PPGCH - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7bfa0ff9-9b2d-4025-89eb-d9cb78f9c62e
Browse
Search Results
Item Reflexos da Pandemia na Pós-graduação stricto sensu da UFVJM: o Ensino Remoto na continuidade das atividades acadêmicas(UFVJM, 2023) Matuda, Regiane Fernanda Muniz; Braga, Elayne de Moura; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Durvenoy, Doriele Silva de Andrade CostaDevido à Pandemia causada pelo vírus Sars-Cov2, no ano de 2020, as instituições de ensino precisaram adequar as aulas às especificidades do isolamento social, adotando-se o ensino remoto. O objetivo deste trabalho foi analisar a implementação do ensino remoto para a continuidade das atividades acadêmicas dos discentes da pós-graduação stricto sensu da UFVJM. A pesquisa foi realizada em 4 (quatro) etapas, sendo a primeira uma pesquisa documental; a segunda consistiu na aplicação de questionários aos discentes e docentes vinculados à pós-graduação stricto sensu da UFVJM; a terceira etapa foi a análise dos dados e a quarta etapa a elaboração de um documento com os resultados que será disponibilizado para a PRPPG/UFVJM e para os programas de pós-graduação stricto sensu da UFVJM. Foram respondidos 214 questionários pelos discentes e 68 pelos docentes. Os dados foram analisados quali e quantitativamente. Os resultados da pesquisa documental indicam a dificuldade em administrar calamidades em todas as instâncias educacionais e a importância da dilação de prazo de vigência das bolsas para continuidade das pesquisas. A análise das percepções dos discentes e docentes mostrou que a falta de interação social se destacou como ponto negativo no ensino remoto e a possibilidade de realizar as atividades acadêmicas sem o deslocamento foi o ponto positivo mais relevante, sob a ótica dos discentes, por proporcionar otimização do tempo, economia, acessibilidade a eventos e disciplinas e conciliação com o trabalho e outras atividades e no ponto de vista dos docentes por permitir a participação de sujeitos de outras regiões nas atividades acadêmicas. Conclui-se que o ensino remoto garantiu a continuidade das atividades acadêmicas da pós-graduação stricto sensu da UFVJM, e que as experiências do remoto, possibilitam maior abertura para o uso das tecnologias digitais neste nível de ensino, o que é interessante para o ensino pós-pandemia.