PPGCH - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/7bfa0ff9-9b2d-4025-89eb-d9cb78f9c62e
Browse
Item Letramento acadêmico: utilização de estratégias simplificadoras de leitura como recursos didáticos nos cursos de graduação da UFVJM(UFVJM, 2020) Amorim, Elisabeth da Anunciação; Santos, Pedro Perini Frizzera da Mota; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Pedro Perini Frizzera da Mota; Fulgêncio, Lúcia Monteiro de Barros; Cintra, Marcos RogérioEsta pesquisa objetiva discutir a utilização de estratégias simplificadoras de leitura e escrita para a compreensão de textos acadêmicos. À luz de teorias sobre legibilidade textual, identifica fatores linguísticos que interferem na compreensão de textos e examina textos didáticos utilizados em cursos de graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para apontar e justificar proposições relativas à inteligibilidade do texto didático. Compreende estratégias de leitura como métodos práticos de interferência no “processo de interpretação” de textos com vistas a facilitar a compreensão. Baseia-se em elementos semânticos e lexicais constituintes de textos acadêmicos. Com esta exposição espera-se contribuir para auxiliar o processo comunicativo no contexto universitário, apresentando, para tanto, estratégias que possam facilitar a compreensão do material didático em uso nesta esfera discursiva.