PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Um estudo sobre a associação entre os Estilos de Aprendizagem e Objetos de Aprendizagem no processo de personalização do ensino
    (UFVJM, 2019) Rodrigues, Ana Carolina; Assis, Luciana Pereira de; Andrade, Alessandro Vivas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Assis, Luciana Pereira de; Andrade, Alessandro Vivas; Silva, Cristiano Maciel da; Teixeira, Josiane Magalhães; Tameirão, Cinthya Rocha
    A recomendação de Objetos de Aprendizagem e detecção de Estilos de Aprendizagem tem atraído interesse de muitos pesquisadores. Este trabalho descreve os resultados alcançados com a execução da Revisão Sistemática da Literatura, cujo objetivo foi mapear os Estilos de Aprendizagem e Objetos de Aprendizagem. A motivação em realizar esta pesquisa se deve ao crescimento expressivo e em curto prazo do número de trabalhos que abordam ambos os conceitos: Estilo de Aprendizagem (EA) e Objetos de Aprendizagem (OA). o Estilo de Aprendizagem são as preferências individuais de aprendizado do aluno, definidas conforme o modo de percepção, processamento da informação e solução de problemas de cada indivíduo. Já o Objeto de Aprendizagem refere-se às ações instrucionais indicadas aos alunos, assim, são exemplos de OA, os recursos educativos: vídeos, imagens, palestras, jogos, dentre outros. O conceito de Estilo de Aprendizagem e Objeto de Aprendizagem estão relacionados em abordagens diferentes. A primeira delas é a detecção do Estilo de Aprendizagem do aluno e posterior recomendação dos Objetos de Aprendizagem. A outra abordagem é a detecção do EA do aluno a partir da verificação dos OA acessados durante o seu itinerário pedagógico. Assim, o intuito é saber como emerge, nestes contextos, a relação entre o EA e o OA. Além disso, encontrar pressupostos que indiquem o motivo pelo qual esta temática é explorada com dinamismo pela comunidade acadêmica, a ponto de contemplar em um período temporal curto, diversos trabalhos com esta abordagem. Os resultados apontaram inúmeras inconsistências na forma como os recursos educativos são indicados a determinados perfis de alunos, suscitando questionamentos acerca da efetividade dos Estilos de Aprendizagem no processo de recomendação de Objetos de Aprendizagem. A revisão permitiu ir além da apresentação dos Objetos de Aprendizagem relacionados aos respectivos Estilos de Aprendizagem, assim propomos a utilização de pesos representativos do grau da importância do recurso educativo para um determinado perfil de aluno. Foi possível concluir que a investigação excessiva pelo tema em um período temporal curto demonstrou que é necessário reavaliar a verdadeira essência em oferecer um ensino de qualidade. Além disso, ponderar a eficiência dos Estilos de Aprendizagem em representar as características de aprendizado dos alunos, bem como repensar e reavaliar a relação entre OA e EA.