Pós-Graduação em Ensino em Saúde

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PPGES - Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde

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    A educação popular na formação dos graduandos em saúde
    (UFVJM, 2016) Dias, Marta Luíza; Oliveira, Wellington de; Wong Un, Júlio Alberto; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Soares, Ademilson de Sousa; Valiengo, Amanda
    O objetivo desta pesquisa foi compreender como a educação popular é abordada e tratada no campo da formação de graduandos na área da saúde. O estudo foi orientado pela seguinte questão: como a educação popular tem sido abordada nas publicações e pesquisas científicas no campo da formação de graduandos da área da saúde? A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida mediante revisão bibliográfica que buscou refletir sobre: o campo da formação em saúde; a história da educação popular no Brasil após 1950; o processo da Reforma Sanitária Brasileira e de construção do Sistema Único de Saúde (SUS); a interface entre educação popular e pedagogia critica com o campo da saúde. O método de análise e interpretação dos dados coletados foi realizadacom base nos aportes teóricos da própria educação popular e educação crítica. Os dados que compuseram as categorias de análise foram coletados no sistema informatizado de busca Scientific Eletronic Library Online (Scielo), no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e também no livro ―Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência‖, (2011). A partir do tratamento dos dados coletados foram tecidas reflexões, críticas e considerações finais. Os resultados sinalizam que as produções científicas em educação popular e saúde na formação de graduandos da área da saúde são ainda incipientes e estão, em sua maioria, concentradas em experiências de extensão universitária. A pesquisa aponta para a necessidade de maiores reflexões sobre o tema, especialmente sobre seus aspectos pedagógicos, visto que permanece quase intocável essa abordagem.
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    A educação popular na formação dos graduandos em saúde
    (UFVJM, 2016) Dias, Marta Luíza; Oliveira, Wellington de; Wong Un, Júlio Alberto; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Soares, Ademilson de Sousa; Valiengo, Amanda
    O objetivo desta pesquisa foi compreender como a educação popular é abordada e tratada no campo da formação de graduandos na área da saúde. O estudo foi orientado pela seguinte questão: como a educação popular tem sido abordada nas publicações e pesquisas científicas no campo da formação de graduandos da área da saúde? A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida mediante revisão bibliográfica que buscou refletir sobre: o campo da formação em saúde; a história da educação popular no Brasil após 1950; o processo da Reforma Sanitária Brasileira e de construção do Sistema Único de Saúde (SUS); a interface entre educação popular e pedagogia critica com o campo da saúde. O método de análise e interpretação dos dados coletados foi realizadacom base nos aportes teóricos da própria educação popular e educação crítica. Os dados que compuseram as categorias de análise foram coletados no sistema informatizado de busca Scientific Eletronic Library Online (Scielo), no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e também no livro ―Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência‖, (2011). A partir do tratamento dos dados coletados foram tecidas reflexões, críticas e considerações finais. Os resultados sinalizam que as produções científicas em educação popular e saúde na formação de graduandos da área da saúde são ainda incipientes e estão, em sua maioria, concentradas em experiências de extensão universitária. A pesquisa aponta para a necessidade de maiores reflexões sobre o tema, especialmente sobre seus aspectos pedagógicos, visto que permanece quase intocável essa abordagem.
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    A formação profissional em enfermagem e o Programa Pró-Saúde I: contribuições sob a ótica de discentes docentes e egressos
    (UFVJM, 2013) Lima, Antonio Moacir de Jesus; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Geraldo Márcio Alves dos; Alves, Thamar Kalil de Campos; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos
    O estudo buscou compreender as contribuições do Pró-Saúde I para a formação profissional em Enfermagem na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), sob a ótica de discentes, docentes e egressos. Com abordagem qualitativa e recurso metodológico da História Oral para avaliação das narrativas, complementado por uma análise documental para confirmação dos fatos. Entrevistou-se dezessete (17) participantes, sendo: sete (07) discentes, cinco (05) docentes e cinco (05) egressos. Utilizou-se a pergunta norteadora: Comente como o Pró-Saúde I contribuiu ou contribui para a formação profissional em enfermagem. Essa sofreu vários desdobramentos ao longo das entrevistas de acordo com o conhecimento do colaborador, trouxe maior clareza à visão de cada entrevistado. Realizou-se a análise dos dados com base na história oral após a transcriação das narrativas. Organizou-se as informações coletadas nas categorias temáticas: Atributos da escrita e confecção do projeto; Dificuldades para a definição e conceituação do pró-saúde I; Pouca divulgação da Estratégia de Reorientação principalmente entre os alunos; Como se deu o primeiro contato do discente com o pró-saúde I; Como é a interação do programa com as disciplinas curriculares da graduação em enfermagem; Como se manifestam as formas de contribuição do pró-saúde I para suporte da formação profissional; A diferença do perfil do aluno inserido com o aluno não inserido na estratégia; A Estruturação física proporcionada ao curso de graduação; Apoio para estruturação física de UBS; Estímulo para confecção do primeiro Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em enfermagem; Dificuldade dos discentes para caracterizarem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Reorientação Nacional da Formação Profissional em Saúde; Formas de contribuições para a formação dos docentes e Contribuições para formação dos profissionais dos serviços de saúde em Atenção Básica à Saúde. Na compreensão das estruturas conceituais, este estudo desvela concepções e significados atribuídos à formação profissional considerando a trajetória pessoal de cada colaborador. E oferece subsídios para uma discussão ampla sobre a formação profissional em enfermagem a partir do Pró-Saúde I, visando estimular os cursos de graduação a realizarem uma releitura do projeto pedagógico no sentido de efetivarem as adequações necessárias para que a formação seja no sentido de produzir profissionais com perfil indicado pelas DCN.
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    Estudo do perfil e das percepções dos trabalhadores de vigilância em saúde sobre a formação e o desenvolvimento profissional
    (UFVJM, 2013) Fernandes, Aline Graziele; Ribeiro, Milton Cosme; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Moysés, Neuza Maria Nogueira; Araújo, Alisson; Ribeiro, Milton Cosme
    Este estudo tem por objetivo conhecer o perfil e as percepções dos trabalhadores de vigilância em saúde acerca da formação e do desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem quali-quantitativa e foi realizado com profissionais do departamento de vigilância em saúde de um município do Centro-Leste de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu nos meses de abril e maio de 2013. Consistiu em duas etapas, sendo: 1) Aplicação de um questionário estruturado com dados sócios demográficos, de atuação e formação/desenvolvimento profissional; 2) Entrevistas semiestruturadas, utilizando um roteiro com perguntas norteadoras. Após a realização das entrevistas foi utilizada a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) para a análise dos resultados. Na primeira etapa, a amostra foi composta de 55 trabalhadores e na segunda de 20. Dentre outros, verificaram-se os seguintes resultados: 58,2% dos entrevistados têm como cargo agente de combate a endemias; 61,8% são contratados; 69,1% ganham até dois salários mínimos; 41,8% possuem escolaridade de nível médio; 50% dos profissionais de nível superior são graduados na área de ciências da saúde; 41,8% nunca participaram de cursos de capacitação; 78,2% dos profissionais entrevistados disseram ser capacitados para as ações que desenvolvem; 58,2% dos profissionais atribuíram o conceito “bom” para o seu conhecimento em relação à vigilância em saúde. Obtiveram-se as seguintes categorias empíricas: entendimento de vigilância em saúde - prevenção de riscos e doenças para a saúde da população; importância das ações educacionais - conhecimento adquirido por meio da capacitação e atualização dos profissionais para a melhoria do trabalho na área de atuação; dificuldades - desconhecimento da gestão quanto à vigilância em saúde e inexistência de recursos financeiros; facilidades - interesse do servidor em se capacitar; levantamento dos temas: atuação dos agentes de endemias, educação em saúde para a população, imunização, vigilância sanitária nos estabelecimentos e curso básico de vigilância em saúde. Dentre outros achados, foi possível identificar a necessidade de implementação de ações educacionais, voltadas para a formação e o desenvolvimento profissional e relacionadas à vigilância em saúde para os trabalhadores da área, com o intuito de propiciar a transformação dos processos de trabalho para a efetivação da vigilância em saúde.