Pós-Graduação em Biologia Animal

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/bc2eca81-fb07-42e0-88d8-104ed3d8bc11

PPGBA - Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Ação inseticida de extratos de folhas e cascas de Protium heptaphyllum (Aubl.) Marchand (Burseraceae) sobre Lutzomyia longipalpis (Lutz & Neiva, 1912)
    (UFVJM, 2018) Sincurá, Yrllan Ribeiro; Barata, Ricardo Andrade; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barata, Ricardo Andrade; Paz, Gustavo Fontes; Oliveira, Patricia Machado de
    A leishmaniose visceral (LV) é uma doença altamente letal quando não tratada e de caráter reemergente. É transmitida através da picada do flebotomíneo fêmea da espécie Lutzomyia longipalpis, inseto com grande distribuição nas Américas. O controle vetorial é realizado através da aplicação de inseticidas piretróides sintéticos residuais de ação rápida sobre os insetos como a α-cipermetrina e a deltametrina. Nos últimos tempos tem se observado o surgimento de populações resistentes o que tem aumentado o interesse pela descoberta de novas moléculas que possam ser utilizadas no controle de vetores. As plantas são um importante e promissor campo de pesquisa, uma vez que já produzem moléculas com ação inseticida. Este estudo objetivou analisar a ação inseticida de extratos de folhas e cascas de Protium heptaphyllum sobre Lutzomyia longipalpis selvagens. Para isso foram confeccionados extratos hidroalcoólicos, etanólicos e ciclo- hexânicos das folhas e cascas de Protium heptaphyllum. Nestes foram realizados estudos fitoquímicos para prospecção de classes de compostos secundários com ação biológica. Os bioensaios foram realizados em potes plásticos adaptados e utilizou-se flebotomíneos Lu. longipalpis selvagens, oriundos da comunidade de Aroeira em Diamantina-MG. Obtivemos como resultado dos estudos fitoquímicos, diversas classes de metabólitos secundários como terpenos, esteroides, taninos, flavonoides, alcaloides e saponinas, com destaque para os extratos de folhas onde foi observado um maior número de classes em relação às cascas. Os bioensaios realizados evidenciaram uma ação inseticida dos extratos hidroalcoólicos e ciclo- hexânicos que tiveram resultados estatisticamente semelhantes à α-cipermetrina. Apesar de composição química semelhante as demais, os extratos etanólicos apresentaram uma baixa atividade sobre os insetos. Com isso, concluímos que Protium heptaphyllum, possui atividade inseticida sobre Lu. longipalpis. Dessa forma, este estudo contribui com o desenvolvimento de métodos de controle de insetos mais eficientes e menos agressivos aos humanos e outros animais.