PPGCH - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7bfa0ff9-9b2d-4025-89eb-d9cb78f9c62e

Browse

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Thumbnail Image
    Item
    Construção de um jogo didático digital como suporte para professores
    (UFVJM, 2018) Oliveira, Daniel Alencar Alcântara de; Braga, Elayne de Moura; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Carvalho, Leonardo Lana de; Oliveira, Rúbia Lúcia
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do desenvolvimento de um Jogo Digital Didático (JDD) que visa ensinar História Indígena Brasileira, em consonância com as exigências curriculares das instituições de ensino. Para o desenvolvimento desse jogo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica interdisciplinar pelas áreas da Educação, História, Psicologia e Desenvolvimento de Jogos. Construiu-se um mapeamento das gerações que estão em sala de aula e suas características. Investigou-se as principais leis educacionais brasileiras e as principais metodologias de ensino. Também foram discutidos: Jogos e Gamification. Por fim são apresentados os fundamentos e as etapas da construção do jogo digital didático intitulado “Aya e os Sete Monstros da Mitologia Tupi”, produto desta dissertação.
  • Thumbnail Image
    Item
    Aporte curricular da formação de professores sobre tecnologias digitais de informação e comunicação: um panorama envolvendo instituições de ensino superior do Norte de Minas Gerais
    (UFVJM, 2016) Costa, Joiciele Rezende; Braga, Elayne de Moura; Ramos, Davidson Afonso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Carvalho, Leonardo Lana de; Ferreira, Bárbara Carvalho; Lima, Márcio Roberto de
    Tendo em vista a presença e a atuação de um grupo de Instituições de Ensino Superior na região do norte de Minas Gerais, a proposta dessa pesquisa foi investigar o aporte curricular oportunizado aos acadêmicos dos cursos de licenciatura dessas instituições, com vistas a aproximar suas formações das particularidades envolvidas na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em ações pedagógicas. Tendo como amostra a cidade de Montes Claros, procedemos a um recorte de uma problematização social e cultural, que é a relação entre os processos de ensino-aprendizagem e as tecnologias. O objetivo foi averiguar quais e quantos cursos de licenciatura e de qual instituição possuem alguma disciplina, que faça menção ao uso das tecnologias no processo educativo, com vistas a capacitar os egressos para o uso das TDIC. As instituições de ensino superior da região investigadas foram: Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES, Instituto Superior de Educação Ibituruna-ISEIB/Faculdades de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo-FACIGE, Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC, Faculdades Integradas Pitágoras- FIP, Faculdade Prisma e Universidade Norte do Paraná-UNOPAR (modalidade EAD). A relação com a universidade frequentemente reflete na educação básica. Essa proposta de trabalho se fez possível e necessária diante da emergência da sociedade hodierna, onde se efetua uma transição de paradigmas, em vários âmbitos, abarcando também a educação e consequentemente os hábitos dos indivíduos. A metodologia utilizada na realização desse trabalho é de cunho quantitativo quanto à descrição dos currículos dos cursos e qualitativo, possibilitando um olhar crítico sobre a temática. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico e uma revisão de literatura que buscou contextualizar a formação de professores com os novos tempos chamados de “modernos”, bem como com as mudanças ocorridas na vida dos indivíduos na modernidade. Também foi feita uma pesquisa documental, com documentos do Ministério da Educação (MEC), orientações para os cursos de licenciaturas no país e ementas e estruturas curriculares dos cursos de licenciaturas, das universidades e faculdades supracitadas. A pesquisa constatou que, dos trinta cursos de licenciaturas investigados, nas seis instituições de ensino, somente dezoito contam com disciplinas teóricas e/ou práticas, com vistas a inserir o uso das TDIC no cotidiano docente. Este resultado corresponde a 60% (sessenta porcento) dos cursos analisados, o que indica uma necessidade de melhor adequação entre a formação ofertada pelas licenciaturas, as orientações do MEC e a prática docente.
  • Thumbnail Image
    Item
    Discursos acerca da educação da infância e da educação física dedicados aos jogos na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940)
    (UFVJM, 2016) Reis, Tacimara Cristina dos; Lage, Ana Cristina Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lage, Ana Cristina Pereira; Guimarães, Paula Cristina David; Ferreira, Bárbara Carvalho
    Esta dissertação está inserida no campo de pesquisa da História da Educação e que mobiliza fontes documentais primárias. Tem por objetivo investigar como a Revista do Ensino apresentou em suas páginas os discursos acerca da educação da infância e dos jogos como componentes da Educação Física entre 1925 e 1940. Assim, ao longo desta pesquisa, procurou-se explicitar como este periódico educacional, por meio dos seus artigos publicados, compreendia e tratava a criança nas instituições de ensino, bem como os jogos foram introduzidos e legitimados nos ensinos pré-primário e primário enquanto componentes da Educação Física. Partiu-se do princípio de que os jogos eram desenvolvidos para proporcionar a eficiência dos corpos das crianças. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi adotada a metodologia da análise do discurso. Foi realizado um levantamento de 115 exemplares, contendo 175 números publicados pela Revista do Ensino entre 1925 e 1940, assim, foram identificados 42 artigos que trataram diretamente sobre os discursos da educação da infância e 61 que abordaram os discursos acerca da educação física, incluindo aqueles dedicados à utilização dos jogos na infância. Outras fontes também foram mobilizadas, como a coleção de leis e decretos do período, dados considerados como essenciais durante o processo de coleta de dados. Os resultados indicaram que a Revista do Ensino investiu e auxiliou na educação da infância de várias formas, ao apontar para os professores como e o que fazer em suas práticas pedagógicas. O periódico também orientou as ações que seriam implantadas para que a família participasse não apenas da educação das crianças nas escolas, como também em seus respectivos lares. Estes investimentos estiveram imbuídos de representações de um ideal para o professor dos ensinos pré-primário e primário, bem como a preparação das crianças para que, no futuro, tivessem instrumentos para exercerem atividades no mundo do trabalho. Observou-se que a Revista do Ensino foi um meio eficaz que contribuiu para a introdução e a prática dos jogos nas escolas mineiras, auxiliando o professor daquela época com a prescrição de diversos jogos e como desenvolvê-los nas aulas de Educação Física e nos recreios escolares, considerados fundamentais para a cultura escolar, pois contribuíam para o favorecimento do desenvolvimento físico, intelectual e moral das crianças, a fim de prepará-las para a vida adulta.
  • Thumbnail Image
    Item
    Tecnologias digitais da informação e da comunicação aplicadas à educação: análise pedagógica de jogos digitais
    (UFVJM, 2016) Costa, Douglas Geraldo; Braga, Elayne de Moura; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Bárbara Carvalho; Carvalho, Leonardo Lana de; Sperotto, Rosária Ilgenfritz; Braga, Denise da Silva