PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

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    A perpetuação de uma cultura escolar: o tecnicismo como condicionante identitário na Escola Técnica Federal de Januária de 1993 a 2008
    (UFVJM, 2019) Silva, Bruno Vieira da; Pinto, Helder de Moraes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pinto, Helder de Moraes; Neves, Leonardo Santos; Santos, Dayse Lúcide Silva
    A Educação Profissional de Nível Técnico no Brasil tem provocado na atualidade discussões sobre os rumos das dinâmicas impostas pelo desenvolvimento científico-tecnológico face ao eixo trabalho e educação. A história desta estratégica modalidade educacional vem sendo rememorada a fim de remodelar os planejamentos para seu futuro. O âmago da maior expressão desta história de 110 anos, centra-se na grande relevância da inclusão social daqueles que estão fora do processo produtivo e do contexto social. Mas esta educação guarda, também, traços de uma dualidade enfatizada nas diversas evidências de contradições entre a formação geral propedêutica e a formação de ofícios tencionada pelo mundo do trabalho. Diante das características originárias desta modalidade educacional, a presente pesquisa coteja os conceitos provenientes das categorias temporais desenvolvidas por Koselleck (2006) – campo de experiência e horizonte de expectativa. A perspectiva de que cada uma das categorias temporais pode imaginariamente se alterar, contrair ou se expandir, o que ocorre em cada época ou sociedade, modificando-se também a maneira como são pensadas e sentidas as relações entre elas, é trazida para uma análise ocorrida dentro da Escola Técnica Federal de Januária, instituição “quinquagenária”, e nome conhecido na oferta de educação profissional na região do Médio São Francisco no norte de Minas Gerais. Dentro deste cenário, a presente pesquisa retoma a utilização de uma perspectiva histórica no campo da educação para problematizar as possíveis crises identitárias deste locus de pesquisa, criadas durante as transformações, especialmente na mutação entre Escola Agrotécnica Federal de Januária ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais campus Januária. Iniciando-se, assim, no ano de 1993 ao ano de 2008. Em sua natureza qualitativa, a investigação desenvolveu o método da utilização da pesquisa bibliográfica, documental e oral objetivando analisar quais políticas públicas foram importantes para que ocorressem as transformações das instituições de ensino técnico-profissionalizantes nas décadas de 1990 e 2000. Estudar as concepções pedagógicas, enquanto parte da identidade da instituição, e as influências destas nas práticas do ensino da referida escola. Bem como, investigar as características identitárias do locus pesquisado, explorando parte das memórias deste após os anos de 1990. Diante disso, como principais resultados do processo de análise e interpretação dos dados, podemos inferir que o discurso tecnicista apresentado nas instituições federais de educação profissional sempre foi claramente estimulado pelas concepções que enxergavam nos estudantes uma potencial porção de mão de obra treinada para o mercado de trabalho, isso porque, esse tipo de instituição através das forças mercadológicas, assume um compromisso com o fator econômico e o fator empregabilidade. O ápice do pensamento neoliberal nas instituições federais de educação profissional ocorreu, sobretudo na configuração CEFET, em decorrência das mudanças ocorridas no mundo do trabalho pela globalização econômica que reestruturou os setores produtivos ajudando, assim, nas reformas políticas educacionais da década de 90. Desta forma fica claro que a Escola Técnica Federal de Januária perpetuou com sua cultura escolar tecnicista remodelada e resignificada e, está sempre apta a se reinventar.