Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 269
  • Thumbnail Image
    Item
    A influência de aspectos afetivos no desempenho dos estudantes brasileiros no PISA 2018
    (UFVJM, 2023) Borges, Guilherme Cassimiro de Araujo; Pitangui, Cristiano Grijó; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Dorça, Fabiano Azevedo; Assis, Luciana Pereira de
    A Aprendizagem Afetiva refere-se a um processo de aprendizagem influenciado pelos aspectos emocionais, e sua eficácia está diretamente relacionada à intensidade das emoções envolvidas. Com o objetivo de investigar a relação entre a Mentalidade de Crescimento, a Expectativa Acadêmica e o desempenho acadêmico dos estudantes brasileiros no PISA 2018, conduziu-se um estudo aplicado com uma abordagem quali-quantitativa. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas. Os resultados destacaram uma associação positiva entre a Mentalidade de Crescimento, a Expectativa Acadêmica e o desempenho acadêmico dos estudantes brasileiros.
  • Thumbnail Image
    Item
    Mineração de Texto: a clusterização aplicada em artigos científicos de Química, por meio do modelo Cassiopeia
    (UFVJM, 2023) Amariz, Diego Sampaio; Guelpeli, Marcus Vinicius Carvalho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guelpeli, Marcus Vinicius Carvalho; Assis, Weslley Luiz da Silva; Mesquita, João Paulo de
    A Química é uma ciência básica da natureza. Ao se dedicar à compreensão da natureza submicroscópica da matéria e suas transformações, desenvolve uma linguagem própria e produz um conhecimento fundamental sobre a natureza. Sua natureza como conhecimento básico a levou, junto com outras ciências da natureza, a compor o conhecimento de qualquer cidadão, quer seja para ler e compreender o mundo natural ou transformado pela mão do homem, quer seja para se continuar os estudos em nível superior ou técnico em outras áreas ou profissões. No entanto, assimilar e lidar com o grande volume de informação disponível, localizando-as de forma rápida e precisa, tornou-se um grande desafio, dentro da diversa gama documental existente. Com isso, Técnicas de Mineração de Texto podem auxiliar nesse processo, por meio da extração de dados textuais. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é relacionar conceitos de Química encontrando palavras similares em artigos científicos de área, que possam demonstrar uma ligação entre alguns conceitos abordados no Ensino Médio. Por meio da técnica de clusterização com a utilização do modelo Cassiopeia, em um corpus de textos acadêmicos relacionados a Química. A pesquisa foi desenvolvida segundo as seguintes ações: levantamento bibliográfico; construção do corpus; coleta do corpus; análise estatística do corpus; mineração de texto; a clusterização; e, por fim, a análise dos dados a partir dos clusters gerados. Os resultados obtidos mostraram que a clusterização, efetuada no corpus, por meio do modelo Cassiopeia proporcionou a relação entre conceitos químicos, encontrando palavras similares nos artigos científicos que compõem o corpus desenvolvido nessa pesquisa. Destaca-se como contribuição desta pesquisa a criação de um corpus relacionado ao conteúdo de Química, que pode ser utilizado por pesquisadores em trabalhos futuros. Além disso, destaca-se a relação existente entre palavras em diversos artigos do corpus, que demonstram a ligação de conteúdos de Química abordados no EM.
  • Thumbnail Image
    Item
    Políticas públicas adotadas na gestão de instituições escolares no âmbito municipal frente à pandemia da Covid-19: um estudo de caso no município de Senador Modestino Gonçalves-MG
    (UFVJM, 2023) Ribeiro, Nadir Maria; Pereira Gomes, João Antônio; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira Gomes, João Antônio; Oliveira, Altamir Fernandes de; Tameirão, Cinthya Rocha; Glasenapp, Sirlei
    A gestão escolar pressupõe ações específicas e continuadas que envolvem múltiplas dimensões a partir das relações pessoais estabelecidas dentro da organização escolar, tendo como premissa o processo de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo verificar como as políticas públicas municipais sobre a pandemia da Covid-19 foram adotadas e implementadas pelas instituições educacionais do município de Senador Modestino Gonçalves em 2020 e 2021. O estudo proposto alicerçou-se em um estudo documental sobre a gestão educacional, além de políticas públicas pertinentes ao tema supracitado. Logo, após ampla verificação dos documentos disponibilizados pela SME, selecionaram-se aqueles que poderiam aferir a validade das questões levantadas. A metodologia utilizada permitiu obter os seguintes resultados: foram implementados uma manifestação, dois memorandos, três pareceres, sete decretos, uma nota de esclarecimento e uma resolução relacionados no período supracitado. Além disso, houve similitude entre a manifestação, memorandos, pareceres, nota de esclarecimento e resolução, pois sobre esses permeavam o fato de usarem suas atribuições e virem a público para elucidar sobre a reorganização das atividades escolares; dispor sobre a necessidade de reorganizar as atividades acadêmicas em razão das ações preventivas à propagação da doença; orientar sobre as normas para a oferta de Regime Especial de Atividades Não Presenciais, instituir o Regime Especial de Teletrabalho para o cumprimento da carga horária anual mínima exigida e reorganização do Calendário Escolar. Entretanto, há uma discrepância entre alguns pontos dos decretos e os documentos supracitados, pois, nesses foram elucidadas as recomendações contidas, reconhecendo o estado de calamidade pública, com efeitos até 31 de dezembro de 2020; medidas de prevenção ao contágio, de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo de doença infecciosa viral respiratória causada pelo vírus; medidas de prevenção ao contágio da doença infecciosa viral respiratória; reorganização do calendário escolar, em razão da interrupção das aulas em virtude das ações e disciplina a oferta de educação em atividades não presenciais – educaemcasa; medidas temporárias restritivas às atividades privadas para prevenção dos riscos de disseminação; continuidade das atividades remotas assistidas – aulas não presenciais nos estabelecimentos escolares e acerca do não retorno das aulas presenciais. Contudo, isso permitiu que a práxis educativa fosse significativa, promovendo interação mediadas por instrumentos favorecedores no processo didático e no desenvolvimento da escola num todo. No entanto, como foi observado no decorrer do trabalho, a partir do momento em que houve flexibilização da quarentena imposta, autorizando a reabertura dos comércios e atividades não essenciais, mesmo que em horário reduzido, houveram picos altos de casos de COVID-19 e óbitos, tornando-se necessário, novos decretos com medidas restritivas às atividades para prevenção dos riscos de disseminação objetivando a contenção da população. Entretanto, temos a premissa de que a educação Modestinense é um complexo essencial à categoria, sobretudo no processo de formação humana. Isso possibilita o desenvolvimento intelectual dos educandos. Portanto, há evidências que a maneira como as políticas públicas municipais sobre a pandemia da Covid-19 foram adotadas e implementadas pelas instituições educacionais do município de Senador Modestino Gonçalves, foram fundamentais para assegurar os direitos educacionais da população.
  • Thumbnail Image
    Item
    Interações de crianças e professoras em um Núcleo de Educação Infantil de Itaúna-MG durante a pandemia de Covid-19: o que as crianças nos revelam sobre o ensino remoto emergencial
    (UFVJM, 2023) Camargos, Elaine Maria de; Santos, Sandro Vinícius Sales dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Esta pesquisa ouviu as crianças, conheceu quais foram as experiências vivenciadas por elas a partir das interações não presenciais, durante a pandemia de Covid-19, além das condições para o exercício dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento: brincar, explorar, conhecer-se, expressar, participar e conviver. Esses seis direitos estão expressos na BNCC (BRASIL, 2017) e constituem ações mediadoras de aprendizagens significativas, a partir do currículo alicerçado na experiência da criança. Em decorrência da pandemia, medidas de isolamento social tornaram-se necessárias e, consequentemente, geraram impactos sobre toda a sociedade, sobretudo nas crianças com diminuição ou escassez de interações presenciais nas instituições de Educação Infantil. De acordo com as orientações dos órgãos de controle, as interações não presenciais organizadas pelas professoras, mediadas ou não pelo uso da tecnologia, tiveriam como principal objetivo a manutenção de vínculos entre as instituições e as crianças, e entre as próprias crianças. A partir da pesquisa com abordagem qualitativa, destacaram-se estratégias específicas para pesquisa com crianças como entrevista (roda de conversa) e desenho articulado à oralidade. Foi possível conhecer um pouco do que foi vivido pelos pequenos e pequenas, a respeito das interações não presenciais, sem perder de vista as orientações para o período da pandemia e as normativas do currículo da Educação Infantil. Nessa perspectiva, destaca-se a importância dessa pesquisa para os estudos da infância, por colocar as crianças na centralidade da pesquisa e pelo uso de metodologias específicas para ouvi-las.
  • Thumbnail Image
    Item
    Taxonomia de traços de personalidade de usuários das redes sociais
    (UFVJM, 2021) Brito, Cecy Maria Martins; Guelpeli, Marcus Vinicius Carvalho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no âmbito da linha de pesquisa Educação e Tecnologias Aplicadas às Instituições Educacionais. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e quantitativo, cujo corpus foi composto por textos escritos por usuários da rede social Facebook e que teve como objetivo geral avaliar a hipótese de a taxonomia de textos ser capaz de contribuir para a identificação de traços de personalidade em textos de usuários dessa rede social, por meio do modelo computacional Cassiopeia. Para isso, foram analisados textos publicados pelos usuários, por meio da seleção de grupos, fechados e secretos, de pessoas que se dizem usuárias do Facebook. Utilizando o Cassiopeia, tais textos foram classificados em um determinado traço de personalidade, de acordo com o Big Five – ou os cinco fatores da personalidade (extroversão / introversão; neuroticismo / estabilidade emocional; socialização / agradabilidade; escrupulosidade / conscienciosidade ou realização; e abertura para experiência). A partir dessa classificação, pôde-se identificar esses traços e, por meio deles, agrupar, de maneira automática, inúmeros textos de usuários, além de descobrir conhecimentos implícitos, criar um conjunto de palavras que classificam os grupos de usuários e identificar o traço de personalidade característico destes. Os textos foram selecionados utilizando-se a mineração de textos para criar uma taxonomia de traços de personalidade. Os resultados da pesquisa foram considerados positivos, porque o procedimento computacional acima descrito agrupou os 100 textos selecionados em 26 clusters (pastas) a partir da taxonomia de traços de personalidade criada.
  • Thumbnail Image
    Item
    Estratégias pedagógicas para alunos surdos em aulas de Educação Física: uma revisão integrativa
    (UFVJM, 2023) Cruz, Taynara Xavier; Niquini, Cláudia Mara; Soares, Raquel Schwenck de Mello Vianna; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Na esteira da história, a Educação Física (EF) ficou correlacionada à equívoca ideia de corpo perfeito, de perfomance em aulas, o que acarretava a exclusão de princípios educacionais, no qual, alunos considerados “incapazes”, não acessavam os saberes tratados por este componente curricular. Em especial, a partir da década de 1990, a EF busca, permanentemente, a distância desse padrão excludente e começa a oferecer estudos que dedicam-se a construção de aulas inclusivas e que se aproximem da realidade dos escolares, para uma transformação pedagógica de aulas de EF. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo, através de uma revisão integrativa, foi analisar a produção científica sobre as estratégias pedagógicas para alunos surdos nas aulas de EF, além de buscar entender quais as opiniões, percepções e sugestões dos escolares surdos sobre as aulas. Nesta linha de pensamento, também identificar a comunicação direta do professor com o surdo e o processo de formação inicial e continuada dos professores sobre essa temática. Deste modo, os dados foram coletados nas bases de dados Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico, entre os anos 2012 a 2022, utilizando-se os descritores controlados: Aluno Surdo ou Surdez and “Educação Física”; Aluno Surdo ou Surdez and Experiência Pedagógica and “Educação Física”; Aluno Surdo ou Surdez and Escola and “Educação Física”. A amostra final foi constituída por 09 (nove) artigos selecionados após análise dos títulos, resumos e textos na íntegra. Nesse sentido, após uma leitura minuciosa dos contéudos manifestos, emergiram 05 (cinco) categorias de análise: formação inicial e continuada dos docentes; comunicação direta entre professor e aluno; opiniões e percepções dos alunos surdos nas aulas de EF; sugestões dos escolares surdos para melhoria das aulas de EDF; estratégias pedagógicas sugeridas e/ou utilizadas pelos docentes. Os resultados apontam para estratégias de curto, médio e longo prazo aos professores de EF, entre eles: planejamentos de aulas inclusivas, utilização de recursos visuais, troca de experiências com profissionais especializados, formação continuada de professores e a necessidade deconhecimentos em Libras e cultura surda. Somado a isso, é notório a importância do aluno Surdo se apropriar dos conhecimentos que estão sendo passados e não apenas imitar o que os demais alunos da turma estão fazendo, inserido-o na cultura corporal de movimento.
  • Thumbnail Image
    Item
    O gerenciamento do Projeto “Cursos FIC no Centro de Línguas do IFNMG” à luz das Ferramentas e Técnicas de Monitoramento & Controle do PMBOK
    (UFVJM, 2023) Silva, Katiúscia de Sousa Pereira; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Segundo o Guia de referência de boas práticas de Gerenciamento de Projetos, PMBOK, a aplicação de conhecimentos, ferramentas e técnicas às atividades para cumprir seus requisitos possibilita que as organizações executem projetos de forma eficaz e eficiente. Este trabalho teve como objetivo geral interpretar o Gerenciamento do Projeto “Cursos FIC nos centros de línguas do IFNMG: inclusão linguística por meio da formação continuada” à luz das Ferramentas e Técnicas do grupo de processos de Monitoramento & Controle do PMBOK, especificamente nas Áreas de Conhecimento Comunicação, Qualidade e Partes Interessadas. Para atingir esse objetivo, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza aplicada, com caráter descritivo e exploratório. Quanto aos procedimentos, esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, tendo sido desenvolvido um levantamento de dados por meio de uma pesquisa documental. A pesquisa também envolveu uma análise bibliográfica centrada na teoria internacional de Gerenciamento de Projetos. Além disso, foi feita uma análise de dados e informações ex-post facto para compreender como ocorreu a gestão interna do Projeto. Foram sugeridas recomendações práticas que levassem em consideração a própria teoria e o tema pesquisado. Entre tais possibilidades, destacam-se a avaliação dos professores formadores pelos cursistas, a avaliação dos cursos pelos professores formadores e a aplicação de um teste de nível para os alunos ingressantes. Os resultados desta investigação indicaram que o tema Gerenciamento de Projetos Escolares ainda é pouco discutido na literatura nacional e no meio acadêmico. Esta constatação reforça a relevância deste estudo em contribuir com fundamentação teórica ou referencial para novas pesquisas. Em acréscimo, os resultados apontaram que os saberes em Gerenciamento de Projetos, pela aplicabilidade das Ferramentas e Técnicas de Monitoramento & Controle do PMBOK em projetos institucionais educacionais, em especial do IFNMG, podem colaborar significativamente para a melhoria dos serviços prestados, garantindo maior profissionalização administrativa e engajamento das equipes.
  • Thumbnail Image
    Item
    Ferramentas para auxiliar aulas e reuniões realizadas por videoconferências no Google Meet
    (UFVJM, 2023) Silva, Luciano Geraldo; Fonseca, Alexandre Ramos; Horta, Euler Guimarães; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O aumento significativo no uso de tecnologias digitais, especialmente devido à pandemia de COVID-19 e às medidas de distanciamento social, trouxe consigo a necessidade de adaptação das atividades presenciais para o ambiente virtual. Na área da Educação, as aulas presenciais foram substituídas por aulas online, e as plataformas de videoconferência se tornaram essenciais para viabilizar essa transição. No entanto, muitas dessas plataformas ofereciam recursos limitados para o contexto educacional. Diante dessa demanda crescente, as empresas privadas que desenvolvem plataformas de videoconferência passaram a disponibilizar planos de assinatura, oferecendo funcionalidades extras aos usuários. No entanto, o acesso gratuito às plataformas não contempla essas ferramentas adicionais para os administradores das videoconferências. Isso se torna um desafio para instituições públicas de ensino, que muitas vezes não têm recursos para adquirir licenças dessas plataformas. Diante desse cenário, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma solução alternativa e gratuita por meio de uma extensão para o navegador Google Chrome, a qual visa a suprir as necessidades dos administradores de videoconferências realizadas pelo Google Meet. Essa extensão, ou plugin, oferece funcionalidades adicionais, como a geração de listas de participantes, criação de enquetes e um cronômetro para controle do tempo gasto pelos participantes. Com isso, busca-se proporcionar uma experiência mais completa e aprimorada durante as videoconferências, contribuindo para um melhor gerenciamento das aulas e reuniões virtuais. Além do desenvolvimento da extensão, foi realizada uma pesquisa com os usuários para analisar a usabilidade e a utilidade da aplicação. Essa pesquisa permitiu obter avaliações sobre as funcionalidades propostas, bem como identificar possíveis melhorias e ajustes necessários.
  • Thumbnail Image
    Item
    Nas ondas do rádio: análise dos fatores internos e externos que influenciaram a trajetória da Rádio Universitária 99,7 FM na UFVJM, no período de 2004 a 2019
    (UFVJM, 2022) Gonçalves, Flávia Cesar Moreira dos Santos; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Como em qualquer organização, a comunicação realizada pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) requer planejamento e acompanhamento dos planos iniciais para alcançar os objetivos propostos. O acompanhamento possibilita sanar dificuldades, realinhar esforços ou mesmo realizar mudanças em relação às decisões anteriores. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) abrigou, durante cinco anos (2014 a 2019), a Rádio Universitária 99,7 FM, em parceria com a Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe), detentora da outorga do canal educativo. Contudo, a idealização da emissora remonta ao ano de 2004. No final de 2019, as atividades radiofônicas foram interrompidas, causando a perda de um dos veículos de comunicação utilizados pela universidade. Partindo desse cenário, esta pesquisa propõe realizar um estudo de caso da trajetória da emissora na instituição, no período de 2004 a 2019, com o objetivo de compreender como os ambientes interno e externo da UFVJM influenciaram a criação, o desenvolvimento e a interrupção das atividades da Rádio Universitária, enquanto parte integrada da comunicação da instituição. O estudo de caso longitudinal foi o método empregado, e os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, com análise de documentos e normativas da UFVJM e do Governo Federal sobre o assunto, além de publicações em meios eletrônicos; e enriquecida por meio de 10 entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que o comprometimento e envolvimento da equipe técnica são fundamentais para a longevidade de um projeto em uma organização que convive com a descontinuidade e complexidade administrativa, como a UFVJM. Por outro lado, observou-se ausência ou uso incorreto de ferramentas de gestão, inexistência de um exercício estratégico da comunicação e limitação na tomada de decisão estratégica por parte dos gestores devido à burocracia da gestão pública, evidenciando que tais questões também têm efeitos para a consolidação e longevidade de projetos. Como contribuição do estudo, destaca-se a possibilidade de que os resultados obtidos possam agregar conhecimentos à gestão da UFVJM e, de forma geral, na gestão de Ifes, especialmente no contexto da comunicação organizacional.
  • Thumbnail Image
    Item
    Elaboração do Corpus Textos Literários Infantis (TLI) para o aplicativo Grapphia
    (UFVJM, 2023) Soares, Rosiane Aparecida; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A presente pesquisa tratou-se de um estudo que está inserido no âmbito do ensino de Língua Portuguesa (LP), em especial da ortografia (Cf. Cagliari (1994, 1998, 2001), Alvarenga (1995), Morais, (2003, 2007, 2022), Lemle (2009), Soares, (2020)). Teve como objetivo elaborar um corpus de textos literários para crianças, disponíveis em sites na Internet, de modo a contribuir para o aplicativo Grapphia, cuja finalidade é promover a memorização e o aprendizado das palavras que possuem relação irregular grafema-fonema. Para criação do corpus, foram testados dois softwares de plataformas para elaboração de corpora: o CQPweb e a Iramuteq. A plataforma escolhida foi a Iramuteq, pois possibilitou diferentes tipos de análises e a preparação dos corpora é mais simplificada. Foram elaborados cinco minicorpora, de acordo com os seguintes gêneros textuais: conto, fábula, lenda, poema, música / cantiga, que compõem o Corpus Textos de Literatura Infantil contendo todos os gêneros escolhidos. Foram verificadas nos corpora as ocorrências de palavras que contenham as irregularidades ortográficas CH ou X; LH ou L; e o emprego da letra H em início de palavra. Como resultado, as palavras mais ocorrentes, verificadas nos corpora desta pesquisa, servirão de referência e base para a criação de novos módulos para o aplicativo Grapphia, bem como o Corpus Textos de Literatura Infantil que servirá, também, de instrumento auxiliar para os professores no ensino de LP, assim como outros estudos voltados para o ensino-aprendizagem da ortografia.