PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786

Browse

Search Results

Now showing 1 - 9 of 9
  • Thumbnail Image
    Item
    Políticas públicas adotadas na gestão de instituições escolares no âmbito municipal frente à pandemia da Covid-19: um estudo de caso no município de Senador Modestino Gonçalves-MG
    (UFVJM, 2023) Ribeiro, Nadir Maria; Pereira Gomes, João Antônio; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira Gomes, João Antônio; Oliveira, Altamir Fernandes de; Tameirão, Cinthya Rocha; Glasenapp, Sirlei
    A gestão escolar pressupõe ações específicas e continuadas que envolvem múltiplas dimensões a partir das relações pessoais estabelecidas dentro da organização escolar, tendo como premissa o processo de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo verificar como as políticas públicas municipais sobre a pandemia da Covid-19 foram adotadas e implementadas pelas instituições educacionais do município de Senador Modestino Gonçalves em 2020 e 2021. O estudo proposto alicerçou-se em um estudo documental sobre a gestão educacional, além de políticas públicas pertinentes ao tema supracitado. Logo, após ampla verificação dos documentos disponibilizados pela SME, selecionaram-se aqueles que poderiam aferir a validade das questões levantadas. A metodologia utilizada permitiu obter os seguintes resultados: foram implementados uma manifestação, dois memorandos, três pareceres, sete decretos, uma nota de esclarecimento e uma resolução relacionados no período supracitado. Além disso, houve similitude entre a manifestação, memorandos, pareceres, nota de esclarecimento e resolução, pois sobre esses permeavam o fato de usarem suas atribuições e virem a público para elucidar sobre a reorganização das atividades escolares; dispor sobre a necessidade de reorganizar as atividades acadêmicas em razão das ações preventivas à propagação da doença; orientar sobre as normas para a oferta de Regime Especial de Atividades Não Presenciais, instituir o Regime Especial de Teletrabalho para o cumprimento da carga horária anual mínima exigida e reorganização do Calendário Escolar. Entretanto, há uma discrepância entre alguns pontos dos decretos e os documentos supracitados, pois, nesses foram elucidadas as recomendações contidas, reconhecendo o estado de calamidade pública, com efeitos até 31 de dezembro de 2020; medidas de prevenção ao contágio, de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo de doença infecciosa viral respiratória causada pelo vírus; medidas de prevenção ao contágio da doença infecciosa viral respiratória; reorganização do calendário escolar, em razão da interrupção das aulas em virtude das ações e disciplina a oferta de educação em atividades não presenciais – educaemcasa; medidas temporárias restritivas às atividades privadas para prevenção dos riscos de disseminação; continuidade das atividades remotas assistidas – aulas não presenciais nos estabelecimentos escolares e acerca do não retorno das aulas presenciais. Contudo, isso permitiu que a práxis educativa fosse significativa, promovendo interação mediadas por instrumentos favorecedores no processo didático e no desenvolvimento da escola num todo. No entanto, como foi observado no decorrer do trabalho, a partir do momento em que houve flexibilização da quarentena imposta, autorizando a reabertura dos comércios e atividades não essenciais, mesmo que em horário reduzido, houveram picos altos de casos de COVID-19 e óbitos, tornando-se necessário, novos decretos com medidas restritivas às atividades para prevenção dos riscos de disseminação objetivando a contenção da população. Entretanto, temos a premissa de que a educação Modestinense é um complexo essencial à categoria, sobretudo no processo de formação humana. Isso possibilita o desenvolvimento intelectual dos educandos. Portanto, há evidências que a maneira como as políticas públicas municipais sobre a pandemia da Covid-19 foram adotadas e implementadas pelas instituições educacionais do município de Senador Modestino Gonçalves, foram fundamentais para assegurar os direitos educacionais da população.
  • Thumbnail Image
    Item
    Recursos digitais utilizados por docentes do curso de Letras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no ensino remoto emergencial
    (UFVJM, 2022) Santos, Débora Cristina dos; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bodolay, Adriana Nascimento; Gysel, Edelweiss Vitol; Cintra, Marcos Rogério; Santos, Sandro Vinícius Sales dos
    Esta pesquisa teve como objetivo verificar a utilização dos recursos digitais e a condição de trabalho dos professores do Curso de Letras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina/MG, no decorrer do período remoto emergencial instituído em virtude da pandemia causada pela Covid-19. Como referencial teórico, apresentamos estudos sobre as tecnologias na educação, uma breve contextualização sobre a adoção do ensino remoto no contexto da pandemia e as regulamentações que dispõem sobre a necessidade da utilização das tecnologias no cotidiano educacional, além da condição de trabalho docente frente a este novo panorama. Buscamos identificar quais recursos digitais foram utilizados pelos docentes no processo de ensino no mencionado período. A metodologia adotada foi a análise documental dos questionários aplicados aos docentes do curso de Letras. Como resultado, apresentamos os recursos tecnológicos digitais utilizados pelos docentes durante o período remoto emergencial, apontando os limites e possibilidades de operacionalização destes, refletindo também sobre as condições de trabalho docente e o contexto educacional diante da pandemia do Coronavírus.
  • Thumbnail Image
    Item
    Reflexão crítica e dialogada sobre o uso de TICs no sistema educacional moçambicano: estudo de caso com gestores e professores das províncias de Cabo Delgado e Maputo
    (UFVJM, 2022) Fungulane, Paulo João Baptista; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Paula, Adna Candido de; Subuhana, Carlos
    Percebendo que na atual era da globalização, o processo de inclusão digital é um imperativo nas relações entre os diversos países e instituições, não apenas para completar uma agenda internacional, o Estado moçambicano considera este processo um desafio incontornável para trazer a seu contexto nacional. Várias reformas foram feitas no campo da política pública de educação na tentativa de harmonizá-la com a nova situação. Nesse contexto, o estudo busca compreender como diferentes atores do sistema educacional nacional, como diretores, técnicos escolares ou funcionários e professores – interpretam as políticas de uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no sistema educacional nacional. Assim sendo, sem perder uma perspectiva internacional, a pesquisa abrange o campo oficial, formado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional; o campo de gestão, formado pelos diretores e funcionários da escola, e o campo das práticas pedagógicas, constituído pelos professores e alunos. A pesquisa é orientada por dois principais aspetos: a classificação que consiste na identificação de o que cada um dos campos e agentes educacionais entende por tecnologias de informação e comunicação (TIC) e os suas utilidades no seu cotidiano, e o enquadramento que se relaciona com o como cada um dos intervenientes, entre os campos e os agentes, julga relevante resguardar na formação e nas práticas pedagógicas cotidianas. Para tanto, esta tese analisa os principais documentos que circulam na rede educacional. O estudo contou com outros tipos de documentos derivados de entrevistas e questionários com os diferentes participantes do processo. O objetivo é compreender como os diferentes atores do sistema educacional nacional interpretam o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no exercício das suas funções e examinar o impacto dessa interpretação na prática docente.
  • Thumbnail Image
    Item
    Assistência estudantil do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé: uma análise do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica
    (UFVJM, 2022) Marques, Nara Faria Silva; Barros, Geórgia Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Gomes Pereira, João Antônio; Almeida, Ivana Carneiro; Souza, Márcio Coutinho de
    Objetivou-se nesse estudo avaliar os efeitos do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – campus Muriaé sobre o rendimento acadêmico, taxa de evasão e retenção escolar no ano 2019 dos discentes matriculados no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia. Os procedimentos metodológicos adotados foram análises bibliográficas e documentais. Foram analisados 158 requerimentos de matrículas do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia no ano de 2019. A abordagem utilizada foi quantitativa, obtida através do uso do método Propensity Score Matching (PSM), com a finalidade de avaliar a efetividade das políticas públicas. Os resultados apontam que houve uma redução no orçamento no período de 2017 a 2019, diminuindo o número de benefícios Dentre os 158 requerimentos analisados, 18,35% são beneficiários do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica, e entre esses, 62% são do gênero feminino, 58,6% se autodeclararam pardas e todos os beneficiários possuem renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio, o que reflete o efeito positivo do PNAES na tentativa reduzir a desigualdade social. Com relação aos índices de evasão escolar, rendimento acadêmico e retenção, a assistência estudantil influenciou diretamente nos dois primeiros índices, diminuindo a evasão e melhorando o rendimento acadêmico.
  • Thumbnail Image
    Item
    Sistema para recomendação de vídeos educacionais do repositório do YouTube: uma modelagem min-max para o Problema de Cobertura de Conjunto
    (UFVJM, 2021) Trindade, Eduardo Augusto Costa; Assis, Luciana Pereira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Assis, Luciana Pereira de; Pitangui, Cristiano Grijó; Dorça, Fabiano Azevedo
    Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são sistemas de informação que podem ser utilizados como plataformas de distribuição de conteúdo. Em um sistema como esse, são disponibilizados Objetos de Aprendizagem (OA), que são recursos digitais ou não, que podem ser utilizados e reutilizados. Com o crescente número de repositórios disponíveis para estes objetos, torna-se importante um estudo sobre o processo de Recomendação de OA. O presente estudo propõe um novo modelo para o Problema de Cobertura de Conjunto (PCC) utilizado no processo de recomendação de objetos de aprendizagem. Trata-se de um problema clássico da Pesquisa Operacional e Análise Combinatória. Adaptado à Recomendação de OA, visa encontrar um conjunto mínimo de objetos dentro de um universo onde cada objeto pode oferecer um conjunto de conceitos. Para evitar uma sobrecarga cognitiva do aprendiz, é necessário atentar-se para as repetições desses conceitos. Assim consiste na seleção de um conjunto de objetos com menor custo e menor repetição de conceitos. Para solucionar o problema foi utilizado um algoritmo genético associado à um Sistema Inteligente de recomendação de objetos integrado à API do YouTube. O YouTube é um dos mais importantes repositórios de vídeos do mundo, possuindo uma categoria exclusiva para a educação. O Sistema Inteligente busca nessa categoria e, aos vídeos retornados nessa busca, aplica-se técnicas de recomendação de OA modelado como um Problema de Cobertura Mínima de Conjunto. A abordagem proposta se mostra promissora, possibilitando uma recomendação eficiente de vídeos que atenda às requisições do usuário, possibilitando ainda, aplicação em outros tipos de repositórios.
  • Thumbnail Image
    Item
    Extensão universitária em direitos humanos: análise dos projetos de extensão do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex)
    (UFVJM, 2021) Mascarenhas, Newller Thiago Fernandes; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Ramalho, Mara Lúcia; Brito, Marcelo; Paula, Simone Grace de
    Este trabalho tem como objetivo geral analisar a relevância e as contribuições da Extensão Universitária desenvolvida na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para a Educação em Direitos Humanos (EDH). Adota como referencial teórico central os ensinamentos do educador Paulo Freire sobre a educação como um processo para a liberdade. Foram selecionados projetos de extensão desenvolvidos com recurso do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), classificados na área temática principal “Direitos Humanos e Justiça”, executados no período de 2018 a 2021. Após seleção, foi realizada análise de conteúdo dos formulários de registro e relatórios semestrais dos bolsistas selecionados, visando destacar a importância da Extensão Universitária em Direitos Humanos para a construção dos sujeitos de direitos. Trata-se de pesquisa documental, com fundamentação legal, de natureza quantitativa e qualitativa, e método de abordagem exploratório, buscando uma proximidade com os 4 (quatro) projetos selecionados, objetos da pesquisa: 10ENVOLVER E JUVENTUDE: empoderamento do Grupo Unijovens, Ousadia & Alegria de Santa Luzia, Crisólita/MG e de outros coletivos juvenis dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; ESTUDANTES QUILOMBOLAS, INDÍGENAS E CAMPESINOS NA UFVJM: diálogos entre saberes e seus territórios; MULHER LIVRE DE VIOLÊNCIA: prevenção e fortalecimento do protagonismo das Mulheres do Cedro, e VOZES FEMININAS. Pelo trabalho, foi possível perceber a relevância da Extensão Universitária no processo de conscientização e empoderamento dos sujeitos. Os 4 (quatro) projetos de extensão analisados possibilitam a formação cidadã dos universitários e a transformação dos indivíduos e grupos beneficiados, por meio da troca de conhecimentos entre Universidade e Sociedade.
  • Thumbnail Image
    Item
    Categorização de vídeos educacionais do Youtube por meio de comentários
    (UFVJM, 2021) Carvalho, Henrique Carlos Fonte Boa; Pitangui, Cristiano Grijó; Andrade, Alessandro Vivas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Andrade, Alessandro Vivas; Silva, Cristiano Maciel da; Dorça, Fabiano Azevedo; Assis, Luciana Pereira de
    O Youtube foi lançado em 2005 com o objetivo de realizar compartilhamento de vídeos de diversos tipos, sendo possível encontrar: trailers; shows; filmes; entrevistas; educativos; entre outros, e desde o seu lançamento possui uma interface simples e intuitiva. A plataforma está em constante expansão sendo acessada mensalmente por cerca de 2 bilhões de usuários, recebendo, aproximadamente, 400 horas de vídeo por minuto. Do ponto de vista educacional, a plataforma disponibiliza Objetos de Aprendizagem de diversas áreas do conhecimento, por isso é acessada em larga escala por estudantes interessados nessas áreas e por outros públicos, totalizando 9 a cada 10 usuários no Brasil, com o objetivo de aprender algo novo. O Youtube também auxilia os aprendizes através da Recomendação de Objetos de Aprendizagem, fornecendo uma relação de vídeos retornados da expressão de busca utilizada. A plataforma realiza a categorização de seus vídeos, porém não é transparente quanto a isso e não possibilita a busca de vídeos por estas categorias. O presente trabalho foi realizado em etapas. Inicialmente, foi desenvolvido o Educavídeos, um sistema capaz de realizar buscas de vídeos através das categorias do Youtube. Resultados preliminares apontaram uma melhoria ao identificar vídeos educacionais por meio da categoria education. Posteriormente, foi realizada uma análise comparativa de buscas da ferramenta desenvolvida e do Youtube. Resultados demonstraram que apesar dos vídeos possuírem uma categoria, algumas foram erroneamente atribuídas. Neste sentido, tais resultados apontaram para a necessidade de melhor categorização dos vídeos da plataforma. Por fim, foram utilizadas técnicas de Mineração de Texto com a finalidade de identificar se os comentários postados em vídeos educacionais e não educacionais podem ser utilizados como parâmetro para categorizá-los. Resultados iniciais demonstram que existem diferenças significativas nos vocabulários das duas classes de vídeos, o que sugere que os comentários postados possuem potencial para categorização de vídeos educacionais.
  • Thumbnail Image
    Item
    Perfil dos discentes atendidos pela assistência estudantil do IFNMG Campus Diamantina, no período de 2016 a 2018
    (UFVJM, 2020) Oliveira, Shirley Gomes; Ramalho, Maria Nailde Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Maria Nailde Martins; Vieira, Flávio César Freitas; Neves, Leonardo Santos; Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis
    A Política Nacional de Assistência Estudantil – PNAES foi instituída em âmbito federal pela Portaria Normativa 39, de 12 de dezembro de 2007 com o objetivo de minimizar os entraves que impedem o acesso à educação. Essa política, com ênfase neste trabalho, tem sido aplicada no IFNMG Campus Diamantina desde 2016. Como procedimentos metodológicos recorremos às pesquisas bibliográfica e documental, de caráter exploratório, mediante a apresentação de dados dos sujeitos envolvidos, conforme quantificação e análise dos questionários socioeconômicos dos Editais do Programa de Assistência Estudantil e Apoio aos Estudantes dos cursos técnicos concomitantes/subsequentes e integrados. Na coleta de dados utilizamos um roteiro de indicadores, para subsidiar a análise dos documentos com base nos objetivos e hipóteses da pesquisa, cuja análise foi norteada pelo método dialético. Como embasamento teórico, contou com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2018), Constituição Federal de 1988, Lei n° 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dados do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), Lei nº 8.742 - Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e, também, com informações de autores que discorrem sobre a educação na perspectiva de inclusão, tais como SOUZA (2006), SANTOS (2017), SILVEIRA (2012), PIANA (2009), entre outros. Pretendeu-se, ao fim dessa pesquisa, realizar um levantamento dos alunos beneficiários da Assistência Estudantil do Campus Diamantina, a fim de conhecer o perfil dos discentes atendidos pelos auxílios financeiros no período de 2016 a 2018. Nesta perspectiva, o presente estudo propôs contextualizar o processo histórico da Assistência Estudantil no Brasil, descrever as etapas do processo da Assistência Estudantil e refletir a efetividade da execução da política do PNAES. A motivação que conduziu essa pesquisa foi: qual é o perfil dos discentes assistidos? Como hipótese, questionamos até que ponto o uso das informações decorrentes do estudo torna-se vital para os gestores educacionais, posto que o propósito é propor ações complementares, além das previstas. Pode-se, ao fim deste trabalho, concluir que no IFNMG Campus Diamantina, a maioria dos estudantes matriculados e frequentes possuem baixas condições financeiras e são atendidos pela Assistência Estudantil.
  • Thumbnail Image
    Item
    O transporte escolar público no município de Diamantina-MG: a prestação de serviço na Escola Municipal Nathália Jesus Silva
    (UFVJM, 2020) Fernandes, Danyelle Crystina; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Vieira, Flávio César Freitas; Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis
    O presente trabalho tem por objetivo analisar a prestação de serviço de transporte escolar público, realizada pelo município de Diamantina-MG, na Escola Municipal Nathália Jesus Silva, no período de 2018 e 2019, e exige, com foco nos objetivos específicos, conhecer o perfil dos usuários, a origem da organização do transporte para a escola em questão e, por se constituir este um estudo que se situa em um mestrado profissional, proporcionar uma devolutiva ao município em questão, mediante indicação de elementos capazes de contribuir para a melhoria deste serviço. Tal análise pauta-se em pressupostos de Tedesco (2012) e Ramos (2005), que enfatizam a qualidade da educação; em Carvalho (2002) e Machado (2001) sobre “Cidadania e Educação”; e em Lima (2014) no que diz respeito à educação municipal. Ampara-se nos pressupostos de Martins (2010) sobre o transporte escolar público e em Castro, Contijo e Amabile (2012), tratando-se das políticas públicas. Analisam-se, outrossim, as legislações brasileiras e os documentos oficiais municipais, estaduais e federais, que versam sobre o acesso e a permanência do discente na escola. Utiliza-se uma abordagem qualitativa na pesquisa documental, conforme ensina Serapioni (2000). A metodologia empregada baseia-se na análise do processo de escolarização, tendo por base os usuários do transporte escolar público. Conclui-se, ao final, que o transporte escolar consiste em importante política pública, conquanto viabilize o acesso do discente ao espaço escolar, mas sem perder de vista a importância do programa de transporte escolar público, reconhecendo, ainda, as limitações que o município enfrenta, no afã de garantir educação pública de qualidade; importante avaliar que, ao deslocar o discente do seu espaço sociocultural, pode-se concorrer para o enfraquecimento de uma rede de políticas, que poderiam contribuir para uma vida com maior qualidade no campo. Entende-se necessário atinar que o sucesso da oferta do transporte escolar público no município de Diamantina-MG passa, necessariamente, pelo investimento nos elementos desvelados ao longo do estudo: o apoio pedagógico, a frequência, o quadro de horários das aulas e o perfil dos estudantes.