PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

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    A docência da Matemática no ensino médio: adaptações nos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas estaduais de Diamantina-MG no período do Ensino Remoto Emergencial
    (UFVJM, 2023) Monteiro, Fausto de Oliveira; Braga, Denise da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A necessidade constante de adaptação demanda dos profissionais da educação reflexão sobre suas práticas e sobre os sujeitos nelas envolvidos. Um dos desafios postos à educação escolar na atualidade foi a pandemia da COVID-19, a qual tornou necessária a transposição emergencial do ensino presencial para o ensino remoto, dada a necessidade de isolamento social. Diante das reestruturações emergentes nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilização das tecnologias digitais de informação e de comunicação no ensino remoto, mediante a demanda da continuidade dos processos de ensino e aprendizagem, na ótica dos professores do ensino médio da rede pública estadual de Diamantina-MG. Buscou responder à seguinte problemática: como foi a adequação dos docentes para o uso das tecnologias digitais de informação e de comunicação no ensino remoto em substituição ao ensino presencial? Como ocorreu o atendimento às demandas dos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas da rede pública estadual de educação básica da cidade de Diamantina, durante a pandemia da COVID-19? Quanto à metodologia, este estudo se classifica como descritivo, de abordagem qualitativa e, além de uma rigorosa pesquisa bibliográfica que constou de legislação e de produções da área da educação, tendo como base a teoria sociointeracionista e o conceito de mediação de Vygotsky. Este estudo utilizou entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Para tal, foram entrevistados professores do Ensino Médio da área de Matemática e suas Tecnologias que ministraram aulas durante o Ensino Remoto Emergencial. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os docentes enfrentaram dificuldades em diversos aspectos, sendo os principais referentes ao uso da tecnologia, pois muitos não possuíam habilidades suficientes para manusear as ferramentas digitais e/ou não dispunham de dispositivos, ou mesmo acesso à Internet, assim como os discentes, que não conseguiram manter a rotina de estudos devido às questões socioeconômicas e à familiaridade com a tecnologia como ferramenta de estudo. Com a redução das restrições de isolamento social e o retorno das aulas presenciais, esses docentes enfrentam o desafio relacionado às dificuldades de aprendizagem dos discentes, em virtude das perdas e das desvantagens relacionadas às dificuldades de acesso no período do ensino remoto. Entretanto, os professores afirmaram que conseguiram desenvolver mais habilidades em relação à tecnologia e tentam empregá-la com mais frequência no ensino presencial por meio do uso do laboratório de informática e aplicativos voltados para o ensino da matemática. Observa-se também, nesse contexto, a necessidade de reflexão contínua sobre os impactos do ensino remoto na educação e sobre as adequações e mudanças da escola pós-pandemia.