PPGCH - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7bfa0ff9-9b2d-4025-89eb-d9cb78f9c62e
Browse
Search Results
Item A inclusão escolar na perspectiva dos professores(UFVJM, 2020) Pereira, Ana Flávia; Gaspar, Yuri Elias; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gaspar, Yuri Elias; Ferreira, Bárbara Carvalho; Silva, Dener Luiz daNo Brasil, a definição e o processo de inclusão escolar encontram-se em discussão atualmente, não se relacionando somente a pessoas com necessidades educacionais especiais - NEE, mas também a processos que necessitem de adaptações. Os professores têm papel importante na implementação da inclusão, podendo facilitá-la ou dificultá-la no ambiente escolar. Essa pesquisa tem como objetivo investigar de que modos professores empenhados vivenciam e elaboram o processo de inclusão escolar. Para tanto, adotamos a metodologia fenomenológica e, por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro participantes, evidenciamos experiências e elaborações sobre a inclusão. Como resultados, dentre tantas compreensões, podemos destacar que, para Helena, a inclusão é elaborada como busca em entender quem é o outro em sua singularidade e, a partir daí, ela propõe formas e didáticas que o auxilie a desenvolver sua potencialidade. Na experiência de Roberto, a inclusão se pauta como uma questão de direito, e ele implementa esse processo com esforço e disponibilidade, buscando conhecimentos para lidar com os desafios e propondo uma relação de parceria com a professora de apoio. Para Alice, a inclusão é vivida de maneira significativa na experiência de socialização, pois os alunos não veem essa criança como diferente, ao contrário dos adultos, que se pautam pelo preconceito. Para Eduardo, é preciso adotar um olhar diferenciado para a pessoa em sua singularidade e humanidade, que contemple escuta ativa e diálogo. Desse modo a criança pode ser incluída de fato e não somente inserida no ensino regular. Os resultados apontam elaborações que indicam modalidades de atendimento aos alunos com NEE que se pautam por experiências que sejam realmente significativas para os educandos. Um objetivo fundamental é que eles sejam considerados e reconhecidos como pessoa, com seus limites e potencialidades. Podemos concluir que os profissionais observam a inclusão como ponto central, com potencial de transformação de toda a educação, não só do ponto de vista didático, mas contemplando toda a pessoa em seu processo formativo. Os dramas e dificuldades estão presentes na vivência dos professores, como a falta de formação docente, estrutura física e recursos disponíveis nas instituições. No entanto, diante dos desafios, eles se posicionam afirmando um olhar diferenciado que ressoa nas práticas e experiências como um caminho que nem sempre é fácil, porém carregado de possibilidades por meio do encontro com a inclusão.