PPGECMaT - Mestrado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Dissertações)
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Item Uma análise da influência da História e Filosofia da Ciência nas concepções sobre a Natureza da Ciência de futuros professores(UFVJM, 2023) Lima, Italo Zanatelli Costa; Lannes, Wagner; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lannes, Wagner; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Santos, Crislane de SouzaEste trabalho tem como objetivo geral analisar a influência da História e Filosofia da Ciência (HFC) nas concepções em relação à Natureza da Ciência (NdC) dos estudantes de licenciatura dos cursos de ciências da natureza (Ciências Biológicas, Física e Química) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus JK. Para isso, foi feita uma pesquisa documental na perspectiva de como a História e/ou Filosofia se apresenta no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das licenciaturas mencionadas. As informações obtidas foram relacionadas com a análise das concepções sobre a Natureza da Ciência dos formandos de cada licenciatura. As concepções sobre a Natureza da Ciência dos formandos foram coletadas por meio do questionário aberto Views of Nature of Science D+ (VNOS-D), modificado e traduzido pelo autor, na sua forma mais atual, constituído de questões baseadas em pesquisa em ensino de ciências, cujo objetivo é realizar uma avaliação de cunho epistemológico em relação às respectivas visões dos estudantes em relação a Natureza da Ciência. Para isso, foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC), pois é referência no tratamento de dados qualitativos de questionários abertos. Os resultados obtidos ao relacionar os procedimentos metodológicos desta pesquisa indicam uma possível influência da HFC, presente nos PPCs das licenciaturas, nas concepções sobre a NdC dos licenciados, tanto na perspectiva das posições filosóficas e historiográficas da ciência defendidas nos documentos quanto na maneira em que a HFC está distribuída nas disciplinas dos cursos.Item Aspectos motivacionais para a aprendizagem em sala de aula invertida: um estudo de caso com alunos de Cálculo Diferencial e Integral I durante o ensino remoto emergencial(UFVJM, 2022) Pereira, Madalena da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O presente trabalho de dissertação foi desenvolvido no contexto de isolamento social e ensino remoto ocasionado pela Pandemia por Covid-19. Teve como objetivo estudar aspectos relacionados à motivação para a aprendizagem de alunos do Ensino Superior com a adoção da metodologia Sala de Aula Invertida – SAI em uma turma da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I – CDI1. O estudo partiu de revisão sistemática de literatura, por meio da qual verificaram-se diversificadas abordagens da SAI no ensino da Matemática no cenário nacional. Foi possível delinear os limites de aplicabilidade inerentes à sua prática em um quadro geral de satisfação e resultados positivos quanto à avaliação da metodologia. Questionário de Atribuição de Causalidade para fracasso ou sucesso acadêmico destinado a alunos do Ensino Superior fundamentado na teoria atribucional de Weiner foi criado como ferramenta para investigação da motivação para a aprendizagem. Outros instrumentos de coleta de dados foram utilizados para associar características psicológicas relacionadas à motivação a aspectos comportamentais, de opinião e de crenças da turma de alunos investigada. Aplicou-se questionário para caracterizar os sujeitos da pesquisa quanto ao autoconceito matemático e à autopercepção da dificuldade em conteúdos matemáticos; a escala EMAPRE (ZENORINI, 2007), alicerçada na teoria de metas de realização; entrevista; observação participante e diário de bordo. Foi possível compreender em nível manifesto e não manifesto fatores que influenciaram a motivação para a aprendizagem. Destacou-se uma motivação intrínseca no grupo de sujeitos pesquisados e o papel do professor como fator extrínseco favorável no estudo de caso. A “administração do tempo” revela-se como perspectiva agregadora na pesquisa e se trata uma das capacidades autorregulatórias ou de estratégias metacognitivas da qual os alunos devem se prover por meio da educação formal. Além disso, foi possível apresentar os limites e potencialidades do uso da metodologia SAI no ensino de CDI1 e uma coletânea de apresentações didáticas como Produto Educacional desta pesquisa.Item Ciência de dados aplicada ao PISA 2018(UFVJM, 2022) Andrade, Rochelly Fernandes; Andrade, Alessandro Vivas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Alessandro Vivas; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Brandão, Diego Nunes; Pitangui, Cristiano GrijóA educação está presente e ligada a várias áreas de interesse público. Sabendo-se dessa importância, Avaliações em Larga Escala são aplicadas em diversos países, objetivando servirem de indicadores desses quadros educacionais, bem como, monitorar as habilidades cognitivas relacionadas à literacia e à numeracia. O presente estudo aplicou técnicas de Ciência de Dados, uma área multidisciplinar, que envolve, principalmente aprendizado de máquina e estatística, sobre dados coletados pelo questionário aplicado aos professores durante a Avaliação em Larga Escala do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, edição 2018. O trabalho buscou identificar quais características, coletadas pelo questionário aplicado aos professores, têm mais impacto sobre o desempenho dos alunos nas avaliações de matemática e ciências. O trabalho aplicou dois modelos de aprendizado supervisionado, o Decision Tree e o Random Forest, nos quais a variável dependente foi elaborada com base nas notas médias dos países participantes e nos níveis de proficiência. Os modelos foram aplicados implementando o algoritmo CART com critério de classificação Gini, na qual os dados foram divididos através da técnica Holdout com 70% dos dados para treinamento e 30% para teste. A seleção de atributos foi realizada aplicando o método Recursive Feature Elimination, que reduziu a quantidade de atributos de 167 para 83. As instâncias com dados faltantes não foram utilizadas nesta pesquisa. O Matthews Correlation Coefficient-MCC avaliou a qualidade geral dos modelos sendo utilizado como principal meio de comparação de desempenho de classificação, tendo em vista a constatação de desbalanceamento das classes. Com o MCC observou-se que, de maneira geral que o Random Forest obteve os melhores desempenhos com 0,76 para o teste de matemática e 0,71 para ciências. Com o modelo gerado pelo algoritmo Random Forest, foram identificadas as principais características influenciadoras de desempenho, em que se destacaram características relacionadas à tecnologia, incentivo dado aos alunos pelos professores, motivação e valorização do aprendizado e capacitação dos professores.Item O conhecimento dos docentes sobre o uso de games no ensino de Ciências e Matemática a partir da Análise Textual Discursiva e do modelo TPCK(UFVJM, 2023) Cruz, Andrei Barbosa da; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Sousa, Robson Simplício de; Allain, Luciana ResendeEsta pesquisa tem por objetivo geral investigar qual é o conhecimento dos professores de Ciências e Matemática sobre a aplicação de games na educação científica e matemática. Como objetivos específicos, buscou-se: 1) Identificar quais as tecnologias digitais e de redes sociais os sujeitos da pesquisa fazem uso no seu dia a dia e em sala de aula; 2) Analisar os conhecimentos tecnológicos e pedagógicos necessários para a utilização de games em sala de aula; 3) Verificar limites e possibilidades para o uso de games em sala de aula, pelos professores de Ciências e Matemática; 4) Caracterizar os níveis de conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo (Científico e Matemático) que os professores detêm a partir do modelo TPSK proposto por Jimoyiannis (2010). Nesta pesquisa, a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007) se tornou referencial teórico e metodológico para analisar as respostas de seis professores de escolas públicas e privadas da cidade de Diamantina-MG. A coleta de dados utilizada nesta pesquisa foi a partir de uma entrevista semiestruturada, em modo online. A ATD foi feita através do apoio do software Atlas.ti em sua versão 9. Além da ATD, foi necessário determinar o nível de conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo que os participantes da pesquisa possuíam, uma vez que, utilizar games como mediadores do ensino pressupõem que essas três áreas sejam de conhecimento dos professores. Por esse motivo, utilizamos como principais referenciais as pesquisas de Shulman (1986), Mishra e Koehler (2006), Jimoyiannis (2010), e a Zona de Desenvolvimento Proximal de Lev Vygotsky (1986, 2001). Após todo o processo de Análise Textual Discursiva emergiram dos documentos dos participantes cinco categorias cujo propósito era tentar explicar o fenômeno por trás da pergunta de pesquisa, as categorias são: 1) Os Requisitos para o uso de Games em Ciências e Matemática; 2) Aspectos relevantes e não relevantes ao uso de Games em Ciências e Matemática; 3) Conhecimentos relacionados ao uso de games dentro ou fora de sala de aula; 4) Recursos Pedagógicos e Tecnológicos relacionados ao uso de games na educação; 5) Limites e possibilidades para a aplicação de games em Ciências e Matemática. Além das categorias, também foi possível organizar os participantes da pesquisa em três níveis de conhecimento dentro do modelo TPSK, esses níveis demonstram quais as dificuldades ou habilidades que cada um dos participantes possuem para cada uma das áreas do modelo TPSK. Os níveis de conhecimento presentes nesta pesquisa são: 1) Suficiente; 2) Eficiente; 3) Excelente. Como principal conclusão da pesquisa, foi possível identificar vários fatores responsáveis pelo não uso de games no ensino de ciências e matemática além de alguns pontos que podem ser explorados para que os games, como ferramentas de apoio ao ensino, possam ser reconhecidos como objetos de aprendizagem.Item Conhecimentos tradicionais e a confluência com o ensino de Química na educação escolar quilombola no quilombo Barra Santo Antônio-MG(UFVJM, 2023) Guimarães, Meiriane Rafaela Assunção; Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Silva, Givânia Maria da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Silva, Givânia Maria da; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Araujo, Angelica Oliveira de; Nazario, Gessiane AmbrosioO presente estudo teve o objetivo de investigar como os conhecimentos e fazeres tradicionais da comunidade quilombola Barra Santo Antônio, município de Sabinópolis/MG, podem contribuir para o ensino de Química, a partir da perspectiva freireana e da Educação Escolar Quilombola. A pesquisadora é quilombola, oriunda e residente da comunidade em que foi realizado o estudo. Com isso, ela também é fonte de dados e no decorrer do trabalho, algumas reflexões também originam da sua vivência na comunidade. O viés metodológico da nossa pesquisa foi de abordagem qualitativa em um estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizamos a análise documental e entrevistas semiestruturadas, visando identificar conhecimentos e fazeres tradicionais que podem dialogar com o ensino de Química. Nos debruçamos sobre o inventário histórico da comunidade, documento que descreve a história da comunidade e a relação de ocupação do território e outros documentos. Identificamos conhecimentos e fazeres, que foram analisados e agrupados em categorias, sob a lente conceitual da análise de conteúdo de Bardin (1977). Logo após foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três moradores quilombolas, residentes e oriundos da comunidade. As entrevistas tiveram os áudios gravados, transcritos e posteriormente analisados também por meio da análise de conteúdo. Observamos que alguns conhecimentos tradicionais relacionados à prática de cultivos agrícolas apareceram com maior frequência. Assim, aprimoramos as categorias criadas na análise documental, com a análise das entrevistas e identificamos o que chamamos de temas confluentes que confluenciam os conteúdo da Química com os conhecimentos e fazeres tradicionais como instrumento para superação do racismo.Cada tema está relacionado a conhecimentos e fazeres tradicionais quilombolas e a outros temas com outros conhecimentos e fazeres. Assim, nessa perspectiva, o processo de levantamento de dados e construção de temas dessa pesquisa, se replicado, possibilita contribuir com o educador planejar continuamente atividades, conforme orienta as diretrizes curriculares da Educação Escolar Quilombola, e não apenas em ações pontuais ou datas festivas. Concluímos que o desenvolvimento dessa pesquisa pode contribuir para a instrumentalização de educadores para levantar conhecimentos e fazeres quilombolas para subsidiar atividades que confluencie estes com o ensino de Química, em uma perspectiva dialógica e antirracista.Item Desempenho em Matemática dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Diamantina/MG no PROALFA em 2018 e 2019: análise das habilidades e competências não consolidadas e visualização dos resultados(UFVJM, 2022) Barroso, Caroline Miranda; Nunes, Stella Maris Lemos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Nunes, Stella Maris Lemos; Allain, Luciana Resende; Alves, Maria Teresa GonzagaEsta pesquisa tem como principal objetivo identificar como está o desempenho em Matemática dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Diamantina/MG. Trata-se de uma pesquisa censitária, de abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo e exploratório, que utiliza os dados secundários do Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. A análise estatística mescla indicadores de desempenho obtidos via Teoria da Resposta ao Item e Teoria Clássica dos Testes. Alicerçando toda discussão em torno do desempenho em matemática, a escala de proficiência e a matriz de referência do PROALFA são amplamente utilizadas. Fizemos também uma comparação entre o que estava previsto na estrutura curricular da rede municipal, a matriz de referência do PROALFA, o Currículo de Referência de Minas Gerais e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados encontrados revelam que os alunos da rede em questão estão no padrão de desempenho recomendado, entretanto, algumas habilidades matemáticas podem ser melhor consolidadas para que resultados ainda melhores possam ser alcançados, vislumbrando a qualidade de ensino prezada pela Secretaria Municipal de Educação de Diamantina. Verificamos também que, apesar desta pesquisa ter utilizado os dados do PROALFA referentes aos anos de 2018 e 2019, as habilidades matemáticas que não estão bem consolidadas pelos alunos da rede são habilidades importantes e que estão contempladas na Base Nacional Comum Curricular vigente.Item O desenvolvimento de um projeto com a temática agroecologia em uma escola do campo na perspectiva freiriana: uma análise dos desafios e potencialidades(UFVJM, 2022) Teixeira, Ângela Rita; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os desafios e potencialidades da construção e da aplicação de atividades dialógicas, problematizadoras e temáticas, realizadas no projeto de extensão “Projetando a Agroecologia: os conhecimentos do vale para o mundo”. Buscou também, como objetivos específicos: 1) Analisar as atividades do projeto de extensão, sobre agroecologia, a partir do envolvimento de estudantes nas aulas de Biologia, e refletir quais os desafios e potencialidades da sua aplicação e futura integração ao cotidiano escolar; 2) Levantar temas geradores a partir dos diálogos realizados nas atividades dos projetos de extensão; 3) Relacionar os conteúdos do currículo de Biologia com os temas geradores levantados no projeto de extensão. Para o desenvolvimento da pesquisa, se utilizou como referencial teórico pesquisas na área da Educação do Campo e da relação entre a Agroecologia e o ensino de Biologia. Abordamos também a Perspectiva Freireana no ensino de ciências, elementos didático pedagógicos que norteiam a análise dos dados. A pesquisa também deu subsídio para a construção de um relatório técnico sobre o levantamento de temas geradores para construção de sequências didáticas na perspectiva freiriana no ensino de Biologia, como produto educacional. Foi feita uma pesquisa documental, com a análise de conteúdo das falas significativas de agricultores e agricultoras, coletadas durante o projeto de extensão na escola. Isso resultou na identificação de temas geradores, a partir da temática Agroecologia: agrotóxicos, técnicas, gênero, trabalho e identidade. Os desafios para que a temática Agroecologia seja incorporada ao cotidiano da escola vão desde a adequação do currículo até a fragmentação dos horários e a formação dos professores. No entanto, observamos que as potencialidades são muitas e que o tripé Educação do Campo, perspectiva freiriana e Agroecologia são indissociáveis na luta por um modelo de sociedade mais igualitário, sobretudo quando se compreende o potencial da escola nesse processo.Item Educação do Campo e Pedagogia da Alternância: plano de estudo como instrumento pedagógico no ensino de ciências(UFVJM, 2022) Oliveira, Janaina Boldt de; Fraile, Ofélia Ortega; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fraile, Ofélia Ortega; Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Gehlen, Simoni TormohlenConsiderando o “Plano de Estudo” um instrumento guia da Pedagogia da Alternância, destacamos a questão em estudo, por sua relevância na formação dos estudantes: Qual a semelhança ou relação que pode ser estabelecida entre o Plano de Estudo (PE) e os Três Momentos Pedagógicos (3MP) com o ensino de ciências na perspectiva freireana no ponto de vista dos educadores? Para discutir esta problemática, buscamos responder estas perguntas a partir da análise comparativa do desenvolvimento/etapas do Plano de Estudo e dos 3MP e também procuramos analisar em documentos as propostas de utilização do PE na disciplina de ciências numa escola comunitária rural municipal que trabalha com pedagogia da alternância com ensino fundamental II, a EMEFERC Agostinho Partelli (ES). Também buscou-se elencar na análise de entrevistas com os professores, os limites e possibilidades para o ensino de ciências a partir do Plano de Estudo e, até que ponto, o ensino de ciências é trabalhado de forma contextualizada. A metodologia, por tanto, está baseada na abordagem qualitativa, a partir da análise documental e de entrevistas semiestruturadas com dois professores da escola. A análise de dados foi realizada pelo método de análise de conteúdo de Franco (2012) e Bardim (1977). Participaram desta pesquisa dois educadores dessa escola que trabalham ou já trabalharam com a disciplina de Ciências. Em nossas analises constatamos que as etapas do instrumento pedagógico PE têm equivalência com os 3MP, ainda, além do PE estar dialogando com a disciplina de ciências por meio dos pontos de aprofundamento o PE também dialoga com todas as disciplinas da EMEFERC e contribui em diversas atividades que acontecem na escola, numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Nas análises foi identificada uma dificuldade marcante ao trabalhar este instrumento pedagógico que é a falta de conhecimento e contato de educadores novatos que chegam para trabalhar na EMEFERC, assim vimos a necessidade da construção de um guia metodológico do PE com o objetivo de servir de apoio para a educadores da Pedagogia da Alternância na educação básica, técnica e superior. Por fim, conseguimos afirmar que a partir do PE educadores conseguem abordar os conteúdos das disciplinas a partir da realidade do estudante, de forma contextualizada, porém não sempre com uma perspectiva freireana.Item Educação em Engenharia: investigando a presença de estratégias de aprendizagem ativa na formação de engenheiros químicos(UFVJM, 2022) Ribeiro, Laisse Dias; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Janerine, Aline de Souza; Damasceno, Sandra MatiasNovos modelos de ensino-aprendizagem vêm sendo estudados ao longo do tempo com o objetivo de atender a nova geração de alunos que estão inseridos na rede de ensino. Hoje, alunos e professores possuem o conhecimento na palma da mão, com um clique é possível buscar o conhecimento. Então é imprescindível repensar novos métodos educativos e procurar desenvolver competências para responder às exigências profissionais. Na formação dos Engenheiros, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (DCNs) foram atualizadas em 2019 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação (MEC), exigindo que o aluno seja inserido no ato de aprender e estabelecendo a formação por competências. Neste sentido, essa pesquisa tem como foco a Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que tem grande aplicabilidade na área da saúde e seus resultados são bastante positivos para a formação profissional. Logo, procuramos conhecer as possibilidades de implementá-la na Engenharia. O presente estudo teve por objetivo analisar se e como as estratégias de aprendizagem ativas vêm sendo aplicadas na disciplina de “Laboratório de Operações Unitárias” ou aulas práticas experimentais similares, nos cursos de Engenharia Química da UFVJM, do IFNMG e da UFV, num contexto prático de resolução de problemas que, possivelmente, os alunos/egressos encontrarão no mercado de trabalho. O estudo partiu da revisão sistemática de literatura, por meio da qual identificamos as pesquisas realizadas sobre o uso da Metodologia Ativa ABP no ensino de engenharia, dentro do contexto educacional brasileiro, demonstrando que ainda é incipiente essa prática na Engenharia, principalmente na Engenharia Química. A partir da aplicação de um questionário disponibilizado aos docentes, por meio da plataforma Google Forms, identificamos qual foi a metodologia atualmente aplicada e compreendemos como é a relação teoria/prática na disciplina de Laboratório de Operações Unitárias ou similares, do curso de Engenharia Química das referidas IES. Percebemos que nessas IES a metodologia tradicional prevalece na prática docente, porém verificamos situações em que são exploradas características e possibilidades da ABP.Item O Ensino de Ciências na Base Nacional Comum Curricular: análises das percepções dos professores atuantes e em formação inicial nas escolas de Diamantina(UFVJM, 2022) Souza, Patrícia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Esta pesquisa teve o objetivo de compreender como foi o processo de discussão e implementação do currículo de Ciências baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em algumas escolas da SER de Diamantina. Buscou também, como objetivos específicos: 1) Verificar a ocorrência da implementação da BNCC e do Currículo Referência de Minas Gerias (CRMG) na ministração do ensino de Ciências nas escolas de Diamantina; 2) Identificar nos relatórios de Estágio de Ciências a presença da BNCC e sua aplicação no ambiente escolar e no Ensino de Ciências; 3) Verificar como acontecem as adequações dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas em relação à BNCC e ao CRMG; 4) Identificar a presença (ou não) de recursos (infra estruturais, humanos e pedagógicos) utilizados para a implementação das propostas da BNCC para o ensino de Ciências. Para a organização dessa pesquisa, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica buscando na literatura existente informações que pudessem servir como subsídios para este estudo. A metodologia utilizada para a coleta de dados ocorreu por meio de dois instrumentos: o primeiro consistiu na aplicação online de dois questionários abertos, aplicados remotamente, sendo um para os 15 docentes da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II de escolas estaduais, municipais e privadas, da SER de Diamantina, participantes e o outro foi aplicado para 20 licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O segundo instrumento consistiu na pesquisa documental e exploratória dos relatórios dos estagiários que cursaram a disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências no segundo semestre de 2019 e no ano de 2020. A metodologia de análise de dados consistiu na ATD e as categorias que emergiram foram 1) A BNCC a partir das Teorias do Currículo; 2) Implementação das propostas curriculares para o ensino de Ciências; 3) Influência da BNCC e do CRMG no ensino de Ciências e 4) Implementação das propostas curriculares para o ensino de Ciências. Como resultados essa pesquisa obteve que os processos educativos vêm avançando de acordo com o que é proposto pelos documentos educacionais. Entretanto pôde-se perceber que a as diretrizes estabelecidas pela BNCC para o EC do EF II emergiram, a partir das respostas dos professores e licenciandos, no dia a dia educacional como um currículo tradicional.Item O ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública municipal de São Gonçalo do Rio Preto, Minas Gerais(UFVJM, 2023) Lopes, Elizéte de Assis; Janerine, Aline de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Janerine, Aline de Souza; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Thiengo, Lara CarletteEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender como as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal, localizada na cidade de São Gonçalo do Rio Preto – MG, fazem uso, em suas aulas, dos temas ligados à vivência dos estudantes de forma a ampliar as possibilidades de contextualização, interdisciplinaridade e aplicação dos saberes construídos nas aulas de Ciências. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa e configura-se como um estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados a realização de um grupo focal e aplicação de um questionário. Participaram da pesquisa 8 professoras que trabalhavam com o componente curricular Ciências, nos anos iniciais, na escola cenário desta pesquisa. Utilizamos como metodologia de análise de dados, a Análise Textual Discursiva para mapear e categorizar os dados obtidos. As análises do grupo focal e dos questionários aplicados indicaram que as professoras trabalham com a abordagem temática contextualizada e interdisciplinar, utilizando temas da vivência dos estudantes e da atualidade. As professoras fazem uso de diversas estratégias metodológicas nas aulas de Ciências, como a utilização de atividades lúdicas, uso de imagens e atividades experimentais e investigativas. As professoras, ao desenvolverem projetos temáticos na escola, utilizam das discussões envolvendo as questões regionais para promoverem maior contextualização e interdisciplinaridade, visando assim, um maior engajamento dos estudantes durante as aulas. A análise dos dados também demonstrou que as professoras utilizam as sequências didáticas como uma forma de promover a interdisciplinaridade e alegaram precisarem de mais cursos de formação que abordem o trabalho envolvendo o ensino temático contextualizado e interdisciplinar, ficando evidente a preocupação delas em estarem preparadas para atender a demanda dos estudantes. Quando questionadas sobre quais eram a suas demandas específicas de cursos de formação continuada, as professoras indicaram também a necessidade de cursos que abordem a Educação Inclusiva e os usos de TDICs.Item Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM: desafios e possibilidades para a formação de professores(UFVJM, 2022) Silva, Sélvia Taciana Josiana Maciel de Paula; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Jesus, Marcelo Siqueira de; Paula, Simone Grace deO Estágio Supervisionado (ES), nos cursos de licenciatura têm-se mostrado indispensável na formação profissional docente. Desde 2007, a CAPES tem implementado nas universidades brasileiras, programas institucionais de formação de professores, entre eles o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e, a partir de 2018, o Programa Residência Pedagógica (PRP). Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender as aproximações e distanciamentos entre ES e o PRP no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, bem como as experiências, desafios e possibilidades para a formação de professores de Ciências e Biologia durante a prática pedagógica nas escolas públicas da Rede Estadual de Diamantina. A questão de pesquisa que se pretende responder é a seguinte: A interseção entre o Estágio Curricular Supervisionado no ensino em Ciências e Biologia (ECS-CB) e o Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Biologia (PRP-SB) contribuem para formação inicial e continuada de professores? O trabalho a ser desenvolvido é uma pesquisa qualitativa, pois conforme Lüdke e André (1986) abordamos assuntos que envolvem sujeitos que relataram suas experiências profissionais. Quanto aos objetivos da pesquisa, é explicativa e exploratória, pois se pretende compreender a interseção entre PRP-SB e o ECS-CB na formação de professores no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM. Participaram dessa pesquisa por um lado, professores supervisores do ECS-CB e licenciandos estagiários, e por outro lado, professores preceptores do PRP-SB, e residentes do PRP-SB do curso de Ciências Biológicas da UFVJM. A pesquisa foi realizada em escolas da Rede Estadual de Diamantina que ofertam o ensino fundamental II e o ensino médio. Como instrumento de coletas de dados foi utilizado um questionário aplicado aos professores supervisores de estágio, professores preceptores, estagiários e residentes. Para identificar trabalhos com temas que se aproximam da pesquisa, realizamos a revisão de literatura, buscando pesquisas no período de 2017 a 2021, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), afim de justificar a relevância desse trabalho. Para a interpretação e tratamento de dados foi empregado o método de análise de conteúdo (BARDIN, 1997). Nas vozes dos sujeitos participantes da pesquisa vimos que tanto o ES quanto o PRP são importantes para imersão do licenciando nas escolas da educação básica, bem como para a construção de suas experiências na escola-campo. Os desafios enfrentados pelos sujeitos da pesquisa, no desenvolvimento do ES e do PRP foram muitos durante a Pandemia do COVID-19. Em relação às possibilidades e avanços do ES e PRP, vimos que na concepção dos professores programas como PIBID, PET E PRP, contribuem para a interação universidade escola no processo de formação inicial e continuada de professores. Por fim, destacamos que todos os estudos foram essenciais para o desenvolvimento do produto educacional cuja finalidade foi compartilhar os conhecimentos aprendidos pela pesquisadora sobre as aproximações, distanciamentos e interseções entre ES e PRP, bem como as contribuições para formação de professores.Item Um estudo de caso sobre a percepção docente quanto a utilização de Projetos Integradores no Ensino de Ciências da Natureza na perspectiva do Novo Ensino Médio(UFVJM, 2023) Araújo, Helói Alves e; Janerine, Aline de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Janerine, Aline de Souza; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Diniz, Cristina FontesO Ensino de Ciências da Natureza vem passando por diversas mudanças ao longo dos últimos anos. Várias metodologias e abordagens têm sido propostas e implementadas dentro do chamado “Novo Ensino Médio”, buscando não apenas a apropriação de conhecimentos científicos, mas também que os estudantes construam uma visão mais consolidada dos fenômenos naturais, posicionando-se de maneira cidadã e crítica em relação aos problemas que impactam não somente o seu cotidiano, como também o mundo em que vivemos. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo compreender quais são as percepções que os professores de Ciências da Natureza do Ensino Médio de uma Escola Particular de Montes Claros (MG) possuem sobre o trabalho com temas contemporâneos transversais nas aulas de Ciências da Natureza por meio de “projetos integradores”. Participaram desta pesquisa 3 professores da área de Ciências da Natureza ou seja, um professor de biologia, um de física e um de química atuantes no Ensino Médio de uma escola particular vinculada a 22° SRE de Montes Claros (MG). A metodologia utilizada nessa pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa e configura-se como um estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados a realização de entrevistas individuais semiestruturadas e aplicação de um questionário. Utilizamos como metodologia de análise de dados a Análise Textual Discursiva como ferramenta analítica para mapear e categorizar os dados obtidos na transcrição das entrevistas. As análises dos dados indicaram que os professores não tiveram contato, em sua formação inicial, com a metodologia de projetos como estratégia de ensino e que nunca haviam trabalhado com a metodologia de projetos. Com relação aos projetos integradores de Ciências da Natureza, os professores relataram que ainda há muitas dúvidas sobre o que vem a ser e como desenvolver esses projetos nessa perspectiva interdisciplinar do Novo Ensino Médio. Os professores entrevistados disseram que não receberam nenhum tipo de orientação e/ou curso sobre a construção e desenvolvimento de projetos integradores de Ciências da Natureza e que não se sentem preparados para trabalhar com estes projetos de forma interdisciplinar. As principais dificuldades no desenvolvimento dos projetos integradores, elencadas pelos professores, diz respeito a pouca maturidade dos estudantes e ao planejamento e desenvolvimento dos projetos integradores, de modo que estes sejam atrativos e motivadores.Item Formação continuada de professores, uso de ferramentas tecnológicas, ensino de Matemática e situações-limite: uma revisão dos trabalhos da CAPES(UFVJM, 2023) Vieira, Carlos André; Jesus, Marcelo Siqueira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Jesus, Marcelo Siqueira de; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Ramalho, Mara LúciaEste trabalho apresenta a discussão sobre a relação existente entre os trabalhos depositados no banco de teses e dissertações da CAPES no período de 2018 a 2022, antes e pós pandemia da covid-19, com as temáticas, formação continuada de professores de matemática, uso das tecnologias, ensino de matemática e situações-limites, a partir dos seguintes objetivos específicos: quantificar as teses e dissertações do banco da CAPES que trazem a discussão das temáticas sobre o uso das tecnologias na matemática, formação continuada de professores de matemática, ensino de matemática e situações-limites no período delimitado de 2018 a 2022; identificar e separar os trabalhos do banco da CAPES que apresentam em seu título ou objetivos as temáticas formação continuada de professores de matemática, uso das tecnologias, ensino de matemática e situações-limites no período delimitado de 2018 a 2022 discriminando-os em teses ou dissertações; destacar e dar visibilidade aos trabalhos que trouxeram em sua discussão, o maior número de temáticas sobre o uso das tecnologias na matemática, formação continuada de professores de matemática, ensino de matemática e situações-limites no período delimitado de 2018 a 2022. A metodologia constituiu-se de análise documental, teses e dissertações do banco de dados da CAPES, cujos dados foram organizados e analisados pela técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2010). O trabalho foi delineado partindo da pesquisa da quantidade de trabalhos que foram escritos no período determinado antes da pandemia da covid-19, anos de 2018 e 2019, e depois da pandemia da covid-19, anos de 2021 e 2022. Desses, foram escolhidos 20 (vinte) trabalhos, utilizando-se dos rigores metodológicos de pesquisa, apresentados em capítulo específico, a partir dos trabalhos da CAPES escolhidos, os quais procurou-se discutir. Como conclusão, pudemos perceber que novas formas e ferramentas para o ensino surgiram, e a preparação dos professores e sua formação continuada tem ganhado evidência como aspecto essencial para a qualidade do ensino-aprendizado; percebeu-se que, a ideia de que a formação continuada e o ensino devem estar atrelados à prática, a teoria e a realidade; também, aponta-se a importância da realização de estudos que abordem a formação continuada dos professores, o uso de tecnologias e o ensino de matemática, buscando compreender como tem se desenvolvido essa dinâmica, principalmente em sala de aula; e é necessário o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos sobre o assunto que apresente dados do no nosso Vale do Jequitinhonha à partir deste, ou seja, pessoas do Vale do Jequitinhonha produzindo dados do Vale do Jequitinhonha.Item Formação e identidades docentes performadas pelos licenciandos e pelas normativas do Programa Residência Pedagógica: um estudo inspirado na Teoria Ator-Rede(UFVJM, 2022) Neves, Grazielle Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)A presente pesquisa tem como objetivo, descrever, a partir da Teoria Ator-Rede (TAR), os movimentos de translação identificados nos documentos do Programa Residência Pedagógica (PRP) e nas respectivas falas dos residentes, no que se refere à construção de redes identitárias e de formação docentes. Sendo assim, o presente trabalho busca responder a seguinte questão de pesquisa: Que translações de interesse podem ser identificadas nos documentos do PRP e na perspectiva dos residentes sobre a formação e a identidade profissional docente? A partir do marco teórico da nossa pesquisa, a TAR, utilizamos alguns conceitos, dentre os quais destacam-se a translação, as composições de interesse e a performatividade. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. O cenário da nossa investigação foi o PRP, e os sujeitos investigados foram os residentes do subprojeto Biologia, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Como técnica para coleta de dados utilizamos a análise documental e um grupo focal com 11 residentes. Os dados documentais e do grupo focal foram analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD). Nossos resultados apontam que a implantação do PRP trouxe alguns impactos para as unidades curriculares, em especial para o curso de Ciências Biológicas da universidade estudada, atingindo principalmente os estágios supervisionados. Do ponto de vista da TAR, o PRP figura como um ponto de passagem obrigatório que facilita a implementação de políticas do Ministério da Educação (MEC) nas Instituições de Ensino Superior (IES), permitindo que estas tenham uma maior penetração e aceitação nas universidades, afetando assim, a autonomia universitária. Os dados do Grupo Focal (GF) revelam que a maior parte dos residentes entrevistados performa uma identidade instituição, e que o PRP, em geral, promove uma identificação dos licenciandos com a docência.Item Gamificação como metodologia: desenvolvendo o conceito de função nas aulas de Matemática(UFVJM, 2022) Reis, Leyde Izabel Fernandes Lemos; Ferreira, Adriana Assis; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Santos, Marli Regina dosAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão cada vez mais presentes no dia a dia, refletindo uma sociedade tecnológica que está em constante evolução. Em contrapartida, a Matemática é considerada por muitos como uma disciplina difícil de compreender, muito se discutindo sobre o desinteresse dos alunos pelas aulas de Matemática e inclusive sobre a Matofobia, que consiste no medo dessa disciplina que impede os alunos de aprenderem. Dessa forma, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativa, tem como objetivo geral investigar quais competências podem ser desenvolvidas pela gamificação, utilizada como metodologia de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática. Apresenta como objetivos específicos: a) verificar se a gamificação, como metodologia, altera a motivação dos alunos nas aulas de Matemática; b) analisar o processo de ensino e aprendizagem do conceito de Funções, utilizando a gamificação como metodologia e c) verificar como os alunos avaliam a experiência de atividades de gamificação vivida por eles, em termos de dificuldades e potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Para alcançar os objetivos desta pesquisa foram implementadas, pela pesquisadora, uma sequência didática envolvendo atividades gamificadas, abordando o conceito de Função, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Lauro Machado, da cidade de Turmalina – MG. Foram aplicados também dois questionários: um antes da implementação da sequência didática e outro após, buscando identificar a motivação e o engajamento dos alunos durante as aulas de Matemática antes e após a implementação das atividades, bem como acessar a avaliação que fazem sobre o processo vivido.Item Interdisciplinaridade escolar: investigando concepções e práticas em sala de aula de professores de Biologia, Física e Química(UFVJM, 2023) Santos, Danilo Lopes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Esta pesquisa busca compreender a percepção de professores de Biologia, Física e Química de uma escola pública em Minas Gerais, acerca do uso de práticas interdisciplinares em seu trabalho docente. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo investigativo é realizado em campo. A Análise Textual Discursiva (ATD) foi escolhida como método de análise de dados. O corpus de análise foi coletado a partir das transcrições das entrevistas semiestruturadas individuais realizadas com os docentes, e cada objetivo específico da pesquisa deu origem a uma categoria de análise pré-estabelecidae. As categorias incluem: (i) concepções de interdisciplinaridade; (ii) práticas interdisciplinares na escola; (iii) desenvolvimento profissional para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; (iv) dificuldades e limitações para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; e (v) expectativas da interdisciplinaridade escolar. Com base nas teorias de Ivani Fazenda, Hilton Japiassu e Yves Lenoir, entre outros, a pesquisa conclui que a interdisciplinaridade é um conceito complexo para os docentes, existem desafios significativos para a implementação de práticas interdisciplinares na escola, a formação inicial e contínua influencia na segurança para o desenvolvimento dessas práticas, e os docentes possuem várias expectativas em relação à interdisciplinaridade na escola.Item Investigando as percepções de professores de Ciências e áreas afins quanto à utilização de diferentes abordagens pedagógicas e o trabalho envolvendo a temática Mineração nas salas de aulas(UFVJM, 2022) Andrade, Bruna Martinele Barros; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Fraile, Ofélia Ortega; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Fraile, Ofélia Ortega; Janerine, Aline de Souza; Diniz, Cristina FontesO Ensino de Ciências vem passando por diversas mudanças ao longo dos últimos anos. Diferentes estratégias e metodologias têm sido propostas e implementadas buscando não apenas a apropriação de conceitos científicos, mas também a expectativa de que os estudantes construam uma visão mais apropriada da ciência, posicionando-se de maneira crítica e responsável com relação aos problemas que afetam a sociedade e principalmente o meio ambiente. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo investigar as percepções dos professores de Ciências e áreas afins quanto à utilização de diferentes abordagens pedagógicas e o trabalho envolvendo a temática Mineração nas salas de aulas. Participaram desta pesquisa 11 professores das áreas do Ensino de Ciências e afins dos anos finais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das Escolas Estaduais da cidade de Diamantina-MG. O plano metodológico para esta pesquisa foi baseado na abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário semiaberto e uma entrevista. Os resultados foram analisados pelo método de análise de conteúdo de Bardin. Após a análise, identificamos que os professores apresentam compreensões sobre os tipos de abordagens pedagógicas existentes, sendo o Ensino por Investigação e a experimentação, as abordagens pedagógicas mais utilizadas, respectivamente. A maioria dos entrevistados trabalha ou já trabalharam a temática Mineração. É relevante a inserção de temas ambientais nas áreas de Ensino de Ciências objetivando tanto uma participação positiva do aluno, quanto uma formação de um futuro cidadão consciente das questões ambientais. Verificamos também a presença de abordagens com enfoque CTS em suas metodologias de ensino. Destacamos a relevância deste estudo na qual visa contribuir para um efetivo trabalho interdisciplinar entre as áreas de ciências e/ou áreas afins, conforme apresentado na BNCC e Currículo Referência de Minas Gerais.Item Investigando os desafios vivenciados por professores de biologia e alunos do Ensino Médio no processo de ensino-aprendizagem de Histologia e as contribuições de atividades experimentais desenvolvidas no âmbito do projeto extensionista “Histologia na Escola”(UFVJM, 2023) Sousa Marques, Arlanjo Bispo de; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Janerine, Aline de Souza; Reis, Kledna Constância Portes; Fraile, Ofélia OrtegaUm dos desafios no processo de ensino-aprendizagem é o de superar o excesso de aulas teóricas e conteudistas e despertar nos alunos o interesse pela aprendizagem, valendo-se de atividades práticas demonstrativas e investigativas, que fomentem nos alunos o conhecimento científico. O ensino tradicional ainda vem prevalecendo nas escolas, fazendo com que o aluno seja apenas um mero ouvinte, o que torna a abordagem predominantemente memorística dos conteúdos. O presente trabalho tem como tema, Os Processos, Recursos e Materiais Educativos e tem como objetivo geral, investigar quais os principais desafios vivenciados por professores de biologia e alunos do 2º ano do Ensino Médio no ensino do conteúdo de histologia, e quais contribuições que as atividades experimentais, desenvolvidas no âmbito de projeto extensionista “Histologia na Escola”, promovem para o processo de ensino-aprendizagem, para fins de compreender a importância e potencialidade deste tipo de prática. Além disso, objetivamos especificamente, identificar como ocorre a construção das práticas metodológicas dos professores de educação básica, do componente curricular de biologia, no ensino do conteúdo de Histologia; avaliar como as ações práticas potencializam o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Histologia em um contexto extensionista; investigar quais habilidades podem ser desenvolvidas pelos alunos, em um contexto extensionista, no ensino do conteúdo de Histologia e analisar se as atividades práticas realizadas no âmbito do projeto “Histologia na Escola” contribuem para o melhoramento do processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Histologia. A pesquisa consiste em um estudo de caso, de caráter qualitativo, amparado na análise de conteúdo, conforme as idéias de BARDIN. A pesquisa foi dividida em etapas, com entrevista semeestruturada com os professores participantes, aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, aos alunos e atividades práticas experimentais em laboratório, além de produção de relatórios de observação, por parte dos alunos. Análises dos dados obtidos na pesquisa, indicam que a partir da inserção das atividades práticas, os alunos tiveram mais interesse e, consequentemente, identificamos que os mesmos apresentaram uma melhora na assimilação do conteúdo proposto.Item Letramento em Matemática dos estudantes mineiros do 2º ano do Ensino Fundamental evidenciado a partir dos resultados do SAEB e do PROALFA em 2019(UFVJM, 2023) Almeida, Adriana Gonçalves de; Nunes, Stella Maris Lemos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Maria de Lourdes Santos; Ferreira, Adriana Assis; Nunes, Stella Maris LemosA dissertação apresentada resulta de uma pesquisa realizada sobre as avaliações em larga escala aplicadas aos estudantes mineiros. As avaliações são instrumentos que produzem evidências dos sistemas educacionais e revelam as aprendizagens cogntivas dos estudantes, além de fornecerem um feedback da educação ofertada. O objetivo da pesquisa realizada foi compreender como está o letramento em Matemática dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental (EF), do estado de Minas Gerais e como ele foi avaliado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e pelo Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA), no ano de 2019. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa, de análise documental e que utilizou dados secundários publicizados nos sites oficiais do SAEB e do PROALFA. Na análise qualitativa constatou-se que o SAEB obteve pouco avanço na avaliação do letramento matemático, porém, sua Matriz de Referência (MR) não está totalmente alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Percebeu-se que há necessidade de uma reformulação nas MRs do SAEB e principalmente do PROALFA. Na análise quantitativa foram utilizados percentuais de estudantes por nível da escala de proficiência e proficiência média. Constatou-se que essas duas avaliações não estão na mesma escala de proficiência. Conclui-se que os dois sistemas avaliativos precisam alterar suas MRs para de fato, avaliarem melhor o letramento matemático. Diante da necessidade de que os dados evidenciados precisam serem discutidos pela comunidade escolar e interpretados pedagogicamente, como resultado final dessa pesquisa, foi produzido um Produto Técnico Tecnológico (PPT), denominado material didático instrucional: vídeo guia. Seu objetivo é apresentar conceitos importantes da avaliação em larga escala, em especial do PROALFA, bem como analisar pedagogicamente os resultados do desempenho dos estudantes mineiros no conteúdo curricular de matemática, demonstrando como proceder com uma busca no site do SIMAVE e na leitura interpretativa dos dados.