PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7dace26e-c209-4368-bebd-d4b441715786
Browse
Search Results
Item Evasão nos cursos técnicos oferecidos a distância pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG no período de 2014 a 2018(UFVJM, 2020) Andrade, Thiago Machado e; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Oliveira, Ramony Maria da Silva ReisA Educação a Distância auxilia no melhor alcance da população de localidades mais distantes dos grandes centros educacionais. Com os avanços tecnológicos, o número de ofertas de cursos e, consequentemente, estudantes nessa modalidade aumentaram bastante. Entretanto, com essa expansão, verifica-se que a evasão é um dos sérios obstáculos enfrentados pelas instituições que oferecem essa modalidade de ensino. O Instituto Federal do Norte de Minas – IFNMG atua em uma área de abrangência de população com quase 3 milhões de habitantes e também é afetado pelo fenômeno da evasão nos cursos a distância. Nesse sentido, planejar ações estratégicas para lidar com o problema do abandono dos alunos é fundamental para o alcance dos objetivos do IFNMG. A partir desse cenário, este trabalho objetiva apresentar diagnóstico da evasão nos cursos técnicos da Educação a Distância do IFNMG nos anos de 2014 a 2018, verificando como a instituição trata a matéria da evasão. Para cumprir esses objetivos, adotou-se abordagem metodológica quantitativa de pesquisa. Quanto aos fins, foi adotada a pesquisa exploratória e quanto aos meios as pesquisas bibliográfica e documental. Os dados levantados do Sistec e documentos institucionais do IFNMG, bem como legislações específicas, foram tratados com a técnica de análise de conteúdo. De acordo com o Sistec, a taxa de evasão geral dos cursos técnicos a distância do IFNMG chegou a 43% em 2014, mas foi diminuindo com o passar dos anos e chegou a 13% em 2018. No entanto, ao se analisar por unidade do IFNMG, esse índice ultrapassa a 50% em pelo menos algum campus em cada ano analisado. A situação é semelhante ao se analisar os números por curso. Ocorrências que destacam atenção, pois a literatura mostra que o problema atinge a educação em todos os níveis, tipos e modalidades e, por isso, merece atenção especial por parte dos gestores. O IFNMG entende essa situação e desenvolveu ações para amenizar esse fenômeno que mostrou melhorias nos índices gerais de evasão escolar por ano nos cursos técnicos a distância entre o período de 2014 a 2018.