Pós-Graduação em Ensino em Saúde
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PPGES - Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde
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Item Ações educativas de promoção da saúde relacionadas à atividade física nas unidades básicas de saúde do município de Diamantina-Minas Grais(UFVJM, 2013) Sá, Paulo Henrique Vilela Oliveira de; Cury, Geraldo Cunha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Alves, Thamar Kalil de Campos; Cury, Geraldo CunhaO presente trabalho teve como objetivo estudar o entendimento de profissionais e estudantes responsáveis por ações educativas de promoção da saúde relacionadas à atividade física para idosos, realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana de Diamantina,Minas Gerais. Trata-se de um estudo quali-quantitativo do tipo transversal, realizado com 28 responsáveis por tais ações. Os dados foram coletados através de um instrumento de pesquisa fechado do tipo Likert, como uma primeira aproximação do objeto do estudo. Os dados foram analisados de forma descritiva e analítica pelo programa Epi Info versão 6.04 for Windows. Foram encontradas 11 ações educativas de promoção da saúde relacionadas à atividade física para idosos nas seis UBS estudadas. Cinco ações eram de responsabilidade dos professores e alunos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e seis ações de responsabilidade dos profissionais do serviço de saúde. As ações observadas foram “grupo de caminhada e exercícios (alongamentos)”, “grupo de coluna” e “Qigong”. Dentre os responsáveis pelas ações, nove (32,1%) eram agentes comunitários de saúde (ACS), nove (32,1%) acadêmicos do curso de fisioterapia, cinco (17,9%) enfermeiros, dois (7,1%) técnicos de enfermagem, um (3,6%) fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), um (3,6%) professor do curso de Fisioterapia e um (3,6%) professor do curso de Educação Física. Todos os participantes demonstraram seu entendimento sobre o conceito de atividade física, os benefícios dessas atividades para idosos, o impacto dessas ações na saúde pública e a necessidade de permanente capacitação ao responder as 28 questões do instrumento tipo Likert. Os responsáveis por ações educativas de promoção da saúde relacionadas à prática de atividade física para idosos percebem essas ações como uma importante ferramenta de gestão, educação em saúde e promoção da saúde. Entretanto, relatam necessidade de educação permanente para melhor operacionalização e desenvolvimento dos seus conhecimentos e habilidades.Item Uma análise exploratória sobre o (a) conselheiro (a) municipal de saúde dos conselhos da Região de Saúde de Diamantina-MG(UFVJM, 2017) Silva, Juliano Pedro da; Paccola, Rivaldo Alfredo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paccola, Rivaldo Alfredo; Bonadiman, Heron Laiber; Alves, Thamar Kalil de CamposA Participação Popular/Controle Social é um princípio estratégico e estruturante do Sistema Único de Saúde (SUS), garantido na Constituição Federal de 1988 e reafirmado com os resultados da 8ª Conferência Nacional de Saúde, com a publicação da Lei Federal nº 8.142 de 1990. Este trabalho teve como objetivo principal compreender se os conhecimentos culturais e sociais, bem como o tempo de atuação do conselheiro de saúde definem a sua efetividade deliberativa no Controle Social do SUS. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado um contato prévio com os municípios selecionados, foram realizadas visitas programadas e agendadas nos municípios selecionados para aplicação de um questionário semiestruturado aos conselheiros(as) indicados pelo Conselho Municipal de Saúde; o questionário com perguntas abertas e fechadas foi respondido por escrito em local indicado pelo participante; foram realizadas também pesquisas bibliográficas, que se somaram ao conhecimento próprio do pesquisador sobre o tema “Participação Popular e Controle Social no SUS”; após a coleta, os dados foram analisados, sistematizados e classificados. Foram abrangidos os Conselhos Municipais de Saúde da Região Ampliada de Saúde do Jequitinhonha, que é composta por 15 municípios. No transcurso deste trabalho foi abordado um breve histórico da saúde pública no Brasil, no qual descrevemos a participação popular e o controle social na saúde; relatamos sobre a Região de Saúde de Diamantina; apresentamos nossas análises e discussões contemplando: a estrutura e funcionamento do conselho; as ações e atribuições do conselho de saúde; a identificação e perfil do conselheiro de saúde; e concluindo com as considerações finais. Foi possível identificar o perfil dos conselheiros de saúde, analisar os conselhos de saúde e atribuir a atuação dos conselheiros de saúde frente às políticas públicas de saúde do SUS. Tratamos das ações e atribuições do conselheiro de saúde, como agente político de relevância pública, suas competências para deliberar sobre questões de saúde pública e a necessidade de um processo de melhor formação do conselheiro de saúde.Item Ensino em enfermagem: dimensão política, pedagógica e perfil docente na formação profissionalizante(UFVJM, 2015) Ornelas, Haline Falcão de; Alves, Thamar Kalil de Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Geraldo Márcio Alves dos; Oliveira, Wellington de; Alves, Thamar Kalil de CamposRESUMO Esse estudo teve como objetivo compreender a formação técnica profissional em enfermagem no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Câmpus Januária, tanto em relação à dimensão política, ao assumir a intencionalidade e compromisso com a formação pretendida, quanto à dimensão pedagógica, ao adotar uma organização curricular e metodológica coerentes com os propósitos estabelecidos e analisar o perfil docente em relação à formação e à trajetória profissional. Nesse sentido o estudo foi exploratório, descritivo, de enfoque qualitativo, adotando o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental, com análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), Matriz Curricular, Planos de Ensino e Currículo Lattes dos docentes do curso supracitado. Ao analisar a dimensão política observou-se a intencionalidade de formar um cidadão que, orientado pelo paradigma político social do SUS, atue de forma integral, reflexiva, humana, ética, critica e transformadora. Em relação à dimensão pedagógica, evidenciou-se uma relação teórica e prática dicotômica, matriz curricular organizada por disciplinas, maior carga horária disponível às disciplinas essencialmente técnicas, opção por conteúdos tecnicistas, centrados em tarefas, com foco no individuo doente, numa perspectiva reducionista e fragmentada da assistência, evidenciando, assim, a persistência do modelo biomédico. Assim sendo, conclui-se que a dimensão pedagógica não apresenta coerência com a dimensão política estabelecida no PPP, ou seja, há uma discrepância entre a intencionalidade de formação e a organização curricular e metodológica. Quanto ao perfil docente, concluiu-se que são enfermeiras, especializadas, com tempo breve de exercício profissional na área da saúde, iniciando a trajetória na área da educação, exercendo a docência em dedicação exclusiva, a maioria sem formação pedagógica e inserida na pós-graduação stricto sensu. Pondera-se que a ausência de formação pedagógica das docentes se constituiu como limitador para o processo de desenvolvimento de uma dimensão pedagógica coerente com a dimensão política. Pensa-se o contexto atual, com a inserção da maioria das docentes na pós-graduação stricto sensu, como propício a superação desses desafios, em que a reflexão e análise da práxis possam nortear um processo de desconstrução de conceitos, significados, construção e (re) configuração de saberes, de interlocução com questões sociais, políticas de diferentes ordens, rompendo com o caráter instrumentalista e tecnicista, conduzindo à estruturação de uma identidade docente comprometida com uma formação integral, que assegure um cuidado em saúde voltado para o ser humano em sua subjetividade e que assuma o compromisso ético e político de refletir, (re) conhecer a realidade em que se insere. Assim, é necessário que se estabeleçam tempos e espaços de reflexão coletiva, considerando a realidade e fundamentando-se na mesma os caminhos a serem percorridos, no permanente processo de reinvenção do trabalho e das formas de aprender, ensinar e de cuidar.Item Ensino em enfermagem: dimensão política, pedagógica e perfil docente na formação profissionalizante(UFVJM, 2015) Ornelas, Haline Falcão de; Alves, Thamar Kalil de Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Thamar Kalil de Campos; Santos, Geraldo Márcio Alves dos; Oliveira, Wellington deEsse estudo teve como objetivo compreender a formação técnica profissional em enfermagem no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Câmpus Januária, tanto em relação à dimensão política, ao assumir a intencionalidade e compromisso com a formação pretendida, quanto à dimensão pedagógica, ao adotar uma organização curricular e metodológica coerentes com os propósitos estabelecidos e analisar o perfil docente em relação à formação e à trajetória profissional. Nesse sentido o estudo foi exploratório, descritivo, de enfoque qualitativo, adotando o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental, com análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), Matriz Curricular, Planos de Ensino e Currículo Lattes dos docentes do curso supracitado. Ao analisar a dimensão política observou-se a intencionalidade de formar um cidadão que, orientado pelo paradigma político social do SUS, atue de forma integral, reflexiva, humana, ética, critica e transformadora. Em relação à dimensão pedagógica, evidenciou-se uma relação teórica e prática dicotômica, matriz curricular organizada por disciplinas, maior carga horária disponível às disciplinas essencialmente técnicas, opção por conteúdos tecnicistas, centrados em tarefas, com foco no individuo doente, numa perspectiva reducionista e fragmentada da assistência, evidenciando, assim, a persistência do modelo biomédico. Assim sendo, conclui-se que a dimensão pedagógica não apresenta coerência com a dimensão política estabelecida no PPP, ou seja, há uma discrepância entre a intencionalidade de formação e a organização curricular e metodológica. Quanto ao perfil docente, concluiu-se que são enfermeiras, especializadas, com tempo breve de exercício profissional na área da saúde, iniciando a trajetória na área da educação, exercendo a docência em dedicação exclusiva, a maioria sem formação pedagógica e inserida na pós-graduação stricto sensu. Pondera-se que a ausência de formação pedagógica das docentes se constituiu como limitador para o processo de desenvolvimento de uma dimensão pedagógica coerente com a dimensão política. Pensa-se o contexto atual, com a inserção da maioria das docentes na pós-graduação stricto sensu, como propício a superação desses desafios, em que a reflexão e análise da práxis possam nortear um processo de desconstrução de conceitos, significados, construção e (re) configuração de saberes, de interlocução com questões sociais, políticas de diferentes ordens, rompendo com o caráter instrumentalista e tecnicista, conduzindo à estruturação de uma identidade docente comprometida com uma formação integral, que assegure um cuidado em saúde voltado para o ser humano em sua subjetividade e que assuma o compromisso ético e político de refletir, (re) conhecer a realidade em que se insere. Assim, é necessário que se estabeleçam tempos e espaços dereflexão coletiva, considerando a realidade e fundamentando-se na mesma os caminhos a serem percorridos, no permanente processo de reinvenção do trabalho e das formas de aprender, ensinar e de cuidar.Item A extensão universitária e o ensino em saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: uma análise dos projetos de extensão(UFVJM, 2017) Bonifácio, Juliana Rodrigues; Alves, Thamar Kalil de Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Thamar Kalil de Campos; Sant'Anna, Paulo Afranio; Valiengo, Amanda; Oliveira, Wellington deEste estudo apresenta algumas reflexões sobre as práticas da extensão universitária na formação em saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Busca-se analisar e compreender a partir dos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde, como os projetos de extensão em saúde na UFVJM são elaborados, ou seja, se os mesmos contemplam tais princípios doutrinários e como nestes projetos a extensão universitária, igualmente a relação, a interação entre universidade e comunidade é definida e descrita. Com abordagem qualitativa, caráter descritivo e exploratório, o estudo comporta: 1. pesquisa bibliográfica, levantamento de teses e dissertações sobre a temática; 2.pesquisa documental, levantamento dos projetos de extensão em desenvolvimento e registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFVJM, no período de 2012 a 2015 (recorte temporal estabelecido devido à implementação da Política Nacional de Extensão Universitária em maio de 2012; seleção, leitura preliminar, delimitação das categorias de análise por meio da definição dos eixos temáticos norteadores da discussão, análise e discussão final. Organiza-se em 4 seções: a primeira seção descreve a organização do SUS no contexto da Reforma Sanitária Brasileira. A segunda seção compreende o contexto histórico da extensão universitária no Brasil e, em particular, na UFVJM. Na terceira seção, evidencia-se a concepção de extensão universitária presente nos projetos, os fatores que impulsionaram a origem dos mesmos e a relação das ações descritas nos projetos com os princípios norteadores do SUS. Por fim, a quarta seção identifica, a partir da análise das categorias elencadas, se nos projetos de extensão ocorre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O estudo demonstrou que nos projetos de extensão analisados, prevalece a concepção de extensão universitária como via de mão dupla. No que se refere à presença dos princípios do SUS nas ações descritas, observa-se limitações quanto ao princípio da integralidade. Quanto à articulação ensino, pesquisa e extensão, identifica-se que a associação com o ensino restringe-se às temáticas trabalhadas nas unidades curriculares, a respeito da relação com a pesquisa reconhece-se a importância das ações extensionistas para a compreensão, análise e estudo de possíveis intervenções para o enfrentamento dos problemas/demandas apresentados na comunidade.Item A formação profissional em enfermagem e o Programa Pró-Saúde I: contribuições sob a ótica de discentes docentes e egressos(UFVJM, 2013) Lima, Antonio Moacir de Jesus; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Geraldo Márcio Alves dos; Alves, Thamar Kalil de Campos; Ribeiro, Liliane da Consolação CamposO estudo buscou compreender as contribuições do Pró-Saúde I para a formação profissional em Enfermagem na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), sob a ótica de discentes, docentes e egressos. Com abordagem qualitativa e recurso metodológico da História Oral para avaliação das narrativas, complementado por uma análise documental para confirmação dos fatos. Entrevistou-se dezessete (17) participantes, sendo: sete (07) discentes, cinco (05) docentes e cinco (05) egressos. Utilizou-se a pergunta norteadora: Comente como o Pró-Saúde I contribuiu ou contribui para a formação profissional em enfermagem. Essa sofreu vários desdobramentos ao longo das entrevistas de acordo com o conhecimento do colaborador, trouxe maior clareza à visão de cada entrevistado. Realizou-se a análise dos dados com base na história oral após a transcriação das narrativas. Organizou-se as informações coletadas nas categorias temáticas: Atributos da escrita e confecção do projeto; Dificuldades para a definição e conceituação do pró-saúde I; Pouca divulgação da Estratégia de Reorientação principalmente entre os alunos; Como se deu o primeiro contato do discente com o pró-saúde I; Como é a interação do programa com as disciplinas curriculares da graduação em enfermagem; Como se manifestam as formas de contribuição do pró-saúde I para suporte da formação profissional; A diferença do perfil do aluno inserido com o aluno não inserido na estratégia; A Estruturação física proporcionada ao curso de graduação; Apoio para estruturação física de UBS; Estímulo para confecção do primeiro Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em enfermagem; Dificuldade dos discentes para caracterizarem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Reorientação Nacional da Formação Profissional em Saúde; Formas de contribuições para a formação dos docentes e Contribuições para formação dos profissionais dos serviços de saúde em Atenção Básica à Saúde. Na compreensão das estruturas conceituais, este estudo desvela concepções e significados atribuídos à formação profissional considerando a trajetória pessoal de cada colaborador. E oferece subsídios para uma discussão ampla sobre a formação profissional em enfermagem a partir do Pró-Saúde I, visando estimular os cursos de graduação a realizarem uma releitura do projeto pedagógico no sentido de efetivarem as adequações necessárias para que a formação seja no sentido de produzir profissionais com perfil indicado pelas DCN.Item Graduação em enfermagem e em medicina: formação na perspectiva da integralidade da assistência(UFVJM, 2016) Silva, Maria Cristina Venâncio da; Alves, Thamar Kalil de Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Thamar Kalil de Campos; Pena, Érica Dumont; Miranda, João Luiz deO objetivo deste estudo foi analisar, de acordo com as propostas norteadoras do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, a maneira como o princípio da integralidade, estabelecido pelo SUS, está contemplado nos Projetos Político-Pedagógico dos cursos de graduação em Enfermagem e em Medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri–UFVJM, campus Diamantina-MG. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de enfoque qualitativo, em que se adotou o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental, com a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), das Matrizes Curriculares e dos Planos de Ensino das disciplinas dos referidos cursos. Foram analisados os PPP’s dos cursos de Enfermagem e de Medicina. As categorias analisadas foram objetivo do curso, perfil do egresso e organização curricular. Os resultados apontam que os currículos seguem as orientações das políticas públicas quanto à importância do ensino em saúde pautado no cuidado integral, especialmente no que se referem às categorias objetivo do curso e perfil do egresso. Quanto à organização curricular, tem se verificado, através da análise das ementas e dos planos de ensino, que o ensino em saúde tem possibilitado a abordagem da integralidade da assistência durante o transcorrer do curso. Conclui-se assim, que tal princípio se faz presente nos currículos, apesar de, em alguns momentos, apresentar-se de maneira implícita. Compreende-se que as disposições das disciplinas, quanto aos aspectos biológicos, éticos, humanos e sociais têm possibilitado uma articulação interdisciplinar, o que remete a um ensino mais comprometido com a assistência integral.Item “Saber ser, saber conhecer, saber saber”: compreendendo as vivências, saberes e as práticas pedagógicas de preceptores em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família(UFVJM, 2018) Silva Junior, Renê Ferreira da; Alves, Thamar Kalil de Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Thamar Kalil de Campos; Oliveira, Wellington de; Barbosa, Henrique AndradeA residência em saúde surge como padrão ouro para formação em serviço, caracterizada pela educação no trabalho, relaciona teoria e prática, o ensino e o serviço, sendo importante para a formação dos profissionais para o Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, destaca-se o papel do preceptor, essencial para a formação do residente. Assim, esse estudo tem como objetivo principal compreender a atuação docente de preceptores enfermeiros em um programa de residência multiprofissional em saúde da família da Universidade Estadual de Montes Claros e como objetivos específicos: descrever a construção das políticas e organização da saúde no Brasil e a Reforma Sanitária Brasileira; compreender as principais políticas públicas e programas interministeriais de formação em saúde no Brasil; descrever a residência em saúde; compreender o ser professor; conhecer o significado de ser preceptor e descrever seus processos formativos. Nortearam o estudo os seguintes problemas: Como ocorre à atuação docente dos preceptores? Qual sua identidade? E quais experiências docentes formam essa identidade? O estudo foi exploratório, descritivo, qualitativo e os procedimentos metodológicos articulam entrevistas orais temáticas, desenvolvido durante o ano de 2017, além de busca bibliográfica e documental para embasamento do corpus da dissertação. Para o processo de análise de dados foi utilizado à análise de conteúdo de Bardin. Os participantes foram preceptores enfermeiros atuantes no programa de residência em saúde da família, a amostra foi por conveniência, sendo selecionadas três preceptoras de acordo com a disponibilidade para participar da pesquisa e o maior e menor tempo de atuação. Utilizou-se um roteiro semi-estruturado para coleta de dados, que ocorreu nos pólos de atuação dos preceptores, durante o turno vespertino, nos meses de novembro e dezembro de 2017, os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra. O projeto de pesquisa foi aprovado com parecer 2.425.790/2017. O estudo está organizado em cinco capítulos, na qual buscou-se traçar a linha histórica da saúde no Brasil, em especial, o movimento de reforma sanitária, a construção do Sistema Único de Saúde e o desenvolvimento e implementação das principais políticas e programas direcionados á formação em saúde no país. Nessa perspectiva, deu se ênfase nas Residências Multiprofissionais em Saúde e o papel docente, finalizando com as vozes dos preceptores. Conclui-se que o estudo possibilitou a compreensão da evolução da saúde no Brasil, o que resultou no Sistema Único de Saúde, sendo criadas por meio dele estratégias de formação voltadas ao atendimento e aos seus princípios, assim, a residência multiprofissional em saúde é um espaço privilegiado de produção de ensino e saúde. Ressalta-se que o papel do preceptor é essencial para a formação de profissionais críticos e reflexivos, com mudanças na visão do residente sobre si e quais caminhos ele quer seguir. Percebe-se também fragilidades acerca da formação em docência dos preceptores e ausência de preparo específico prévio para desenvolvimento desse papel, no qual foi desempenhado inicialmente por oportunidade/convite de exercer o ofício docente. Evidenciou-se por fim que o papel docente do preceptor é secundarizado em detrimento as funções administrativas e/ou assistenciais, e a sua identidade enquanto educador é perdida.Item Vigilância epidemiológica na formação em enfermagem(UFVJM, 2014) Figueiredo, Petrina Macedo; Cury, Geraldo Cunha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Alves, Thamar Kalil de CamposFoi realizada uma revisão integrativa no intuito de identificar, na literatura, a importância da Vigilância Epidemiológica – VE na formação acadêmica em Enfermagem. A pesquisa envolveu publicações nacionais e internacionais disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde. Os resultados detectam escassez de estudos sobre a temática, enfatizaram a importância da V Neste sentido, este trabalho objetiva estudar a importância da VE na formação acadêmica da enfermagem. Neste sentido, propõe-se um instrumento de estudo - Check-list - da formação profissional dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem em relação às ações de VE e promoção à saúde; já validado com modificações relacionadas à proposta sugerida. Espera-se com este instrumento, o apontamento das vulnerabilidades nessa formação, indicar as questões a serem esmeradas no serviço de saúde, bem como subsidiar ações para melhorias no Plano Pedagógico de Enfermagem.