PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
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Item Contribuições do PIBID: um olhar dos licenciandos dos cursos de Matemática e Química na modalidade a distância da UFVJM(UFVJM, 2022) Santos, Tayane Gomes Pereira; Ferreira, Adriana Assis; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Niquini, Cláudia Mara; de Paula, Everton Luiz; Lannes, Wagner; Cabral, Wallace AlvesA questão da formação de professores esteve presente, de diversas formas, ao longo do percurso pedagógico do Brasil. Ao longo da história, foram lançados desafios para a formação docente, e críticas à política educacional são levantadas, destacando-se as questões da desprofissionalização e da precarização da formação. Apesar de esta ser uma etapa essencial para a melhoria do processo de ensino, são muitos os obstáculos para a formação de professores, principalmente na modalidade EaD, em que o aluno necessita de maior disciplina/organização para planejar os estudos. Pesquisas têm mostrado que grande parte dos acadêmicos das licenciaturas abandona o curso, e muitos que o concluem optam por não atuar na área de formação. Na tentativa de fomentar a iniciação à docência nas instituições de Educação Superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura de graduação plena, para atuar na Educação Básica pública, foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esse programa consiste em uma proposta de incentivo e valorização da docência, promovendo a inserção do licenciando no âmbito das escolas públicas para desenvolver atividades didático-pedagógicas, orientadas por um professor-supervisor. Nesse contexto, o presente trabalho buscou verificar as contribuições do PIBID para a formação dos licenciados dos Cursos de Matemática e Química, modalidade a distância, da DEAD/UFVJM, uma vez que lhes é oferecida uma formação fundamentada na reflexão e problematização de situações reais relacionadas à atividade docente. Para tanto, a metodologia que se utilizou é do tipo exploratória, devido ao fato de esse tipo de metodologia apresentar características condizentes com o problema de pesquisa e com a natureza dos objetivos deste estudo. Sendo assim, a pesquisa utilizou como instrumentos de produção de dados a entrevista semiestruturada, realizada individualmente com os pibidianos, sujeitos desta investigação, buscando identificar as contribuições do PIBID na visão deles. As análises desenvolvidas neste estudo apontaram que as atividades realizadas pelos bolsistas lhes permitiram experienciar a docência nos espaços reais da profissão, mostrando que a convivência no ambiente escolar público trouxe momentos estimulantes, criativos e diversificados, proporcionando contribuições à formação inicial dos licenciandos, tais como construção da identidade docente, melhor articulação entre teoria e prática, prática pedagógica no contexto real profissional e permanência no curso EaD. Por fim, o estudo fortaleceu a ideia de que o PIBID produz impactos positivos à formação inicial dos alunos-bolsistas, especialmente estudantes da modalidade EaD, contribuindo para a construção da identidade docente.Item Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica: compreensão dos programas a partir de licenciados em Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2021) Oliveira, Tiago Henrique de; Niquini, Cláudia Mara; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Niquini, Cláudia Mara; Oliveira, Leida Calegário de; Cordeiro, Leandro Batista; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de LimaA presente dissertação teve por objetivo compreender o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedágogica (RP) na formação inicial de professores, sob a ótica dos egressos do curso de licenciatura em Educação Física (EFI) da UFVJM que participaram de ambos os programas, verificando suas aproximações com os estágios, o uso da carga horária na integralização do curso, a presença de documentos norteadores, além do desenvolvimento dos programas no ambiente escolar e no espaço da universidade. A partir de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas para a construção das informações, a amostragem foi composta por 06 (seis) egressos do curso de EFI da UFVJM que participaram por 6 (seis) meses do Pibid e 6 (seis) meses da RP durante trajetória acadêmica. Por envolver seres humanos a pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa – CEP da UFVJM, recebendo parecer favorável através do nº 4.122.356 de 29/06/2020. Os entrevistados relataram vários pontos importantes sobre ambos os programas, dando destaque às experiências que favoreceram o contato com estudantes da escola básica e suas realidades; além de participação em eventos e projetos adjacentes aos programas. A baixa utilização dos documentos norteadores foi algo realçado e o aproveitamento das horas da RP no estágio obrigatório do curso foi algo sinalizado como confuso. Entre distintas falas e experiências, torna-se possível afirmar que, os dois programas qualificaram a formação dos licenciados e contribuíram para o desejo de seguir uma possível carreira docente, realçando, contudo, as mazelas da educação pública e a necessidade de maiores investimentos na educação básica de brasileiros e brasileiras.Item PIBID: tornei-me professor?(UFVJM, 2018) Santana, Djiácomo Neves; Ramalho, Maria Nailde Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Maria Nailde Martins; Vieira, Flávio César Freitas; Moraes, Emília MurtaAs políticas públicas educacionais voltadas para a formação de professores nas universidades brasileiras têm sido objeto recorrente de debates e estudos nos meios acadêmicos. Nessa direção, a presente pesquisa analisou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Campus Diamantina – MG, com o objetivo de verificar, junto aos ex-bolsistas formados na Licenciatura em Pedagogia, se as atividades desenvolvidas no PIBID contribuíram para sua formação docente. Para o alcance desse objetivo, foi feito um recorte temporal entre os anos de 2014 e 2015, com análise restrita ao curso mencionado. Tal opção ampara-se no fato de ser o curso responsável pela formação dos professores que atuam anos inicias da educação básica. O aporte teórico para sustentar este estudo foram autores como NÓVOA (1992), PIMENTA (1997), SAVIANI (2013), ROMANELLI (1986) e TARDIF (2002), dentre outros, por acreditar que trazem uma base sólida às reflexões próprias ao processo de formação docente. A organização deste trabalho propôs um estudo de caso, de caráter quantitativo, sem deixar de considerar e analisar qualitativamente os dados obtidos. Para tanto, foi feita uma pesquisa documental em fontes oficiais, através dos registros do PIBID da UFVJM. Foi realizada, ainda, uma revisão bibliográfica em livros, artigos, teses e dissertações referentes à formação de professores e políticas públicas. A coleta de dados ocorreu a partir de um questionário, enviado pelo Google Drive, aos alunos da licenciatura acima mencionada, que já concluíram o curso e que participaram do PIBID durante sua formação na UFVJM. Acreditamos que as considerações advindas desta pesquisa podem contribuir para a produção científica na área de políticas públicas educacionais, tanto da UFVJM quanto de outras instituições educacionais, pelo fato de o objeto ser de grande relevância no processo de formação docente, principalmente para as licenciaturas, como possibilidade de aproximar elementos que venham a favorecer o graduando a tornar-se professor.Item Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID: contribuições, desafios e possibilidades para o processo formativo da Pedagogia da UFVJM(UFVJM, 2016) Maia, Mânia Maristane Neves Silveira; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Machado, Liliane Campos; Ramalho, Maria Nailde MartinsTrata-se de uma investigação que tem como objeto de pesquisa o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência - PIBID - enquanto processo formativo de incentivo à docência, desafios, possibilidades e contribuições desse para os bolsistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, com sede na cidade de Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Este trabalho vincula-se a linha de pesquisa "Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais" do Programa de Mestrado em Educação da UFVJM e tem como questão norteadora, o questionamento acerca dos desafios, possibilidades e contribuições do PIBID em relação ao incentivo à docência para o processo formativo do acadêmico do curso de Pedagogia da UFVJM. O objetivo geral é analisar desafios, possibilidades e contribuições do PIBID em relação ao incentivo à docência para o processo formativo do acadêmico do curso de Pedagogia da UFVJM. A pesquisa constitui-se em um estudo de caso que articula os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e de campo de caráter qualitativo e quantitativo. Os sujeitos colaboradores foram vinte e dois acadêmicos e um professor coordenador do PIBID do curso de Pedagogia da UFVJM. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista. Para a análise dos dados criou-se as seguintes categorias de análise: políticas públicas; processo formativo; incentivo à docência e contribuições, possibilidade e desafios. A dissertação está organizada em seis capítulos. O primeiro apresenta a introdução, o segundo o percurso metodológico. O terceiro aborda as políticas públicas para as licenciaturas: contexto histórico e legal, discutindo as políticas públicas nos cursos de licenciatura e no contexto da formação de professores no Brasil, bem como a trajetória das licenciaturas em geral e do curso de Pedagogia da UFVJM trazendo também o perfil dos acadêmicos bolsistas do PIBID. No quarto, capítulo discute-se o PIBID no curso de Pedagogia da UFVJM enquanto processo formativo, focando a análise nas narrativas dos alunos e da coordenadora do subprojeto da Pedagogia. Finalmente, no quinto capítulo o PIBID como incentivo à docência desafios e possibilidades, concomitante as análises das narrativas dos sujeitos colaboradores. O estudo evidenciou o PIBID como um programa que, além de incentivar a docência, contribui para o processo formativo dos acadêmicos do curso de Pedagogia/UFVJM.