Pós-Graduação em Produção Vegetal

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/ad965d57-86db-48c6-b5fd-289ce64a1b27

PPGPV - Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal

Browse

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Thumbnail Image
    Item
    Impactos do Isoxaflutole na biologia, corpo gorduroso e hemolinfa de Podisus nigrispinus (Dallas, 1851) (Hemiptera: Pentatomidae)
    (UFVJM, 2019) Isaac Junior, José Bosco; Soares, Marcus Alvarenga; Santos, Conceição Aparecida dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Soares, Marcus Alvarenga; Silva, Isabel Moreira da; Veloso, Ronnie Von dos Santos; Cosme Júnior, Lírio
    As espécies do gênero Eucaliptus destinadas ao plantio comercial destacam-se por apresentarem rápido crescimento e boa adaptabilidade em campo, mas como em toda monocultura está sujeita à matocompetição e ao ataque de insetos pragas, e por causa disso, esses organismos podem afetar o desenvolvimento e a produtividade desse sistema de silvicultura. Como forma de evitar danos irreversíveis utilizam-se diversas formas de controle sendo que a principal é por meio de substâncias químicas, como os herbicidas e inseticidas. Apesar da efetividade do controle químico, já foram observados impactos sobre a população de insetos herbívoros, mas também com resultados negativos sobre organismos não alvos como percevejos predadores Asopinae. Os efeitos toxicológicos desses agrotóxicos podem estar associados às alterações das atividades fisiológicas desses insetos, como o desenvolvimento e reprodução, podendo afetar o comportamento, com a consequente redução da sua atividade predatória. Uma prática importante é o controle biológico, ou seja, a utilização de inimigos naturais sobre uma população de insetos pragas. Esse tipo de controle visa reduzir a população de pragas até que a mesma não possa mais causar danos econômicos à cultura. A falta de conhecimentos das possíveis modificações em organismos não alvos resultantes do contato com herbicidas prejudica a avaliação dos reais impactos na biologia e comportamento dessas espécies, principalmente, os relacionados às alterações morfofisiológicas do corpo gorduroso e da hemolinfa e aquelas referentes aos impactos no ciclo reprodutivo.
  • Thumbnail Image
    Item
    Seletividade de atrazine e nicosulfuron a Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae)
    (Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 2012-06-01) Menezes, C. W. G. [UFVJM]; Santos, J. B. [UFVJM]; Assis Júnior, S. L. [UFVJM]; Fonseca, A. J. [UFVJM]; França, A. C. [UFVJM]; Soares, M. A. [UFVJM]; Fernandes, A. F.; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Viçosa (UFV) Programa de Pós Graduação em Fitopatologia
    O milho tem sido cultivado em duas safras anuais no Brasil e consumido por humanos e animais. O uso de herbicidas no controle de plantas daninhas nessa cultura pode comprometer o ambiente em função dos efeitos sobre organismos não alvos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a seletividade de atrazine e nicosulfuron sobre o predador Podisus nigrispinus. Os tratamentos constaram da aplicação de atrazine, nicosulfuron e da mistura destes, em doses equivalentes à comercial, mais um tratamento controle à base de água. A solução com os herbicidas foi aspergida sobre ovos de dois dias de idade de P. nigrispinuse em cada um dos cinco estádios ninfais e fase adulta do inseto. A viabilidade dos ovos de P. nigrispinus diminuiu sob ação dos herbicidas, sem eles diferirem quanto ao tempo de eclosão. A sobrevivência de ninfas foi baixa sob ação dos herbicidas, sendo mais afetada negativamente sob ação da mistura destes. Para a aplicação em cada estádio, observou-se baixa sobrevivência de ninfas do primeiro ao terceiro estádio sob ação do herbicida atrazine, isolado ou em mistura, e até o segundo estádio para o nicosulfuron. Também ficou evidente em todos os demais estádios do inseto a menor seletividade à mistura dos herbicidas, em comparação ao efeito isolado. Conclui-se que ovos de P. nigrispinus são sensíveis aos herbicidas testados e que a aplicação na cultura do milho desses produtos poderá diminuir o controle biológico de pragas promovido por esse inseto.
  • Thumbnail Image
    Item
    Deficiências nutricionais de macronutrientes em mudas de eucalipto afetam o consumo alimentar, desenvolvimento e fitofagia de Podisus nigrispinus (Dallas, 1851) (Hemiptera: Pentatomidae)?
    (UFVJM, 2015) Vieira, Estela Rosana Durães; Silva, Enilson de Barros; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Enilson de Barros; Soares, Marcus Alvarenga; Assis Júnior, Sebastião Lourenço de; Sá, Veríssimo Gilbran Mendes de
    A busca por esclarecimentos direcionados à fitofagia de percevejos predadores pode fornecer subsídios que beneficiam os programas de controle biológico, tornando-os mais eficazes. Sabendo-se que os macronutrientes estão envolvidos em diversos processos fisiológicos dos insetos, o objetivo deste trabalho foi identificar o efeito da omissão de macronutrientes em mudas de eucalipto no desenvolvimento e consumo alimentar do Podisus nigrispinus. Além disso, procurou-se certificar se a fitofagia, provoca perdas nas mudas. Este estudo foi conduzido em casa de vegetação e os tratamentos consistiram na omissão individual de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre na solução nutritiva, onde as mudas de eucalipto estavam sendo conduzidas. Pupas de Tenebrio molitor L. (Coleoptera: Tenebrionidae), foram oferecidas ad libitum aos percevejos predadores. Comprovou-se a importância da complementação nutricional em plantas para o desenvolvimento e predação do P. nigrispinus. A alimentação em plantas deficientes em nitrogênio e magnésio diminuiu a eficiência de predação deste zoofitófago. E a omissão de cálcio, magnésio e enxofre afetou, negativamente, o desenvolvimento deste percevejo predador, prolongando seu estágio imaturo. Em relação ao efeito da fitofagia nas plantas, verificou-se que P. nigrispinus não causa quaisquer danos às mudas de eucalipto, embora a extração de macronutrientes das plantas seja fundamental para estes insetos. O balanço nutricional adequado das plantas é essencial para obter sucesso em programas de controle biológico em que se utilizam predadores zoofitófagos.