Pós-graduação em Odontologia

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1b22e74a-8bac-43a6-9c93-de17ae81aa6b

PPGODONTO - Programa de Pós-graduação em Odontologia

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 95
  • Thumbnail Image
    Item
    Associação das alterações do comportamento infantil com bruxismo do sono e nível de higiene bucal
    (UFVJM, 2023) Rezende, Vanessa Silva de; Ramos Jorge, Maria Letícia; Souza, Débora Souto; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Os pais são os principais responsáveis pelos cuidados com a saúde bucal de seus filhos. São eles quem iniciam os cuidados de higiene e também podem perceber alterações como o bruxismo. Por passarem a maior parte do tempo com seus filhos, eles são a melhor fonte de informações sobre o comportamento da criança. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações do comportamento infantil observadas pelos pais e sua relação com o bruxismo do sono e nível de higiene bucal. Trata-se de um estudo transversal, realizado em 2019 na cidade de Diamantina, Minas Gerais, Brasil. A amostra foi composta por 174 crianças de 4 a 12 anos, de ambos os sexos, atendidas na Clínica de Tratamento Restaurador Atraumático (ART) do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Dois examinadores treinados e calibrados fizeram a coleta de dados. Para coleta de dados não clínicos foi aplicado um questionário socioeconômico, um questionário de avaliação dos hábitos da criança, que incluía o relato dos pais sobre bruxismo, além da Escala A2 de Rutter para avaliar o comportamento infantil. Na clínica foram avaliados a respiração predominante (nasal/bucal), o biofilme visível (Quigley-Hein Indice de placa modificado por Turesky) e cárie dentária (ceo-d/CPOD). A análise estatística foi realizada utilizando o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS versão 2023). Foi realizada a análise de frequência e o teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov para as variáveis numéricas que apresentaram distribuição não-normal. Na análise bivariada foram utilizados os testes Qui-quadrado e Kruskal-Wallis. Os resultados foram organizados em dois artigos científicos. No primeiro artigo a variável dependente foi o bruxismo do sono (presente/ausente) e as variáveis independentes foram as características das crianças, condições socioeconômicas, o padrão de respiração predominante e o comportamento da criança observado pelos pais fora do ambiente odontológico (Escala A2 de Rutter). Para controlar os fatores de confusão, foi realizado a análise de regressão de Poisson, com análises não ajustadas e ajustadas. No modelo final respiradores bucais apresentaram 62% maior prevalência de bruxismo (RP=1,624, IC 95%, 1,071-2,465, p=0,023) e crianças com comportamento alterado apresentaram 63% maior prevalência de bruxismo. No segundo artigo a variável dependente foi a placa dentária (presente/ausente) e as variáveis independentes foram as características das crianças, condições socioeconômicas, os hábitos de higiene, cárie dentária e o comportamento. No modelo final, crianças com comportamento alterado apresentam 9% maior prevalência de placa dentária (RP=1,092, IC 95%, 1,029-1,159, p=0,004). Deste modo, conclui-se que alterações no comportamento aumentam a prevalência de possível bruxismo do sono e biofilme dental.
  • Thumbnail Image
    Item
    Crianças com hipomineralização molar-incisivo tem um maior número de dentes cariados?
    (UFVJM, 2023) Santos, Karina Kendelhy; Fernandes, Izabella Barbosa; Ramos Jorge, Maria Letícia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A hipomineralização molar-incisivo (HMI) refere-se a um defeito qualitativo do esmalte de origem sistêmica que afeta de um a quatro primeiros molares permanentes e frequentemente incisivos permanentes. O dente hipomineralizado apresenta maior sensibilidade, esmalte mais poroso e com menor resistência mecânica, o que pode levar a rupturas pós-eruptivas do esmalte. Sem a proteção do esmalte, a dentina fica vulnerável, favorecendo o acúmulo de placa dentária e o desenvolvimento de lesões de cárie. O objetivo do presente estudo foi avaliar se a presença de HMI está associada a um maior número de dentes cariados em crianças escolares. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo transversal com uma amostra de 347 crianças de 7 a 10 anos de idade na cidade de Diamantina, Brasil. Os critérios do International Caries Detection and Assessment System (ICDAS) foram utilizados para determinar o número de dentes com cárie dentária moderada/extensa (ICDAS 3-6). A presença de HMI foi avaliada de acordo com os critérios da European Academy of Pediatric Dentistry (EAPD). Os dados sociodemográficos e relativos aos hábitos da criança foram obtidos por meio de questionário enviado aos cuidadores. Análises descritivas, testes Mann Whitney e Kruskal Wallis e Regressão de Poisson hierárquica foram realizados utilizando como unidade de análise a criança. A medida de associação foi demonstrada como Razão de Prevalência (RP) e intervalos de confiança (95%). Um valor de p<0,05 foi considerado significativo. A prevalência de HMI foi de 20,5% e a de cárie dentária moderada/extensa foi de 39,2%. A média de dentes com cárie moderada/extensa foi de 1,80 (DP=2,67). O número de dentes com cárie moderada/extensa foi associado com a presença de HMI na criança (RP=1,45; IC 95%= 1,03-2,04; p=0,031). Além disso, o número de dentes com cárie moderada/extensa foi associado com a menor renda mensal familiar (RP=2,20; IC 95%= 1,31-3,69; p=0,003), com a maior frequência no consumo de açúcar (RP=1,82; IC 95%=1,32-2,51; p=0,001) e com a presença de placa visível (RP=2,76; IC 95%= 1,93-3,93; p=0,001). Conclui-se que o número de dentes cariados está associado à presença de HMI em crianças escolares.
  • Thumbnail Image
    Item
    Tratamento minimamente invasivo em lesões vasculares benignas orais: um estudo retrospectivo e de coorte
    (UFVJM, 2023) Silva, Herberth Campos; Mesquita, Ana Terezinha Marques; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Hemangioma e malformações vasculares são lesões vasculares benignas orais (LVBO), comuns na região de cabeça e pescoço. Existem vários tipos de tratamentos para as LVBO, dentre eles a escleroterapia. A escleroterapia consiste na injeção intralesional de agentes esclerosantes, resultando na regressão da lesão. O Oleato de Etanolamina (OE) é um dos agentes esclerosantes mais utilizado no tratamento das lesões vasculares. O objetivo deste estudo foi definir os aspectos demográficos e clínicos dos pacientes com LVBO tratados com o OE a 5%. Foi realizado um estudo restrospectivo e de coorte dos casos atendidos no período de 1992 a 2022 na Clínica de Estomatologia da UFVJM. Foram selecionados 112 prontuários com o diagnóstico clínico de hemangioma, malformação vascular ou varizes orais. Os dados demográficos, as informações referentes à lesão e ao tratamento foram coletadas. Após a exclusão de 68 prontuários, 44 foram avaliados. A faixa etária média foi de 52,89 anos, sendo que a idade dos pacientes variou de 7 a 82 anos. O sexo feminino foi predominante com 77% (n=34,), sendo a maioria feodermas (54%, n=24). A maioria das lesões ocorreu no lábio inferior (65,9%, n=29), seguido da língua (11,4%, n=5), mucosa jugal ( 9,1%, n=4), lábio superior (6,8%, n=3), palato (2,3%, n=1) e outras localizações (4,5%, n=2). O tamanho das lesões foram ≤ a 1 cm (72,7%, n=32), > 1 cm e ≤ 2 cm (18,2%, n=8) e > 2 cm (9,1%, n=4). Houve regressão total das lesões em 97,7% dos casos (n=43), sendo que nenhuma apresentou recidiva, nem a necessidade de cirurgia complementar e todos os pacientes ficaram satisfeitos com o tratamento. Pode-se concluir que a escleroterapia com OE a 5% é um método eficaz e seguro para o tratamento das LVBO.
  • Thumbnail Image
    Item
    Qualidade de vida relacionada à saúde bucal de adolescentes escolares: análise baseada em dois instrumentos
    (UFVJM, 2023) Duarte Rodrigues, Lucas; Ramos Jorge, Maria Letícia; Ferreira, Fernanda de Oliveira; Marques, Leandro Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Com base na mudança de paradigma para uma abordagem biopsicossocial centrada no indivíduo, a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) tornou-se um fator-chave em estudos clínicos. Determinar o propósito específico da avaliação QVRSB, uma vez que as aplicações de pesquisa podem variar, torna-se decisivo para a seleção adequada das medidas de avaliação. O objetivo deste estudo foi comparar a avaliação do impacto negativo da saúde bucal na qualidade de vida de adolescentes escolares por meio de dois instrumentos, o PIDAQ e o CPQ11-14. Trata-se de um estudo transversal incluindo 411 estudantes entre 12 e 19 anos de idade da cidade de Diamantina, MG. Exame clínico foi realizado por 2 examinadores em ambiente escolar, com o auxílio de espelho clínico, uso de espátula de madeira e sonda milimetrada, para avaliar discrepâncias oclusais. Foram avaliadas condições clínicas como cárie dentária, maloclusão, defeitos de esmalte, fluorose, provável bruxismo do sono, trauma dental, respiração predominante e o uso de aparelho ortodôntico. A QVRSB foi avaliada por meio da aplicação autoadministrada de dois instrumentos, PIDAQ e CPQ11-14. Questionário sociodemográfico e econômico foi direcionado aos pais/responsáveis dos escolares. Análises descritiva e estatística dos dados foram realizadas. Testes Qui-quadrado, associação de tendência linear e Regressão logística binária com variância robusta foram realizados. A Regressão logística binária identificou as variáveis presença de aparelho ortodôntico, consequências clínicas da cárie não-tratada, apinhamento dentário, desalinhamento superior, sobremordida profunda e respiração bucal e baixa renda como fatores preditores para o impacto negativo da QVRSB em adolescentes por meio do PIDAQ. Já o CPQ11-14 discriminou como fatores determinantes para um impacto negativo na QVRSB o as consequências clínicas da cárie não tratada, overjet inferior, respiração bucal e sexo feminino. Conclui-se que os instrumentos de avaliação do impacto da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal, PIDAQ e CPQ11-14, identificaram de formas distintas o impacto negativo dos problemas bucais na qualidade de vida dos adolescentes escolares. Apesar de discriminarem alguns fatores determinantes de modo semelhante, cada instrumento foi capaz de detectar outros fatores preditores individualmente.
  • Thumbnail Image
    Item
    Efeito de soluções alimentares nas propriedades mecânicas de força, tensão e deformação de arcos ortodônticos
    (UFVJM, 2023) Neri, Anna Marina Teixeira Rodrigues; Silva, Thiago Fonseca; Araújo, Cíntia Tereza Pimenta de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Durante a prática clínica, constantemente, os ortodontistas observam a biodegradação dos aparelhos ortodônticos. A cavidade bucal e a dieta do paciente apresentam diversas características específicas que favorecem a biodegradação das ligas metálicas. O objetivo do presente estudo foi analisar o comportamento mecânico dos arcos ortodônticos quando expostos diariamente a soluções alimentares. O estudo in vitro teve uma amostra de 550 arcos ortodônticos de CrNi que foram divididos em 5 grupos de acordo com seu calibre e redistribuídos em 5 novos grupos em função da exposição experimental e tempo de realização do teste mecânico. Cada grupo teve uma amostra de 10 arcos (n = 10). A definição do tamanho da amostra foi realizada a partir do ISO 15841:2014 Dentistry – Wires for use in orthodontics. Os arcos foram acondicionados em placas de Petri, imersos em saliva artificial e armazenados em estufa a 37ºC. Após 24 horas, foram submetidos a exposições diárias de 20 minutos em 5 soluções diferentes: saliva artificial, leite, Coca-Cola ®, suco de limão in natura e café. Realizou-se testes mecânicos em três tempos distintos: no primeiro dia do experimento (grupo T0); no décimo quinto dia de experimento (grupo T15); no trigésimo dia de experimento (grupo T30). Testes de normalidade foram realizados (Kolmogorov-Smirnov). A comparação entre os grupos, para os resultados dos testes de força, tensão e deformação foi ajustada em um modelo de Análise de Variância Unidirecional e, posteriormente, submetido ao teste Post-Hoc para comparações múltiplas. Os dados coletados foram tabulados no software SPSS 17.0 for Windows e o nível de significância adotado nos testes foi de 95% (p<0,05). Os arcos sem exposição a soluções alimentares apresentaram maiores valores médios de resistência (teste de força), de tensão e de deformação quando comparados aos arcos expostos a soluções alimentares tanto no grupo T15 como no T30. Conclui-se que ao expor os arcos ortodônticos de CrNi diariamente em diferentes soluções alimentares, ocorre a alteração das propriedades mecânicas de força, tensão e deformação destes materiais.
  • Thumbnail Image
    Item
    Avaliação psicométrica dos questionários de qualidade de vida relacionada à saúde bucal adaptados transculturalmente para a população adulta e infantojuvenil brasileira - revisão sistemática
    (UFVJM, 2023) Gusmão, Yure Gonçalves; Oliveira, Dhelfeson Willya Douglas de; Glória, José Cristiano Ramos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal (QVRSB) investiga como a saúde bucal pode afetar a função, o estado psicológico, os fatores sociais, dor/desconforto e o bem-estar dos indivíduos. Nesse sentido, a presente dissertação teve 2 propostas de investigação ; revisar as propriedades psicométricas dos questionários de qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) adaptados transculturalmente para (I) população adulta e (II) infantojuvenil brasileira. Foi realizada uma revisão sistemática com base nas diretrizes COSMIN (PROSPERO CRD42022300018). Os estudos foram obtidos por meio de buscas eletrônicas nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Web of Science, Lilacs, BVS (BIREME), Scielo e Embase até março de 2023. A seleção dos estudos foi feita por meio de métodos de busca eletrônica com base nos critérios de inclusão aplicados aos títulos e resumos. Os estudos pré-selecionados foram lidos na íntegra para definir se os mesmos preenchiam os critérios de inclusão. Os dados foram registrados qualitativamente para permitir comparações dos estudos por meio de um formulário de avaliação. Para avaliação dos questionários direcionados para a população adulta foram incluídos artigos que relataram a adaptação transcultural de instrumentos (QVRSB) para o português (Brasil), e que avaliaram as propriedades psicométricas de mensuração de instrumentos (QVRSB) em pacientes adultos. Foram excluídos aqueles sobre o desenvolvimento de um novo instrumento e participantes menores de 18 anos. Foram coletadas informações sobre país, tipo de instrumento validado, testes psicométricos e processo de adaptação. A qualidade da evidência foi avaliada usando GRADE. Para avaliação dos questionários voltado para o público infantojuvenil foram incluídos artigos estudos de validação e adaptação transcultural de instrumentos de QVRSB para o português do Brasil, estudos que avaliaram as propriedades de medida de questionários QVRSB em crianças/adolescentes, e que relatassem pelo menos uma das propriedades de medição: confiabilidade, consistência interna, erro de medição, validade de conteúdo, validade de construto, validade de critério, validade discriminante e/ou validade convergente. Foram excluídos estudos de revisão sistemática de medidas de QVRSB; estudos relatando avaliação da QVRSB por meio de instrumentos; construção (desenvolvimento) e validação de um novo instrumento; questionários que possuíam um único item e validação para o Português de Portugal. Para a população adulta, de um total de 6556 artigos, quartorze foram incluídos neste estudo. Dois dos estudos não relataram o processo de adaptação transcultural. O alfa de Crombach variou de 0,69 a 0,96. O processo de avaliação psicométrica esteve ausente em dois estudos e a qualidade de evidência foi considerada moderada. Para população infantojuvenil foram identificados 6675 artigos e dezenove manuscritos foram incluídos. Dezesseis estudos apresentaram as etapas de adaptação transcultural. O alfa de Crombach dos instrumentos revisados variou de 0,59 a 0,86 ,o processo de psicometria esteve ausente em cinco estudos e a qualidade da evidência foi classificada como moderada de acordo com a metodologia GRADE. Os QVRSB adaptados para a população adulta e infantojuvenil possuem evidências sobre os processos de psicometria, tradução e adaptação transcultural, além de serem válidos para a população brasileira.
  • Thumbnail Image
    Item
    Comparação entre placas de reconstrução e parafusos bicorticais na fixação de fratura de mandíbulas atróficas: estudo in vitro
    (UFVJM, 2023) Guimarães, Marco Túllio Becheleni Ávila; Falci, Saulo Gabriel Moreira; Galvão, Endi Lanza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Fraturas em mandíbulas atróficas são relativamente comuns em idosos. Atrofia e enfraquecimento tendem a ocorrer como resultado da redução da vascularização e diminuição do fluxo sanguíneo. O tratamento deste tipo de fratura é desafiador e suas opções de tratamento sofrem grande influência a depender do grau de atrofia presente. O objetivo deste estudo foi comparar dois tipos de fixação de fraturas unilaterais de corpo de mandíbulas atróficas, em grau de severidade Classe II, utilizando parafusos bicorticais e placas do sistema load bearing. Vinte mandíbulas de poliuretano foram divididas em dois grupos e tratadas da seguinte maneira: Grupo-Placa (controle), fixada por meio de uma placa de reconstrução do sistema 2.4mm e 6 parafusos monocorticais e Grupo-Parafusos (teste), fixado com 3 parafusos bicorticais instalados em posição tripoidal. Testes de compressão linear vertical foram realizados em uma máquina de ensaio universal e tiveram as forças de resistência em newtons aferidas nos deslocamentos 1, 3, 5, 7 e 10 mm. Os testes t de student e Mann-Whitney foram utilizados para verificar a diferença entre as médias e medianas, respectivamente. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os grupos teste e controle no deslocamento de 1mm, entretanto, não foram observadas diferenças significativas nos demais deslocamentos o que indicou uma semelhança das resistências dos dois métodos de fixação estudados nestes deslocamentos. Ressalvadas as limitações metodológicas do presente estudo, podemos concluir que os parafusos bicorticais instalados em posição tripoidal apresentaram um bom desempenho no teste mecânico, sendo uma opção viável para a fixação das fraturas unilaterais de corpo em mandíbulas atróficas grau II.
  • Thumbnail Image
    Item
    Efeitos da injeção do fator de crescimento fibroblástico-2 na taxa de retração de caninos maxilares
    (UFVJM, 2023) Santana, Lucas Garcia; Marques, Leandro Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Marques, Leandro Silva; Oliveira, Dhelfeson Willya Douglas de; Pereira, Luciano José; Macari, Soraia
    O fator de crescimento fibroblástico-2 (FGF-2) atua na mitogênese de células endoteliais, bem como aumentando a angiogênese, e controlando a formação de massa óssea e a proliferação de osteoclastos. Isso indica que o FGF-2 desempenha um papel importante na regulação da modelagem óssea e, consequentemente, na taxa de movimentação dentária ortodôntica. O objetivo deste estudo foi realizar um ensaio clínico controlado randomizado de boca dividida piloto, e avaliar os efeitos da injeção do FGF-2 na taxa de movimentação dentária durante a retração de caninos maxilares com aparelhos fixos. A amostra consistiu de indivíduos adolescentes, com os segundos molares permanentes irrompidos, e que apresentavam má oclusão cujo tratamento requeria a extração dos primeiro pré-molares superiores (direito e esquerdo). Os dentes caninos maxilares esquerdo e direito dos participantes foram aleatoriamente divididos e randomizados em grupo controle grupo intervenção (n=8). Após a fase de alinhamento e nivelamento dentário, e imediatamente antes do início da retração do canino (T0), o grupo intervenção recebeu a injeção de 0,1 miligramas (mg) de FGF-2 na mucosa gengival da superfície distal do canino. O grupo controle recebeu apenas força ortodôntica para retração do canino. O desfecho primário avaliado, após 2 semanas (T1), 4 semanas (T2) e 8 semanas (T3), foi a taxa média total e mensal de retração dos caninos, através da medição em modelos de gesso. Os desfechos secundários foram: comparar diferenças entre o lado intervenção e controle na inclinação do canino maxilar e movimentação mesial dos segundos pré-molares maxilares (caracterizando perda de ancoragem); avaliar a dor e desconforto do paciente em relação ao procedimento; e o comprimento da raiz dos caninos (indicadores de reabsorção radicular). Os desfechos foram mensurados mediante cegamento. Para comparar a quantidade de retração dos caninos, o Test-t pareado foi utilizado, através do software SPSS 20.0. Houve diferença estatisticamente significativa nas taxas de movimento dentário entre o lado FGF-2 e controle entre os tempos T2 e T3, e na avaliar do movimento total do canino maxilar (T2-T3: diferença média, 0,77 mm; 95% CI, 0,18, 0,1,13; P = 0.01 mm; T0-T3: diferença média, 1,07 mm; 95% CI, 0,59, 1,53 mm; P = 0,01). Não houve diferenças na perda de ancoragem, inclinação, reabsorção radicular, e percepção de dor entre o lado intervenção e de controle em qualquer ponto do tempo (P > 0,05). A injeção do FGF-2 não teve nenhum efeito na vida diária dos pacientes, exceto por uma leve sensação de dor similar nos dois lados (P > 0,05). Uma porcentagem significativa de pacientes estava disposta a repetir o procedimento e recomendá-lo a outras pessoas. Nenhum dano foi reportado. O FGF-2 foi eficaz em acelerar o movimento dentário total do canino maxilar após 2 meses. Outros parâmetros secundários avaliados não foram diferentes entre os lados intervenção e controle. Todos os pacientes consideraram repetir e recomendá-lo a amigos injeção com FGF-2.
  • Thumbnail Image
    Item
    Tradução, adaptação transcultural e validação de um questionário específico para doenças periodontais: OHIP 14 DP - Br
    (UFVJM, 2023) Martins da Cruz, Timilly Mayra; Gonçalves, Patrícia Furtado; Douglas de Oliveira, Dhelfeson Willya; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gonçalves, Patrícia Furtado; Drummond, Andreia Maria Araújo; Paiva, Saul Martins de; Silva, Cleverson de Oliveira e; Ramos Jorge, Maria Letícia
    A doença periodontal é considerada uma das doenças crônicas mais prevalentes na população adulta mundial. Sua capacidade de influenciar negativamente a qualidade de vida dos pacientes é relevante e tem sido avaliada com base em instrumentos genéricos para esta finalidade. Considerando a ausência de um instrumento de condição específica para se avaliar a amplitude do impacto que esta doença pode causar no bem estar físico e psicológico de pacientes diagnosticados com doença periodontal, nesta tese, buscou-se primeiramente realizar uma revisão narrativa sobre quais instrumentos genéricos tem sido mais utilizados para se avaliar o impacto da doença periodontal na qualidade de vida dos indivíduos, bem como revisar suas características principais. Esta revisão concluiu que atualmente, um dos instrumentos genéricos mais utilizados nos estudos que buscam avaliar o impacto da doença periodontal continua sendo o OHIP 14, seguido do OIDP. O segundo artigo apresentado nesta tese teve como objetivo traduzir, adaptar transculturalmente e validar um questionário específico para se avaliar a influência da doença periodontal no cotidiano desses indivíduos, o OHIP 14 DP - Br. O processo de tradução, adaptação transcultural e validação da versão brasileira do questionário seguiu um protocolo consolidado cobrindo as seguintes etapas: 1) tradução do questionário original (em espanhol) para o português e sua síntese; 2) retro tradução da versão sintetizada para o espanhol; 3) Pré teste em um grupo selecionado (n=30); 4) teste de propriedades psicométricas do instrumento traduzido (n=110), em dois grupos: com e sem doença periodontal. Um painel de especialistas foi montado para monitorar todo o processo e relatórios de cada etapa. O questionário foi aplicado duas vezes no grupo com presença de doença periodontal, dentro de um intervalo de 7 a 10 dias. Os dados foram submetidos a testes de consistência interna e de validade, sendo analisados estatisticamente no software SPSS. A amostra foi composta por 69 mulheres e 41 homens, com média de idade de 40,65 anos. O OHIP 14 DP - Br apresentou o alfa de Cronbach de 0,945 e ICC=0,997, ambos com p<0,001. Além disso, a versão brasileira apresentou associação significativa entre as dimensões do questionário traduzido e a doença periodontal. A correlação entre as dimensões do questionário e a autoavaliação da saúde gengival apresentou valores de rs= -0,310 e p=0,023. Nenhum item do questionário necessitou ser excluído. Conclui-se que o processo de tradução e adaptação transcultural do OHIP 14 DP - Br foi validado, apresentando boa consistência interna, confiabilidade e validade.
  • Thumbnail Image
    Item
    Nanopartículas de seda como material modificador do cimento de ionômero de vidro
    (UFVJM, 2023) Duarte, Ana Caroline Alves; Galo, Rodrigo; Araújo, Cíntia Tereza Pimenta de; Galvão, Endi Lanza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Galo, Rodrigo; Corona, Silmara Aparecida Milori; Sá Pinto, Ana Clara de; Oliveira, Simone Gomes Dias de; Soares, Maria Eliza da Consolação
    O cimento de ionômero de vidro (CIV) é amplamente utilizado em diversas aplicações odontológicas e sua composição vem sendo modificada para que as características físico-químicas e mecânicas sejam melhoradas. Utilizada pela indústria têxtil há muitos anos, a fibroína da seda (FS) apresenta propriedades mecânicas com potencial aplicabilidade em alguns materiais utilizados na Odontologia. Visto isso, objetivou-se avaliar a influência da modificação do cimento de ionômero de vidro, por meio da incorporação de nanopartículas de seda, em suas propriedades mecânicas, físicas e biológicas. Três Cimentos de Ionômero de Vidros (CIV) comercialmente disponíveis (Maxxion, Vidrion R, Ketac Molar Easy Mix) foram reforçados com nanopartículas de FS com 0,2 e 0,5 em peso (%). A microestrutura dos nanopartículas e dos CIVs modificados pela seda foi avaliada por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Dez espécimes de cada um dos materiais não modificados (controle) e modificados nanopartículas de seda foram preparados para ensaios mecânicos, assim como para avaliação da liberação de flúor e atividade antimicrobiana. Os dados apresentaram distribuição normal encontrada sendo utilizado p teste paramétrico ANOVA e teste complementar de Duncan (α=0,05). O reforço com nanopartículas de seda a 0,2% melhorou as propriedades quando avaliado a rugosidade superficial no grupo Vidrion. Na concentração de 0,5% no ensaio de tensão diametral foi possível observar o valor aumentou em comparação a concentração de 0,2% o que não aconteceu se comparado ao grupo controle. Quanto a liberação de flúor houve um aumento significativo do Ketac e elevação discreta dos demais CIVs. Sua ação antibacteriana não foi evidenciada uma vez que não foi possível observar halos de inibição em nenhum dos 3 microrganismos (Streptococcus mutans, Lactobacillus casei, Candida albicans) avaliados. Com base no presente estudo, pode-se concluir que a incorporação das nanopartículas de seda em baixas concentrações, melhorou ligeiramente as propriedades mecânicas, liberação de flúor do CIV, sem promover halos de inibitórios.