PPGES - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ensino em Saúde (Dissertações)
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Item Participação do sistema interferon na COVID-19 em crianças e sua relação com a evolução da doença, capacidades cognitiva e funcional e habilidades motoras(UFVJM, 2023) Ferreira, Alice dos Santos Nunes; Rocha Vieira, Etel; Matos, Mariana Aguiar de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Crianças infectadas por SARS-CoV-2 podem desenvolver a Síndrome Pós-COVID-19, apresentando sintomas persistentes, como dificuldade de concentração, perda de memória, fadiga, dispneia, entre outros. Em infecções virais, o sistema interferon (IFN) constitui a primeira linha de defesa e sabe-se que o SARS-CoV-2 pode inibir a via de indução do IFN. Desta forma, a Síndrome Pós-COVID-19 pode estar ligada à ativação deficiente ou insuficiente do sistema IFN. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a ativação do sistema IFN e as capacidades cognitiva e funcional e habilidades motoras em crianças acometidas pela COVID-19. Trata-se de um estudo longitudinal e prospectivo, em que foi realizado o levantamento de dados clínicos das crianças diagnosticadas com COVID-19; avaliada a resposta antiviral pela quantificação da expressão de IFNA2, IFNB e IFNL2/3 e ISG 6-16 e OAS, em amostras de nasofaringe; e avaliada a capacidade cognitiva através do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), teste de Fluência Verbal e Torre de Hanoi; funcional através do Incremental Shuttle Walking Test (ISWT) e habilidades motoras pelo Teste de Desenvolvimento Motor Grosso (TGMD-2), 6 meses após a infecção. Foram incluídas no estudo 16 crianças que tiveram COVID-19 no período de novembro de 2021 a março de 2022, sendo 68% do sexo feminino e idade média de 7,20 ± 1,90 anos. O sintoma mais frequente apresentando pelos participantes durante a infecção foi febre (87,54%). Em relação à avaliação cognitiva, 31% das crianças obtiveram resultado abaixo do esperado no MEEM e na avaliação das funções executivas pela Torre de Hanoi, os participantes erraram em média 1,20 ± 1,56 vezes, fizeram 13,40 ± 7,80 movimentos e executaram a tarefa em 56,00 ± 56,58 segundos. De acordo com o desempenho no TGMD-2, 36% das crianças ficaram abaixo da média. A distância média percorrida pelos participantes do estudo foi de 474,38 ± 149,94 m, sendo aproximadamente 2,62 vezes menor que a distância predita para o grupo. As crianças que ficaram abaixo da média no TGMD-2 tiveram maior expressão nasofaríngea de IFNB. No entanto, não foi encontrada relação entre as capacidades cognitiva e funcional, habilidades motoras e a expressão dos genes do sistema IFN na infecção pelo SARS-CoV-2.Item Representações sociais dos profissionais da rede de atendimento e proteção social sobre as famílias de crianças e adolescentes que sofreram violência(UFVJM, 2018) Rocha, Andreza Aparecida; Sant’Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sant’Anna, Paulo Afrânio; Novaes, Adelina de Oliveira; Lima, Josélia Barroso QueirozO fenômeno da violência encontra na família espaço propício para a sua naturalização, principalmente, no que se refere às crianças e aos adolescentes. Ao buscar entender a complexidade desse fenômeno e a necessidade de ações interdisciplinares na prevenção e tratamento das sequelas produzidas por ele, este trabalho possui o objetivo de identificar as Representações Sociais dos profissionais atuantes na Rede de Apoio e Proteção Social sobre famílias de crianças e adolescentes que sofreram violência, bem como suas influências no processo de inclusão destas famílias nas ações da Rede do município de Diamantina- MG. O presente estudo justifica-se pela importância das relações familiares no processo de socialização, o que aponta para a relevância de sua consideração no processo de atendimento profissional, bem como o reconhecimento histórico social das relações de classe que se estabelecem entre profissionais e grupos atendidos. A abordagem metodológica empregada foi de natureza qualitativa exploratória, na modalidade de estudo de caso, na qual se utilizou as técnicas de entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental. A análise dos dados se desenvolveu conforme análise de conteúdo sustentada pela Teoria das Representações Sociais. Os sujeitos do estudo foram os profissionais que atuam na Rede de Apoio e Proteção Social às Crianças e aos Adolescentes, que se encontram vinculados ao Grupo Rede Polícia e Família, que se reúne com o objetivo de traçar estratégias para o atendimento do município. A organização dos dados permitiu que o objeto de representação fosse compreendido em três aspectos diferentes, a saber: em contexto geral, de violência e de atendimento. Os sentidos apresentados indicaram as seguinte práticas: de caráter pedagógico e punitivo, com objetivo de corrigir os desvios comportamentais; de cunho altruístas e assistencialistas, com o objetivo de suprir as carências consideradas pertencentes ao público atendido; e do tipo acolhedoras que destacaram atitudes de empatia, escuta e crença no potencial das famílias. Os aspectos cognitivos das representações sociais, ancoragem e objetivação foram identificados. O primeiro distinguiu-se nos preceitos constitucionais que colocam a família enquanto base da sociedade, ao mesmo tempo em que essa deve ser protegida pelo Estado, neste sentido necessita encontrar-se em condição de vulnerabilidade, para atuação profissional. Já a objetivação apresentou-se por meio de um caráter especular do padrão de comportamento dos filhos, em relação ao comportamento familiar. Embora a maiora das práticas evidenciadas estejam pautadas na relação de verticalidade, as diferentes representações proporcionadas pela heterogeneidade do grupo, apresentam uma possibilidade de tensão nos padrões hegemônicos que pode ser acentuada por meio do processo de conhecimento, compreensão e conversação em torno das representações vigentes.