Pós-Graduação em Ciências Humanas
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/05d39b96-7bc8-4ec9-b361-17ceb0696cdb
PPGCH - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas
Browse
40 results
Search Results
Item Construção de um jogo didático digital como suporte para professores(UFVJM, 2018) Oliveira, Daniel Alencar Alcântara de; Braga, Elayne de Moura; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Carvalho, Leonardo Lana de; Oliveira, Rúbia LúciaO presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do desenvolvimento de um Jogo Digital Didático (JDD) que visa ensinar História Indígena Brasileira, em consonância com as exigências curriculares das instituições de ensino. Para o desenvolvimento desse jogo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica interdisciplinar pelas áreas da Educação, História, Psicologia e Desenvolvimento de Jogos. Construiu-se um mapeamento das gerações que estão em sala de aula e suas características. Investigou-se as principais leis educacionais brasileiras e as principais metodologias de ensino. Também foram discutidos: Jogos e Gamification. Por fim são apresentados os fundamentos e as etapas da construção do jogo digital didático intitulado “Aya e os Sete Monstros da Mitologia Tupi”, produto desta dissertação.Item Espelho de pedra: a estrutura emergente da arte rupestre nas matas do Alto Araçuaí (Felício dos Santos, MG)(UFVJM, 2019) Greco, Wellington Santos; Fagundes, Marcelo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fagundes, Marcelo; Paula, Adna Cândido de; Horta, Andrei Isnardis; Suñer, Márcia Maria Arcuri; Pádua, Letícia Carolina TeixeiraForam analisados sete sítios de arte rupestre localizados no município de Felício dos Santos, Alto Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Em perspectiva interdisciplinar, o arcabouço teórico da análise se organizou em três conceitos metodológicos primeiros: estrutura, paisagem e estilo. O seu objetivo central foi a investigação de combinações recorrentes nos painéis tomadas enquanto indicadores de um determinado processo de estruturação, tendo o estilo enquanto premissa e a arte como produção técnica de atribuição simbólica, que é integrante e marca da paisagem. Uma vez que a paisagem ocorre junto à ação, os três conceitos norteadores se fecham em um círculo de análise que se movimenta sob a categoria de arte, sendo, então, todos tomados não só enquanto teoria, mas como método, cumprindo assim a prerrogativa da investigação interdisciplinar. É sobre esse movimento que versa esta dissertação, que tem nos resultados alcançados o veio de discussão. Também se deteve a investigar quais relações podem ser tecidas entre os sítios e os vestígios rupestres buscando observar as particularidades que constituíram e podem ter limitado, condicionado ou orientado a(s) escolha(s) ou padrão(ões) de organização dos painéis rupestres e, assim, da(s) (re)construção(ões) da paisagem. Para tanto, se deteve às figuras, em análise sincrônica e diacrônica, partindo do conceito de estrutura. Posto que essas relações se imbricam e coexistem na constituição e manutenção de um todo coeso e coerente, ainda que dinâmico. Esse movimento também foi analisado e é um dos resultados que se apresenta. A pesquisa se decorreu em três trabalhos concomitantes: atividades de campo, análises em laboratório e estudo bibliográfico. Em campo, o registro da arte rupestre se deu por fotografia e descrição categórica. Cada figura foi detalhadamente analisada em suas características intrínsecas de matéria-prima, cor, técnica de execução, desenho, forma e disposição no painel, em consideração com outras figuras. Essas disposições de localização das figuras no painel também receberam atenção, principalmente em razão de ser a arte rupestre um registro fixado, fator que possibilitou a análise segura sobre as combinações, ainda que, como cumpre ressaltar, apenas sinais estejam na rocha. Por isso, defendeu-se o estudo enquanto análise de símbolos, sob a ênfase de que o que se tem são vestígios e as relações que aconteceram, se deram e ocorrem, foram e são fenomenológicas. Pela aplicação do método, mesmo que a análise não se feche em uma consideração única sobre a arte rupestre dos sítios em questão, os resultados alcançados sob tal abordagem teórica conferem a hipótese da existência de organização comum nos painéis dos sítios estudados, havendo um modo estilístico de composição e conformação da paisagem da Serra baseado em específico dinamismo que possibilita, viabiliza e sustenta determinada estrutura emergente das combinações artísticas. Assim, não apenas se evidencia convenções gráficas, como também elucida acordos culturais conjecturados nos/com/pelos vestígios. Nessa perspectiva, arte e paisagem não foram dialeticamente ou dicotomicamente verificadas, mas entendidas juntas como símbolos ocorrentes em inter-relações fenomenológicas envolvidas. Destarte, uma é tanto e como a outra enquanto aquela for. Mesmo que dividido em três capítulos, um de caráter mais teórico, outro sobre a metodologia desenvolvida e um terceiro de apresentação e discussão sobre os resultados, em suma, todo o texto sublinha o quanto a arte ocorre (também) não presa à rocha, ainda que não (se) exista em movimentos arbitrários e de todo desprendidos. Em razão disso, além de se somarem aos resultados de outras pesquisas e conhecimentos sobre a presença humana pré-contato no Alto Jequitinhonha, acredita-se que os dados gerados podem contribuir com perspectivas teóricas, mantendo a ciência em igual dinâmica no movimento de defesa de sua autonomia e qualidade, via democracia.Item O imperialismo em George Orwell: uma análise do pensamento orwelliano acerca do imperialismo britânico no século XX(UFVJM, 2019) Ramos, Pedro Abder Nunes Raim; Mattos, André Luís Lopes Borges de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mattos, André Luis Lopes Borges de; Ruckert, Gustavo Henrique; Arruda, Rogério Pereira de; Porto, César Henrique de QueirozEsta dissertação tem por objetivo analisar o pensamento de George Orwell sobre o imperialismo britânico no século XX. Analisamos no presente trabalho os livros Dias na Birmânia e O Caminho para Wigan Pier, publicados nos anos de 1934 e 1937. Além dos livros, analisamos também os ensaios O Enforcamento, publicado em 1931; Abate de um elefante publicado em 1937; Marrakesh de 1939 e O Leão e o Unicórnio: o socialismo e o gênio inglês de 1941. A partir dessas produções objetivamos compreender sobre a dinâmica do imperialismo britânico na Europa e nas colônias britânicas. Importante suporte para as nossas análises foram os trabalhos de Edward Said (1996, 2005, 2005) além da metodologia da História dos Intelectuais e da Sociologia dos Intelectuais.Item A água e a constituição de lugares e da paisagem regional: um estudo dos chafarizes e da rede hídrica de Diamantina, MG(UFVJM, 2019) Vieira, Bárbara de Castro; Fagundes, Marcelo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lage, Ana Cristina Pereira; Fagundes, Marcelo; Arruda, Rogério Pereira de; Matta, Junno Marins daO presente trabalho tem o objetivo de estudar e analisar a rede hídrica existente no período colonial na atual cidade de Diamantina, MG. Para essa finalidade, teve-se como objeto de estudo e interpretação de mapas da região do XVIII e mapas do arruamento atual, de modo que se pudesse entender as escolhas envolvidas nesses processo que, em algum casos, ainda traz a evidência física destas estruturas arqueológicas. A existência de elementos como chafarizes, além da descoberta de calhas e tanques subterrâneos, foram utilizados e representados nos mapas elaborados para confirmar ou questionar a existência desses cursos d’água. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental para complementar informações acerca das estruturas físicas evidenciadas, sobretudo em periódicos da época em que eram relatados acontecimentos cotidianos que envolviam os chafarizes, as águas e os esgotos. O conceito de patrimônio e sua aplicabilidade nos centros históricos tombados esteve presente nesta dissertação, uma vez que se faz fundamental na compreensão do gerenciamento e gestão destes sítios históricos, assim como a necessidade do estudo da sua estrutura de funcionamento com a finalidade da sua preservação concomitante ao uso, ocupação e apropriação pelos residentes locais. Buscou-se, portanto, o estudo da utilização dos recursos hídricos e a relação do ser humano com a água nos parâmetros de sua simbologia, a necessidade fisiológica, econômica, a característica humana de se apropriar e dominar a água. Como resultado, apresenta-se a confeccção da cartografia temática, produzida a partir do cruzamento de informações, fundamentais para entender os processos de escolhas envolvidos, onde foi possível a representação: (a) das regiões dos quatros arraiais que deram origem ao núcleo urbano da atual cidade de Diamantina, (b) dos arruamentos que se mantiveram até a atualidade, (c) os locais por onde passavam cursos de rios e que deixaram de existir a céu aberto e (d) da relação de status que o acesso à água representava para a sociedade colonial mineira. O estudo ainda permitiu inferências da razão da escolha do assentamento na região, para além dos motivos econômicos e políticos, ou seja, além da mineração diamantífera, evidenciando a relação dos seres humanos com a presença da água, o estabelecimentos de lugares e a constituição da paisagem regional, esta vista como uma construção social. Por fim, em anexo, foi apresentado um inventário de chafarizes que possui relevância por ser esse um instrumento de identificação e proteção dos bens patrimoniais, por meio da sistematização de informação. Neste sentido, a investigação buscou discutir o papel da água para essa sociedade colonial, desde as maneiras de se obtê-la, sua serventia, o uso público e residencial, bem como do consumo da água urbana para além do seu uso para a mineração.Item A pessoa humana em formação: contribuições da antropologia filosófica de Edith Stein para a formação em psicologia no Brasil(UFVJM, 2018) Batista, Danillo Lisboa; Gaspar, Yuri Elias; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gaspar, Yuri Elias; Leite, Roberta Vasconcelos; Cardoso, Camen Lúcia; Coelho Júnior, Achilles GonçalvesA questão da formação do psicólogo, ao lado da reflexão acerca da experiência e da estrutura da pessoa humana, coadunam na temática central deste trabalho. O objetivo principal dessa pesquisa foi investigar como se constitui a formação da pessoa humana, a partir da antropologia filosófica de Edith Stein, a fim vislumbrar itinerários educativos que contribuam para a formação em psicologia no Brasil. Em termos metodológicos tornou-se necessário articular um conjunto de procedimentos que classificam esta pesquisa como fenomenológica, no que se refere à formulação do seu problema e teórica quanto ao seu desenvolvimento, sendo subsidiada pela análise documental e pela revisão bibliográfica. O presente estudo identifica a psicologia como um campo vasto do conhecimento, marcado pelas características plural, híbrido, polissêmico e diverso no que tange às suas possibilidades teóricas e de atuação. O movimento histórico de transformações curriculares dessa ciência vão de uma formação especialista à uma formação generalista. Ao retomarmos a gênese da ideia de formação, encontramos em Edith Stein um aprofundamento que nos revela uma antropologia filosófica que, atenta à estrutura que é própria ao ser humano, torna imprescindível a miragem de uma formação integral da pessoa. Nesse sentido, passamos a diferenciar as ideias de instrução, educação e formação, compreendendo esta última como mais ampla do que o uso corrente, pois, segundo Edith Stein, o processo verdadeiramente formativo deve atingir o núcleo pessoal de cada ser humano e este determina intrinsicamente as possibilidades da formação. Esta compreensão traduz como uma importante tarefa da própria formação, o empenho em ajudar o estudante a reconhecer sua interioridade, a fim de favorecer que o mesmo alcance posicionamentos congruentes e originais. Por fim, ao reconhecermos a pessoa humana enquanto dotada de uma estrutura que a universaliza e de um núcleo pessoal que a singulariza, encontramos no terreno da experiência um meio promissor para que cada estudante de psicologia reconheça a si mesmo em meio ao campo plural, diverso e dinâmico que caracteriza essa ciência e profissão no Brasil.Item Memórias marginais do Beco do Mota: mulheres e crianças no cenário da prostituição(UFVJM, 2019) Teodoro, Débora Antonieta Silva Barcellos; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Mattos, André Luis Lopes Borges de; Lobo, Barbara Natalia Lages; Carvalho, Keila Auxiliadora deEste trabalho tem por finalidade registrar e analisar memórias marginais referentes a prostitutas do Beco do Mota, em Diamantina/MG, no período de 1950 a 1969. Por memórias marginais se entendem aquelas que se distinguem do discurso hegemônico e dos documentos escritos da época, levantados a partir de textos do jornal Voz de Diamantina. Este propósito dialoga com as novas concepções dos estudos contemporâneos das ciências Humanas no que diz respeito à valorização das memórias, tornadas fontes históricas a partir da metodologia da história oral. A importância desta empreitada é enriquecer as discussões a respeito da prostituição e da perspectiva romantizada acerca o Beco do Mota, a partir da amplificação de memórias e histórias que concorrem com os registros predominantes sobre a temática. Para tanto, realizaram-se discussões a respeito das relações sexuais ao longo da história, do lugar da mulher nas sociedades e da prostituição; foram analisados textos de jornal publicados no período do recorte temporal proposto e, por fim, apresentaram-se memórias constituídas a partir da coleta de relatos orais de depoentes que tiveram algum tipo de vínculo com mulheres que trabalharam como prostitutas na mais famosa zona de meretrício diamantinense. Os textos de jornal analisados demonstraram as influências da associação entre imprensa diamantinense e Igreja católica sobre a condução moral da sociedade, a qual distinguia mulheres entre boas e más, de modo a criar um dualismo entre esposas e prostitutas. A análise dos textos jornalísticos permitiu, também, compreender a relação entre a Ditadura Militar (1964-1985) com a extinção do meretrício no Beco do Mota. Deste modo, subjetividades das meretrizes permaneceram apagadas dos registros históricos, em função tanto do estigma que paira, historicamente, sobre a prostituição quanto do imaginário coletivo fomentado pelo discurso hegemônico local. Já as memórias apresentadas a partir da produção das fontes orais revelaram uma série de especificidades referentes às prostitutas que não eram sequer mencionadas nos registros escritos, tais como: a dedicação à maternidade; os passados de violação sexual e violência vivenciados por algumas; os laços de solidariedade delas entre si e em relação a outros sujeitos participantes do meretrício; fatos do cotidiano de seus filhos e filhas dentro e fora da zona de meretrício; a vaidade intrínseca ao universo feminino; afetos; relações familiares construídas após o desmantelamento das zonas do Beco do Mota. A partir das narrativas de um depoente filho de uma ex-prostituta emergiram detalhes sobre o cotidiano de uma criança que passou parte de sua infância na zona boêmia, o que se configurou como um elemento inesperado e agregador ao trabalho.Item Alteração dos registros públicos como meio de inclusão social e garantia dos direitos dos transexuais: da lacuna jurídica ao reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal(UFVJM, 2019) Vieira, Juliana Gouvêa; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Magalhães, Kênia Guimarães Rodrigues; Drummond, Andréia Maria Araújo; Ramos, Davidson Afonso deA alteração de nome e gênero do transexual no registro de nascimento foi matéria de muita discussão, por não receber amparo legal por muito tempo. Diante da ausência da lei cabia aos magistrados diante das ações propostas nos Tribunais brasileiros por transexuais, que desejassem ver seus registros civis retificados, julgar de acordo com: princípios e costumes gerais de direito, normas infralegais, como as Resoluções do Conselho Federal de Medicina e, de acordo com suas próprias convicções. Recentemente, foi julgada a Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.275, onde o Supremo Tribunal Federal decidiu pela possibilidade de transexuais alterarem nome e gênero no registro civil de nascimento diretamente nos cartórios, sem a necessidade de se submeterem à cirurgia de transgenitalização. Esta dissertação é uma análise sobre o caminho percorrido pelo transexual, inicialmente através da propositura de ações judiciais que se arrastavam por significativo período de tempo, até alcançar a pretendida modificação do seu registro, a partir de autorização judicial e os reflexos no Registro Civil das Pessoas Naturais decorrentes da decisão da Suprema Corte.Item Narrativas orais do Alto Jequitinhonha: uma proposta de análise tópica em contos populares do Serro – MG(UFVJM, 2018) Vieira, Valdinei Pedro Sales; Cintra, Marcos Rogério; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cintra, Marcos Rogério; Sobreira, Ricardo da Silva; Nascimento, Kátia Honório doNesta dissertação encontra-se o resultado de uma pesquisa que foi realizada sobre um corpus de contos populares do Serro – MG. Esses contos foram coletados e transcritos sob a ótica da Perspectiva Textual-interativa (PTI) e da categoria de análise do Tópico Discursivo (TD). O objetivo foi estabelecer uma estruturação que permita identificar a segmentação do gênero conto de encantamento e também analisar a existência de elementos recorrentes capazes de identificar o conto de encantamento como atividade interlocutiva e interacionista. Para além de reunir um estudo sobre pesquisas e publicações brasileiras desde o séc. XIX, este trabalho aborda a missão de pesquisadores que seguiram pelos caminhos do Vale do Jequitinhonha na tentativa de coletar narrativas orais desta região. Por isso, inferimos que os resultados, modulados de acordo com a performance do contador, serão importantes para o reconhecimento de uma identidade da vida cultural, social e histórica do Vale. O diferencial deste trabalho é que o conto popular, sempre estudado pela riqueza simbólica ou pela notável função literária, é agora assentado sob o foco da PTI e da análise tópica. A princípio concluímos que a tentativa de registrar a riqueza da voz de povos interioranos não se limita somente ao interesse da Sociolinguística. Pelo contrário, o conto popular, tão resiliente diante de uma sociedade marcadamente grafocêntrica e com forte inclinação a estudos sobre a linguagem de prestígio, mais do que romper com posturas de observações estigmatizadas sobre a língua falada oferece rica fonte para estudos interdisciplinares.Item Práticas de ensino: gamificação como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem(UFVJM, 2018) Santos, Marina Lindsay dos; Braga, Elayne de Moura; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Carvalho, Leonardo Lana de; Arrais, Marcos; Villela, Maria Lucia BentoDiante de um cenário onde as discussões para os novos caminhos nas práticas de ensino-aprendizagem escolar se faz cada vez mais presente, é preciso repensar maneiras do fazer prático em sala de aula. Estudos de técnicas que aproximem os alunos ao mundo dos games podem ser interessantes quando se percebe o desafio enfrentado pelas instituições de ensino em conectar-se ao mundo dos alunos advindos de gerações intrinsicamente ligadas ao uso das tecnologias digitais. A proposta deste trabalho é realizar um estudo bibliográfico sobre as práticas tradicionais de ensino, a atual sociedade da informação e a gamificação. A partir da concepção que existe uma ruptura entre o ensino tradicional escolar e o dia-a-dia dos indivíduos nascidos em um mundo em que as tecnologias são usadas para estudo, trabalho, lazer e comunicação, o objetivo desta pesquisa foi identificar os principais recursos da gamificação que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A gamificação pode ser entendida como a utilização de elementos dos jogos em um contexto que não é propriamente o jogo. A partir da pesquisa bibliográfica e a metassíntese qualitativa obteve-se como resultado um instrumento que apresenta as principais características da gamificação que precisam ser observadas para planejar uma estrategia gamificada no ambiente da educação, de forma que possam servir de base para os profissionais e pesquisadores da área.Item O estudo da imaginação simbólica em Gilbert Durand como fator de equilíbrio humano(UFVJM, 2018) Lima, Nicele Aparecida de; Rückert, Gustavo Henrique; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rückert, Gustavo Henrique; Oliveira, Rúbia Lúcia; Silva, Frederico Martins eToma-se como objeto geral deste estudo a imaginação simbólica apresentada por Gilbert Durand como uma das formas pelas quais o homem tem procurado equilibrar as tensões e pulsões que advêm do seu próprio corpo e do mundo. A estruturação da imaginação simbólica é capaz de responder, conforme os estudos de Durand, aos questionamentos de passagem do tempo e termo da vida como experiências angustiantes humanas. A perspectiva sociológica de Durand considera o símbolo como um vasto campo, aborda o estudo das imagens que podem se desenrolar e fornecer outras imagens. Para Durand o símbolo designa o processo geral de pensamento, simultaneamente indireto e concreto e que, por conseguinte, constitui o dado fundamental da consciência humana. Deste modo, os símbolos designam, no sentido lato, a expressão cultural concreta do arquétipo e especificam-se sob a influência do meio físico (clima, fauna, vegetação, etc.) ou cultural (tecnologia, práticas alimentares, organização familiar ou social, etc.). A resposta dos questionamentos poderá aviar construções argumentativas extraídas das obras de Gilbert Durand que impliquem na ampliação do discurso sobre a imaginação simbólica de forma epistemológica e interdisciplinar servindo também de subsídio para outras pesquisas que abordarem o tema.