Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
10 results
Search Results
Item Assistência estudantil do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé: uma análise do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica(UFVJM, 2022) Marques, Nara Faria Silva; Barros, Geórgia Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Gomes Pereira, João Antônio; Almeida, Ivana Carneiro; Souza, Márcio Coutinho deObjetivou-se nesse estudo avaliar os efeitos do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – campus Muriaé sobre o rendimento acadêmico, taxa de evasão e retenção escolar no ano 2019 dos discentes matriculados no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia. Os procedimentos metodológicos adotados foram análises bibliográficas e documentais. Foram analisados 158 requerimentos de matrículas do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia no ano de 2019. A abordagem utilizada foi quantitativa, obtida através do uso do método Propensity Score Matching (PSM), com a finalidade de avaliar a efetividade das políticas públicas. Os resultados apontam que houve uma redução no orçamento no período de 2017 a 2019, diminuindo o número de benefícios Dentre os 158 requerimentos analisados, 18,35% são beneficiários do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica, e entre esses, 62% são do gênero feminino, 58,6% se autodeclararam pardas e todos os beneficiários possuem renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio, o que reflete o efeito positivo do PNAES na tentativa reduzir a desigualdade social. Com relação aos índices de evasão escolar, rendimento acadêmico e retenção, a assistência estudantil influenciou diretamente nos dois primeiros índices, diminuindo a evasão e melhorando o rendimento acadêmico.Item Regras de associação aplicadas ao problema de evasão de alunos de cursos de pós-graduação (Lato Sensu) na modalidade EaD de uma instituição de ensino privada(UFVJM, 2021) Souza, Dayane Priscila Bicalho de; Pitangui, Cristiano Grijó; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Silva, Cristiano Maciel da; Assis, Luciana Pereira deUm dos grandes desafios enfrentados pelo Ensino a Distância (EaD) é a desistência do aluno antes da conclusão do curso. Neste sentido, este problema tem sido abordado sobre os mais variados aspectos. Contudo, estudos sobre a evasão de cursos de pós-graduação EaD ainda são mais restritos quando comparados a cursos de graduação nesta mesma modalidade, notadamente devido a menor disponibilidade de dados. Este trabalho realiza a análise dos fatores que levaram à evasão de cursos de pós-graduação EaD de uma Instituição de Ensino privada, a qual detém mais de 300 mil alunos. Para tanto, utilizaram-se ferramentas de estatística descritiva como também de Mineração de Dados, mais especificamente de Regras de Associação. Os resultados apontam que fatores institucionais relacionados ao material didático e dificuldades com recursos tecnológicos foram alguns dos principais agentes causadores de evasão nos cursos.Item Evasão nos cursos técnicos oferecidos a distância pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG no período de 2014 a 2018(UFVJM, 2020) Andrade, Thiago Machado e; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Oliveira, Ramony Maria da Silva ReisA Educação a Distância auxilia no melhor alcance da população de localidades mais distantes dos grandes centros educacionais. Com os avanços tecnológicos, o número de ofertas de cursos e, consequentemente, estudantes nessa modalidade aumentaram bastante. Entretanto, com essa expansão, verifica-se que a evasão é um dos sérios obstáculos enfrentados pelas instituições que oferecem essa modalidade de ensino. O Instituto Federal do Norte de Minas – IFNMG atua em uma área de abrangência de população com quase 3 milhões de habitantes e também é afetado pelo fenômeno da evasão nos cursos a distância. Nesse sentido, planejar ações estratégicas para lidar com o problema do abandono dos alunos é fundamental para o alcance dos objetivos do IFNMG. A partir desse cenário, este trabalho objetiva apresentar diagnóstico da evasão nos cursos técnicos da Educação a Distância do IFNMG nos anos de 2014 a 2018, verificando como a instituição trata a matéria da evasão. Para cumprir esses objetivos, adotou-se abordagem metodológica quantitativa de pesquisa. Quanto aos fins, foi adotada a pesquisa exploratória e quanto aos meios as pesquisas bibliográfica e documental. Os dados levantados do Sistec e documentos institucionais do IFNMG, bem como legislações específicas, foram tratados com a técnica de análise de conteúdo. De acordo com o Sistec, a taxa de evasão geral dos cursos técnicos a distância do IFNMG chegou a 43% em 2014, mas foi diminuindo com o passar dos anos e chegou a 13% em 2018. No entanto, ao se analisar por unidade do IFNMG, esse índice ultrapassa a 50% em pelo menos algum campus em cada ano analisado. A situação é semelhante ao se analisar os números por curso. Ocorrências que destacam atenção, pois a literatura mostra que o problema atinge a educação em todos os níveis, tipos e modalidades e, por isso, merece atenção especial por parte dos gestores. O IFNMG entende essa situação e desenvolveu ações para amenizar esse fenômeno que mostrou melhorias nos índices gerais de evasão escolar por ano nos cursos técnicos a distância entre o período de 2014 a 2018.Item A retenção escolar no curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM Campus Janaúba/MG(UFVJM, 2021) Silva, Magno Vilácio Pereira da; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Lima, Josélia Barroso Queiroz; Oliveira, Altamir Fernandes de; Souza, Andrey Lopes deDesde sua implantação, no ano 2014, o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Janaúba/MG enfrenta o problema da retenção de seus alunos. Por não haver um estudo científico sobre a retenção no BC&T, esta pesquisa procurou investigar as suas causas. O período de tempo escolhido foi entre o primeiro período de 2016 e o segundo período de 2017. A partir dos trabalhos de Pierre Bourdieu, Maria Helena Sousa Patto, François Dubet e Marilena de Souza Chauí, a pesquisa abordou o tema da retenção escolar à luz das teorias/discursos que historicamente a discutiram, identificando as interpretações das causas e consequências que essas leituras tiveram para a educação e, em especial, para universidades públicas na contemporaneidade. Para isso, enveredou-se pela discussão da implantação das políticas neoliberais na educação, pós década de 1990, e expansão das vagas no ensino superior brasileiro. Nesta pesquisa, procurou-se dar ouvidos aos principais sujeitos (discentes, docentes e membros do Núcleo Docente Estruturante) envolvidos no processo de retenção no BC&T, com o objetivo de identificar as suas causas e traçar o perfil dos discentes retidos nesse curso. Os resultados da pesquisa apontaram que a infraestrutura do prédio em que estava instalado o Campus, apesar de ter contribuído para os altos índices de retenção dos discentes que responderam ao questionário, não foi o único fator. Também foram apontados, pelos sujeitos pesquisados, outros fatores relacionados à instituição que contribuíram para a potencialização dos índices de retenção como: excesso de discentes por disciplina; forma inadequada de distribuição das notas; a didática de alguns professores e níveis de dificuldades das disciplinas. Constatou-se que, em geral, o primeiro e o segundo período do curso apresentam os maiores percentuais de retenção e que essa atinge com maior intensidade as mulheres e os egressos de escolas públicas. Os dados apontam que as situações de desigualdade e as relações de poder existentes na sociedade, acabam sendo reproduzidas no interior do ambiente educacional. Esses dados revelam que, embora todos tenham a mesma oportunidade de estudarem em um curso como o BC&T, nem todos possuem as mesmas condições, devido aos entraves socioeconômicos, de se desenvolverem. Por fim, trata da necessidade de implantação de políticas públicas de ações afirmativas, que proporcionem as condições para o desenvolvimento dos discentes pertencentes às classes sociais mais baixas.Item Caracterização da evasão escolar nos cursos de Ciências Contábeis, Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri, entre os anos de 2014 e 2018(UFVJM, 2019) Leonarde, Geovana Silveira Soares; Silvestre, Luiz Henrique Aparecido; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silvestre, Luiz Henrique Aparecido; Pacheco, Isabel Corrêa; Costa, Valéria Cristina daNo governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através do Decreto Nº 6.096 de abril de 2007, foi criado o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e a redução da evasão era um dos principais objetivos programa. Como consequência do programa houve uma expansão da Rede Federal de Educação Superior, momento em que foram criados novos campi e novos cursos de graduação foram oferecidos. Em dezembro de 2007 a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) aderiu ao programa e a partir de então foi criado o campus do Mucuri na cidade de Teófilo Otoni. Com a adesão ao Reuni a UFVJM também colocou como meta em seu cronograma de execução a redução da taxa de evasão e assim o presente trabalho em concordância com as diretrizes da instituição caracterizou a evasão dos cursos de Ciências Contábeis, Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) e Medicina do campus do Mucuri. Este estudo é descritivo, pois caracteriza o fenômeno da evasão na UFVJM – campus do Mucuri e para obtenção dos dados foram realizadas a análise quantitativa dos relatórios do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e a análise qualitativa de dados coletados em entrevista semiestruturada sobre as principais características dos discentes evadidos, bem como os motivos de desligamento do curso. Observou-se que os evadidos são majoritariamente do sexo masculino, provenientes de escola pública e com renda per capita inferior a um salário mínimo. Tem-se ainda que os fatores mais determinantes para a evasão não tinham relação com uma falha da instituição ou com a conduta dos professores, mas sim com a necessidade dos discentes de trabalhar e com as dificuldades que eles encontravam em assimilar o conteúdo da graduação dada a sua formação no ensino médio. Observou-se também que em todos os cursos pesquisados há discentes evadidos que reingressaram na própria UFVJM – campus do Mucuri que não aparecem nos relatórios oficiais de evasão. É necessário portanto que a UFVJM crie meios formais para investigar, de maneira contínua, os motivos da evasão para que possa ser realizado um aperfeiçoamento na forma com que os professores lidam com os discentes em sala, auxiliando-os nas dificuldades que possuem de acompanhamento de conteúdo. É necessário ainda que seja realizada uma melhor divulgação da grade curricular do curso e do conteúdo que será estudado durante a graduação para que o discente possa realizar sua escolha com mais confiança.Item Uso da consciência situacional em ambientes virtuais de aprendizagem(UFVJM, 2019) Silva, Dirlene Aparecida Almeida e; Assis, Luciana Pereira de; Berti, Claudia Beatriz; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Assis, Luciana Pereira de; Berti, Claudia Beatriz; Pitangui, Cristiano Grijó; Silva, Cristiano Maciel daA Educação à Distância surgiu com o objetivo de alcançar diversas pessoas, inclusive as residentes em áreas isoladas ou que não tenham condições de cursar o ensino regular no período apropriado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), no Brasil o número de estudantes nesta modalidade vem crescendo a cada ano e, na mesma proporção, cresce a evasão. Por ser um fator preocupante para professores, tutores e gestores, instituições de ensino tentam descobrir os motivos da evasão, visto que afeta tanto os estudantes, que não conseguem alcançar o fim dos estudos, como a instituição cujo objetivo é prover formação a estes estudantes. Análise de Sentimento é uma área de pesquisa que vem se destacando no ambiente educacional. Objetiva estudar e analisar os sentimentos dos estudantes com objetivo de interpretá-los, podendo ser utilizada para mensurar a motivação destes, a partir de interações, como por exemplo, em fóruns educacionais. A criação de ambientes que envolvam, além da automação do processo de aprendizagem, a interpretação e compreensão do sentimento do estudante, pode auxiliar professores, tutores e gestores no processo de tomada de decisão para ações efetivas na prevenção da evasão. A compreensão da situação como precursora do processo de tomada de decisão é o conceito denominado Consciência Situacional. Este conceito refere-se à habilidade da pessoa que está envolvida obter percepção, compreensão e antecipação de um estado futuro da situação corrente. O conceito de Consciência Situacional possui potencial para ser aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A utilização de métodos e técnicas da Consciência Situacional aliada às técnicas computacionais da Análise de Sentimento em ambiente educacional são promitentes como caminhos para a solução da evasão observando o dinamismo de informações e situações geradas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Neste contexto, este trabalho propõe um Modelo de Apoio à Decisão fundamentado nos conceitos da Consciência Situacional e utilizando técnicas da Análise de Sentimento como auxílio na Tomada de Decisão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para a validação do modelo proposto foram utilizados algoritmos de Aprendizado de Máquina Supervisionado em uma base de dados sobre estudantes motivados ou não, a partir de postagens em fóruns educacionais. O Modelo de Apoio à Decisão é genérico e pode utilizar diferentes informações presentes no Ambiente de Ensino. Resultados dos experimentos indicam a viabilidade da utilização de tais técnicas como forma de suporte ao entendimento da situação em curso nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e apoio às decisões dos tutores e gestores.Item Gestão de projetos e coaching como metodologias para combate a evasão discente(UFVJM, 2019) Passos, Ricardo Fialho Silva; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Magalhães, Marcela Azevedo; Meireles, Eduardo; Pereira, João Antônio Gomes; Leonel, Marcelino SerrettiO trabalho proposto visou analisar a evasão discente nos cursos de graduação pertencentes à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Utilizou como base teórica as técnicas de Gestão de Projetos (GP) do Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK), empregando a metodologia do Coaching pessoal e acadêmico com o intuito de buscar compreender se tais técnicas poderiam contribuir ou não para mitigar as taxas de evasão na UFVJM, mediante a perspectiva do discente. De acordo com as informações produzidas pelos questionários, verificamos que na perspectiva da maioria dos discentes que participaram do trabalho, a prática dos fundamentos da GP e Coaching pessoal e acadêmico são importantes e oportunas, contribuindo para a diminuição da evasão escolar nos cursos de graduação da UFVJM. Este estudo auxiliou os acadêmicos no sentido de avaliar as principais dificuldades enfrentadas em relação aos seus projetos pessoais e acadêmicos, podendo desenvolver estratégias que melhorem o seu rendimento em relação à capacidade de identificar suas necessidades prioritárias e aumentar a probabilidade de sucesso em alcançar seus objetivos. Esta experiência poderá auxiliá-los em futuras pesquisas e projetos pessoais, acadêmicos e profissionais.Item Estudo da evasão do Bacharelado em Humanidades da UFVJM: causas e consequências(UFVJM, 2017) Evangelista, Richard Wanderley; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Nascimento, Kátia Honório do; Ignácio, CarlosNos últimos anos, houve um crescente ingresso de alunos de diversos estratos sociais em Instituições de Ensino Superior (IES). Essa situação é impulsionada pelas políticas públicas governamentais, bem como pela necessidade de maior qualificação profissional, influenciada pelo contexto da globalização. O investimento em políticas educacionais, que permitam uma formação qualificada em tempo hábil dos discentes, é essencial para que a entrada contínua de alunos no Ensino Superior não culmine com um aumento da evasão escolar. A partir de estudos de base quantitativa através de tabelas e gráficos feitos na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) pelo Programa PET Comunidades e de um estudo de cunho bibliográfico e qualitativo (BORDIEU, 2007; BRUNO, 1996; FREIRE, 1987; LOBO, 2012; RIBEIRO, 2005, dentre outros), desenvolvemos a presente pesquisa para melhor refletirmos sobre o fenômeno da evasão na universidade. Ao longo do curso, há uma significativa percentagem de alunos matriculados no Bacharelado em Humanidades (BHu) que evadem do curso, principalmente nos 03 (três) primeiros períodos. Apontamos como possibilidade que a evasão torna-se um duplo processo de exclusão quando se faz pela falta de investimentos em políticas públicas educacionais e pela falta de letramento acadêmico, que se une à exclusão do ensino básico que oferece um letramento cultural e educacional deficitários. Além disso, apresentamos, por uma análise quantitativa que, no último ano analisado, o índice de evasão aumentou no bacharelado, após a diminuição de verbas públicas pelo programa de cortes de bolsas de pesquisa, de ensino e de extensão do Governo atual. Os resultados apontam para a necessidade de aumento de políticas de permanência por parte da instituição para seus estudantes, a fim de diminuir o número crescente de evasão escolar.Item Evasão nos bacharelados interdisciplinares da UFVJM: Campus Diamantina(UFVJM, 2017) Campos, Cácia Aparecida; Andrade, Paulo César de Resende; Ignácio, Carlos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Ignácio, Carlos; Teixeira, Flaviana Tavares VieiraEm 2007, foi criado pelo governo Lula, através do Decreto Nº 6.096, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Entre os objetivos do REUNI estão a melhoria da qualidade de ensino interligando diferentes níveis, diminuindo a evasão e ampliando o acesso e a permanência do aluno na educação superior. Em 2009 a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) adere ao REUNI e são criados três institutos adotando o modelo interdisciplinar de ensino composto por três ciclos, sendo o primeiro chamado de Bacharelados Interdisciplinares (BIs), o segundo composto por cursos profissionais em áreas específicas e o terceiro correspondendo a pós-graduação. Após concluir o primeiro ciclo, o estudante pode seguir para o segundo ciclo, prosseguir para o terceiro ciclo ou ir direto para o mercado de trabalho. Este novo modelo de ensino busca amenizar problemas como a evasão, precocidade na escolha da carreira, e proporcionar ao aluno uma formação com uma visão mais ampla do mundo. O propósito da pesquisa foi analisar a evasão nos BIs, Campus Diamantina, na formação do primeiro ciclo deste novo modelo de ensino, compreender os motivos que contribuíram para a evasão e apontar qual a percepção discente sobre o funcionamento desta modalidade de ensino. Para a realização do estudo foi aplicado um questionário com cinquenta questões estruturadas e semiestruturadas com o objetivo de conhecer o perfil do aluno evadido e os motivos que o levaram a evadir. Outro questionário com quinze questões foi aplicado aos docentes com o mesmo objetivo. Constatou-se diferenças entre o perfil do aluno do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) que estuda período integral e do Bacharelado em Humanidades (BHu) aluno do período noturno. Durante a pesquisa observou-se que razões internas e externas podem estar relacionadas com os motivos que levaram os alunos a evadirem como a falta de infraestrutura, de assistência estudantil da Universidade, falta de afinidade com o curso, dificuldades financeiras, incompatibilidade de horário de trabalho com o estudo, entre outras questões. Observou-se também que ainda não houve uma variação nos índices de evasão esperado com esta nova modalidade de ensino, sendo as mesmas similares aos dos cursos tradicionais. Apesar da ampliação das Universidades e da democratização do ensino, a permanência do aluno ainda não é garantida. Há necessidade de implementação de políticas públicas para diminuir o problema.Item Evasão escolar no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina/MG(UFVJM, 2016) Amorim, Evandro das Mercês; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Jáber, Júnio; Vieira, Flavio Cesar Freitas; Fonseca, Lilian Simone GodoyCom a finalidade de contribuir com a gestão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na implementação de ações voltadas para assegurar a permanência do estudante até a conclusão do curso de graduação de origem, esta pesquisa apresenta uma investigação relacionada à evasão discente nos cursos de graduação presencial dos campi da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina/MG e seus desdobramentos em relação à diplomação. A partir desse estudo, buscou-se identificar as turmas dos cursos de graduação presencial em cada Unidade Acadêmica dos campi da UFVJM em Diamantina/MG que possuíam maior índice de evasão no período de 2010 a 2014. Após a identificação do curso com maior percentual de evasão discente em cada Unidade Acadêmica, pretendeu-se assinalar as principais variáveis que a influenciaram. Embora seja um tema pouco explorado e, consequentemente, pouco discutido na literatura educacional brasileira, principalmente quando situado no campo da educação superior, a evasão escolar se revela como um tema complexo, compreendida, neste estudo, como a saída definitiva do aluno de seu curso de origem sem concluí-lo. Em relação aos objetivos, consiste em um estudo exploratório que apresenta abordagens quantitativa e qualitativa como procedimentos principais para a investigação. Além da revisão da literatura, a coleta de dados foi realizada por meio da análise documental, onde foram examinados os dados derivados dos arquivos da Pró-Reitoria de Graduação da UFVJM e do Siga-ensino, um módulo do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, através dos quais se averiguou os cursos com os mais elevados percentuais de evasão no período. Para a identificação da variável preponderante para a evasão escolar nos cursos de graduação presencial examinados na etapa anterior, foi considerado, para análise, o alunado ingressante no ano de 2010. Como método de apreciação dos dados, foi aplicada a análise de conteúdo, tendo como referência o modelo apresentado por Laurence Bardin.