PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786

Browse

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Thumbnail Image
    Item
    Regras de associação aplicadas ao problema de evasão de alunos de cursos de pós-graduação (Lato Sensu) na modalidade EaD de uma instituição de ensino privada
    (UFVJM, 2021) Souza, Dayane Priscila Bicalho de; Pitangui, Cristiano Grijó; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Silva, Cristiano Maciel da; Assis, Luciana Pereira de
    Um dos grandes desafios enfrentados pelo Ensino a Distância (EaD) é a desistência do aluno antes da conclusão do curso. Neste sentido, este problema tem sido abordado sobre os mais variados aspectos. Contudo, estudos sobre a evasão de cursos de pós-graduação EaD ainda são mais restritos quando comparados a cursos de graduação nesta mesma modalidade, notadamente devido a menor disponibilidade de dados. Este trabalho realiza a análise dos fatores que levaram à evasão de cursos de pós-graduação EaD de uma Instituição de Ensino privada, a qual detém mais de 300 mil alunos. Para tanto, utilizaram-se ferramentas de estatística descritiva como também de Mineração de Dados, mais especificamente de Regras de Associação. Os resultados apontam que fatores institucionais relacionados ao material didático e dificuldades com recursos tecnológicos foram alguns dos principais agentes causadores de evasão nos cursos.
  • Thumbnail Image
    Item
    Evasão nos cursos técnicos oferecidos a distância pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG no período de 2014 a 2018
    (UFVJM, 2020) Andrade, Thiago Machado e; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis
    A Educação a Distância auxilia no melhor alcance da população de localidades mais distantes dos grandes centros educacionais. Com os avanços tecnológicos, o número de ofertas de cursos e, consequentemente, estudantes nessa modalidade aumentaram bastante. Entretanto, com essa expansão, verifica-se que a evasão é um dos sérios obstáculos enfrentados pelas instituições que oferecem essa modalidade de ensino. O Instituto Federal do Norte de Minas – IFNMG atua em uma área de abrangência de população com quase 3 milhões de habitantes e também é afetado pelo fenômeno da evasão nos cursos a distância. Nesse sentido, planejar ações estratégicas para lidar com o problema do abandono dos alunos é fundamental para o alcance dos objetivos do IFNMG. A partir desse cenário, este trabalho objetiva apresentar diagnóstico da evasão nos cursos técnicos da Educação a Distância do IFNMG nos anos de 2014 a 2018, verificando como a instituição trata a matéria da evasão. Para cumprir esses objetivos, adotou-se abordagem metodológica quantitativa de pesquisa. Quanto aos fins, foi adotada a pesquisa exploratória e quanto aos meios as pesquisas bibliográfica e documental. Os dados levantados do Sistec e documentos institucionais do IFNMG, bem como legislações específicas, foram tratados com a técnica de análise de conteúdo. De acordo com o Sistec, a taxa de evasão geral dos cursos técnicos a distância do IFNMG chegou a 43% em 2014, mas foi diminuindo com o passar dos anos e chegou a 13% em 2018. No entanto, ao se analisar por unidade do IFNMG, esse índice ultrapassa a 50% em pelo menos algum campus em cada ano analisado. A situação é semelhante ao se analisar os números por curso. Ocorrências que destacam atenção, pois a literatura mostra que o problema atinge a educação em todos os níveis, tipos e modalidades e, por isso, merece atenção especial por parte dos gestores. O IFNMG entende essa situação e desenvolveu ações para amenizar esse fenômeno que mostrou melhorias nos índices gerais de evasão escolar por ano nos cursos técnicos a distância entre o período de 2014 a 2018.
  • Thumbnail Image
    Item
    Uma análise dos objetos de aprendizagem adotados na disciplina iniciação científica, EAD/IFNMG
    (UFVJM, 2019) Alves, Clodoaldo Roberto; Ferreira, Adriana Assis; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Ramalho, Mara Lúcia; Martins, Antônio Carlos Soares; Paula, Everton Luiz de
    O objetivo geral deste trabalho foi verificar se os Objetos de Aprendizagem utilizados pelos atores partícipes (professor, tutor e alunos) da disciplina Iniciação Científica do curso de pedagogia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) têm potencial para alcançar os objetivos propostos no Plano de Ensino. Mais especificamente, busquei identificar os objetivos propostos no Plano de Ensino da referida disciplina; identificar os Objetos de Aprendizagem a partir dos dados documentais e empíricos; e identificar, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a sequência didática implementada para desenvolver os conteúdos da referida disciplina; para, assim, avaliar se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados. Para tanto, a opção metodológica foi de caráter exploratório de natureza qualitativa e interpretativista. Os dados foram produzidos a partir de análise documental; e de entrevista semiestruturada com professor formador da disciplina, tutor a distância e alunos, com divisão da análise em 5 categorias: Categoria 1: Indicação da Sequência Didática utilizada; Categoria 2: Indicação de objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Categoria 3: Discussão sobre se o objetos de aprendizagem (recursos/suporte) foram suficientes para garantir o processo de ensino e aprendizagem; Categoria 4: Indicação de solução com potencial para otimizar os objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Categoria 5: Indicação se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados. Somente após investigar a participação dos alunos, a atuação da professora formadora da disciplina, a mediação da tutora a distância no AVA, juntamente com a análise desses Objetos de Aprendizagem pude compreender a capacidade, qualidade e possíveis fragilidades existentes nesse percurso. Dessa forma, a produção dos dados indicou que o método de ensino e aprendizagem adotado pelo IFNMG é positivo, entretanto, requer atenção no tocante a determinados Objetos de Aprendizagem.
  • Thumbnail Image
    Item
    Videoaulas no Youtube: um estudo sobre os formatos que geram maior engajamento do público
    (UFVJM, 2019) Silva, Welington dos Santos; Horta, Euler Guimarães; Fonseca, Alexandre Ramos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Horta, Euler Guimarães; Andrade, Paulo César de Resende; Fonseca, Alexandre Ramos; Alkmim, Giuliano Viana de; Reis, Douglas Sathler dos
    As ferramentas digitais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Professores e estudantes podem usufruir desses recursos para melhorar a experiência de aprendizado em sala de aula. A videoaula é um importante recurso didático que pode ser usado pelos professores por meio do site de vídeos Youtube. Alguns estudos comprovam a eficácia do uso de vídeos na educação, mas há pouco sobre qual o formato ideal de vídeos educativos. Neste trabalho foram estudados três formatos de videoaulas com o objetivo de identificar qual gera maior engajamento. Foram produzidas videoaulas divididas em minicursos e comparadas com videoaulas existentes que não seguiam o mesmo padrão, mas com o propósito semelhante. O formato de videolog foi o formato preferido dentre os testados conforme análise feita por meio do coeficiente de correlação de Pearson. O resultado deste trabalho possibilita aos professores a elaboração de videoaulas melhores, a fim de aumentar a motivação do estudante.
  • Thumbnail Image
    Item
    Técnicas de aprendizagem de máquina utilizadas na previsão de desempenho acadêmico
    (UFVJM, 2016) Santos, Rodrigo Magalhães Mota dos; Pitangui, Cristiano Grijó; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Andrade, Alessandro Vivas; Assis, Luciana Pereira de; Santin, Rafael
    A tecnologia, presente cada vez mais no ambiente educacional, tem contribuído para o aumento da oferta de cursos à distância. Grande parte dos cursos ofertados nesta modalidade utilizam os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Estes ambientes ganham espaço no cotidiano dos educadores devido ao fácil manuseio e a grande diversidade de ferramentas disponibilizadas. Tais ferramentas permitem, de forma geral, a administração de cursos totalmente à distância com oferta de múltiplas mídias e recursos (fóruns de discussão, chats, dentre outros) para interações entre professores e alunos. Tais interações criam enormes volumes de dados que podem ser analisados através da aplicação de técnicas de Mineração de Dados Educacionais. Com a aplicação destas técnicas pode-se realizar a previsão de desempenho acadêmico que pode ter grande utilidade para Instituições de Ensino no sentido de auxiliá-las a tomar, de forma antecipada, decisões pedagógicas que possam ajudar os estudantes. Este trabalho apresenta um estudo de métodos como Seleção de Atributos utilizando a abordagem Wrapper e Classificador em Cascata, ainda não empregados em trabalhos correlatos pesquisados, que visam melhorar os resultados obtidos pelas técnicas de Mineração de Dados Educacionais utilizadas na previsão de desempenho acadêmico de estudantes. Os resultados experimentais indicam uma melhora no desempenho dos algoritmos classificadores utilizados (alguns alcançando a notável marca de 90,2% de acurácia), bem como apontam quais os recursos utilizados no AVA possuem maior influência no desempenho dos estudantes.
  • Thumbnail Image
    Item
    Análise dos motivos que levaram á evasão discente dos cursos Profuncionário do polo sede de Teófilo Otoni/MG, da rede E-Tec Brasil, do IFNMG.
    (UFVJM, 2015) Jardim, Ana Cláudia Gonçalves de Sá; Santos, Amédis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Amédis Germano dos; Silva, Leandro Ribeiro da; Magalhães, Antônio de Pádua
    O trabalho apresentado teve como objetivo analisar a evasão dos cursos a distância do Profuncionário, ministrados no Polo Sede de Teófilo Otoni do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, no âmbito da Rede e-Tec Brasil. A investigação e a avaliação dos fatores que levam à decisão do aluno em desistir de um curso a distancia é questão relevante para as instituições de ensino, para que, mediante o seu conhecimento, se possam traçar medidas eficazes na redução dos índices. Foi utilizado para tais finalidades, o método de estudo de caso, com uma abordagem quali-quantitativa, por meio de entrevistas com os tutores e coordenadores dos cursos EaD do Polo sede da Instituição, bem como com os alunos evadidos, além de pesquisa documental e levantamento bibliográfico para compor o referencial teórico. Os dados coletados através do levantamento (survey) foram analisados com o suporte da estatística descritiva, e servirão de base para ações futuras da instituição. A partir da análise dos percentuais e motivos, a pesquisa revelou que foram os aspectos exógenos os maiores causadores da evasão nos cursos, com predominância da falta de tempo dos alunos para estudar, fazer as atividades e participar do curso, a sobrecarga e acúmulo de atividades no trabalho, carga horária de trabalho intensa, dificuldade em conciliar encontros presenciais com os sábados letivos do calendário escolar e dificuldades em acompanhar o desenvolvimento do curso.