Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    Contribuições do PIBID: um olhar dos licenciandos dos cursos de Matemática e Química na modalidade a distância da UFVJM
    (UFVJM, 2022) Santos, Tayane Gomes Pereira; Ferreira, Adriana Assis; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Niquini, Cláudia Mara; de Paula, Everton Luiz; Lannes, Wagner; Cabral, Wallace Alves
    A questão da formação de professores esteve presente, de diversas formas, ao longo do percurso pedagógico do Brasil. Ao longo da história, foram lançados desafios para a formação docente, e críticas à política educacional são levantadas, destacando-se as questões da desprofissionalização e da precarização da formação. Apesar de esta ser uma etapa essencial para a melhoria do processo de ensino, são muitos os obstáculos para a formação de professores, principalmente na modalidade EaD, em que o aluno necessita de maior disciplina/organização para planejar os estudos. Pesquisas têm mostrado que grande parte dos acadêmicos das licenciaturas abandona o curso, e muitos que o concluem optam por não atuar na área de formação. Na tentativa de fomentar a iniciação à docência nas instituições de Educação Superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura de graduação plena, para atuar na Educação Básica pública, foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esse programa consiste em uma proposta de incentivo e valorização da docência, promovendo a inserção do licenciando no âmbito das escolas públicas para desenvolver atividades didático-pedagógicas, orientadas por um professor-supervisor. Nesse contexto, o presente trabalho buscou verificar as contribuições do PIBID para a formação dos licenciados dos Cursos de Matemática e Química, modalidade a distância, da DEAD/UFVJM, uma vez que lhes é oferecida uma formação fundamentada na reflexão e problematização de situações reais relacionadas à atividade docente. Para tanto, a metodologia que se utilizou é do tipo exploratória, devido ao fato de esse tipo de metodologia apresentar características condizentes com o problema de pesquisa e com a natureza dos objetivos deste estudo. Sendo assim, a pesquisa utilizou como instrumentos de produção de dados a entrevista semiestruturada, realizada individualmente com os pibidianos, sujeitos desta investigação, buscando identificar as contribuições do PIBID na visão deles. As análises desenvolvidas neste estudo apontaram que as atividades realizadas pelos bolsistas lhes permitiram experienciar a docência nos espaços reais da profissão, mostrando que a convivência no ambiente escolar público trouxe momentos estimulantes, criativos e diversificados, proporcionando contribuições à formação inicial dos licenciandos, tais como construção da identidade docente, melhor articulação entre teoria e prática, prática pedagógica no contexto real profissional e permanência no curso EaD. Por fim, o estudo fortaleceu a ideia de que o PIBID produz impactos positivos à formação inicial dos alunos-bolsistas, especialmente estudantes da modalidade EaD, contribuindo para a construção da identidade docente.
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    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica: compreensão dos programas a partir de licenciados em Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2021) Oliveira, Tiago Henrique de; Niquini, Cláudia Mara; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Niquini, Cláudia Mara; Oliveira, Leida Calegário de; Cordeiro, Leandro Batista; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima
    A presente dissertação teve por objetivo compreender o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedágogica (RP) na formação inicial de professores, sob a ótica dos egressos do curso de licenciatura em Educação Física (EFI) da UFVJM que participaram de ambos os programas, verificando suas aproximações com os estágios, o uso da carga horária na integralização do curso, a presença de documentos norteadores, além do desenvolvimento dos programas no ambiente escolar e no espaço da universidade. A partir de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas para a construção das informações, a amostragem foi composta por 06 (seis) egressos do curso de EFI da UFVJM que participaram por 6 (seis) meses do Pibid e 6 (seis) meses da RP durante trajetória acadêmica. Por envolver seres humanos a pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa – CEP da UFVJM, recebendo parecer favorável através do nº 4.122.356 de 29/06/2020. Os entrevistados relataram vários pontos importantes sobre ambos os programas, dando destaque às experiências que favoreceram o contato com estudantes da escola básica e suas realidades; além de participação em eventos e projetos adjacentes aos programas. A baixa utilização dos documentos norteadores foi algo realçado e o aproveitamento das horas da RP no estágio obrigatório do curso foi algo sinalizado como confuso. Entre distintas falas e experiências, torna-se possível afirmar que, os dois programas qualificaram a formação dos licenciados e contribuíram para o desejo de seguir uma possível carreira docente, realçando, contudo, as mazelas da educação pública e a necessidade de maiores investimentos na educação básica de brasileiros e brasileiras.
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    A disciplina Psicologia da Educação na Escola Normal Oficial de Diamantina (1951-1974)
    (UFVJM, 2019) Silva, Alice Matoso da Costa; Neves, Leonardo dos Santos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Leonardo dos Santos; Vieira, Flávio César Freitas; Pinto, Helder de Moraes; Rota Júnior, César
    O estudo objetivou compreender a aplicação da disciplina de Psicologia da Educação da Escola Normal Oficial de Diamantina, atualmente denominada Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda, entre os anos de 1951 a 1974. O recorte temporal compreendeu a data de reestabelecimento da escola e de finalização da oferta do curso normal pela instituição. A Escola Normal era o local de propagação da Psicologia, conteúdo que influenciou o entendimento do ensino e das necessidades educativas ao longo do tempo. Os objetivos específicos foram identificar os professores da disciplina de Psicologia da Educação, sua formação e possível conteúdo de atuação. A pesquisa se justifica ao perceber a escassez de estudos históricos sobre a disciplina Psicologia da Educação dos cursos de formação de professores. A metodologia utilizada foi qualitativa com uma pesquisa documental, com etapas de levantamento bibliográfico, coleta de dados, análise documental e uso de técnica de entrevistas. As fontes utilizadas foram: pasta de professores, livros de ponto, quadro informativo, pastas de alunos, jornais e manuais didáticos. O referencial teórico utilizado consistiu em teóricos da História da Educação e História das Disciplinas Escolares, dando ênfase ao currículo das escolas normais e ao conteúdo e ministração da disciplina Psicologia da Educação, no contexto de consolidação da Psicologia no Brasil. Autores como Antunes (2008), Larocca (2007), Lima (2005), Saviani (2005), Campos (2003), Juliá (2001), Monarcha e Lourenço Filho (2001), Faria Filho (1998) Chervel (1990) e Patto (1987) nortearam o trabalho. No desenvolvimento do estudo foram evidentes os obstáculos e as lacunas estabelecidas pelas fontes e inquietações. As categorias que sustentaram as argumentações consistem em Escola Normal, formação de normalistas, desenvolvimento da Psicologia e disciplina Psicologia Educacional. Concluiu-se que a disciplina de Psicologia da Educação obteve sua construção a partir dos entendimentos conceituais da criança com influência política e social; e que os estudos psicológicos do período enfatizaram a necessidade de ajustamento da criança-problema. Como contribuição a pesquisa resgata e problematiza dados históricos e a formação de professores diante da Psicologia da Educação.
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    A formação de professores da educação básica: a realidade do povo Pataxó da Aldeia Guarani
    (UFVJM, 2020) Figueiredo, Josinei Vilarino; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Silva, Nádia Maria Jorge de Medeiros; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
    A Educação Básica Indígena, direito elementar da etnia indígena, preconizado na Constituição Federal de 1988 e na LDBEN nº 9394/96, apesar dos diversos avanços, ainda esbarra em dificuldades, sobretudo no processo de formação dos professores. Nesse contexto, o trabalho em questão tem o objetivo de analisar o processo de formação dos professores da Educação Básica, da Escola Indígena Pataxó Bacumuxá, em Carmésia/MG.Para analisar essas questões se fez necessário realizar pesquisa de campo descritiva, de cunho qualitativo. Participaram da pesquisa 66 professores da referida escola, além dos caciques (lideranças) das três aldeias do município: Guarani, Imbiruçu e Kãmã Mirã, enfatizando então as questões de relações de poder na comunidade e o reflexo no contexto escolar. O instrumento utilizado para a produção do material empírico foi um questionário estruturado, além de observação do cotidiano dessa escola e registro de inspiração etnográfica, posto que o foco era elucidar a própria interpretação que o indígena faz de sua formação profissional. As anotações foram feitas em um diário de campo e serviram, também como fonte de análise. O aporte teórico e documental que subsidiou nosso estudo foram: as legislações educacionais que amparam a Educação Escolar Indígena e as obras de Santos (2009), Grupione (2006), Luciano (2006), Pereira (2009), Gerken et al (2004), dentre outras. Os resultados dessa pesquisa evidenciaram a importância da Universidade Federal de Minas Gerais na formação acadêmica do professor indígena. Foram constatados os avanços que essa modalidade de educação já alcançou, como o direito a uma escola diferenciada, com professores índios. Identificamos também os desafios persistentes, como a ausência de material didático específico à educação escolar indígena e outras oportunidades de formação superior para os professores. Destarte, com esse estudo esperamos contribuir para a consolidação da modalidade Educação Indígena no município de Carmésia/MG, bem como para a ampliação da formação docente superior e continuada dessa etnia e a discussão de toda a complexidade que envolve a temática. Concluímos, portanto, que no município em que o estudo se efetivou, essa formação vem acontecendo gradativamente, mas ainda esbarra em percalços consideráveis.
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    Percepções dos professores de matemática sobre a educação de tempo integral na Escola Estadual Dom João Antônio dos Santos, São Gonçalo do Rio Preto - Minas Gerais
    (UFVJM, 2020) Lima, Iracema Neves; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
    O Tempo Integral apresenta-se como espaço de desafio e ao mesmo tempo como possibilidade na formação dos professores de Matemática. Para tanto, analisa-se a percepção desses professores quanto a sua formação para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática, na Educação integral/integrada da Escola Estadual Dom João Antônio dos Santos, no município de São Gonçalo do Rio Preto, no Estado de Minas Gerais. Para isso, utilizou-se como aporte teórico: Justino (2016), Figueiredo (2017), Fiorentini e Lorenzato (2006) e Arroyo (2014), entre outros. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa documental e de campo por meio de entrevista semiestruturadas e observação das conversas entre professores em período de recreio, na sala dos professores, ou corredores da escola. Os dados foram categorizados, conforme a análise de conteúdo, de acordo com a forma de tratamento em pesquisa qualitativa. Como registro fez-se anotações no caderno de campo, gravações em áudio e/ou vídeo durante a entrevista semiestruturada, o que nos possibilitou reunir elementos para responder aos questionamentos. As contribuições teóricas utilizadas neste trabalho reforçam a importância, a centralidade e a complexidade da formação de professores que atuavam na Educação de Tempo Integral. Os resultados indicam uma distância entre a formação inicial e a prática docente no eixo integrador denominado: Acompanhamento Pedagógico na disciplina de Matemática frente ao propósito da educação integral/integrada. Dessa forma, conclui-se que ainda há necessidade de debater as políticas de formação, a qualidade dos processos formativos, as políticas públicas e os programas educacionais, bem como os currículos que asseguram a condição de assumirmos um profissional da educação capaz de se posicionar de forma crítica, reflexivo.
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    Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo e o projeto político pedagógico do curso de licenciatura na Educação do Campo – Unimontes: articulações possíveis?
    (UFVJM, 2020) França, Maria Nunes de; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Ramalho, Mara Lúcia; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
    A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo– Educampo, ofertado no período de 2007 a 2012, na Universidade Estadual de Montes Claros, possui consonância com as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Para isso, tem-se como objetivos específicos compreender o contexto social e político brasileiro relacionado à Educação do Campo, entre o ano de 1998 e 2012, e a relação sócio-histórica educacional estabelecida entre a Universidade Estadual de Montes Claros e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera, nesse período, bem como identificar o perfil dos alunos ingressos no curso superior em Licenciatura em Pedagogia do Campo. E, por fim, apontar os principais fundamentos propostos pelas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, relacionando com as propostas registradas no PPP do Educampo. A metodologia utilizada partiu de uma análise documental, que tomou de apoio o Projeto Político Pedagógico do Educampo articulado com as Diretrizes da Educação do Campo e as legislações que versam sobre o tema. Foram utilizados como aportes teóricos e metodológicos autores como Arroyo (2007), Molina e Jesus (2009), Caldart (2010), Fernandes (2004), Santos (2013), Machado (2009), Cury (2005) Gonh (2011), Moura (2011), Vendramini (2015), Vasconcelos (2011) e Freire (1993) entre outros. Como resultados, observou-se que os objetivos do Educampo atentam para formação continuada, bem como assegura a perspectiva de desenvolvimento autogestionário, conforme a Resolução nº 03/97 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Os objetivos do PPP consideram as ações produtoras culturais como lastro da formação docente e propõem a realização de pesquisas para obtenção de conhecimentos diversos, articulando teoria e a capacidade criativa por meio de atividades no estágio curricular supervisionado atrelado à prática pedagógica. Por fim, apregoam a ideia de Desenvolvimento Sustentável como ação das atividades pedagógicas no processo de formação dos professores do campo ao definir nas ações curriculares a ação-reflexão-ação e a perspectiva de transformação da realidade do campo conforme determinado pelas Diretrizes Operacionais da Educação do Campo (2002). Com resultados foram também encontradas divergências entre os objetivos do PPP e as Diretrizes da Educação do Campo. Não foi encontrado no PPP, de forma explicita, a questão da autonomia como critério da formação docente como requisito para atuar no espaço escolar sob a perspectiva de uma gestão escolar democrática. Não vislumbra também, de forma clara e objetiva, a atenção à preparação do docente para atender as demandas dos movimentos sociais relacionados à comunidade. Concluiu-se, portanto, que os objetivos postos pelo Projeto Político Pedagógico do Educampo atenderam parcialmente os princípios que lastreiam as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.
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    O uso de softwares educacionais por professores de matemática
    (UFVJM, 2019) Fernandes, Nayara Rocha; Andrade, Paulo César de Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Fonseca, Alexandre Ramos; Domingos Neto, Silvino; Santiago, Douglas Frederico Guimarães
    O software educacional é uma das ferramentas que viabilizam potencializar o ensino de matemática. A integração dos softwares educacionais amplia as possibilidades que o professor dispõe para o uso do computador na construção do conhecimento. Porém demanda um saber tecnológico mais avançado por parte do professor e, consequentemente, uma formação mais sólida e mais ampla. Considerando este cenário, desenvolveu-se o presente estudo com o objetivo principal de investigar a utilização de softwares educacionais por professores de matemática, egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter qualitativo-descritivo. Inicialmente buscou-se identificar como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) propõe a utilização dos softwares educacionais dentro das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática. Por meio de questionário online, verificou-se que os softwares educacionais foram utilizados no decorrer do curso. Constatou-se que aproximadamente metade dos entrevistados que atuam como professores de matemática alegaram utilizar e/ou ter utilizado softwares educacionais em suas práticas de ensino. Após a análise de dados desta etapa, buscou-se identificar como os professores de matemática utilizam os softwares em suas práticas de ensino, os desafios e as potencialidades. Para isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. São inúmeros os desafios voltados para infraestruturas insuficientes das instituições educacionais, que muitas vezes impossibilita aos professores realizar aulas em ambientes informatizados. Mesmo assim os entrevistados tentam, dentro de seus limites e possibilidades, utilizar softwares nas práticas de ensino e aprendizagem visando proporcionar benéficos nas práticas pedagógicas. Os benefícios citados pelos professores estão relacionados à questão da agilidade nas práticas de ensino, ao melhor aprendizado dos alunos, à ampliação das possibilidades de explorar conteúdos, dentre outros. Pretende-se contribuir com este estudo para o campo da formação inicial de professores de matemática em articulação com a utilização de TDIC no ensino.
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    A formação continuada do professor no contexto das políticas públicas de educação básica: uma análise das atividades extraclasse no Alto Jequitinhonha/MG
    (UFVJM, 2019) Neves, Ednéia dos Santos Cunha; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Neves, Leonardo Santos; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Silva, Anna Helena de Almeida Pires Altenfelder
    A pesquisa em questão tem como objeto de análise as Atividades Extraclasse (AEC) uma estratégia de formação continuada de professores da educação básica. Destacam-se como ferramenta da política pública educacional, tendo como finalidade a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem. As AEC, também, denominadas na rede de ensino mineira como “Módulo II”, são de caráter obrigatório e compete aos gestores institucionais seu acompanhamento e monitoramento. Tem como objetivo analisar a prática das AEC no contexto das políticas públicas de formação continuada de professores no Alto Jequitinhonha/MG, focando nos elementos referenciais como ações de seu desenvolvimento, no período 2013-2018. Neste estudo, tomam-se como fundamentação teórica autores que dialogam com o universo da educação, sobretudo, concepções da formação de professores com Pimenta (2005), Gatti (2008), Libâneo (2002) entre outros. Como pressuposto metodológico utiliza-se dos princípios da pesquisa documental como método para materialização dos dados, a abordagem é de caráter qualitativo e a técnica é de análise de conteúdo. Optou-se para o desenvolvimento do estudo a delimitação do marco temporal (2013-2018) e do universo da pesquisa (três escolas estaduais em três municípios integrantes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) Diamantina). Esta pesquisa desenvolve-se em três etapas, sendo: seleção e definição das fontes documentais; descrição e levantamento do conteúdo, e análise e interpretação dos dados. Como resultado a pesquisa desvelou que há cumprimento da frequência dos professores nas atividades previstas pelo processo de formação, objeto do estudo em questão, o que não pode ser entendido como garantia de reflexão sobre a ação, que se constitui a essência das AEC. Aponta fragilidade na prática de um dos elementos implícitos ao processo de formação, o estudo-formação. Acredita-se que este estudo poderá contribuir institucionalmente para fortalecer a efetividade das AEC, visando melhorias no processo da formação continuada em serviço, dos professores da SRE Diamantina, quiçá da SEEMG.
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    Formação docente no Curso Normal de Nível Médio em Teófilo Otoni-MG/2015-2017
    (UFVJM, 2018) Neiva, Ana Beatriz de Matos; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Machado, Liliane Campos; Ramalho, Mara Lúcia
    A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFVJM, tem por objetivo compreender os aspectos que favorecem a valorização do Curso Normal de Nível Médio em Teófilo Otoni-MG, no período de 2015 a 2017. O contexto da pesquisa é o Município de Teófilo Otoni, mais precisamente as Escolas Estaduais que ofertam esta modalidade de formação de professores. Os Cursos Normais perderam expressão após a aprovação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 1996 e do primeiro Plano Nacional de Educação de 2001, que estabelecia como uma de suas metas a elevação do nível de formação dos professores, propondo que possuíssem formação específica de nível superior para atuar na educação infantil e nos cinco primeiros anos iniciais do ensino fundamental. No entanto, transcorridas duas décadas, o que se percebe é o retorno dos Cursos Normais de Nível Médio e a ampliação de sua oferta, visando suprir uma demanda por professores minimamente habilitados diante do avanço na oferta de Educação Infantil no país, que passou a integrar a Educação Básica, sendo incluída como sua primeira etapa, conforme previsto no artigo 29 da atual LDB. O município sede da pesquisa conta com 12 escolas públicas na cidade de Teófilo Otoni que têm o ensino médio. Desse universo, 08 ofertaram o Curso Normal de Nível Médio no período de 2015 a 2017, exclusivamente no turno noturno. Neste cenário, surgiu o interesse por investigar acerca das condições atuais de formação docente em nível médio, propondo-se a seguinte questão: Quais aspectos favorecem a valorização do Curso Normal de Nível Médio em Teófilo Otoni – MG, no período de 2015 a 2017? A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, uma vez que tem o ambiente natural como fonte direta de dados, que foram colhidos e analisados pessoalmente pela pesquisadora, visando à descrição e explicação dos fatos. Quanto ao delineamento, a pesquisa é documental e ocorreu através da análise de dados obtidos em fontes primárias no campo das Escolas, da Secretaria Municipal de Educação, da Superintendência Regional de Ensino e das creches filantrópicas conveniadas com o município para oferta da educação infantil. Deram suporte teórico ao estudo autores da história da educação, como Magalhães (2004), Saviani (2009), Tanuri (2000); da área de formação de professores, como Nóvoa (1992), Gatti (2010) e Vieira (2009) e; tratando mais especificamente sobre formação de professores para a educação infantil, Kramer (2006) e Oliveira (2013), entre outros. Quantos aos fundamentos legais da modalidade de formação estudada, basearam-se na legislação educacional brasileira, especialmente nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pareceres e resoluções federais e do estado de Minas Gerais. Constata-se mediante a análise dos dados que a oferta do Curso Normal de Nível Médio como mecanismo do Estado para garantir os preceitos legais de oferta da educação infantil, através de uma formação profissional mais simples, rápida e econômica, fragiliza a garantia dos direitos da criança brasileira conquistados nos últimos anos, assim como interfere na profissionalidade do professor desta etapa educacional.
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    Concepções de gramática na formação inicial de professores de língua portuguesa na UFVJM
    (UFVJM, 2017) Soares, Layane Campos; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bodolay, Adriana Nascimento; Santos, Simone de Paula dos; Cintra, Marcos Rogerio; Santos, Sandro Vinicius Sales dos
    O presente estudo tem o intuito de investigar as concepções de gramática subjacentes ao processo de formação inicial de professores de Língua Portuguesa nos cursos de Letras Português/Inglês e Português/Espanhol da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Propomos investigar essa questão em razão de o ensino da gramática na Educação Básica, enquanto conteúdo curricular, ainda ser baseado, segundo Perini (2014), na perspectiva normativa, sendo reduzido à aprendizagem da Língua Padrão de modo a desconsiderar os fatos da língua. De modo a compreender o porquê de o ensino de Língua Portuguesa ainda ser baseado na concepção normativa, propomos a observação desse problema durante o processo de formação docente, uma vez que a prática de ensino pode ser reflexo desse processo. Dessa forma, apoiamo-nos na definição do termo gramática como um “conjunto de regras” que discriminam o funcionamento da língua (POSSENTI, 1996, ANTUNES, 2003), que está associado a três concepções diferentes de gramática: normativa, descritiva e internalizada (POSSENTI, 1996; TRAVAGLIA, 2009). Esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso de base múltipla (YIN, 2005) de caráter qualitativo, que contou com a aplicação de questionários verticalizados e mistos aos seguintes sujeitos: cinco professores linguistas dos cursos de Letras da UFVJM e a cinco professores formados nesta Universidade que ingressaram nos cursos de Letras no ano de 2012. Além disso, realizamos também uma análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Letras da UFVJM com o intuito de compreender os pressupostos existentes para o ensino de gramática. Para a análise dos dados coletados adotamos a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2011). Como principal resultado do processo de análise e interpretação dos dados, podemos inferir que a concepção de gramática subjacente ao processo de formação nos cursos de Letras da UFVJM é predominantemente normativa. Por essa razão, esperamos que os dados apresentados nesta pesquisa consigam contribuir para uma reflexão sobre a importância do conhecimento das concepções de gramática no processo de formação inicial de professores de Língua Portuguesa, para que as práticas de ensino do professor formado não se reduzam somente ao aprendizado de uma única variante da língua.