PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Magistério do nível médio do Campo e a formação continuada aos educadores dos assentamentos no Norte de Minas Gerais: o episódio da parceria UNIMONTES/PRONERA
    (UFVJM, 2021) Silva, Naura Sthocco; Pinto, Helder de Moraes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pinto, Helder de Moraes; Neves, Leonardo dos Santos; Macêdo, Maria Ângela Lopes Dumont; Castro, Vanessa Gomes de
    Esta pesquisa tem como objetivo discutir a formação de professores para Educação do Campo no Curso de Magistério Nível Médio do Campo – Magicampo, ofertado pela parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera, em convênio com o Incra, com fins de formar Educadores nos Assentamentos Rurais do Norte de Minas Gerais. Dessa forma, como problema de pesquisa, lançou-se o seguinte questionamento: como a proposta de formação de professores no Magicampo Unimontes/Pronera, desenvolvida entre 2006 e 2011, contribuiu para a formação continuada dos educadores do assentamento do Norte de Minas? Nesse sentido, busca-se analisar a proposta de formação de professores do Magicampo à luz do contexto das políticas públicas para a educação do campo. Para alcance desse objetivo, busca-se examinar a proposta curricular de formação do curso; analisar os apontamentos do programa e, por fim, identificar se os objetivos do programa foram atingidos. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, de abordagem qualitativa, que se desenvolve por meio da análise documental tomando como provas materiais de pesquisa o Projeto Pedagógico do Magicampo/ Unimontes, seu relatório final e as legislações pertinentes ao objeto investigado. Como resultados, entendeu-se que o curso Magicampo contribuiu com a formação de 19 professores nos assentamentos. Sob o ponto de vista qualitativo, foi responsável por propiciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas não vinculadas aos urbanos adaptados, o que causou a valorização do pensar e fazer educação aos moldes das realidades dos alunos formados.
  • Thumbnail Image
    Item
    PIBID: tornei-me professor?
    (UFVJM, 2018) Santana, Djiácomo Neves; Ramalho, Maria Nailde Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Maria Nailde Martins; Vieira, Flávio César Freitas; Moraes, Emília Murta
    As políticas públicas educacionais voltadas para a formação de professores nas universidades brasileiras têm sido objeto recorrente de debates e estudos nos meios acadêmicos. Nessa direção, a presente pesquisa analisou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Campus Diamantina – MG, com o objetivo de verificar, junto aos ex-bolsistas formados na Licenciatura em Pedagogia, se as atividades desenvolvidas no PIBID contribuíram para sua formação docente. Para o alcance desse objetivo, foi feito um recorte temporal entre os anos de 2014 e 2015, com análise restrita ao curso mencionado. Tal opção ampara-se no fato de ser o curso responsável pela formação dos professores que atuam anos inicias da educação básica. O aporte teórico para sustentar este estudo foram autores como NÓVOA (1992), PIMENTA (1997), SAVIANI (2013), ROMANELLI (1986) e TARDIF (2002), dentre outros, por acreditar que trazem uma base sólida às reflexões próprias ao processo de formação docente. A organização deste trabalho propôs um estudo de caso, de caráter quantitativo, sem deixar de considerar e analisar qualitativamente os dados obtidos. Para tanto, foi feita uma pesquisa documental em fontes oficiais, através dos registros do PIBID da UFVJM. Foi realizada, ainda, uma revisão bibliográfica em livros, artigos, teses e dissertações referentes à formação de professores e políticas públicas. A coleta de dados ocorreu a partir de um questionário, enviado pelo Google Drive, aos alunos da licenciatura acima mencionada, que já concluíram o curso e que participaram do PIBID durante sua formação na UFVJM. Acreditamos que as considerações advindas desta pesquisa podem contribuir para a produção científica na área de políticas públicas educacionais, tanto da UFVJM quanto de outras instituições educacionais, pelo fato de o objeto ser de grande relevância no processo de formação docente, principalmente para as licenciaturas, como possibilidade de aproximar elementos que venham a favorecer o graduando a tornar-se professor.