PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786
Browse
4 results
Search Results
Item Extensão universitária em direitos humanos: análise dos projetos de extensão do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex)(UFVJM, 2021) Mascarenhas, Newller Thiago Fernandes; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Ramalho, Mara Lúcia; Brito, Marcelo; Paula, Simone Grace deEste trabalho tem como objetivo geral analisar a relevância e as contribuições da Extensão Universitária desenvolvida na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para a Educação em Direitos Humanos (EDH). Adota como referencial teórico central os ensinamentos do educador Paulo Freire sobre a educação como um processo para a liberdade. Foram selecionados projetos de extensão desenvolvidos com recurso do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), classificados na área temática principal “Direitos Humanos e Justiça”, executados no período de 2018 a 2021. Após seleção, foi realizada análise de conteúdo dos formulários de registro e relatórios semestrais dos bolsistas selecionados, visando destacar a importância da Extensão Universitária em Direitos Humanos para a construção dos sujeitos de direitos. Trata-se de pesquisa documental, com fundamentação legal, de natureza quantitativa e qualitativa, e método de abordagem exploratório, buscando uma proximidade com os 4 (quatro) projetos selecionados, objetos da pesquisa: 10ENVOLVER E JUVENTUDE: empoderamento do Grupo Unijovens, Ousadia & Alegria de Santa Luzia, Crisólita/MG e de outros coletivos juvenis dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; ESTUDANTES QUILOMBOLAS, INDÍGENAS E CAMPESINOS NA UFVJM: diálogos entre saberes e seus territórios; MULHER LIVRE DE VIOLÊNCIA: prevenção e fortalecimento do protagonismo das Mulheres do Cedro, e VOZES FEMININAS. Pelo trabalho, foi possível perceber a relevância da Extensão Universitária no processo de conscientização e empoderamento dos sujeitos. Os 4 (quatro) projetos de extensão analisados possibilitam a formação cidadã dos universitários e a transformação dos indivíduos e grupos beneficiados, por meio da troca de conhecimentos entre Universidade e Sociedade.Item A formação continuada dos profissionais da educação básica no território de atuação da UFVJM: uma análise das propostas de extensão(UFVJM, 2018) Souza, Maria Prisilina de; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Ramalho, Maria Nailde Martins; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eEsta pesquisa tem como objetivo geral mapear ações de extensão desenvolvidas pela UFVJM para a formação continuada dos profissionais da educação básica no período de 2013 a 2016, buscando verificar se essas ações têm atendido o território de atuação da UFVJM. O referencial teórico aborda a questão das Políticas Públicas e da Formação dos Profissionais da Educação a partir dos seguintes temas: a) História da formação de professores no Brasil; b) Formação inicial e continuada de professores no Brasil; c) Modelos de formação de professores: d) Gestão democrática no Brasil; e) Formação de gestores pedagógicos; f) Histórico da Extensão Universitária no Brasil e na UFVJM. A metodologia concentrou-se na pesquisa documental, no levantamento de ações de extensão registradas na Pró-Reitoria de Extensão – PROEXC/UFVJM durante o período que analisamos. A abordagem qualitativa destes documentos foi realizada em três momentos: seleção dos documentos, acesso e a análise. Após a análise dos registros de ações na PROEXC, optou-se por pesquisar todas as ações de extensão para formação continuada dos profissionais da educação básica, considerando a contribuição que esta pesquisa trará para a Instituição objeto de estudo. A partir de tal processo, chegou-se a duas categorias de análise e à definição dos eixos temáticos norteadores da discussão. A primeira aborda a institucionalização da extensão como um caminho para a formação continuada dos profissionais da educação em território brasileiro e na UFVJM. A segunda aponta possíveis relações entre as políticas públicas nacionais e estaduais para a formação continuada e as atividades extensionistas da UFVJM. O estudo demonstrou que a formação continuada dos Profissionais da Educação Básica foi contemplada nas ações de Extensão Universitária da UFVJM no período de 2013 a 2016. Evidenciou-se, também, que as temáticas tratadas nas referidas ações desvelam, entre outras questões, uma aparente relação e/ou interação com as políticas públicas nacionais e estaduais vigentes, especialmente no que diz respeito à interdisciplinaridade, que abre a possibilidade de diálogo da educação com as diferentes áreas do conhecimento, atendendo assim às Diretrizes da Extensão da UFVJM e possibilitando um diálogo multi, inter e transdisciplinar com a comunidade acadêmica.Item Análise sobre os impactos da implementação da Lei 10.639 no município de Teófilo Otoni(UFVJM, 2017) Magalhães, Lidiane Silva Rocha; Fonseca, Lilian Simone Godoy; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Lilian Simone Godoy; Roza, Luciano Magela; Rodrigues, Cláudio EduardoA história oficial do Brasil e seus registros em livros, bem como os currículos escolares sempre deram ênfase à influência da cultura europeia na construção da nação brasileira, desconsiderando a inegável, forte e incisiva contribuição cultural dos povos indígenas e africanos nesse mesmo processo. De um modo geral, verifica-se que professores e escolas ainda não aprenderam a conviver com essa realidade e, por conseguinte, não sabem abordar de maneira significativa o tema, reforçando o caráter eurocêntrico dos conteúdos, perpetuando a exclusão, o preconceito e o racismo nas relações. Enquanto política pública em educação voltada para a população negra do Brasil, as Leis 10.639/03 e 11.645/08 tornaram obrigatórios o ensino de História e Cultura da África e Afro-brasileira e como instrumento concreto para o cumprimento delas foi criado o Projeto UNIAFRO com o objetivo de oferecer formação continuada de professores na temática. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva averiguar e avaliar as contribuições do curso de formação continuada de professores do Vale do Mucuri: Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, ofertados pela UFVJM/NEAB (2008 a 2011) no Campus Mucuri, para a implementação da Lei 10.639 no município de Teófilo Otoni. Para atingir os objetivos propostos, metodologicamente adotou-se pesquisa explicativa e quanto aos meios foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental sobre formação continuada de professores, diversidade e relações étnico-raciais. Os dados da pesquisa de campo foram coletados através da realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários a professores que participaram do curso em questão. O foco da pesquisa de campo foi promover o registro da percepção dos sujeitos quanto à experiência vivenciada no curso de formação e suas contribuições para a abordagem da temática em sala de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa demonstram que a sociedade de maneira geral e a escola especificamente, ainda apresentam dificuldades em implementar a lei no currículo e nas práticas do cotidiano escolar. Nesse sentido, é de extrema relevância a realização de cursos de formação que abordem essa temática, uma vez que os professores exercem papel significativo na efetivação da referida lei.Item Projeto de Extensão Universitário Cidadão: uma análise sobre a prática extensionista com ênfase nas relações multi, inter e/ou transdisciplinares e interprofissionais(UFVJM, 2017) Chaves, Vanusa Soares; Paccola, Rivaldo Alfredo; Santos, Amedis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paccola, Rivaldo Alfredo; Alves, Thamar Kalil de Campos; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de LimaAo longo da história das civilizações, as universidades desempenharam importante papel em prol do desenvolvimento das sociedades, sendo portadoras de uma herança cultural de saberes, ideias e valores. A transmissão desse legado é imprescindível para o avanço científico e tecnológico, mas também fundamental para a construção de uma cultura voltada para um ensino metaprofissional, metatécnico, que forme o profissional ético e consciente da sua importância no processo de transformação social. As funções da educação superior estão previstas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo 207 que assim dispõe: ―as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão‖. A compreensão deste comando constitucional pelos sujeitos envolvidos no processo de formação acadêmica traduz-se em perceber a importância da atividade extensionista em sua dimensão social e humanista, capaz de reunificar os saberes compartimentados pelas rígidas especializações disciplinares e não apenas como um resíduo ou apêndice da ação universitária em seu viés assistencialista, ações sociais típicas das perspectivas liberais. Considerando a importância da extensão para a formação profissional do discente, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), realizado em maio de 2012, criou a Política Nacional de Extensão Universitária, que ratificou o Plano Nacional de Extensão Universitária de 1999 e acrescentou outros objetivos necessários ao enfrentamento dos novos desafios para o fortalecimento da extensão universitária no país, sendo que um dos pontos que interessa à pesquisa em tela é o Objetivo 5 constante neste documento que visa ―estimular atividades de Extensão cujo desenvolvimento implique relações multi, inter e ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da Universidade e da sociedade‖. Com fundamento na supracitada meta, a pesquisa em tela se propõe a investigar como a prática extensionista pode promover uma interligação de saberes através de metodologias multi, inter e ou transdisciplinares e interprofissionais e como a mesma pode contribuir para a formação profissional do discente, a partir da análise da experiência vivenciada por 25 (vinte e cinco) acadêmicos dos cursos de Direito, Serviço Social, Nutrição, Farmácia, Biomedicina e Educação Física das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni/DOCTUM e Universidade Presidente Antonio Carlos/UNIPAC, ambas localizadas em Teófilo Otoni/MG, no Vale do Mucuri, em um Projeto de Extensão denominado Universitário Cidadão, realizado durante 15 dias das férias escolares de julho de 2011, nas cidades mineiras de Itaipé e Setubinha que apresentavam baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Esta experiência extensionista idealizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, gestada como política pública de combate à pobreza nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, deu ênfase ao trabalho de equipes multiprofissionais, não sendo parcos os exemplos de interação entre os vários cursos de graduação. Após 06 (seis) anos desta incursão em campo pelos discentes, quando já se graduaram e estão (ou não) inseridos no mercado de trabalho, atuando (ou não) nas respectivas profissões, recolhemos as impressões destes dias de aprendizado interprofissional para analisar o impacto da atividade extensionista na formação profissional dos egressos. A pesquisa tem cunho qualitativo e a metodologia utilizada quanto aos fins foi descritiva e exploratória, sendo utilizada a análise documental e bibliográfica, além de estudos correlacionais. O instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada aplicada a oito participantes e a análise de dados foi organizada conforme metodologia apropriada da obra intitulada Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin.