulado “O Processo de Judicialização da Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) nos anos de 2017 a 2020”, por sua vez, consiste em pesquisa predominantemente exploratória, por meio da qual pretendeu-se expor o fenômeno da judicialização do acesso ao ensino superior na mencionada instituição. O recorte consistiu na análise dos processos protocolados diante do Tribunal Regional Federal da Primeira Região por meio do sistema Processo Judicial Eletrônico ou em formato físico e transferidos para o sistema, nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020, sob o título de procedimentos comuns cíveis em face da instituição ou mandados de segurança cíveis motivados por atos das suas autoridades, referentes aos interesses de estudantes ou de candidatos ao ingresso. Ambos os estudos se relacionam na medida em que o primeiro apresenta uma construção teórica acerca da temática da judicialização da educação superior que fornece as bases para a análise da situação da UFVJM realizada no segundo. Constatou-se que a judicialização é um fenômeno presente na UFVJM e que o Poder Judiciário promoveu de forma majoritária a revisão dos atos administrativos praticados pela instituição.
  • Thumbnail Image
    Item
    Tornar-se docente universitário: trajetórias de formação e inserção no magistério superior da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2021) Lima, Josiane Aparecida; Leite, Roberta Vasconcelos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Leite, Roberta Vasconcelos; Cardoso, Carolina de Resende Damas; Bonadiman, Heron Laiber
    É comum que a expectativa em torno de como o professor universitário de instituições públicas deva atuar não leve em conta os diversos fatores envolvidos na sua formação docente, na sua inserção na carreira, nas demandas laborais às quais ele deve responder. Nesse cenário, especificidades do magistério superior têm sido cada vez mais discutidas em pesquisas no âmbito educacional, pois muitas vezes o que se espera em termos de preparação do profissional para ensinar na universidade não se verifica na prática. Buscando contribuir para este debate, esta pesquisa objetiva compreender como professores que iniciaram sua carreira no magistério superior na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) elaboram suas trajetórias de formação e as relacionam às suas práticas docentes. Para tal proposta, buscando valorizar a perspectiva dos sujeitos da experiência, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico. Iniciamos esta obra empreendendo diálogos teóricos sobre a docência no ensino superior com Pimenta e Anastasiou (2014), Bolzan e Isaía (2006), dentre outros. Discutimos como a ênfase na pesquisa durante a pós-graduação é concomitante a lacunas na formação pedagógica e como é importante maior integração entre pares no ensino superior. Buscamos em autores como Tardif (2002) contribuições sobre os saberes docentes e a construção desse ofício na prática para tematizar como se dá a inserção profissional de professores na universidade, além de apresentarmos questões pertinentes à carreira em instituições públicas de ensino superior. Para a coleta de dados, foram selecionados intencionalmente 5 participantes que atuam nas grandes áreas de maior expressão na UFVJM (ciências da saúde, exatas, humanas e agrárias), tendo como critérios: ser professor efetivo, ter iniciado o magistério superior na instituição e ter disponibilidade para participar da pesquisa. Realizamos entrevistas semiestruturadas individuais, gravadas e transcritas integralmente. Como resultados, apresentamos dados relativos ao contexto do estudo, delimitando especificidades desta instituição que nasceu em 1953 como a Faculdade de Odontologia de Diamantina, fundada pelo então governador de Minas Gerais Juscelino Kubitschek de Oliveira, e que se tornou efetivamente uma universidade federal no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Seguem-se análises individuais do percurso de formação e atuação profissional de cada participante. Buscando explicitar proximidades e singularidades nas trajetórias, destacamos que, dos 5 entrevistados, 1 ingressou na IES antes de iniciar o mestrado, 2 com mestrado concluído e 2 com doutorado concluído. Os 3 primeiros narraram que cursar mestrado e/ou doutorado propiciou renovação do trabalho até então realizado. Todos relataram não terem recebido formação específica para o magistério superior, descrevendo como se tornaram professores na prática, elaborando erros e acertos e eventualmente contando com ajuda de colegas. 4 detalharam processos da construção e expansão da IES, destacando seu protagonismo na consolidação dos cursos a que se vinculam ou vinculavam. Todos tematizaram a relação com alunos, ora enfatizando desafios de conquistar seu respeito, ora descrevendo a alegria em acompanhar suas conquistas, ora tematizando mudanças no seu perfil dada a ampla disponibilidade de recursos tecnológicos atualmente. Todos relataram mudanças significativas em suas trajetórias de formação e/ou atuação profissional. A partir da discussão desses resultados com os aportes teóricos, compreendemos que a atuação docente nesta instituição de ensino superior vai muito além da prática na sala de aula e nos convida à revisão da concepção corrente de que o professor universitário federal se forma na pós graduação antes de iniciar o magistério superior. Na diversidade das experiências relatadas, emerge que a formação continua a acontecer concomitantemente à prática docente, especialmente neste momento de constantes inovações pedagógicas e tecnológicas.
  • Thumbnail Image
    Item
    Acesso e permanência dos estudantes quilombolas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Araçuaí por meio de ações afirmativas no ensino superior
    (UFVJM, 2020) Meireles, Gilvânia Antunes; Paiva, Adriana Gomes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paiva, Adriana Gomes de; Nascimento, Kátia Honório do; Santos, Sandro Vinicius Sales dos
    A presente pesquisa tem por objetivo analisar criticamente as políticas públicas e institucionais relacionadas ao acesso e permanência dos estudantes quilombolas nos cursos superiores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG Campus Araçuaí, bem como os desafios para a sua permanência na Instituição. Nesse ínterim, para contextualizar a importância das ações afirmativas para as relações étnico-raciais, revisitou-se a literatura sobre a história dos quilombos como espaço de resistência, assim como o papel das ações afirmativas para que estudantes quilombolas tenham seu acesso e permanência no ensino superior. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental, com consulta a diversas reflexões teóricas que abordam a história dos sujeitos, a análise das políticas públicas e suas interfaces com as ações afirmativas. Além disso, foi apresentado um panorama da legislação que orienta as ações dos governos, assim como a compreensão dos estudantes quilombolas como sujeitos protagonistas no processo de aprendizagem. A referida pesquisa também contou com análise de dados sobre o acesso e a permanência de estudantes quilombolas no Instituto Federal supracitado. Espera-se que a presente pesquisa fomente uma reflexão crítica sobre a importância das políticas de ações afirmativas, apontando a necessidade ampliação do acesso e do acompanhamento da permanência dos jovens quilombolas no ensino superior, em especial no contexto da realização da pesquisa.
  • Thumbnail Image
    Item
    Inclusão na perspectiva de professores universitários das ciências exatas
    (UFVJM, 2020) Martins, Gabriella Lely Cardoso; Ferreira, Bárbara Carvalho; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Bárbara Carvalho; Bonadiman, Heron Laiber; Braga, Elayne de Moura; Souza, Renato Ferreira de
    A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior tem sido um tema debatido nas últimas décadas. Ainda que esse público tenha direito ao acesso e permanência nos diversos espaços da sociedade, as legislações que regulamentam a inclusão no ensino superior não são suficientes para garantir a conclusão do curso pelos alunos com deficiência, uma vez que existem algumas questões que podem dificultar esse processo, como, por exemplo, a formação docente para atuar com este público. Considerando esses aspectos, a presente pesquisa tem como objetivo geral verificar como professores universitários, da área de ciências exatas, compreendem o processo de inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior, e como objetivos específicos: (a) investigar a formação de professores universitários no que se refere à educação especial e inclusiva; (b) analisar os saberes, concepções e experiências dos docentes sobre a prática voltada à pessoa com deficiência e sobre a inclusão na UFVJM. Participaram da pesquisa, 50 professores do Instituto de Engenharia Ciência e Tecnologia (IECT/Campus Janaúba) e do Instituto de Engenharia Ciência (ICT/Campus Diamantina) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionário via Google Docs a todos os professores e posteriormente e pela realização de uma entrevista com seis dos professores que tiveram experiências na docência com alunos com deficiência. Os dados dos questionários foram analisados por meio de estatística descritiva e as entrevistas, transcritas e analisadas de acordo com análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que a maioria dos docentes, 80%, não teve na formação inicial e continuada contato com conteúdos relacionados à educação escolar inclusiva e práticas pedagógicas para alunos com deficiência. Sobre os conhecimentos a respeito da área, os dados indicaram que 66% dos professores desconhecem as legislações que regem a educação escolar inclusiva. Outro dado relevante é que 48% dos professores concordaram parcialmente que para a prática docente é necessário ter conhecimento sobre didática e práticas de ensino. Quanto à universidade estar preparada para receber alunos com deficiência, apenas 8% dos docentes afirmaram isso. Já sobre os saberes docentes, 36% dos participantes apontaram ter como modelo para lecionar os professores da graduação e 42% apontou que foi a prática que os capacitou enquanto docentes. A partir dos resultados observados na pesquisa, conclui-se que é indispensável a oferta de orientações aos servidores, bem como formação continuada aos professores na área da inclusão de pessoas com deficiência.