Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Erros no processo da administração de medicamentos e estratégias para minimização em um hospital de Minas Gerais
    (UFVJM, 2021) Dias, Jannayne Lúcia Câmara; Telles Filho, Paulo Celso Prado; Cambraia, Rosana Passos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Telles Filho, Paulo Celso Prado; Cambraia, Rosana Passos; Praxedes, Marcus Fernando da Silva; Paes, Silvia Regina; Rodrigues, Telma Geralda Andrade Câmara
    A segurança do paciente no processo de hospitalização se tornou uma grande preocupação nos diversos órgãos de saúde. É necessário buscar estratégias para evitar os erros de medicação e garantir uma assistência segura e livre de danos. O objetivo deste estudo foi analisar os erros relacionados ao processo de administração de medicamentos registrados em formulários de notificação e implementar estratégias para minimização em um hospital de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa retrospectiva, quantitativa e descritiva, com levantamento de dados secundários, através de um formulário estruturado por (Monzani, 2006), em um Hospital de Minas Gerais, por meio de análise das notificações dos anos de 2017 a 2019. Os dados foram coletados em junho e julho de 2020, sendo posteriormente digitados e analisados. Foi utilizado o programa Excel 2013 e o software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) versão 22.0. Realizaram-se análises descritivas das variáveis, com a apresentação de frequências absolutas e relativas. A pesquisa obteve aprovação do comitê de ética em pesquisa por meio do parecer de número 4.072.842. A partir da análise dos dados foi possível demonstrar 112 erros, sendo em 2017, 06 erros (5,40%), 38 em 2018 (33,90%) e em 2019, 68 (60,70%). Destes, a categoria que mais notificou os erros foi a liga acadêmica de enfermagem, gestão e auditoria 44 (39,30%), seguidos de 29 (25,90%) enfermeiros e 20 (17,80%) técnicos de enfermagem. Os profissionais envolvidos nos erros foram 80 (71,40%) técnicos de enfermagem e quando estratificados se as notificações estavam nominais, observou-se que 106 (94,65%) não possuíam identificação e 06 (5,35%) tinham identificação do profissional que cometeu o erro. Ao analisar a ocorrência dos tipos de erros registrados na instituição, identificou-se a predominância dos erros de registro na checagem dos medicamentos 45 (40,20%), seguidos de erros de omissão 33 (29,40%). Quanto à ocorrência dos erros por turno de trabalho, 19 foram no turno matutino, correspondendo a (17%), 28 no vespertino (25%), 52 no noturno (46,40%) e 13 não houve especificações (11,60%). Ao avaliar a classe farmacológica identificou-se que 51 (42%) não havia especificações, ficando evidente a fragilidade no preenchimento do formulário de notificação, 08 (7%) foi referente a erros envolvendo antibióticos, 06 (5%) reposição hidroeletrolítica e 05 (4%) anticoagulantes. Considerando os achados da pesquisa, foram realizadas intervenções para minimização dos erros, a saber: adoção de fluxograma de administração de medicamentos, criação da Comissão de Farmácia Terapêutica e do manual de padronização de medicamentos. Dessa forma, implementar estratégias e ações buscam evitar novos erros e consequentemente aumentam a segurança dos pacientes.
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    Desenvolvimento, implementação e avaliação de um website sobre segurança medicamentosa do paciente
    (UFVJM, 2020) Viana, Danuza Maria Silva; Telles Filho, Paulo Celso Prado; Cambraia, Rosana Passos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cambraia, Rosana Passos; Santos, Antônio Sousa; Praxedes, Marcus Fernando da Silva; Simões, Mariana Roberta Lopes; Paes, Sílvia Regina
    A internet é um importante meio de difusão de informações e conhecimentos, e uma fonte informativa em saúde. A utilização das novas tecnologias amplia o espaço de discussão de temas relevantes. O objetivo do estudo foi desenvolver, implementar e avaliar um website sobre segurança medicamentosa do paciente. Trata-se de estudo metodológico realizado em um hospital de um município do estado de Minas Gerais. A primeira etapa foi identificação do público alvo, objetivos e conteúdo disponibilizado; a segunda etapa foi de desenvolvimento do website; a terceira constituiu a implementação do registro de domínio e hospedagem e a quarta foi de avaliação através da escala de Likert. O website foi direcionado ao público de enfermeiros, médicos e farmacêuticos, inserido no servidor da instituição hospitalar em estudo utilizando o Wordpress no gerenciamento do conteúdo. O tempo gasto totalizou em média doze meses resultando em um total de onze páginas com menus, cores, texto, imagens e layout padronizados. A avaliação realizada pelos profissionais de saúde foi satisfatória. De acordo com o índice de concordância infere-se que os itens do website foram considerados adequados. Conclui-se que o estudo em questão atingiu os objetivos propostos e foi bem aceito pelos profissionais. O website com aplicabilidade no cotidiano da equipe de saúde como fonte de consulta e atualização pode propiciar que o cuidado ao paciente possa ser oferecido de forma mais atualizada e segura em relação ao uso de medicamentos.
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    Sistema de medicação de um hospital universitário do interior do Estado de Minas Gerais: análise e proposta de intervenção
    (UFVJM, 2018) Torres, Marcelo Rocha; Telles Filho, Paulo Celso Prado; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Telles Filho, Paulo Celso Prado; Campos, Luciana de Freitas; Andrade, Renata Aline de; Silva, George Sobrinho; Lara, Maristela Oliveira
    É necessário que o sistema de medicação seja planejado e implementado de forma segura e efetiva para evitar erros de medicação. Este estudo objetivou analisar o sistema de medicação de um hospital universitário do interior do estado de Minas Gerais no que concerne aos processos de prescrição, dispensação, preparo e administração de medicamentos; analisar as prescrições médicas e anotações de enfermagem no que refere a administração de medicamentos e realizar uma proposta de intervenção para prevenção das não conformidades. Trata-se de um estudo transversal, descritivo-exploratório, do tipo survey realizado nos setores de clínica médica e farmácia central de um hospital universitário no interior do Estado de Minas Gerais. Deu-se em três etapas por meio da observação não participante, análise de prontuários e proposta de intervenção. A amostra foi não probabilística intencional composta por 8 residentes médicos, 9 técnicos em farmácia e 52 técnicos em enfermagem. Analisou-se ainda 201 prescrições médicas e 382 anotações de enfermagem. O banco de dados foi construído no software estatístico SPSS e os resultados foram apresentados em forma descritiva por meio de fluxogramas e tabelas. A análise do sistema de medicação permitiu verificar que na etapa de prescrição houve um ambiente desfavorável para a atividade, com constantes interrupções por pessoas, uso de telefones celulares e ruídos que culminaram no atraso das prescrições, além da ausência do preceptor médico no acompanhamento do residente. Na etapa de dispensação evidenciou-se o armazenamento inseguro de medicamentos, ausência de dupla conferência durante a separação dos itens prescritos, separação incompleta, método de dispensação individualizado, ausência de distribuição dos medicamentos no setor e de atividades clínicas do farmacêutico. Na etapa de preparo e administração de medicamentos identificou-se falhas na padronização da técnica de preparo de medicamentos, condições inadequadas para higienização das mãos, ausência de avaliação prévia do paciente e monitoramento após a medicação, atraso na administração de medicamentos e inexistência da atuação do profissional enfermeiro nas atividades relacionadas à terapia medicamentosa. A análise das prescrições evidenciou ausência de aprazamento (100%), uso de abreviaturas (66,7%), inexistência de checagem de todos os medicamentos prescritos (34,0%), rasuras (31,5%) e alterações manuais (10,8%). A análise das anotações de enfermagem demonstrou falha nos registros evidenciada pela ausência de anotações de enfermagem em todos os turnos, baixo percentual de registro sobre alergias a medicamentos (diurno 2,5% e noturno 1,1%), elevado quantitativo de itens prescritos não administrados (45,2% e 43,7%) e ausência de dados sobre erros relacionados a via, dose e reações anafiláticas (100% nos dois turnos). Considerando os achados, foi elaborada uma proposta para prevenção de não conformidades baseada na adequação do ambiente, aprimoramento do prontuário eletrônico, ajuste de recursos humanos, implementação da farmácia clínica, reorganização da dispensação de medicações e implementação da gestão de qualidade. Este estudo revelou pontos vulneráveis em relação à segurança do paciente na terapêutica medicamentosa, sendo necessários ajustes nas atitudes dos profissionais, na interação e comunicação entre equipe, na melhoria dos processos, protocolos e, sobretudo, na estrutura da instituição.
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    Necessidades educacionais de enfermeiros em administração de medicamentos: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso
    (UFVJM, 2013) Praxedes, Marcus Fernando da Silva; Telles Filho, Paulo Celso Prado; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Telles Filho, Paulo Celso Prado; Pinheiro, Marcos Luciano Pimenta; Rosa, Mário Borges
    A busca de conhecimento maximiza a utilização de princípios fundamentados cientificamente que possibilitam a administração de medicamentos segura. O presente estudo objetivou identificar e analisar as necessidades educacionais de enfermeiros atuantes em uma instituição hospitalar do interior do estado de Minas Gerais no que concerne à administração de medicamentos bem como desenvolver, implementar e avaliar um curso cujo conteúdo foi baseado nas necessidades educacionais identificadas e analisadas. Para tal, utilizou-se da Técnica do Grupo Nominal junto a todos os enfermeiros que compõem a equipe de enfermagem da citada instituição através da seguinte questão nominal: “Quais são os conteúdos em que o senhor (a) julga necessário aprofundar seu conhecimento para desenvolver uma prática segura na administração de medicamentos?”. Destacaram-se seis categorias de necessidades educacionais: preparo e administração de medicamentos, obtenção de informações e conhecimento em administração de medicamentos, interações medicamentosas, aspectos gerais da administração de medicamentos, efeitos colaterais dos medicamentos e mecanismos de ação dos medicamentos. Posteriormente, houve o desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso com a participação de enfermeiros, médicos e farmacêuticos, o qual se baseou nas necessidades educacionais identificadas e analisadas. Ao término do estudo, destacou-se que a busca de conhecimento e de estratégias de capacitação dos enfermeiros, voltado para a temática referente à administração de medicamentos, mostra-se de grande importância. Palavras-chave: Enfermagem. Educação em enfermagem. Sistemas de medicação.