PPGCH - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (Dissertações)
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Item Grupo Escolar Professora Júlia Kubitschek: modernização na arquitetura e nas concepções educacionais em Diamantina, 1951-1961(UFVJM, 2016) Baracho, Cláudia Elizabeth; Lage, Ana Cristina Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lage, Ana Cristina Pereira; Neves, Leonardo Santos; Arruda, Rogério Pereira deEsta dissertação tem por objetivo investigar o processo de criação, construção, inauguração e as primeiras atividades do Grupo Escolar Professora Júlia Kubitschek. A instituição foi o terceiro grupo escolar instalado em Diamantina, Minas Gerais, na década de 1950, período histórico considerado de grande importância para o município, uma vez que estava à frente do governo do Estado, e posteriormente da presidência da República, o diamantinense Juscelino Kubitschek de Oliveira. Inicialmente, fez-se necessária uma pesquisa bibliográfica que contribuísse para a discussão do surgimento dos grupos escolares no contexto brasileiro e no Estado de Minas Gerais com o intento de analisar o ideário renovador da primeira metade do século XX. A investigação documental foi realizada em arquivos públicos e privados, onde foram selecionados jornais locais, livros contendo atas de reuniões, termos de posse, termos de visitas, imagens e outros documentos que serviram para fundamentar este estudo. Ao discutir a arquitetura do prédio do Grupo Escolar Professora Júlia Kubitschek, pretende-se ler e interpretar a história da educação local e entender como os governos estadual e municipal procuraram aquilatar a importância de se construir um novo prédio escolar com traços arquitetônicos modernos, em um centro histórico tombado pelo patrimônio na década de 1930. Ao analisar o funcionamento da referida instituição através das atas produzidas no seu interior e compará-las às resoluções, portarias, instruções e avisos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, procura-se entender a prática dos docentes e os ideais dos dirigentes políticos da época. Do ponto de vista teórico, são propostas reflexões sobre a arquitetura escolar, os grupos escolares e a escola pública ao longo do século XX, respectivamente. Desenvolvida na linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas, esta dissertação se justifica pelo ineditismo do trabalho, por contribuir para os estudos de cunho regional da história das instituições escolares e despertar o interesse da comunidade local em preservar e resgatar a sua história.