Pós-Graduação em Ensino em Saúde

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/71e684a2-a99c-4598-9d7f-f226600d65a2

PPGES - Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde

Browse

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Thumbnail Image
    Item
    A compreensão sobre o trabalho da doula sob diferentes pontos de vista em uma maternidade do Vale do Jequitinhonha
    (UFVJM, 2016) Lima, Patrícia de Oliveira; Miranda, João Luiz de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Velloso, Isabela Silva Cancio; Oliveira, Taciana Cavalcante de; Guedes, Helisamara Mota
    A equipe da maternidade de uma das unidades hospitalares do Vale do Jequitinhonha, em parceria com a Instituição de Ensino Superior local, inseriu a doula no ambiente hospitalar visando traçar caminhos para humanizar a assistência à mulher durante o processo de parturição. Como parte do processo de implementação deste projeto surgiu a necessidade de avaliar essa estratégia sob diferentes pontos de vista, além de refletir sobre a influência da doulagem na formação acadêmica, tendo em vista que a maioria das doulas se encontram em processo de formação universitária. Dessa forma, o presente estudo, objetivou analisar a compreensão das puérperas, das doulas e da equipe assistencial sobre a presença da doula durante o trabalho de parto das gestantes no cenário em estudo e a influência do exercício da doulagem para a formação das acadêmicas inseridas na maternidade. Trata-se de um estudo exploratório/descritivo, de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. O quantitativo dos entrevistados foi limitado conforme o critério de saturação, totalizando dezenove entrevistados e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Na análise temática da presente pesquisa foram identificadas cinco unidades de contexto que geraram quinze unidades de registros das quais emergiram três categorias e nove subcategorias. As categorias foram: Presença da doula durante o trabalho de parto das gestantes e seus significados; Acompanhamento da doula durante o trabalho de parto das gestantes e suas melhorias; A influência da doulagem na formação acadêmica. Foi possível com o estudo reconhecer a doula como parte do cuidado humanizado, prover subsídios para uma reflexão do seu trabalho a partir da compreensão das categorias em estudo, além de identificar a relevância da prática da doulagem para formação acadêmica das doulas universitárias.
  • Thumbnail Image
    Item
    Avaliação do curso técnico em enfermagem sob o enfoque da humanização
    (UFVJM, 2016) Abreu, Karla Jaciara Vieira Damaceno; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo; Soares, Leonardo Aparecida; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos
    A inserção de práticas humanizadas, a superação do tecnicismo especializado nos processos de gestão dos serviços, de cuidado e atenção à saúde têm se configurado como grandes desafios para a formação profissional em saúde. Nesse sentido, se faz necessária a avaliação e reflexão sobre os modos pelas quais a formação desses profissionais vem ocorrendo no Brasil a partir da perspectiva do fortalecimento da relação entre o serviço e ensino, e a formação com base nas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) estabelecido no Brasil. Esta Dissertação teve como objetivo analisar a articulação do projeto político pedagógico do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Câmpus Januária, com a Humanização da assistência à saúde. Para tanto, o presente estudo foi exploratório, descritivo, de enfoque qualitativo, adotando o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental. Estudou-se o Projeto Político Pedagógico (PPP), Matriz Curricular, Planos de Ensino e questionário sobre o Ensino da Humanização no curso Técnico em Enfermagem do IFNMG, verificando a existência de temas pertinentes à humanização e as estratégias pedagógicas usadas pelos docentes para contemplar a temática Humanização. O referencial teórico versou sobre os temas: Educação Profissional no Brasil, Processo de Desenvolvimento da Profissão de Enfermagem no Brasil e Humanização no Contexto da Formação Profissional em Saúde. Pela análise dos documentos, ao analisar a dimensão política, observa-se que o curso Técnico em Enfermagem do IFNMG apresenta intenção em formar trabalhadores que valorizem as relações humanas e preocupa-se com a formação cidadã do indivíduo. Sendo assim, se insere na proposta da Política Nacional de Humanização. Ao estudar a dimensão pedagógica, observou-se que a temática humanização é pouco abordada nas ementas das disciplinas e que há dificuldade em promover a integração ensino/serviço/comunidade. Verificou-se que a temática humanização está restrita a disciplinas isoladas ao longo do curso e não permeia toda a formação profissional. A temática humanização encontra-se em um campo bem mais teórico do que realmente aplicado. Infere-se que a prática não condiz com a teoria e não se articula com a proposta da Política Nacional de Humanização. Diante do que foi exposto, a pesquisa realizada, leva a perceber que a discussão e inserção da humanização nos espaços de formação em saúde fazem-se necessárias para criar espaços de trabalho menos alienantes e reafirmar os princípios do SUS.
  • Thumbnail Image
    Item
    Avaliação do curso técnico em enfermagem sob o enfoque da humanização
    (UFVJM, 2016) Abreu, Karla Jaciara Vieira Damaceno; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Soares, Leonardo Aparecida; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Rodrigues, Cláudio Eduardo
    A inserção de práticas humanizadas, a superação do tecnicismo especializado nos processos de gestão dos serviços, de cuidado e atenção à saúde têm se configurado como grandes desafios para a formação profissional em saúde. Nesse sentido, se faz necessária a avaliação e reflexão sobre os modos pelas quais a formação desses profissionais vem ocorrendo no Brasil a partir da perspectiva do fortalecimento da relação entre o serviço e ensino, e a formação com base nas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) estabelecido no Brasil. Esta Dissertação teve como objetivo analisar a articulação do projeto político pedagógico do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Câmpus Januária, com a Humanização da assistência à saúde. Para tanto, o presente estudo foi exploratório, descritivo, de enfoque qualitativo, adotando o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental. Estudou-se o Projeto Político Pedagógico (PPP), Matriz Curricular, Planos de Ensino e questionário sobre o Ensino da Humanização no curso Técnico em Enfermagem do IFNMG, verificando a existência de temas pertinentes à humanização e as estratégias pedagógicas usadas pelos docentes para contemplar a temática Humanização. O referencial teórico versou sobre os temas: Educação Profissional no Brasil, Processo de Desenvolvimento da Profissão de Enfermagem no Brasil e Humanização no Contexto da Formação Profissional em Saúde. Pela análise dos documentos, ao analisar a dimensão política, observa-se que o curso Técnico em Enfermagem do IFNMG apresenta intenção em formar trabalhadores que valorizem as relações humanas e preocupa-se com a formação cidadã do indivíduo. Sendo assim, se insere na proposta da Política Nacional de Humanização. Ao estudar a dimensão pedagógica, observou-se que a temática humanização é pouco abordada nas ementas das disciplinas e que há dificuldade em promover a integração ensino/serviço/comunidade. Verificou-se que a temática humanização está restrita a disciplinas isoladas ao longo do curso e não permeia toda a formação profissional. A temática humanização encontra-se em um campo bem mais teórico do que realmente aplicado. Infere- se que a prática não condiz com a teoria e não se articula com a proposta da Política Nacional de Humanização. Diante do que foi exposto, a pesquisa realizada, leva a perceber que a discussão e inserção da humanização nos espaços de formação em saúde fazem-se necessárias para criar espaços de trabalho menos alienantes e reafirmar os princípios do SUS.