PPGCH - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7bfa0ff9-9b2d-4025-89eb-d9cb78f9c62e

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    As políticas públicas educacionais e a evasão na educação superior: um estudo de caso na UFVJM
    (UFVJM, 2022) Gonçalves, Fernando Oliveira; Fonseca, Lilian Simone Godoy; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Lilian Simone Godoy; Mykonios, Atanásio; Amaral, Roberto Antônio Penedo do; Teixeira, Flaviana Tavares Vieira
    A evasão é um problema que reflete as inúmeras barreiras sociais, econômicas e pessoais enfrentadas pelos estudantes. O assunto foi pesquisado neste estudo, pois a evasão é um fenômeno que carece de frequência de levantamentos de dados e debates, com aprofundamento no contexto do sistema educacional brasileiro. Este estudo se propôs à abordagem de assuntos relacionados à construção histórica das políticas públicas educacionais e das políticas de governo, evidenciando o Programa de Apoio e Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) no sistema educacional do Brasil. Foram levantadas a visão e a prática global sobre políticas públicas, as políticas para oferta e ocupação de vagas, dados consolidados sobre evasão e ações para diminuir os altos índices desse fenômeno. Sobre a evasão, foram discutidos conceitos educacionais, administrativos e sociais, evidenciando não somente o retrato ao longo dos anos, como também a dimensão da evasão, um problema que ocorre praticamente em todas as universidades brasileiras. Na prática, foi estudado o caso do curso Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (BHU) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em relação à evasão, a partir de dados pesquisados na Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFVJM) referentes ao período de 2010 a 2018. Segundo as questões expostas neste estudo, fica evidente que após muitas mudanças de currículos e separação de cursos, as dificuldades não acabaram. Ocupar vagas está difícil, a manutenção de alunos não possui apoio efetivo relacionado a auxílios e, a evasão é a consequência disso. Ao explorar as informações sob a abordagem qualitativa, por meio de bibliografias e documentos, o estudo leva à instituição pesquisada sugestões de soluções para melhorar o preenchimento de vagas, a manutenção dos estudantes e, consequentemente, auxiliar na diminuição da evasão.