Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade
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PPGTAS - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade
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Item A Alfabetização no Brasil e as novas tecnologias da informação e da comunicação: um estudo com professores nas escolas públicas do município de Teófilo Otoni (MG)(UFVJM, 2021) Silva, Alexandra Aparecida Jovito; Alves, Wederson Marcos; Franco, Mauro Lúcio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Objetivou-se com esta pesquisa investigar a apropriação de novas tecnologias da informação e da comunicação, como ferramentas facilitadoras da aprendizagem no ciclo inicial de alfabetização da Educação Básica, pelos professores que atuam no ciclo de alfabetização das escolas estaduais e municipais da zona urbana de Teófilo Otoni/MG. O estudo se desenvolveu com base em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Após análise das informações obtidas, os resultados nortearam a elaboração de propostas e sugestões para o enfrentamento de situações-problemas, relacionados à dificuldade de acesso e utilização das novas tecnologias, pelos professores no trabalho de alfabetização de crianças de 6 a 8 anos. O levantamento bibliográfico forneceu subsídios que embasaram a pesquisa documental e de campo. A pesquisa documental versou sobre a análise da Estrutura das carreiras dos profissionais da Educação básica de Minas Gerais, Lei 21710/2015 e da Lei 6381/2012 que, fixa o piso salarial dos professores do município de Teófilo Otoni, não havendo nestes documentos nenhuma previsão de incentivo a busca por aprimoramento profissional docente. A pesquisa de campo, realizada por meio amostral, consistiu na aplicação de um questionário, junto aos professores alfabetizadores do grupo de escolas públicas municipais e estaduais, selecionadas, envolvendo ainda, entrevista com os gestores destas escolas. Tais ações buscaram identificar o nível de capacitação dos educadores para alfabetizar, usando novas tecnologias; verificar se as novas tecnologias estão presentes na rotina de ensino no ciclo de alfabetização, e se os docentes estão preparados e motivados para tal atuação; e ainda, verificar a estrutura tecnológica disponível nas escolas participantes. De modo geral, a pesquisa evidenciou que para alfabetizar, tendo as novas tecnologias como aliadas, é necessário preparo técnico dos docentes, disponibilidade de recursos e motivação profissional e, nestes aspectos há pontos a se avançar, nas instituições analisadas.Item Análise bibliométrica sobre o uso de jogos na área de engenharia de produção(UFVJM, 2018) Rosado, Carlos Antonio Gonçalves; Souza, Marcio Coutinho de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Souza, Marcio Coutinho de; Lupatini, Márcio Paschoino; Alves, Wederson Marcos; Almeida, Ivana CarneiroManter o aluno concentrado durante longos períodos de exposição tem sido um desafio para os docentes. A adoção de novas estratégias de ensino em que os alunos deixam a posição de ouvintes e dividem com o mestre a posição ativa já é conhecida e até mesmo adotada. Essas estratégias dão aos discentes a oportunidade de viverem experiências mais interativas, estimulam o pensamento independente, criam discussões dentro do grupo e contribuem, assim, para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a utilização de jogos educacionais tem sido uma alternativa, pois estes podem atenuar a dificuldade que os alunos têm em fazer o paralelo entre os conceitos teóricos vivenciados em sala de aula e os conceitos práticos exigidos pelas empresas. A prática do fazer, presente naturalmente nos jogos, acaba sendo excelente forma de melhorar a aprendizagem. Monitorar o crescimento da literatura e os padrões de pesquisa em determinada área temática é um passo importante para entender o desenvolvimento desse domínio. Assim, a bibliometria tem sido uma área emergente, pois visa descrever, avaliar e monitorar as pesquisas publicadas em determinado campo do conhecimento. Dessa forma, fica definido como objetivo geral deste trabalho mapear e caracterizar as publicações sobre o uso de jogos e termos correlatos na Engenharia de Produção, na perspectiva das áreas de Gestão da Produção e da Gestão da Qualidade, a partir de pesquisa bibliométrica na base de dados Scopus e em anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) dos últimos 10 anos. Neste trabalho são apresentadas seções com o objetivo de descrever o conhecimento e o processo de ensino baseado em jogos, os tipos de jogos educacionais e seus principais conceitos, o curso de Engenharia de Produção, seu surgimento e desenvolvimento, as disciplinas Gestão da Qualidade e Gestão da Produção e conceitos e técnicas que podem ser trabalhados com a utilização de jogos nessas matérias. Na sequência, apresentam-se as principais técnicas bibliométricas, seu histórico e aplicação, seguidos dos resultados do levantamento bibliométrico na base de dados Scopus e nos anais do ENEGEP. Nesta pesquisa são utilizadas as técnicas Citation, Bibliographic Coupling, Coauthor, Co-citation e Co-word, a partir das quais são gerados mapas bibliométricos com o auxílio do software VOSviewer, em que são mostrados, por exemplo, as palavras-chave mais utilizadas nos trabalhos avaliados; os principais periódicos, países, instituições e autores que publicam trabalhos na área; os autores que estão acoplados bibliograficamente; aqueles que trabalham em conjunto; e os que aparecem simultaneamente nas listas de referências. Os resultados das análises indicam, por exemplo, a tendência dos autores, na base Scopus, em abandonar os termos educational games e business games e utilizar as sentenças serious games e game-based learning, ficando, além disso, evidente o surgimento do conceito de gamification. Fato esse distinto do que ocorre nos anais do ENEGEP, em que os autores permanecem utilizando os termos jogos educacionais e jogos de empresas, não sendo encontrados trabalhos que empregam os conceitos de jogos sérios, ensino baseado em jogos e gamificação.Item Cartilha previdenciária para efetivação dos direitos fundamentais nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2017) Magalhães, Guilherme Fernandes; Alves, Wederson Marcos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pompermayer, Raquel de Souza; Santos, Aline Fagundes dos; Alves, Wederson MarcosO Programa de Educação Previdenciária – PEP foi criado com o objetivo de informar e conscientizar a sociedade acerca de seus direitos e deveres em relação à Previdência Social e os meios de exercê-los, visando assegurar a proteção social aos cidadãos, por meio de sua inclusão e permanência no Regime Geral de Previdência Social. No entanto, o que se observa, ainda, é a ocorrência de um grande número de indeferimentos nos pedidos relacionados aos benefícios junto ao INSS. Assim, objetivou-se com esta pesquisa analisar e refletir sobre o Programa de Educação Previdenciária (PEP), utilizando como parâmetros o número de atendimentos e os índices de indeferimento de benefícios previdenciários, requeridos pelo trabalhador rural, segurado especial, levantando os motivos causadores da negativa destes processos. Pensando em uma ação mais efetiva elaborou-se uma cartilha orientadora informando sobre os documentos básicos para requerimento de benefícios, documentos complementares que comprovem a atividade de trabalhador rural, além dos canais de acesso e entidades parceiras. Como reflexão, discutiu-se esta política pública baseada na oferta de diversos benefícios previdenciários e seus reflexos para garantia da renda da população rurícola. Analisou-se, ainda, as implicações para a promoção da cidadania e os conceitos que emolduram o reconhecimento de direitos aos benefícios com foco para o trabalhador rural. Observou-se que em um período de aproximadamente seis anos, 18.694 pedidos foram indeferidos considerando apenas o público rural – segurado especial, da região que abrange a Gerência de Teófilo Otoni, o que refletiu em um montante de mais de mais de 466,6 milhões de reais que deixaram de entrar na economia local. Ficou perceptível que, mesmo com o PEP, a carência de informação configura como um grande gargalo para a concessão dos benefícios previdenciários, acarretando na negativa dos requerimentos. Assim, espera-se que a cartilha possa contribuir na redução do número de indeferimentos, o fortalecimento da economia regional, o reconhecimento por parte do público rural de que a previdência pública brasileira é seu patrimônio e, enfim, pelo reconhecimento de direitos que ainda estão sendo prejudicados.Item Detecção de isquemia cardíaca em diferentes derivações utilizando redes neurais artificiais e um classificador híbrido Gaussiano e Bayesiano(UFVJM, 2017) Schutte, Wallinson Oliveira; Oliveira, Lorena Sophia Campos de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Antonio Luiz Pinho; Endlich, Patrick Wander; Alves, Wederson Marcos; Oliveira, Lorena Sophia Campos deO presente estudo propõe o desenvolvimento de duas ferramentas para se fazer a classificação de batimentos cardíacos a fim de detectar a Isquemia Cardíaca. Uma baseada em propriedades da Distribuição Normal e Teorema de Bayes e a outra baseada em Redes Neurais Artificiais. Utilizando o banco de dados Long-Term ST Database, foi efetuado um filtro de dados, que foram agrupados pelas seguintes derivações: A-S, E-S, A-I, ML2, MV2, ML3, V4 e V5. Por meio dos algoritmos propostos, implementados por intermédio da Linguagem de Programação PHP, pôde-se verificar a derivação mais propícia a se detectar essa doença. Foi possível observar as derivações V5 e A-S com melhores resultados utilizando-se o algoritmo híbrido. Na V5, foi obtido Sensibilidade de 100%, Especificidade de 97%, Valor Preditivo Positivo de 95.89% e Valor Preditivo Negativo de 100% e, na A-S, valores de 99.22%, 99.99%, 99.99% e 99.61% para Sensibilidade, Especificidade, Valor Preditivo Positivo e Valor Preditivo Negativo. O algoritmo de Redes Neurais Artificiais apresentou o melhor resultado para derivação A-S com 99.98%, 100%, 100% e 99.99% para Sensibilidade, Especificidade, Valor Preditivo Positivo e Valor Preditivo Negativo respectivamente. Também foi calculado o intervalo de confiança para proporções populacionais com 95% de confiança, a fim de se estabelecer níveis de precisão das bases utilizadas.Item Estimativa da demanda residencial urbana de água: o caso da cidade de Teófilo Otoni(UFVJM, 2017) Figueiredo, Sálvio Luiz de; Pompermayer, Raquel de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Leite, José Aparecido de Oliveira; Alves, Wederson Marcos; Pompermayer, Raquel de SouzaO trabalho tem como objetivo estimar a demanda de água do sistema de abastecimento público da Cidade de Teófilo Otoni – MG, bem como examinar os efeitos das variáveis determinantes em seu comportamento. Permite ainda uma compreensão do cenário pesquisado, possibilitando, deste modo, analisar a magnitude de possíveis políticas tarifárias utilizadas, sendo capaz de sustentar no processo decisório sobre a necessidade de investimentos, por meio de projeções do consumo. Para esse fim, utilizou-se técnicas de análise exploratória temporal de dados, considerando o período de setembro de 2012 a dezembro de 2014, dividida em duas categorias de consumo: social e normal. O modelo de demanda de água apoiou-se na estrutura tarifária da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA-MG), visando avaliar aspectos importantes tanto para o serviço de abastecimento de água quanto de consumidores. Ressalta-se a importância das variáveis preço médio, renda e clima, objetivando-se substancialmente em encontrar os parâmetros de elasticidade. A compreensão desses parâmetros viabiliza uma análise do impacto de políticas tarifárias e possibilita a projeção do consumo futuro de água no longo prazo. Os resultados encontrados destacam a inelasticidade preço da demanda de água para ambas categorias estudadas, apresentando coeficientes significativos para o preço marginal e a variável diferença. A quantidade de água defasada e a renda para ambas as categorias estudadas, não apresentaram o sinal esperado pela literatura; já o clima, na categoria normal, o coeficiente não foi significativo estatisticamente; e na categoria social, o coeficiente mostrou-se significativo. Portanto, presume-se um maior conhecimento na estrutura tarifária da cidade, além da busca por variáveis que expliquem melhor a demanda de água.Item Implantação e análise do framework scrum no desenvolvimento da plataforma aberta Nosso Exercício(UFVJM, 2018) Eliote, Yvssa Carneiro Desmots; Alves, Wederson Marcos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Souza, Marcio Coutinho de; Villela, Maria Lucia BentoEste estudo propõe a implementação e análise do Framework Scrum no desenvolvimento de novas funcionalidade para o website Nosso Exercício. Esta aplicação web consiste em um dos projetos do Programa de Educação Tutorial, PET-UFVJM/Campus do Mucuri situada na cidade de Teófilo Otoni-MG e tem como finalidade o compartilhamento aberto de exercícios didáticos de diversas áreas do conhecimento. Por solicitação de seus idealizadores, novas funcionalidades foram demandadas para o Nosso Exercício, porém, não existiam para este projeto metas claras nem um plano de trabalho a ser seguido, os requisitos não estavam formalizados e a equipe disponível não estava madura nas tecnologias utilizadas. Levando-se em consideração o desafio enfrentado na geração de software de qualidade e o limite de tempo disponível para a realização desta pesquisa, foi proposto o uso de um processo da Engenharia de Software com intuito de se obter maior controle e qualidade do produto final a ser desenvolvido. O método ágil Scrum foi o escolhido para gerenciar as atividades de desenvolvimento para este software. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em buscar uma resposta para a seguinte pergunta-problema: Quais benefícios e/ou dificuldades podem ser obtidas através da aplicação do Framework Scrum na evolução do desenvolvimento da plataforma aberta Nosso Exercício? Seguindo o modelo sugerido por Coughlan e Coghlan (2002), o método de pesquisa-ação foi utilizado para descrever a dinâmica conduzida durante este trabalho. A implantação do Scrum no Nosso Exercício ocorreu em duas etapas, a primeira, visou realizar uma capacitação sobre o Scrum e as ferramentas tecnológicas utilizadas no desenvolvimento do Nosso Exercício. Já a segunda, tratou do desenvolvimento das funcionalidades para este website. A análise dos resultados mostrou vários benefícios obtidos com a implantação do Scrum neste projeto, como: o foco e compromisso do Time durante o seu trabalho, o atendimento às reais necessidades do cliente (Product Owner), a flexibilidade do framework em se ajustar às condições de ambiente e trabalho de cada Time criado; o aprendizado contínuo do software e do processo resultante das discussões feitas nas Reuniões de Planejamento, Revisão e Retrospectiva. O ponto crítico do trabalho deu-se sobre a imaturidade com as tecnologias utilizadas para o desenvolvimento do website. As lições aprendidas com esta pesquisa indicam que é possível obter benefícios com a implantação do framework Scrum que superem as suas dificuldades, desde que sejam feitas as devidas análises do ambiente em que o mesmo for adotado.Item Implementação da tutoria no IFNMG-Araçuaí: um recurso para auxílio a aprendizagem de Cálculo I(UFVJM, 2020) Marques, Thaiana Martins; Alves, Wederson Marcos; Franco, Mauro Lúcio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O presente estudo objetivou avaliar se a tutoria contribui como instrumento didático de ensino e aprendizagem para a superação ou amenização das dificuldades elementares dos discentes, no componente curricular Cálculo Diferencial e Integral I ofertado em uma instituição de ensino pública. Para tal, a problemática que norteou este estudo é: a tutoria contribui para a superação ou amenização das dificuldades elementares dos discentes, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, ofertada pela Rede Pública de Educação no Médio Jequitinhonha? Assim, a tutoria foi implementada na instituição co-participante, de maneira remota, devido a pandemia da COVID – 19, por meio das tecnologias de informação e comunicação e desenvolvida pelos tutores selecionados, sob a supervisão desta pesquisadora. Por meio da tutoria, foram realizadas atividades relacionadas com o conteúdo matemático basilar para a condução dos estudos na disciplina de Cálculo I, tendo por referência as dificuldades destacadas por meio da análise da avaliação diagnóstica aplicada no início do semestre letivo. A coleta de dados foi pontual, coletada ao final da oferta da tutoria, que ocorreu entre os meses de maio e setembro. Esta pesquisa possui viés quanti-qualitativo, cientificamente conhecido como método misto, é caracterizada como uma pesquisa-ação, regida pelo escopo metodológico do estudo de caso e para coleta de dados, utilizou de questionários. Estes dados foram tratados quantitativamente, utilizando do Excel e interpretados qualitativamente por meio da análise de conteúdo. A partir das análises realizadas, pode-se concluir que a tutoria como recurso metodológico contribuiu para o processo de aprendizagem dos tutorados, que avaliaram a mesma positivamente, assim como também os tutores, destacando principalmente suas colaborações dentro do processo de ensino-aprendizagem e para a superação e/ou amenização das dificuldades elementares referentes a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Destaca-se também, como contribuição, a ambientalização possibilitada aos envolvidos em relação a utilização dos recursos tecnológicos, fator este que proporcionou uma melhor preparação diante ao retorno do calendário letivo, de maneira remota, que farão uso das mesmas ferramentas utilizadas pela tutoria.Item Implementação de um buscador em repositórios institucionais abertos de países do Mercosul - recuperação de metainformações(UFVJM, 2016) Melo, Matheus Leão de; Leal, Flávio Felipe de Castro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Franco, Mauro Lucio; Alves, Wederson Marcos; Bomfeti, Cleide Aparecida; Jardim, Déborah FaragóA presente dissertação debate a importância da comunicação científica, as tecnologias e softwares utilizados como forma de disseminação do conhecimento científico-acadêmico. Neste universo surge a necessidade criação de um buscador de metadados de portais de periódicos científicos eletrônicos e repositórios institucionais de Acesso Aberto de países membros do MERCOSUL, promovendo uma inovação e integração da Comunicação Científica dos países do bloco. Há mais de três séculos os pesquisadores utilizam as revistas científicas e as bibliotecas universitárias para resguardar, divulgar, disseminar, validar, promover e repercutir os seus estudos e pesquisas, mas também como um banco de dados e propagação científica para a criação de novos estudos a partir dessas difusões científicas. Com o exponencial crescimento da produção científica e a sua propagação na internet, na virada do século, como ferramenta de disseminação da produção científica, surge o desafio da criação de um instrumento pragmático de organização e busca de pesquisas científicas dos países membros do MERCOSUL: O Buscador Búho.Item A lei federal nº 11.888/08, como um instrumento da política habitacional aplicada na cidade de Teófilo Otoni – MG.(UFVJM, 2018) Almeida, Sérlio Souza de; Pompermayer, Raquel de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Higushi, Agnaldo Keiti; Souza, Marcio Coutinho de; Pompermayer, Raquel de Souza; Alves, Wederson MarcosEste trabalho propõe a aplicação às famílias que percebem até três salários mínimos, os benefícios da Lei Federal nº 11.888/08, que é a assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. A partir dos dados obtidos em documentos impressos e arquivados no Centro de Referência de Assistência Social (CRASSul), buscou-se realizar uma análise dos bairros, das moradias, perfil destas famílias e quais são as necessidades para a confecção de projeto e acompanhamento público gratuito, por técnicos de engenharia civil, urbanismo e arquitetura. A região focalizada neste trabalho, são os bairros mais carentes de Teófilo Otoni – MG, a Região Sul, que é composta pelos Bairros Cidade Nova, Frei Júlio, Jardim São Paulo, São Benedito, Taquara, Vila Barreiros, Vila Esperança (que engloba Vilinha), Vila Jacaré e Vila Progresso (que engloba Tancredo Neves). Identificadas as necessidades, como acessos à coleta de lixo, água e esgotamento sanitário canalizados, área de risco, área de violência, medição individual de energia, edificação de novos cômodos e dormitórios e acessibilidade, esboçou-se em gráficos, quais são os bairros prioritários, por cada tipo de ação. Com base nas experiências de outras cidades, identificouse os atuais e sugere-se o envolvimento de novos atores, bem como ações de intervenção e justificativa para a elaboração de convênio entre o Executivo Municipal e os envolvidos na assistência técnica pública e gratuita no projeto e execução de obras das moradias identificadas.Item Portal Caravela: implementação de um buscador em repositórios institucionais abertos de países de língua portuguesa - recuperação de metainformações(UFVJM, 2016) Aouar, Salim Ziad Pereira; Leal, Flávio Felipe de Castro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Franco, Mauro Lucio; Alves, Wederson Marcos; Bomfeti, Cleide Aparecida; Jardim, Déborah FaragóO trabalho em questão apresenta debates e o percurso de pesquisa na criação de um buscador de metadados de repositórios institucionais de Acesso Aberto de países da língua portuguesa, promovendo uma inovação na Comunicação Científica dos países. Há mais de três séculos os pesquisadores utilizam as revistas científicas e as bibliotecas universitárias para resguardar, divulgar, disseminar, validar, promover e repercutir os seus estudos e pesquisas, mas também como um banco de dados e propagação científica para a criação de novos estudos a partir dessas difusões científicas. Com o exponencial crescimento da produção científica e a sua propagação na internet, na virada do século, como ferramenta de disseminação da produção científica, surge a necessidade de um instrumento pragmático de organização e busca de pesquisas científicas dos países de língua portuguesa: o Portal Caravela.Item RepositóriosBr.org: implementação de um buscador de metadados em repositórios institucionais brasileiros(UFVJM, 2016) Rangel, Ediel Vieira; Leal, Flávio Felipe de Castro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Franco, Mauro Lucio; Alves, Wederson Marcos; Bomfeti, Cleide Aparecida; Jardim, Déborah FaragóEsta pesquisa visa à reflexão sobre a importância da Comunicação Científica Eletrônica e posterior criação de um buscador de metadados de repositórios institucionais brasileiros de Acesso Aberto, promovendo uma inovação e integração da produção científica das universidades e centros do Brasil. Considerando o crescimento da produção científica e a sua democratização na web, na contemporaneidade, surge a necessidade de um instrumento pragmático de organização e busca de pesquisas científicas brasileiras: o RepsitóriosBR.org.