PPGCH - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (Dissertações)
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Item Adoecimento e atendimento psicológico de pós-graduandos: perfil, queixas e fatores associados aos sintomas de ansiedade(UFVJM, 2020) Câmara, Victor Mayer dos Santos; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bonadiman, Heron Laiber; Ferreira, Bárbara Carvalho; Andrade, Mário César Rezende; Lima, Diego CostaCom a ampliação no número de Universidades Federais nos últimos vinte anos houve, por consequência, um aumento no número de cursos e programas de pós-graduação no Brasil. Esse crescimento, porém, evidenciou a existência de um adoecimento por parte dos estudantes, sendo que estudos vêm sendo conduzidos para investigar as possíveis causas desse adoecimento. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar os dados referentes aos prontuários de atendimentos psicológicos presenciais aos estudantes de pós-graduação realizados pelo Serviço de Psicologia entre os anos de 2015 e 2018, nos Campi de Diamantina e Teófilo Otoni da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Procurou-se, por meio de um estudo documental de natureza observacional do tipo transversal, identificar o perfil dos usuários do serviço, assim como suas principais queixas e sintomas apresentados durante os atendimentos. Os resultados indicaram um aumento no número de atendimentos entre os anos de 2015 e 2018, com predomínio para estudantes do gênero feminino, na faixa etária de 22 a 30 anos, que cursavam Mestrado. As principais queixas mencionam sintomas de ansiedade, problemas acadêmicos, conflito de relacionamento, desânimo e problemas emocionais. Destacam-se as queixas de ansiedade, que devido a sua maior frequência, foram submetidas a análise de fatores associados, sendo encontradas associação estatisticamente significante com as variáveis, ano do atendimento [X²(3)=10,068; p=0,018], dificuldades de adaptação [X²(1)=5,101; p=0,024], desânimo [X²(1)=17,334; p=0,000] e estresse [X²(1)=7,960; p=0,005]. Considera-se, porém, que o aumento do número de programas, e consequentemente o crescimento no ingresso de estudantes, devido as contingências em que eles são expostos, possa estar relacionado ao aumento do adoecimento estudantil, sobretudo oriundo da ausência de políticas focais de saúde mental e qualidade de vida direcionadas aos docentes e discentes. Acredita-se que os estudantes de pós-graduação devam ser enxergados em suas particularidades, considerando seu perfil e os fatores associados ao seu adoecimento, desta forma, permitindo que sejam propostas campanhas preventivas focais e efetivas visando promover a saúde mental dos estudantes e da Universidade como um todo.