PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

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    Contribuições do PIBID: um olhar dos licenciandos dos cursos de Matemática e Química na modalidade a distância da UFVJM
    (UFVJM, 2022) Santos, Tayane Gomes Pereira; Ferreira, Adriana Assis; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Niquini, Cláudia Mara; de Paula, Everton Luiz; Lannes, Wagner; Cabral, Wallace Alves
    A questão da formação de professores esteve presente, de diversas formas, ao longo do percurso pedagógico do Brasil. Ao longo da história, foram lançados desafios para a formação docente, e críticas à política educacional são levantadas, destacando-se as questões da desprofissionalização e da precarização da formação. Apesar de esta ser uma etapa essencial para a melhoria do processo de ensino, são muitos os obstáculos para a formação de professores, principalmente na modalidade EaD, em que o aluno necessita de maior disciplina/organização para planejar os estudos. Pesquisas têm mostrado que grande parte dos acadêmicos das licenciaturas abandona o curso, e muitos que o concluem optam por não atuar na área de formação. Na tentativa de fomentar a iniciação à docência nas instituições de Educação Superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura de graduação plena, para atuar na Educação Básica pública, foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esse programa consiste em uma proposta de incentivo e valorização da docência, promovendo a inserção do licenciando no âmbito das escolas públicas para desenvolver atividades didático-pedagógicas, orientadas por um professor-supervisor. Nesse contexto, o presente trabalho buscou verificar as contribuições do PIBID para a formação dos licenciados dos Cursos de Matemática e Química, modalidade a distância, da DEAD/UFVJM, uma vez que lhes é oferecida uma formação fundamentada na reflexão e problematização de situações reais relacionadas à atividade docente. Para tanto, a metodologia que se utilizou é do tipo exploratória, devido ao fato de esse tipo de metodologia apresentar características condizentes com o problema de pesquisa e com a natureza dos objetivos deste estudo. Sendo assim, a pesquisa utilizou como instrumentos de produção de dados a entrevista semiestruturada, realizada individualmente com os pibidianos, sujeitos desta investigação, buscando identificar as contribuições do PIBID na visão deles. As análises desenvolvidas neste estudo apontaram que as atividades realizadas pelos bolsistas lhes permitiram experienciar a docência nos espaços reais da profissão, mostrando que a convivência no ambiente escolar público trouxe momentos estimulantes, criativos e diversificados, proporcionando contribuições à formação inicial dos licenciandos, tais como construção da identidade docente, melhor articulação entre teoria e prática, prática pedagógica no contexto real profissional e permanência no curso EaD. Por fim, o estudo fortaleceu a ideia de que o PIBID produz impactos positivos à formação inicial dos alunos-bolsistas, especialmente estudantes da modalidade EaD, contribuindo para a construção da identidade docente.