PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786
Browse
3 results
Search Results
Item Matemática e desenvolvimento de sistemas: o processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar em pauta no curso técnico em informática integrado ao ensino médio no IFNMG campus Arinos(UFVJM, 2020) Magalhães, Maycon Luiz Amaral; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Dayse Lucide Silva; Villela, Maria Lucia Bento; Santos, Sandro Vinícius Sales dosEsta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós – Graduação Strictu sensu em Educação, teve como tema a Matemática e o Desenvolvimento de Sistemas no processo de ensinoaprendizagem interdisciplinar. Tal perspectiva de ensino baseia-se em uma proposta pedagógica em pauta no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Arinos. A escolha do assunto foi motivada pela percepção das grandes dificuldades dos estudantes em ambas as disciplinas abordadas nesta pesquisa. Muitas são as barreiras apresentadas pelos educandos, mas são, principalmente, nas disciplinas de Matemática, no campo da base curricular do Ensino Médio, e de Desenvolvimento de Sistemas, no campo das disciplinas técnicas, que elas se destacam; empecilhos que podem levar o aluno a perder o interesse pelas áreas em questão. Cabe aos professores conduzir os estudantes da melhor forma possível. É fundamental que o educador identifique quais os métodos e aplicações se fazem necessários para que a turma venha a compreender os conteúdos das referidas disciplinas. Diante de tal hipótese, configuraram-se os seguintes problemas: 1) de que forma a interação e abordagem interdisciplinar da matéria de Desenvolvimento de Sistemas pode ser útil para o aprendizado significativo de Matemática no Ensino Médio, de modo particular no IFNMG - Campus Arinos? 2) de que maneira essa interação pode auxiliar na formação profissional do aluno do Curso Técnico em Informática? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi o de refletir acerca da eficácia do uso de Programação em Java para o ensino de Matemática no Ensino Médio no curso Técnico em Informática Integrado, tendo como locus da pesquisa o IFNMG/Campus Arinos. Como vetor teórico, o estudo teve referências básicas que tratam principalmente de Educação Matemática, da Interdisciplinaridade, da Educação Profissional e Tecnológica, e do uso de tecnologias no ensino de Matemática. Entre as referências bibliográficas, destacam-se, marcadamente, os seguintes autores: D´AMBRÓSIO, FIORENTINI, BICUDO, FRIGOTO, DEMO, FAZENDA e MIORIM. Em consonância com o objetivo dessa dissertação, tais teóricos tecem reflexões e estudos sobre a importância da interdisciplinaridade e do uso de tecnologia no ensino de matemática. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. O instrumento para coleta dos dados foi entrevista semiestruturada com os professores e, ainda, um curso interdisciplinar baseado na proposta de modificação do PPC. O universo da pesquisa teve como amostra 4 professores, que atuam na Educação Profissional técnica de nível Médio no curso técnico em Informática, sendo dois professores da área de Matemática e dois da área de Informática, que ministram a disciplina de Desenvolvimento de sistemas. Além dos professores, fizeram parte da pesquisa 12 alunos, regularmente matriculados e frequentes na 3ª série do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFNMG - Campus Arinos. A partir dos estudos feitos, foi possível perceber que a Matemática é uma ciência que possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico em informática. Alguns métodos computacionais ‒ e, neste caso específico, a programação em JAVA ‒ podem revelar-se um bom recurso no processo de ensino e de aprendizagem, pois os alunos, além de obedecerem a regras, aprendem a acessar novas possibilidades de desenvolvimento matemático, estimulando o processo intelectual.Item Projeto de Extensão Universitário Cidadão: uma análise sobre a prática extensionista com ênfase nas relações multi, inter e/ou transdisciplinares e interprofissionais(UFVJM, 2017) Chaves, Vanusa Soares; Paccola, Rivaldo Alfredo; Santos, Amedis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paccola, Rivaldo Alfredo; Alves, Thamar Kalil de Campos; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de LimaAo longo da história das civilizações, as universidades desempenharam importante papel em prol do desenvolvimento das sociedades, sendo portadoras de uma herança cultural de saberes, ideias e valores. A transmissão desse legado é imprescindível para o avanço científico e tecnológico, mas também fundamental para a construção de uma cultura voltada para um ensino metaprofissional, metatécnico, que forme o profissional ético e consciente da sua importância no processo de transformação social. As funções da educação superior estão previstas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo 207 que assim dispõe: ―as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão‖. A compreensão deste comando constitucional pelos sujeitos envolvidos no processo de formação acadêmica traduz-se em perceber a importância da atividade extensionista em sua dimensão social e humanista, capaz de reunificar os saberes compartimentados pelas rígidas especializações disciplinares e não apenas como um resíduo ou apêndice da ação universitária em seu viés assistencialista, ações sociais típicas das perspectivas liberais. Considerando a importância da extensão para a formação profissional do discente, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), realizado em maio de 2012, criou a Política Nacional de Extensão Universitária, que ratificou o Plano Nacional de Extensão Universitária de 1999 e acrescentou outros objetivos necessários ao enfrentamento dos novos desafios para o fortalecimento da extensão universitária no país, sendo que um dos pontos que interessa à pesquisa em tela é o Objetivo 5 constante neste documento que visa ―estimular atividades de Extensão cujo desenvolvimento implique relações multi, inter e ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da Universidade e da sociedade‖. Com fundamento na supracitada meta, a pesquisa em tela se propõe a investigar como a prática extensionista pode promover uma interligação de saberes através de metodologias multi, inter e ou transdisciplinares e interprofissionais e como a mesma pode contribuir para a formação profissional do discente, a partir da análise da experiência vivenciada por 25 (vinte e cinco) acadêmicos dos cursos de Direito, Serviço Social, Nutrição, Farmácia, Biomedicina e Educação Física das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni/DOCTUM e Universidade Presidente Antonio Carlos/UNIPAC, ambas localizadas em Teófilo Otoni/MG, no Vale do Mucuri, em um Projeto de Extensão denominado Universitário Cidadão, realizado durante 15 dias das férias escolares de julho de 2011, nas cidades mineiras de Itaipé e Setubinha que apresentavam baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Esta experiência extensionista idealizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, gestada como política pública de combate à pobreza nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, deu ênfase ao trabalho de equipes multiprofissionais, não sendo parcos os exemplos de interação entre os vários cursos de graduação. Após 06 (seis) anos desta incursão em campo pelos discentes, quando já se graduaram e estão (ou não) inseridos no mercado de trabalho, atuando (ou não) nas respectivas profissões, recolhemos as impressões destes dias de aprendizado interprofissional para analisar o impacto da atividade extensionista na formação profissional dos egressos. A pesquisa tem cunho qualitativo e a metodologia utilizada quanto aos fins foi descritiva e exploratória, sendo utilizada a análise documental e bibliográfica, além de estudos correlacionais. O instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada aplicada a oito participantes e a análise de dados foi organizada conforme metodologia apropriada da obra intitulada Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin.Item Plataforma de suporte às ferramentas de aprendizagem para o ensino de lógica de programação na educação básica(UFVJM, 2017) Oliveira Júnior, Evandro José de; Fonseca, Alexandre Ramos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Alexandre Ramos; Horta, Euler Guimarães; Andrade, Paulo Cesar de ResendeAlguns países são referência no ensino de computacão em escolas de ensino básico. Isso se deu pelo fato de não ensinarem somente ferramentas básicas contidas nos computadores, mas também os fundamentos da Ciência da Computacão e como eles podem ser aplicados no dia-a-dia. No Brasil praticamente não há ensino de computacão nas escolas. Com o objetivo de estimular a insercão da computacão na educacão básica do Brasil, este trabalho apresenta várias ferramentas de ensino e aprendizagem de programacão. Discute como essas ferramentas podem ajudar os alunos a desenvolverem características e conhecimentos desejáveis, tanto para a própria computacão quanto na sua interdisciplinaridade. É realizada uma análise sobre as características de duas dessas ferramentas: Blockly e App Inventor. Além disso, são apresentados exemplos de uso. Mostra também uma reflexão sobre a importância de trabalhar e desenvolver o pensamento crítico e o raciocínio lógico dos alunos através da lógica de programacão inserida nas escolas. Foi proposto nesta dissertacão o desenvolvimento de uma plataforma que reúna as principais ferramentas e oriente os alunos e professores sobre como usá-las. Este trabalho busca contribuir para escola, alunos e professores, apresentando ferramentas de ensino que interajam com crianças e adolescentes, de forma a proporcionar diversão e estimular a curiosidade.