PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786
Browse
2 results
Search Results
Item Educação Quilombola na Comunidade do Ausente e as identidades culturais silenciadas nos currículos escolares – Serro (2012 a 2019)(UFVJM, 2019) Martins, Narlisson de Jesus; Couto, Regina Célia do; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Couto, Regina Célia do; Neves, Leonardo Santos; Santos, Dayse Lúcide SilvaEsta dissertação é fruto de uma pesquisa vinculada à Linha IV – Currículo, avaliação, práticas pedagógicas e formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Alicerçada em estudos como de Sacristán (2000), Candau (2007), Lopes e Macedo (2011), Gomes (2007), Macedo (2006), Silva (2001), essa investigação parte do princípio de que o currículo pode ser um instrumento de criação, valorização e preservação de identidades culturais. Dessa forma, o objetivo central foi investigar se e como os currículos da Escola Municipal José Gomes Sales contribuem na (re) produção das identidades culturais da Comunidade Quilombola do Ausente, município de Serro-MG. Para isso, o desenvolvimento deste estudo qualitativo se deu por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com alunos, professores e membros da comunidade do Ausente. Essas entrevistas foram realizadas por meio do método da história oral temática, uma ferramenta que possibilita a produção de conhecimento a partir da subjetividade e da sutileza envolvida na produção narrativa. Os resultados apontam que houve avanços teóricos, conceituais e legais decantados no ordenamento jurídico brasileiro que asseguram direitos a esses povos quilombolas, dentre eles, políticas de educação específicas para as escolas inseridas em seus territórios. Contudo, os dados demonstram também que esses avanços não foram traduzidos no cotidiano da Escola Municipal José Sales Gomes, na Comunidade Quilombola do Ausente, Serro-MG. Concluímos que a invisibilidade e o silenciamento da cultura e história negra e quilombola no currículo, fragiliza os modos de pensar uma educação escolar quilombola, pois a visão eurocêntrica e excludente ainda persiste nos currículos dessa instituição de ensino. Ressalta-se a importância desse estudo para avaliar o processo de implementação de políticas públicas de educação para os povos quilombolas em uma região historicamente construída pela mão de obra negra escravizada, que formou nesse território uma das maiores diásporas africanas em solo brasileiro. Deste modo, é de extrema importância dar visibilidade a essas comunidades remanescentes de quilombo, assegurando-as o direito de conhecer e vivenciar suas histórias e tradições, principalmente no ambiente escolar.Item Culturas e currículos: estudos sobre uma escola municipal de Diamantina-MG(UFVJM, 2018) Almeida, Franciely Cardoso de; Couto, Regina Célia do; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Couto, Regina Célia do; Carvalho, Keila Auxiliadora de; Oliveira, Rúbia LúciaNessa dissertação apresentamos os dados de uma pesquisa desenvolvida na Escola Municipal Jalira Lucchesi de Miranda de Diamantina MG, no Ensino Fundamental I. A questão que direcionou esta investigação relaciona se aos currículos e às culturas presentes no contexto escolar, buscando entender como são trabalhadas as diferentes culturas no currículo. Nesse sentido, conhecer quais culturas são ensinadas na escola, nos permitiu entender certos aspectos da dimensão curricular da instituição, tais como: o que os professores entendem por cultura, como eles a interpretam nas suas práticas e como as culturas locais, populares, infanto-juvenis são trabalhadas no currículo. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta investigação foram análise bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A análise documental se deu por meio do estudo das matrizes curriculares da escola campo da investigação, tendo a análise de conteúdo (BARDIN, 2010), como procedimento investigação. Sobre as matrizes percebemos que elas estão repletas de culturas, sendo significadas ao logo do ano letivo em alguns de seus conteúdos. Também realizamos entrevistas semiestruturadas com professoras do ensino fundamental I. Os dados demonstraram o entendimento das professoras a respeito de currículo oficial e prescrito, bem como nos permitiu identificar as diferentes culturas presentes no currículo. Um currículo não se limita apenas nas intenções prescritas em uma matriz curricular, embora sejam de singular importância. Nossos dados apontam aspectos relevantes para pensar a dimensão escolar, tais como: a prática cultural da escola por meio dos calendários; o fato dos alunos experimentarem um currículo turístico e o modo como as culturas são folclorizadas nos conteúdos ensinados da escola. O estudo promoveu reflexões referentes ao currículo e suas conexões com as diferentes culturas presentes nesta escola. Estabeleceu conexões entre temáticas sobre diferença, identidade, multiculturalismo e pertencimento, bem como, permitiu questionamentos sobre o processo de formação de professores e possibilidades de repensarmos o currículo na busca de uma educação que seja mais plural.