Pós-graduação em Ciência Florestal

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/8eab09a5-b6a9-4c3d-8459-c478f42d2530

PPGCF - Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Métodos de capina na restauração de uma área degradada no município de Diamantina, MG.
    (UFVJM, 2016) Silveira, Leonardo Palhares da; Mucida, Danielle Piuzana; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mucida, Danielle Piuzana; Santos, José Barbosa dos; Morais, Marcelino Santos de; Pereira, Israel Marinho
    O uso inadequado do ambiente provoca uma quebra na dinâmica natural do ecossistema, prejudicando-o de forma geral todos os elementos que o compõe. Os espaços naturais vêm sendo alvo de diversas atividades antrópicas, o que ocasiona uma série de impactos ambientais. Dentre eles pode-se citar os depósitos de resíduos sólidos a céu aberto, passivos ambientais que necessitam de planos de recuperação. A presença de banco de semente, plântulas, brotações e vegetação potencializam os processos de recuperação, entretanto, a presença de espécies exóticas com caráter invasor minimizam o processo devido a sua alta competitividade quando comparadas a espécies nativas, sobrevivendo e reproduzindo nas mais diversas condições de estresses ambientais. Neste sentido, foi escolhida como área de estudo, o depósito de resíduos sólidos de Diamantina, desativado em 2002, situado no Campus Juscelino Kubitscheck, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, região do Alto Jequitinhonha, Minas Gerais. O presente estudo teve como objetivo avaliar o melhor controle de gramíneas invasoras dos gêneros Melinis e Urochloa por meio de diferentes métodos: manual, mecânica, química e química + mecânica, assim como a aplicação de um método não destrutivo, por meio de uso de imagens digitais analisadas pelo software ImageJ para análise do comportamento de tais espécies na área degradada. Metodologicamente, conduziu-se o experimento por delineamento em blocos casualizados em 4 blocos, subdivididos em 16 parcelas com 4 tratamentos em cada e 4 repetições por bloco. A coleta da biomassa de gramíneas regenerantes frescas ocorreu após 100 dias dos métodos com auxílio de uma moldura de ferro, com dimensões de 1,0 x 1,0 m, em três locais predefinidos em cada parcela, totalizando três amostras coletadas por parcela e quarenta e oito amostras por bloco. As imagens utilizadas para análise e processamento no software ImageJ foram obtidas com a mesma moldura localizada nos locais predefinidos em cada parcela para os 4 blocos experimentais após 100 dias dos diferentes tipos de métodos. Os dados processados resultaram em uma variação entre os diferentes tipos de métodos empregados. Obteve-se um menor controle na produção de biomassa fresca quando se utilizou controle mecânico, seguido pela combinação do método mecânico + químico. Os métodos químico e manual apresentaram menores valores de produção de biomassa fresca enquanto a produção de matéria seca não apresentou diferença significativa estatisticamente. Os dados processados pelo software resultaram em nítida variação entre os métodos utilizados, com menor porcentagem de cobertura do substrato pelas espécies invasoras quando se utilizou controle químico, seguido pelo método manual. O método mecânico e tratamento químico + mecânico apresentaram os maiores percentuais de cobertura das espécies invasoras estatisticamente.
  • Thumbnail Image
    Item
    Avaliação do banco de sementes de uma área em processo de recuperação em cerrado campestre
    (Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 2013-06-01) Machado, V. M. [UFVJM]; Santos, J. B. [UFVJM]; Pereira, I. M. [UFVJM]; Lara, R. O. [UFVJM]; Cabral, C. M. [UFVJM]; Amaral, C. S. [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Os estudos que tratam da interferência de plantas daninhas em agroecossistemas têm produzido resultados de pesquisa abundantes para campos de produção de grãos e pastagens; contudo, poucos trabalhos relatam o efeito da presença desse grupo de plantas em áreas degradadas isoladas para recuperação. Diante disso, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do banco de sementes no solo no processo de restauração ambiental de uma área representativa de cerrado campestre pela presença de plantas daninhas gramíneas. Para avaliação do banco de sementes, foram selecionados três ambientes: dois degradados e um ambiente-referência (conservado) de cerrado campestre. O procedimento de coleta das amostras de solo ocorreu em duas estações (seca e chuvosa), e as amostras foram avaliadas em 300 dias. Foram verificadas, durante a avaliação, apenas seis espécies nativas, e somente duas com hábito de vida arbóreo. A maior parte das sementes germinadas para os ambientes degradados, em ambas as coletas, foram identificadas como invasoras na área de estudo. Nesse sentido, o banco de sementes do solo local não é suficiente para que haja recuperação por meio da sucessão ecológica dessas áreas, sendo recomendado o uso de técnicas visando acelerar a restauração desses ambientes.