PPGCH - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7bfa0ff9-9b2d-4025-89eb-d9cb78f9c62e

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Tornar-se docente universitário: trajetórias de formação e inserção no magistério superior da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2021) Lima, Josiane Aparecida; Leite, Roberta Vasconcelos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Leite, Roberta Vasconcelos; Cardoso, Carolina de Resende Damas; Bonadiman, Heron Laiber
    É comum que a expectativa em torno de como o professor universitário de instituições públicas deva atuar não leve em conta os diversos fatores envolvidos na sua formação docente, na sua inserção na carreira, nas demandas laborais às quais ele deve responder. Nesse cenário, especificidades do magistério superior têm sido cada vez mais discutidas em pesquisas no âmbito educacional, pois muitas vezes o que se espera em termos de preparação do profissional para ensinar na universidade não se verifica na prática. Buscando contribuir para este debate, esta pesquisa objetiva compreender como professores que iniciaram sua carreira no magistério superior na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) elaboram suas trajetórias de formação e as relacionam às suas práticas docentes. Para tal proposta, buscando valorizar a perspectiva dos sujeitos da experiência, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico. Iniciamos esta obra empreendendo diálogos teóricos sobre a docência no ensino superior com Pimenta e Anastasiou (2014), Bolzan e Isaía (2006), dentre outros. Discutimos como a ênfase na pesquisa durante a pós-graduação é concomitante a lacunas na formação pedagógica e como é importante maior integração entre pares no ensino superior. Buscamos em autores como Tardif (2002) contribuições sobre os saberes docentes e a construção desse ofício na prática para tematizar como se dá a inserção profissional de professores na universidade, além de apresentarmos questões pertinentes à carreira em instituições públicas de ensino superior. Para a coleta de dados, foram selecionados intencionalmente 5 participantes que atuam nas grandes áreas de maior expressão na UFVJM (ciências da saúde, exatas, humanas e agrárias), tendo como critérios: ser professor efetivo, ter iniciado o magistério superior na instituição e ter disponibilidade para participar da pesquisa. Realizamos entrevistas semiestruturadas individuais, gravadas e transcritas integralmente. Como resultados, apresentamos dados relativos ao contexto do estudo, delimitando especificidades desta instituição que nasceu em 1953 como a Faculdade de Odontologia de Diamantina, fundada pelo então governador de Minas Gerais Juscelino Kubitschek de Oliveira, e que se tornou efetivamente uma universidade federal no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Seguem-se análises individuais do percurso de formação e atuação profissional de cada participante. Buscando explicitar proximidades e singularidades nas trajetórias, destacamos que, dos 5 entrevistados, 1 ingressou na IES antes de iniciar o mestrado, 2 com mestrado concluído e 2 com doutorado concluído. Os 3 primeiros narraram que cursar mestrado e/ou doutorado propiciou renovação do trabalho até então realizado. Todos relataram não terem recebido formação específica para o magistério superior, descrevendo como se tornaram professores na prática, elaborando erros e acertos e eventualmente contando com ajuda de colegas. 4 detalharam processos da construção e expansão da IES, destacando seu protagonismo na consolidação dos cursos a que se vinculam ou vinculavam. Todos tematizaram a relação com alunos, ora enfatizando desafios de conquistar seu respeito, ora descrevendo a alegria em acompanhar suas conquistas, ora tematizando mudanças no seu perfil dada a ampla disponibilidade de recursos tecnológicos atualmente. Todos relataram mudanças significativas em suas trajetórias de formação e/ou atuação profissional. A partir da discussão desses resultados com os aportes teóricos, compreendemos que a atuação docente nesta instituição de ensino superior vai muito além da prática na sala de aula e nos convida à revisão da concepção corrente de que o professor universitário federal se forma na pós graduação antes de iniciar o magistério superior. Na diversidade das experiências relatadas, emerge que a formação continua a acontecer concomitantemente à prática docente, especialmente neste momento de constantes inovações pedagógicas e tecnológicas.
  • Thumbnail Image
    Item
    Saberes e práticas de um professor universitário da disciplina de cálculo
    (UFVJM, 2021) Pereira, Jacqueline Aparecida; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bonadiman, Heron Laiber; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Valiengo, Amanda
    A presente dissertação buscou compreender, descrever e analisar como um professor de Cálculo Diferencial e Integral I organiza e elabora sua prática didática na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para isso foi feita uma análise de quais saberes são utilizados como referência para o exercício profissional do professor da área da Ciências Exatas, identificando quais vivências na educação superior estão relacionadas com a consolidação das práticas profissionais. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória, na qual foi entrevistado um professor de Cálculo Diferencial e Integral I e foram realizadas observações em sala de aula desse docente, que leciona esta disciplina para os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Farmácia, Química, Sistema de Informação e Zootecnia. A pesquisa teve como principais instrumentos de produção de dados: observações em sala de aula do professor e a entrevista. Os dados foram analisados por temática de conteúdo. A entrevista foi interpretada ponto a ponto, sem categorias pré-definidas. Neste contexto do ensino superior, parte-se do pressuposto de que os saberes docentes são construídos e fundamentados nos currículos de formação, nas áreas do conhecimento, no currículo escolar e universitário e na própria experiência. A investigação permitiu identificar que a aprendizagem da docência pode ser considerada um processo multideterminado, que possui continuidades e rupturas, tais como: a influência de outros professores na formação e no contato com áreas diferentes do conhecimento. Percebemos que este estudo contribuiu para fazer reflexões sobre a formação de professores e sobre os saberes docentes necessários para a docência do Ensino Superior.