PPGCH - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7bfa0ff9-9b2d-4025-89eb-d9cb78f9c62e

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Reflexos da Pandemia na Pós-graduação stricto sensu da UFVJM: o Ensino Remoto na continuidade das atividades acadêmicas
    (UFVJM, 2023) Matuda, Regiane Fernanda Muniz; Braga, Elayne de Moura; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Durvenoy, Doriele Silva de Andrade Costa
    Devido à Pandemia causada pelo vírus Sars-Cov2, no ano de 2020, as instituições de ensino precisaram adequar as aulas às especificidades do isolamento social, adotando-se o ensino remoto. O objetivo deste trabalho foi analisar a implementação do ensino remoto para a continuidade das atividades acadêmicas dos discentes da pós-graduação stricto sensu da UFVJM. A pesquisa foi realizada em 4 (quatro) etapas, sendo a primeira uma pesquisa documental; a segunda consistiu na aplicação de questionários aos discentes e docentes vinculados à pós-graduação stricto sensu da UFVJM; a terceira etapa foi a análise dos dados e a quarta etapa a elaboração de um documento com os resultados que será disponibilizado para a PRPPG/UFVJM e para os programas de pós-graduação stricto sensu da UFVJM. Foram respondidos 214 questionários pelos discentes e 68 pelos docentes. Os dados foram analisados quali e quantitativamente. Os resultados da pesquisa documental indicam a dificuldade em administrar calamidades em todas as instâncias educacionais e a importância da dilação de prazo de vigência das bolsas para continuidade das pesquisas. A análise das percepções dos discentes e docentes mostrou que a falta de interação social se destacou como ponto negativo no ensino remoto e a possibilidade de realizar as atividades acadêmicas sem o deslocamento foi o ponto positivo mais relevante, sob a ótica dos discentes, por proporcionar otimização do tempo, economia, acessibilidade a eventos e disciplinas e conciliação com o trabalho e outras atividades e no ponto de vista dos docentes por permitir a participação de sujeitos de outras regiões nas atividades acadêmicas. Conclui-se que o ensino remoto garantiu a continuidade das atividades acadêmicas da pós-graduação stricto sensu da UFVJM, e que as experiências do remoto, possibilitam maior abertura para o uso das tecnologias digitais neste nível de ensino, o que é interessante para o ensino pós-pandemia.
  • Thumbnail Image
    Item
    Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
    (UFVJM, 2021) Almeida, Nayara Barbosa de; Ferreira, Bárbara Carvalho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Bárbara Carvalho; Leite, Roberta Vasconcelos; Barbosa, Ana Alves Neta
    Desde a promulgação das leis que tratam da inclusão dos alunos público-alvo da educação especial no ensino regular, é tarefa das instituições de ensino buscar a superação das barreiras existentes a fim de promover a inclusão destes estudantes, sem quaisquer distinções. Em se tratando do ensino profissional e tecnológico, mais especificamente nos Institutos Federais de Educação, é notória a mobilização para a promoção do acesso, permanência e conclusão da escolarização destes alunos. No entanto, muitas instituições ainda se encontram em gradativo estabelecimento de suas políticas inclusivas, visando assegurar o atendimento a este público. Assim, com o intuito de compreender tais contextos,esta pesquisa teve por objetivo analisar o panorama da inclusão no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais(IFNMG), na perspectiva dos coordenadores dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs), docentes e estudantes com deficiência matriculados na instituição. Para tanto, utilizou-se as metodologias quantitativa e qualitativa, com a participação de 11 coordenadores de NAPNEs, que responderam um questionário semi estruturado; 165 professores e 03 alunos públicos da educação especial, que responderam um questionário com questões abertas. A partir da análise dos dados foi constatado que sob a perspectiva dos coordenadores dos NAPNEs, esses núcleos apresentam uma importante atuação na instituição e, apesar da necessidade de estruturação, figuram-se como uma referência inclusiva em seus campi. Já os docentes, apesar de pouca informação e carência de formação na área, demonstram boa receptividade em relação a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial no ensino técnico e superior. Em relação aos estudantes com deficiência, evidenciou-se que as lacunas de formação docente e instabilidade das políticas de inclusão refletem diretamente no atendimento construtivo destes alunos. Conclui-se, portanto, que a instituição se mostra aberta e intencionalmente disposta a estabelecer a inclusão em todas as suas unidades, no entanto, encontra-se ainda em processo de estruturação de suas políticas inclusivas, assim como de consolidação de seus NAPNEs. Necessitando assim de mais investimento em seus processos formativos, visando o estabelecimento de políticas inclusivas que atendam toda a instituição.