Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Educação em Engenharia: investigando a presença de estratégias de aprendizagem ativa na formação de engenheiros químicos
    (UFVJM, 2022) Ribeiro, Laisse Dias; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Janerine, Aline de Souza; Damasceno, Sandra Matias
    Novos modelos de ensino-aprendizagem vêm sendo estudados ao longo do tempo com o objetivo de atender a nova geração de alunos que estão inseridos na rede de ensino. Hoje, alunos e professores possuem o conhecimento na palma da mão, com um clique é possível buscar o conhecimento. Então é imprescindível repensar novos métodos educativos e procurar desenvolver competências para responder às exigências profissionais. Na formação dos Engenheiros, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (DCNs) foram atualizadas em 2019 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação (MEC), exigindo que o aluno seja inserido no ato de aprender e estabelecendo a formação por competências. Neste sentido, essa pesquisa tem como foco a Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que tem grande aplicabilidade na área da saúde e seus resultados são bastante positivos para a formação profissional. Logo, procuramos conhecer as possibilidades de implementá-la na Engenharia. O presente estudo teve por objetivo analisar se e como as estratégias de aprendizagem ativas vêm sendo aplicadas na disciplina de “Laboratório de Operações Unitárias” ou aulas práticas experimentais similares, nos cursos de Engenharia Química da UFVJM, do IFNMG e da UFV, num contexto prático de resolução de problemas que, possivelmente, os alunos/egressos encontrarão no mercado de trabalho. O estudo partiu da revisão sistemática de literatura, por meio da qual identificamos as pesquisas realizadas sobre o uso da Metodologia Ativa ABP no ensino de engenharia, dentro do contexto educacional brasileiro, demonstrando que ainda é incipiente essa prática na Engenharia, principalmente na Engenharia Química. A partir da aplicação de um questionário disponibilizado aos docentes, por meio da plataforma Google Forms, identificamos qual foi a metodologia atualmente aplicada e compreendemos como é a relação teoria/prática na disciplina de Laboratório de Operações Unitárias ou similares, do curso de Engenharia Química das referidas IES. Percebemos que nessas IES a metodologia tradicional prevalece na prática docente, porém verificamos situações em que são exploradas características e possibilidades da ABP.
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    As políticas públicas educacionais e a evasão na educação superior: um estudo de caso na UFVJM
    (UFVJM, 2022) Gonçalves, Fernando Oliveira; Fonseca, Lilian Simone Godoy; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Lilian Simone Godoy; Mykonios, Atanásio; Amaral, Roberto Antônio Penedo do; Teixeira, Flaviana Tavares Vieira
    A evasão é um problema que reflete as inúmeras barreiras sociais, econômicas e pessoais enfrentadas pelos estudantes. O assunto foi pesquisado neste estudo, pois a evasão é um fenômeno que carece de frequência de levantamentos de dados e debates, com aprofundamento no contexto do sistema educacional brasileiro. Este estudo se propôs à abordagem de assuntos relacionados à construção histórica das políticas públicas educacionais e das políticas de governo, evidenciando o Programa de Apoio e Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) no sistema educacional do Brasil. Foram levantadas a visão e a prática global sobre políticas públicas, as políticas para oferta e ocupação de vagas, dados consolidados sobre evasão e ações para diminuir os altos índices desse fenômeno. Sobre a evasão, foram discutidos conceitos educacionais, administrativos e sociais, evidenciando não somente o retrato ao longo dos anos, como também a dimensão da evasão, um problema que ocorre praticamente em todas as universidades brasileiras. Na prática, foi estudado o caso do curso Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (BHU) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em relação à evasão, a partir de dados pesquisados na Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFVJM) referentes ao período de 2010 a 2018. Segundo as questões expostas neste estudo, fica evidente que após muitas mudanças de currículos e separação de cursos, as dificuldades não acabaram. Ocupar vagas está difícil, a manutenção de alunos não possui apoio efetivo relacionado a auxílios e, a evasão é a consequência disso. Ao explorar as informações sob a abordagem qualitativa, por meio de bibliografias e documentos, o estudo leva à instituição pesquisada sugestões de soluções para melhorar o preenchimento de vagas, a manutenção dos estudantes e, consequentemente, auxiliar na diminuição da evasão.
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    O Ciência sem Fronteiras na UFVJM: um estudo de caso
    (UFVJM, 2021) Góes, Lara do Nascimento; Carvalho, Keila Auxiliadora de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Keila Auxiliadora de; Lopes, Luiz Fernando Rodrigues; Fonseca, Hejaine de Oliveira; Thiengo, Lara Carlette
    Esta pesquisa possui como principal objetivo compreender a inserção da UFVJM no processo de internacionalização da educação superior, e o papel do CsF nas trajetórias pessoais e profissionais de ex-bolsistas do programa. Propõe-se uma análise bibliográfica e documental, que possui abordagem qualitativa e exploratória. Para compreendermos melhor este fenômeno, foi elaborado um estado da arte utilizando-se como base repositórios como Google Scholar, Periódicos Capes e Scielo; para a análise documental, foram selecionados relatórios de gestão da UFVJM, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a política de internacionalização da universidade, portarias e decretos, convênios e ações de internacionalização. O referencial teórico fundamenta-se nos trabalhos de Knight (1998; 2006); Morosini (2008, 2017); Contel e Lima (2011); Miranda e Stallivieri (2017); Thiengo (2018); Leal, Moraes, Oregioni (2018); Maués e Bastos (2016); Aveiro (2014); e, Manços (2016); A pesquisa de mestrado proposta se situa dentro da classificação de um Estudo de Caso, por se propor à análise profunda de um único objeto de pesquisa com vias a conhecê-lo detalhadamente. Como principal instrumento de produção de dados foi aplicado um questionário online com questões abertas e fechadas para os ex-bolsistas do CsF na UFVJM. O método utilizado para realizar a interpretação e inferência dos dados obtidos nos questionários foi a análise de conteúdo, baseada em Bardin (2009). Os dados apontam a falta de coordenação e articulação em favor da internacionalização universitária. A análise dos questionários ilustrou que a experiência de mobilidade acadêmica internacional é capaz de proporcionar o desenvolvimento de habilidades como autonomia, responsabilidade e empatia, mesmo com limitações como: carga horária extraclasse maior, falta de apoio para escolha e acompanhamento das disciplinas, e, equivalência de disciplinas pós-intercâmbio. A experiência do CsF foi considerada positiva para a maioria dos respondentes, embora, a reformulação do programa tenha sido apontada como necessária para ser mais benéfica aos discentes, e para a internacionalização da educação superior brasileira.
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    O processo de judicialização do ensino superior na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2021) Magalhães, Jairo Farley Almeida; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bonadiman, Heron Laiber; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Jayme, Fernando Gonzaga
    A presente pesquisa teve como objetivo promover a compreensão do processo de judicialização da educação superior na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), desdobrando-se, para tanto, em dois estudos. O primeiro, marcadamente bibliográfico, intitulado “A Educação Como Direito e a Judicialização da Educação Superior”, objetiva conceituar e problematizar o fenômeno da judicialização da educação superior, além de apresentar uma revisão das pesquisas realizadas acerca da matéria. Foi demonstrado que o termo judicialização pode assumir diversos significados, entre eles, a chegada aos tribunais de questões de grande impacto social, político e econômico, as quais originalmente estavam sob responsabilidade do Poder Legislativo ou do Executivo, e o surgimento massivo de demandas judiciais sobre determinado tema da vida social. Considerando tais aspectos do fenômeno, procedeu-se à revisão bibliográfica, a qual indicou certo caráter elitista e individualista da judicialização do ensino superior, além da existência de reflexos sobre a autonomia universitária. O segundo estudo, intitulado “O Processo de Judicialização da Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) nos anos de 2017 a 2020”, por sua vez, consiste em pesquisa predominantemente exploratória, por meio da qual pretendeu-se expor o fenômeno da judicialização do acesso ao ensino superior na mencionada instituição. O recorte consistiu na análise dos processos protocolados diante do Tribunal Regional Federal da Primeira Região por meio do sistema Processo Judicial Eletrônico ou em formato físico e transferidos para o sistema, nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020, sob o título de procedimentos comuns cíveis em face da instituição ou mandados de segurança cíveis motivados por atos das suas autoridades, referentes aos interesses de estudantes ou de candidatos ao ingresso. Ambos os estudos se relacionam na medida em que o primeiro apresenta uma construção teórica acerca da temática da judicialização da educação superior que fornece as bases para a análise da situação da UFVJM realizada no segundo. Constatou-se que a judicialização é um fenômeno presente na UFVJM e que o Poder Judiciário promoveu de forma majoritária a revisão dos atos administrativos praticados pela instituição.
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    Tornar-se docente universitário: trajetórias de formação e inserção no magistério superior da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2021) Lima, Josiane Aparecida; Leite, Roberta Vasconcelos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Leite, Roberta Vasconcelos; Cardoso, Carolina de Resende Damas; Bonadiman, Heron Laiber
    É comum que a expectativa em torno de como o professor universitário de instituições públicas deva atuar não leve em conta os diversos fatores envolvidos na sua formação docente, na sua inserção na carreira, nas demandas laborais às quais ele deve responder. Nesse cenário, especificidades do magistério superior têm sido cada vez mais discutidas em pesquisas no âmbito educacional, pois muitas vezes o que se espera em termos de preparação do profissional para ensinar na universidade não se verifica na prática. Buscando contribuir para este debate, esta pesquisa objetiva compreender como professores que iniciaram sua carreira no magistério superior na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) elaboram suas trajetórias de formação e as relacionam às suas práticas docentes. Para tal proposta, buscando valorizar a perspectiva dos sujeitos da experiência, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico. Iniciamos esta obra empreendendo diálogos teóricos sobre a docência no ensino superior com Pimenta e Anastasiou (2014), Bolzan e Isaía (2006), dentre outros. Discutimos como a ênfase na pesquisa durante a pós-graduação é concomitante a lacunas na formação pedagógica e como é importante maior integração entre pares no ensino superior. Buscamos em autores como Tardif (2002) contribuições sobre os saberes docentes e a construção desse ofício na prática para tematizar como se dá a inserção profissional de professores na universidade, além de apresentarmos questões pertinentes à carreira em instituições públicas de ensino superior. Para a coleta de dados, foram selecionados intencionalmente 5 participantes que atuam nas grandes áreas de maior expressão na UFVJM (ciências da saúde, exatas, humanas e agrárias), tendo como critérios: ser professor efetivo, ter iniciado o magistério superior na instituição e ter disponibilidade para participar da pesquisa. Realizamos entrevistas semiestruturadas individuais, gravadas e transcritas integralmente. Como resultados, apresentamos dados relativos ao contexto do estudo, delimitando especificidades desta instituição que nasceu em 1953 como a Faculdade de Odontologia de Diamantina, fundada pelo então governador de Minas Gerais Juscelino Kubitschek de Oliveira, e que se tornou efetivamente uma universidade federal no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Seguem-se análises individuais do percurso de formação e atuação profissional de cada participante. Buscando explicitar proximidades e singularidades nas trajetórias, destacamos que, dos 5 entrevistados, 1 ingressou na IES antes de iniciar o mestrado, 2 com mestrado concluído e 2 com doutorado concluído. Os 3 primeiros narraram que cursar mestrado e/ou doutorado propiciou renovação do trabalho até então realizado. Todos relataram não terem recebido formação específica para o magistério superior, descrevendo como se tornaram professores na prática, elaborando erros e acertos e eventualmente contando com ajuda de colegas. 4 detalharam processos da construção e expansão da IES, destacando seu protagonismo na consolidação dos cursos a que se vinculam ou vinculavam. Todos tematizaram a relação com alunos, ora enfatizando desafios de conquistar seu respeito, ora descrevendo a alegria em acompanhar suas conquistas, ora tematizando mudanças no seu perfil dada a ampla disponibilidade de recursos tecnológicos atualmente. Todos relataram mudanças significativas em suas trajetórias de formação e/ou atuação profissional. A partir da discussão desses resultados com os aportes teóricos, compreendemos que a atuação docente nesta instituição de ensino superior vai muito além da prática na sala de aula e nos convida à revisão da concepção corrente de que o professor universitário federal se forma na pós graduação antes de iniciar o magistério superior. Na diversidade das experiências relatadas, emerge que a formação continua a acontecer concomitantemente à prática docente, especialmente neste momento de constantes inovações pedagógicas e tecnológicas.
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    Necessidades formativas dos egressos do curso de enfermagem na área do envelhecimento
    (UFVJM, 2020) Marques, Giselia Aparecida; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Mirtes; Guedes, Helisamara Mota; Lara, Maristela Oliveira; Araújo, Christiane Motta
    As necessidades curriculares e formativas na área de saúde do idoso e no atendimento das demandas específicas do processo de envelhecimento, para profissionais da área da saúde, em especial para os enfermeiros, são indispensáveis para uma formação adequada e atualizada com foco no novo perfil da população brasileira. Além disso, a população idosa em crescimento, apresenta fator de risco para diversas patologias, entre elas o novo coronavírus, que tem despertado a necessidade de reestruturação e melhorias na formação profissional voltadas a proteção, saúde e bem-estar do idoso. Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar as necessidades formativas levantadas pelos egressos do curso de enfermagem da UFVJM, após sua inserção na prática profissional. Os sujeitos do estudo foram constituídos de 20 enfermeiros formados na UFVJM, que trabalham em serviços de saúde no município de Diamantina/MG. Este estudo de abordagem descritiva e qualitativa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFVJM, parecer sob número 3.562.996. No primeiro momento foi realizado um extensivo levantamento bibliográfico, a fim de fornecer melhor compreensão do processo de transição demográfica, do envelhecimento da população e a relação das competências profissionais necessárias para o cuidado ao idoso na área de enfermagem. Para o levantamento das demandas profissionais necessárias na área do idoso, segundo a ótica dos próprios enfermeiros foi realizado uma entrevista semiestruturada aos egressos do curso de enfermagem da UFVJM, formados no período de 2008 a 2018. A metodologia empregada foi uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando a análise de conteúdo para compressão dos dados, onde os discursos foram transcritos na integra e posteriormente categorizados em unidade de registro e unidade de sentido. Na análise dos dados observou que a abordagem sobre o envelhecimento na graduação é de extrema importância, bem como seu reflexo na prática profissional. Os entrevistados apontaram que os conteúdos abordados durante as disciplinas foram generalistas e superficiais, gerando grande insegurança no início da atuação profissional. Desta forma, essa pesquisa pretende contribuir para uma reflexão sobre a importância da saúde do idoso e do processo de envelhecimento atualmente, especialmente devido aos fatores de risco associados ao idoso e da situação de isolamento social devido à pandemia do COVID-19. Bem como, fomentar a construção dos currículos do curso de enfermagem com abordagens mais aprofundadas nessa temática, tanto na teoria quanto na prática clínica.
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    A construção da identidade profissional docente por professores bacharéis que atuam no ensino superior na UFMG – Campus Montes Claros
    (UFVJM, 2020) Dias, Maria Isabel Alencar; Ferreira, Adriana Assis; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Ramalho, Mara Lúcia; Allain, Luciana Resende; Augusto, Helder dos Anjos
    O desenvolvimento do Ensino Superior no Brasil, e, consequentemente, o aumento do número de docentes bacharéis atuando nesta modalidade de ensino, motivou a realização desta pesquisa, que apresenta como tema a construção da identidade profissional docente por professores bacharéis que atuam no Ensino Superior. Conquanto, objetivou-se analisar, na perspectiva dos professores bacharéis dos cursos de graduação da UFMG – Campus Montes Claros, o processo de construção de sua identidade profissional docente. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, que teve como principal instrumento de produção de dados a entrevista semiestruturada. Na sequência, fundamentada por Bardin (2009) e Franco (2018), a análise de conteúdo foi o método utilizado para realizar a interpretação e inferência dos dados obtidos nas entrevistas. Constituíram-se como sujeitos desta pesquisa, dez professores, todos com formação inicial em cursos de bacharelado e pós-graduação em áreas distintas do conhecimento. Dentre os autores utilizados para ancorar o referencial teórico, destacam-se Ciampa (1984; 2005), Dubar (2005; 2006), Hall (2014; 2019), Nóvoa (2000), Pimenta (2012), Silva (2014), Shulman (2015) e Tardif (2012). A concepção de identidade adotada neste trabalho é a defendida por Stuart Hall. Os dados produzidos se encontram organizados com base nas seguintes categorias: Categoria i: Saberes docentes; Categoria ii: História de vida; Categoria iii: A inserção na Universidade e o perfil do estudante; Categoria iv: Alguns desafios e possibilidades – a realidade em sala de aula e Categoria v: Crenças sobre identidade profissional docente. A análise destas categorias evidenciou que a construção da identidade profissional docente se dá por meio da mobilização de saberes originários da formação profissional e das experiências vivenciadas na prática cotidiana da docência, que foram se constituindo em saberes específicos da docência. Além desses, aspectos da história de vida dos docentes, das representações, valores, crenças, angústias e anseios, também se constituem elementos constitutivos dessa identidade, que se apresenta em constante formação. Como produto educacional, apresento a proposta de realização de uma Roda de Conversa com os docentes do ICA/UFMG, a fim de que os resultados desta dissertação sejam compartilhados e retornados à comunidade acadêmica.
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    Acesso e permanência dos estudantes quilombolas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Araçuaí por meio de ações afirmativas no ensino superior
    (UFVJM, 2020) Meireles, Gilvânia Antunes; Paiva, Adriana Gomes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paiva, Adriana Gomes de; Nascimento, Kátia Honório do; Santos, Sandro Vinicius Sales dos
    A presente pesquisa tem por objetivo analisar criticamente as políticas públicas e institucionais relacionadas ao acesso e permanência dos estudantes quilombolas nos cursos superiores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG Campus Araçuaí, bem como os desafios para a sua permanência na Instituição. Nesse ínterim, para contextualizar a importância das ações afirmativas para as relações étnico-raciais, revisitou-se a literatura sobre a história dos quilombos como espaço de resistência, assim como o papel das ações afirmativas para que estudantes quilombolas tenham seu acesso e permanência no ensino superior. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental, com consulta a diversas reflexões teóricas que abordam a história dos sujeitos, a análise das políticas públicas e suas interfaces com as ações afirmativas. Além disso, foi apresentado um panorama da legislação que orienta as ações dos governos, assim como a compreensão dos estudantes quilombolas como sujeitos protagonistas no processo de aprendizagem. A referida pesquisa também contou com análise de dados sobre o acesso e a permanência de estudantes quilombolas no Instituto Federal supracitado. Espera-se que a presente pesquisa fomente uma reflexão crítica sobre a importância das políticas de ações afirmativas, apontando a necessidade ampliação do acesso e do acompanhamento da permanência dos jovens quilombolas no ensino superior, em especial no contexto da realização da pesquisa.
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    Inclusão na perspectiva de professores universitários das ciências exatas
    (UFVJM, 2020) Martins, Gabriella Lely Cardoso; Ferreira, Bárbara Carvalho; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Bárbara Carvalho; Bonadiman, Heron Laiber; Braga, Elayne de Moura; Souza, Renato Ferreira de
    A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior tem sido um tema debatido nas últimas décadas. Ainda que esse público tenha direito ao acesso e permanência nos diversos espaços da sociedade, as legislações que regulamentam a inclusão no ensino superior não são suficientes para garantir a conclusão do curso pelos alunos com deficiência, uma vez que existem algumas questões que podem dificultar esse processo, como, por exemplo, a formação docente para atuar com este público. Considerando esses aspectos, a presente pesquisa tem como objetivo geral verificar como professores universitários, da área de ciências exatas, compreendem o processo de inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior, e como objetivos específicos: (a) investigar a formação de professores universitários no que se refere à educação especial e inclusiva; (b) analisar os saberes, concepções e experiências dos docentes sobre a prática voltada à pessoa com deficiência e sobre a inclusão na UFVJM. Participaram da pesquisa, 50 professores do Instituto de Engenharia Ciência e Tecnologia (IECT/Campus Janaúba) e do Instituto de Engenharia Ciência (ICT/Campus Diamantina) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionário via Google Docs a todos os professores e posteriormente e pela realização de uma entrevista com seis dos professores que tiveram experiências na docência com alunos com deficiência. Os dados dos questionários foram analisados por meio de estatística descritiva e as entrevistas, transcritas e analisadas de acordo com análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que a maioria dos docentes, 80%, não teve na formação inicial e continuada contato com conteúdos relacionados à educação escolar inclusiva e práticas pedagógicas para alunos com deficiência. Sobre os conhecimentos a respeito da área, os dados indicaram que 66% dos professores desconhecem as legislações que regem a educação escolar inclusiva. Outro dado relevante é que 48% dos professores concordaram parcialmente que para a prática docente é necessário ter conhecimento sobre didática e práticas de ensino. Quanto à universidade estar preparada para receber alunos com deficiência, apenas 8% dos docentes afirmaram isso. Já sobre os saberes docentes, 36% dos participantes apontaram ter como modelo para lecionar os professores da graduação e 42% apontou que foi a prática que os capacitou enquanto docentes. A partir dos resultados observados na pesquisa, conclui-se que é indispensável a oferta de orientações aos servidores, bem como formação continuada aos professores na área da inclusão de pessoas com deficiência.
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    Ações de assistência estudantil em saúde mental frente ao sofrimento psíquico em graduandos nas Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras
    (UFVJM, 2020) Araújo, Vagner Campos de; Pires, Herton Helder Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pires, Herton Helder Rocha; Dias, Ana Catarina Perez; Moura, Cristiane Rocha Fagundes; Guimarães, Fábio Tadeu Lourenço
    Este estudo buscou compreender as ações de assistência em saúde mental no cenário de sofrimento psíquico dos discentes de graduação de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Trata-se de um estudo quantitativo, de caráter descritivo, fundamentado em pesquisas bibliográfica e documental. Quanto à população, participaram do estudo as IFES abrangidas pela V Pesquisa Nacional do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das IFES realizada em 2018 pela Associação Nacional dos Dirigentes das IFES, que revelou que 83,5% dos graduandos apresentam alguma dificuldade emocional que interfere diretamente no seu desempenho acadêmico. Ansiedade, desânimo e desmotivação lideram os sintomas do sofrimento psíquico e, mais preocupante, foram a ideação de morte e pensamento suicida que atingem 19,3% dos discentes. O instrumento de pesquisa consistiu em um questionário estruturado fechado relacionado à Assistência Estudantil e Saúde Mental. Os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas, sendo as respostas expressas como frequências relativas. Ao desenvolver-se a discussão à luz da literatura científica, constatou-se que o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), devido à escassez de recursos, não atende integralmente seu público-alvo. Ainda não há estudos que demonstrem a efetividade deste programa quanto a sua eficácia na permanência dos discentes e nem de sua contribuição para a melhoria do desempenho acadêmico. Assim, é importante que assistência de atenção à saúde mental seja planejada e desenvolvida não valendo-se apenas deste programa, apesar de diversas IFES ainda encontrarem na oferta de bolsas uma estratégia de assistência adequada, mesmo no que diz respeito à saúde mental. Observou-se que a temática da saúde mental é uma questão relevante que vem sendo discutida na maioria das universidades e que há bastante comprometimento em desenvolver ações para sua promoção, ainda que para tal utilizem recursos que não são apenas do PNAES, mas recursos próprios, como profissionais de psicologia lotados para esta finalidade e clínicas-escola já existentes nas universidades. Verificou-se a necessidade de estabelecer parcerias e convênios com a rede pública de saúde, que realizam, prioritariamente, atendimento às pessoas com sofrimento mental. Sabendo do difícil processo de transição dos discentes do ensino médio para o superior, cada vez mais as IFES têm adotado o acolhimento como uma prática exitosa que pode ajudar na integração e ambientação desses universitários. Quanto à temática do suicídio, 80% das IFES afirmaram que há relatos de morte de discentes causada por autoextermínio nos últimos dois anos. Trata-se de um problema complexo, mas sabendo que a depressão é sua principal causa, a assistência estudantil voltada para a saúde mental é o caminho para minimizar o sofrimento psíquico dos discentes. Por fim, propõe-se que a assistência estudantil seja realizada para além do PNAES e que seja institucionalizada por meio de documentos oficiais como o Plano de Desenvolvimento Institucional e normativos internos. Desta forma, as ações terão continuidade, podendo ser planejadas e desenvolvidas sem o arbítrio do gestor que estiver à frente da IFES.