Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Letramento em Matemática dos estudantes mineiros do 2º ano do Ensino Fundamental evidenciado a partir dos resultados do SAEB e do PROALFA em 2019
    (UFVJM, 2023) Almeida, Adriana Gonçalves de; Nunes, Stella Maris Lemos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Maria de Lourdes Santos; Ferreira, Adriana Assis; Nunes, Stella Maris Lemos
    A dissertação apresentada resulta de uma pesquisa realizada sobre as avaliações em larga escala aplicadas aos estudantes mineiros. As avaliações são instrumentos que produzem evidências dos sistemas educacionais e revelam as aprendizagens cogntivas dos estudantes, além de fornecerem um feedback da educação ofertada. O objetivo da pesquisa realizada foi compreender como está o letramento em Matemática dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental (EF), do estado de Minas Gerais e como ele foi avaliado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e pelo Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA), no ano de 2019. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa, de análise documental e que utilizou dados secundários publicizados nos sites oficiais do SAEB e do PROALFA. Na análise qualitativa constatou-se que o SAEB obteve pouco avanço na avaliação do letramento matemático, porém, sua Matriz de Referência (MR) não está totalmente alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Percebeu-se que há necessidade de uma reformulação nas MRs do SAEB e principalmente do PROALFA. Na análise quantitativa foram utilizados percentuais de estudantes por nível da escala de proficiência e proficiência média. Constatou-se que essas duas avaliações não estão na mesma escala de proficiência. Conclui-se que os dois sistemas avaliativos precisam alterar suas MRs para de fato, avaliarem melhor o letramento matemático. Diante da necessidade de que os dados evidenciados precisam serem discutidos pela comunidade escolar e interpretados pedagogicamente, como resultado final dessa pesquisa, foi produzido um Produto Técnico Tecnológico (PPT), denominado material didático instrucional: vídeo guia. Seu objetivo é apresentar conceitos importantes da avaliação em larga escala, em especial do PROALFA, bem como analisar pedagogicamente os resultados do desempenho dos estudantes mineiros no conteúdo curricular de matemática, demonstrando como proceder com uma busca no site do SIMAVE e na leitura interpretativa dos dados.
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    Translações realizadas durante o ensino remoto pelas avaliações do SIMAVE e internas com relação ao ensino-aprendizagem em uma escola do campo
    (UFVJM, 2023) Cordeiro, Denalda Lopes; Schetino, Luana Pereira Leite; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Schetino, Luana Pereira Leite; Fraile, Ofélia Ortega; Amorim, Juliane dos Santos
    O ensino se realiza quando alunos e professores atingem a congruência acerca dos significados em discussão, quando os docentes e estudantes avaliam de maneira contínua as práticas desenvolvidas na sala de aula para que se estabeleçam graus de entendimento, permitindo-nos a compreensão de que o ato de avaliar é inerente ao ensino. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi caracterizar quais as translações realizadas durante o ensino remoto pelas Avaliações do SIMAVE (AS) e Avaliações Internas (AI) com relação ao ensino-aprendizagem dos estudantes de uma escola do campo. A metodologia adotada é qualitativa exploratória, com método de estudo de caso, técnica de coleta de dados por meio do grupo focal e o roteiro semiestruturado. Os resultados apontaram que o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), apresenta apenas preocupação com os números e marketing, sem a preocupação de valorizar os saberes trazidos pelos discentes e o ritmo de aprendizagem dos alunos, assim como a valorização ao corpo docente. Percebe-se também que os actantes externos à rede escolar possuem grande impacto nas redes apresentadas, como é o caso do actante bar que atuou performando, ora como um agente positivo, ora como negativo. Com relação às AI, os principais actantes foram os alunos, avaliação heterogênea baseada nas necessidades dos estudantes, o que vai em direção à avaliação da aprendizagem e não da pedagogia do exame.
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    Estratégias metodológicas para abordagem do conteúdo de uma disciplina de IHC
    (UFVJM, 2022) Martins, Danilo Silveira; Villela, Maria Lúcia Bento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Villela, Maria Lúcia Bento; Santos, Caroline Queiroz; Fonseca, Alexandre Ramos; Silveira, Milene Selbach
    Os docentes que trabalham a disciplina de Interação Humano-Computador (IHC) em cursos de graduação em Computação são constantemente desafiados em virtude da interdisciplinaridade intrínseca da área, bem como dos rápidos avanços tecnológicos, que trazem novas demandas para o desenvolvimento de sistemas interativos. Por isso, faz-se necessário criar abordagens de ensino que sejam mais adequadas ao contexto dos alunos e ao propósito da disciplina e do curso de graduação. Nesse contexto, esta pesquisa propõe implementar estratégias pedagógicas/metodológicas para uma disciplina de IHC tomando como base os principais desafios enfrentados no ensino de IHC no Brasil. Para isso, foram analisados os anais do Workshop sobre o Ensino de IHC (WEIHC) e identificados os principais dos desafios encontrados no ensino de IHC no Brasil. Para enfrentar tais desafios, foram definidas estratégicas que foram trabalhadas dentro do plano de ensino para uma disciplina de IHC do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG Campus Arinos. Tais estratégias consistiram na realização de um projeto interdisciplinar, gamificação de alguns conteúdos, produção de vídeos de feedback e utilização de infográficos. As estratégias pedagógicas/metodológicas implementadas na disciplina foram avaliadas pelos alunos, por meio de um questionário e da realização de um grupo focal, e também pelos professores envolvidos no projeto interdisciplinar. Os resultados trazem as percepções dos alunos e dos professores envolvidos, além de sugestões de melhoria no plano de ensino da disciplina. As estratégias pedagógicas/metodológicas executadas na disciplina, a partir desta pesquisa, servem como apoio aos docentes da área de IHC, devido ao seu potencial de replicação em contextos específicos.
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    Implementação da tutoria no IFNMG-Araçuaí: um recurso para auxílio a aprendizagem de Cálculo I
    (UFVJM, 2020) Marques, Thaiana Martins; Alves, Wederson Marcos; Franco, Mauro Lúcio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O presente estudo objetivou avaliar se a tutoria contribui como instrumento didático de ensino e aprendizagem para a superação ou amenização das dificuldades elementares dos discentes, no componente curricular Cálculo Diferencial e Integral I ofertado em uma instituição de ensino pública. Para tal, a problemática que norteou este estudo é: a tutoria contribui para a superação ou amenização das dificuldades elementares dos discentes, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, ofertada pela Rede Pública de Educação no Médio Jequitinhonha? Assim, a tutoria foi implementada na instituição co-participante, de maneira remota, devido a pandemia da COVID – 19, por meio das tecnologias de informação e comunicação e desenvolvida pelos tutores selecionados, sob a supervisão desta pesquisadora. Por meio da tutoria, foram realizadas atividades relacionadas com o conteúdo matemático basilar para a condução dos estudos na disciplina de Cálculo I, tendo por referência as dificuldades destacadas por meio da análise da avaliação diagnóstica aplicada no início do semestre letivo. A coleta de dados foi pontual, coletada ao final da oferta da tutoria, que ocorreu entre os meses de maio e setembro. Esta pesquisa possui viés quanti-qualitativo, cientificamente conhecido como método misto, é caracterizada como uma pesquisa-ação, regida pelo escopo metodológico do estudo de caso e para coleta de dados, utilizou de questionários. Estes dados foram tratados quantitativamente, utilizando do Excel e interpretados qualitativamente por meio da análise de conteúdo. A partir das análises realizadas, pode-se concluir que a tutoria como recurso metodológico contribuiu para o processo de aprendizagem dos tutorados, que avaliaram a mesma positivamente, assim como também os tutores, destacando principalmente suas colaborações dentro do processo de ensino-aprendizagem e para a superação e/ou amenização das dificuldades elementares referentes a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Destaca-se também, como contribuição, a ambientalização possibilitada aos envolvidos em relação a utilização dos recursos tecnológicos, fator este que proporcionou uma melhor preparação diante ao retorno do calendário letivo, de maneira remota, que farão uso das mesmas ferramentas utilizadas pela tutoria.
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    Dificuldades e desafios no uso das metodologias ativas na área da saúde: revisão integrativa
    (UFVJM, 2019) Vigário, Alécia Elizandra; Sant´Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sant´Anna, Paulo Afrânio; Guedes, Helisamara Mota; Sampaio, Cristina Andrade
    A formação profissional em saúde tem sido objeto de muitos debates no âmbito do Ensino Superior, principalmente após a aprovação das DCNs no começo da década de 2000 apontando a necessidade de mudanças no ensino em cursos da área da saúde no sentido de formar profissionais capazes de criar, planejar, implementar e avaliar políticas e ações que visem o bem-estar geral da comunidade e que atendam as diretrizes do SUS. Nesse contexto, as metodologias ativas têm sido recursos importantes para a formação crítica e reflexiva dos estudantes. O presente estudo objetivou identificar as dificuldades e desafios que as instituições, docentes e discentes enfrentam no uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo revisão integrativa da literatura. A partir da análise dos artigos emergiram sete categorias: Fatores relacionados aos docentes, fatores relacionados aos discentes, fatores relacionados a organização do currículo, fatores relacionados ás instituições de ensino, fatores relacionados as interações, fatores relacionados á integração ensino-serviço e fatores relacionados a carência de pesquisas e avaliações das metodologias ativas. Embora sejam comprovados os benefícios e a viabilidade do uso das metodologias ativas, foram evidenciados no presente estudo, importantes dificuldades para o seu uso. Por fim, apontamos para a necessidade de manter esforços visando o seu aperfeiçoamento.
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    O uso de softwares educacionais por professores de matemática
    (UFVJM, 2019) Fernandes, Nayara Rocha; Andrade, Paulo César de Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Fonseca, Alexandre Ramos; Domingos Neto, Silvino; Santiago, Douglas Frederico Guimarães
    O software educacional é uma das ferramentas que viabilizam potencializar o ensino de matemática. A integração dos softwares educacionais amplia as possibilidades que o professor dispõe para o uso do computador na construção do conhecimento. Porém demanda um saber tecnológico mais avançado por parte do professor e, consequentemente, uma formação mais sólida e mais ampla. Considerando este cenário, desenvolveu-se o presente estudo com o objetivo principal de investigar a utilização de softwares educacionais por professores de matemática, egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter qualitativo-descritivo. Inicialmente buscou-se identificar como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) propõe a utilização dos softwares educacionais dentro das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática. Por meio de questionário online, verificou-se que os softwares educacionais foram utilizados no decorrer do curso. Constatou-se que aproximadamente metade dos entrevistados que atuam como professores de matemática alegaram utilizar e/ou ter utilizado softwares educacionais em suas práticas de ensino. Após a análise de dados desta etapa, buscou-se identificar como os professores de matemática utilizam os softwares em suas práticas de ensino, os desafios e as potencialidades. Para isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. São inúmeros os desafios voltados para infraestruturas insuficientes das instituições educacionais, que muitas vezes impossibilita aos professores realizar aulas em ambientes informatizados. Mesmo assim os entrevistados tentam, dentro de seus limites e possibilidades, utilizar softwares nas práticas de ensino e aprendizagem visando proporcionar benéficos nas práticas pedagógicas. Os benefícios citados pelos professores estão relacionados à questão da agilidade nas práticas de ensino, ao melhor aprendizado dos alunos, à ampliação das possibilidades de explorar conteúdos, dentre outros. Pretende-se contribuir com este estudo para o campo da formação inicial de professores de matemática em articulação com a utilização de TDIC no ensino.
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    Metodologias ativas no ensino superior: perfil e percepções dos estudantes do curso de Medicina
    (UFVJM, 2020) Oliveira, Sarah Beatriz Soares de; Santos, Sandro Vinícius Sales dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Sandro Vinícius Sales dos; Leite, Roberta Vasconcelos; Alves, Thamar Kalil de Campos; Flores, Maria José Batista Pinto
    O objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção dos discentes do curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK sobre a utilização de metodologias ativas no âmbito da formação acadêmica. O referencial teórico é norteado por três eixos, quais sejam: o ensino superior, processo e sujeitos; a formação do profissional de medicina e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2019, por meio de um questionário on-line. Participaram da pesquisa 140 estudantes, cujo perfil predominante é do sexo feminino, de cor/raça branca, com faixa etária de 21 a 24 anos, solteiros, sem filhos, oriundos de escola pública e provenientes do Estado de Minas Gerais. Foi possível verificar que a grande parte dos estudantes não possui experiência anterior com as metodologias ativas e a consideram uma prática inovadora. Dentre as principais metodologias ativas utilizadas no curso, destacam-se PBL, Grupos de discussão, Seminários, TBL e Fishbowl, com as quais os estudantes relataram dificuldades como participação, adequação da rotina de estudos e adaptação ao novo papel, recorrendo, principalmente à ajuda de outros discentes e o apoio dos tutores/professores a fim de superá-las. Os discentes indicaram como vantagens das metodologias ativas a capacidade de estimular o autoestudo, o desenvolvimento do sujeito crítico-reflexivo e o dinamismo do processo educacional; e consideraram como principais fragilidades a exigência de maturidade discente, as lacunas no processo de ensino, a carência de suporte dos docentes no processo de adaptação aos métodos de ensino e a insegurança quanto à aprendizagem. Para além dos objetivos propostos, o trabalho empírico, ao ouvir os estudantes, revelou que são necessárias transformações epistemológicas relativas às posturas de professores e alunos. Além disso, os métodos ativos, sozinhos, não se configuram como a panaceia para todos os problemas da formação inicial de novos médicos e, se utilizados de forma inadequada e sem direcionamento efetivo, causam cansaço e fadiga nos estudantes, sobrecarregando-os ao invés de aprimorar a formação de futuros médicos. Observa-se que é importante o aprimoramento das metodologias ativas, por meio de capacitação para docentes e discentes, busca de coerência metodológica do processo de avaliação da aprendizagem, bem como a reflexão sobre a prática educativa a partir da inclusão e valorização dos feedbacks dos sujeitos do processo.
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    Matemática e desenvolvimento de sistemas: o processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar em pauta no curso técnico em informática integrado ao ensino médio no IFNMG campus Arinos
    (UFVJM, 2020) Magalhães, Maycon Luiz Amaral; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Dayse Lucide Silva; Villela, Maria Lucia Bento; Santos, Sandro Vinícius Sales dos
    Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós – Graduação Strictu sensu em Educação, teve como tema a Matemática e o Desenvolvimento de Sistemas no processo de ensinoaprendizagem interdisciplinar. Tal perspectiva de ensino baseia-se em uma proposta pedagógica em pauta no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Arinos. A escolha do assunto foi motivada pela percepção das grandes dificuldades dos estudantes em ambas as disciplinas abordadas nesta pesquisa. Muitas são as barreiras apresentadas pelos educandos, mas são, principalmente, nas disciplinas de Matemática, no campo da base curricular do Ensino Médio, e de Desenvolvimento de Sistemas, no campo das disciplinas técnicas, que elas se destacam; empecilhos que podem levar o aluno a perder o interesse pelas áreas em questão. Cabe aos professores conduzir os estudantes da melhor forma possível. É fundamental que o educador identifique quais os métodos e aplicações se fazem necessários para que a turma venha a compreender os conteúdos das referidas disciplinas. Diante de tal hipótese, configuraram-se os seguintes problemas: 1) de que forma a interação e abordagem interdisciplinar da matéria de Desenvolvimento de Sistemas pode ser útil para o aprendizado significativo de Matemática no Ensino Médio, de modo particular no IFNMG - Campus Arinos? 2) de que maneira essa interação pode auxiliar na formação profissional do aluno do Curso Técnico em Informática? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi o de refletir acerca da eficácia do uso de Programação em Java para o ensino de Matemática no Ensino Médio no curso Técnico em Informática Integrado, tendo como locus da pesquisa o IFNMG/Campus Arinos. Como vetor teórico, o estudo teve referências básicas que tratam principalmente de Educação Matemática, da Interdisciplinaridade, da Educação Profissional e Tecnológica, e do uso de tecnologias no ensino de Matemática. Entre as referências bibliográficas, destacam-se, marcadamente, os seguintes autores: D´AMBRÓSIO, FIORENTINI, BICUDO, FRIGOTO, DEMO, FAZENDA e MIORIM. Em consonância com o objetivo dessa dissertação, tais teóricos tecem reflexões e estudos sobre a importância da interdisciplinaridade e do uso de tecnologia no ensino de matemática. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. O instrumento para coleta dos dados foi entrevista semiestruturada com os professores e, ainda, um curso interdisciplinar baseado na proposta de modificação do PPC. O universo da pesquisa teve como amostra 4 professores, que atuam na Educação Profissional técnica de nível Médio no curso técnico em Informática, sendo dois professores da área de Matemática e dois da área de Informática, que ministram a disciplina de Desenvolvimento de sistemas. Além dos professores, fizeram parte da pesquisa 12 alunos, regularmente matriculados e frequentes na 3ª série do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFNMG - Campus Arinos. A partir dos estudos feitos, foi possível perceber que a Matemática é uma ciência que possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico em informática. Alguns métodos computacionais ‒ e, neste caso específico, a programação em JAVA ‒ podem revelar-se um bom recurso no processo de ensino e de aprendizagem, pois os alunos, além de obedecerem a regras, aprendem a acessar novas possibilidades de desenvolvimento matemático, estimulando o processo intelectual.
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    Práticas de ensino: gamificação como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem
    (UFVJM, 2018) Santos, Marina Lindsay dos; Braga, Elayne de Moura; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Carvalho, Leonardo Lana de; Arrais, Marcos; Villela, Maria Lucia Bento
    Diante de um cenário onde as discussões para os novos caminhos nas práticas de ensino-aprendizagem escolar se faz cada vez mais presente, é preciso repensar maneiras do fazer prático em sala de aula. Estudos de técnicas que aproximem os alunos ao mundo dos games podem ser interessantes quando se percebe o desafio enfrentado pelas instituições de ensino em conectar-se ao mundo dos alunos advindos de gerações intrinsicamente ligadas ao uso das tecnologias digitais. A proposta deste trabalho é realizar um estudo bibliográfico sobre as práticas tradicionais de ensino, a atual sociedade da informação e a gamificação. A partir da concepção que existe uma ruptura entre o ensino tradicional escolar e o dia-a-dia dos indivíduos nascidos em um mundo em que as tecnologias são usadas para estudo, trabalho, lazer e comunicação, o objetivo desta pesquisa foi identificar os principais recursos da gamificação que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A gamificação pode ser entendida como a utilização de elementos dos jogos em um contexto que não é propriamente o jogo. A partir da pesquisa bibliográfica e a metassíntese qualitativa obteve-se como resultado um instrumento que apresenta as principais características da gamificação que precisam ser observadas para planejar uma estrategia gamificada no ambiente da educação, de forma que possam servir de base para os profissionais e pesquisadores da área.
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    “Saber ser, saber conhecer, saber saber”: compreendendo as vivências, saberes e as práticas pedagógicas de preceptores em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família
    (UFVJM, 2018) Silva Junior, Renê Ferreira da; Alves, Thamar Kalil de Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Thamar Kalil de Campos; Oliveira, Wellington de; Barbosa, Henrique Andrade
    A residência em saúde surge como padrão ouro para formação em serviço, caracterizada pela educação no trabalho, relaciona teoria e prática, o ensino e o serviço, sendo importante para a formação dos profissionais para o Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, destaca-se o papel do preceptor, essencial para a formação do residente. Assim, esse estudo tem como objetivo principal compreender a atuação docente de preceptores enfermeiros em um programa de residência multiprofissional em saúde da família da Universidade Estadual de Montes Claros e como objetivos específicos: descrever a construção das políticas e organização da saúde no Brasil e a Reforma Sanitária Brasileira; compreender as principais políticas públicas e programas interministeriais de formação em saúde no Brasil; descrever a residência em saúde; compreender o ser professor; conhecer o significado de ser preceptor e descrever seus processos formativos. Nortearam o estudo os seguintes problemas: Como ocorre à atuação docente dos preceptores? Qual sua identidade? E quais experiências docentes formam essa identidade? O estudo foi exploratório, descritivo, qualitativo e os procedimentos metodológicos articulam entrevistas orais temáticas, desenvolvido durante o ano de 2017, além de busca bibliográfica e documental para embasamento do corpus da dissertação. Para o processo de análise de dados foi utilizado à análise de conteúdo de Bardin. Os participantes foram preceptores enfermeiros atuantes no programa de residência em saúde da família, a amostra foi por conveniência, sendo selecionadas três preceptoras de acordo com a disponibilidade para participar da pesquisa e o maior e menor tempo de atuação. Utilizou-se um roteiro semi-estruturado para coleta de dados, que ocorreu nos pólos de atuação dos preceptores, durante o turno vespertino, nos meses de novembro e dezembro de 2017, os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra. O projeto de pesquisa foi aprovado com parecer 2.425.790/2017. O estudo está organizado em cinco capítulos, na qual buscou-se traçar a linha histórica da saúde no Brasil, em especial, o movimento de reforma sanitária, a construção do Sistema Único de Saúde e o desenvolvimento e implementação das principais políticas e programas direcionados á formação em saúde no país. Nessa perspectiva, deu se ênfase nas Residências Multiprofissionais em Saúde e o papel docente, finalizando com as vozes dos preceptores. Conclui-se que o estudo possibilitou a compreensão da evolução da saúde no Brasil, o que resultou no Sistema Único de Saúde, sendo criadas por meio dele estratégias de formação voltadas ao atendimento e aos seus princípios, assim, a residência multiprofissional em saúde é um espaço privilegiado de produção de ensino e saúde. Ressalta-se que o papel do preceptor é essencial para a formação de profissionais críticos e reflexivos, com mudanças na visão do residente sobre si e quais caminhos ele quer seguir. Percebe-se também fragilidades acerca da formação em docência dos preceptores e ausência de preparo específico prévio para desenvolvimento desse papel, no qual foi desempenhado inicialmente por oportunidade/convite de exercer o ofício docente. Evidenciou-se por fim que o papel docente do preceptor é secundarizado em detrimento as funções administrativas e/ou assistenciais, e a sua identidade enquanto educador é perdida.