PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    A formação continuada dos profissionais da educação básica no território de atuação da UFVJM: uma análise das propostas de extensão
    (UFVJM, 2018) Souza, Maria Prisilina de; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Ramalho, Maria Nailde Martins; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
    Esta pesquisa tem como objetivo geral mapear ações de extensão desenvolvidas pela UFVJM para a formação continuada dos profissionais da educação básica no período de 2013 a 2016, buscando verificar se essas ações têm atendido o território de atuação da UFVJM. O referencial teórico aborda a questão das Políticas Públicas e da Formação dos Profissionais da Educação a partir dos seguintes temas: a) História da formação de professores no Brasil; b) Formação inicial e continuada de professores no Brasil; c) Modelos de formação de professores: d) Gestão democrática no Brasil; e) Formação de gestores pedagógicos; f) Histórico da Extensão Universitária no Brasil e na UFVJM. A metodologia concentrou-se na pesquisa documental, no levantamento de ações de extensão registradas na Pró-Reitoria de Extensão – PROEXC/UFVJM durante o período que analisamos. A abordagem qualitativa destes documentos foi realizada em três momentos: seleção dos documentos, acesso e a análise. Após a análise dos registros de ações na PROEXC, optou-se por pesquisar todas as ações de extensão para formação continuada dos profissionais da educação básica, considerando a contribuição que esta pesquisa trará para a Instituição objeto de estudo. A partir de tal processo, chegou-se a duas categorias de análise e à definição dos eixos temáticos norteadores da discussão. A primeira aborda a institucionalização da extensão como um caminho para a formação continuada dos profissionais da educação em território brasileiro e na UFVJM. A segunda aponta possíveis relações entre as políticas públicas nacionais e estaduais para a formação continuada e as atividades extensionistas da UFVJM. O estudo demonstrou que a formação continuada dos Profissionais da Educação Básica foi contemplada nas ações de Extensão Universitária da UFVJM no período de 2013 a 2016. Evidenciou-se, também, que as temáticas tratadas nas referidas ações desvelam, entre outras questões, uma aparente relação e/ou interação com as políticas públicas nacionais e estaduais vigentes, especialmente no que diz respeito à interdisciplinaridade, que abre a possibilidade de diálogo da educação com as diferentes áreas do conhecimento, atendendo assim às Diretrizes da Extensão da UFVJM e possibilitando um diálogo multi, inter e transdisciplinar com a comunidade acadêmica.