Pós-Graduação em Ensino em Saúde

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PPGES - Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde

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    Conhecimento dos pacientes portadores de doença renal crônica terminal: fatores de risco, cuidados clínicos e complicações associadas
    (UFVJM, 2020) Corgozinho, Juliana Nunes Costa; Lucas, Thabata Coaglio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lucas, Thabata Coaglio; Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca; Costa, Magnania Cristiane Pereira da
    Introdução: A incidência da doença renal crônica terminal no Brasil cresce de maneira a tornar-se um grave problema de saúde pública já que em seu estágio mais avançado é necessário o tratamento de substituição renal. A hemodiálise, apesar de garantir sobrevida e ser a terapia renal substitutíva mais indicada, envolve riscos e complicações que podem comprometer a qualidade de vida dos pacientes. Sendo assim, o conhecimento da doença, tratamento e cuidados com o acesso vascular, previne complicações e pode aumentar a qualidade de vida. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos pacientes em hemodiálise quanto aos fatores de risco, cuidados clínicos e complicações associadas. Método: Estudo clínico randomizado, população de amostra aleatória dividida em grupo controle e experimental. Aplicou-se um questionário semi-estruturado com as seguintes variáveis: conhecimento sobre a doença, tratamento, intercorrências e cuidados realizados com o acesso vascular. Com o grupo experimental foi realizado uma ação educativa do tipo roda de conversa. O questionário foi reaplicado após dois meses, para os dois grupos. Os dados foram analisados por meio do software Stata, através dos testes estatísticos de McNemar, Teste T Student, Qui-Quadrado de Pearson, Exato de Fisher, Shapiro Wilk e a Correção de Bonferroni, com nível de significância de 5%. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número de parecer 3.445.924. Resultados: Neste estudo 55,44% eram homens, 42,57% na idade entre 40 a 59 anos, 70,29% com ensino fundamental, 77,22% estão aposentados, 92,07% apresentaram fatores de risco dentre eles 77,23% hipertensos e 26,73% diabéticos, 83,16% utilizavam como acesso vascular a fístula arteriovenosa. Quanto aos resultados dos exames observou-se que os pacientes apresentaram melhoras nos valore de qualidade da diálise (Kt/V) e do fósforo após a intervenção. O conhecimento dos pacientes sobre o funcionamento da hemodiálise, os cuidados com a fístula arteriovenosa e com o cateter venoso central também melhoraram após a intervenção. Na fase pós-intervenção, a frequência das intercorrências diminuiu de 86% para 78%. Através das observações dos profissionais encontrou-se diferença significativa (p<0,05) demonstrando melhorias nas atitudes do grupo experimental quanto as questões alimentares, ingesta de líquidos, cuidados com a fístula arteriovenosa e com o cateter venoso central após a intervenção. Conclusão: Os resultados mostraram que o conhecimento que o paciente tem sobre seu processo de saúde e doença relacionados a hemodiálise foi aprimorado após a ação educativa, tornando-os parte do processo de tratamento. Sendo ativos nos questionamentos aos profissionais quanto aos cuidados clínicos que se referia a fístula arteriovenosa e com o cateter venoso central após a intervenção. Contribuindo para que a equipe multiprofissional possa realizar ações educativas e terapêuticas promovendo a prevenção e o controle das complicações.
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    Estudo de caso: conhecimento dos estudantes de farmácia sobre o Sistema Único de Saúde
    (UFVJM, 2017) Barbosa, Cynthia Antunes; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Mirtes; Rezende, Déborah Braga Oliva Audebert; Oliveira, Wellington de
    A homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia por meio dos seus princípios, fundamentos, condições e procedimentos para a formação dos farmacêuticos propôs mudanças significativas na concepção e no modelo de educação, com conteúdo para a formação direcionada para a realidade sócio econômica do país. A concepção do ensino passou ser pautada para a formação de indivíduos com respostas às necessidades concretas da população, direcionada para pesquisa com competências para a produção de novas ideias e conhecimentos, para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, além da sua preparação voltada para o mercado de trabalho, ficando sob a responsabilidade das instituições de ensino superior em desenvolver currículo e projeto político pedagógico para o atendimento desta proposta. Desse modo, considerando a formação de recursos humanos farmacêuticos para atuação no SUS e reflexões sobre o cenário vivenciado, o estudo objetiva identificar o conhecimento de estudantes do curso de graduação em farmácia sobre o SUS e sua relação com a matriz curricular da instituição de ensino. Como objetivos específicos, buscou-se identificar na matriz curricular os conteúdos de formação profissional para atuação no SUS segundo as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia e relacionar o conhecimento dos estudantes com o conteúdo de formação profissional da matriz curricular de uma instituição da cidade de Montes Claros-MG. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos um questionário aplicado aos estudantes do curso de farmácia e um formulário check list com vista a identificar as variáveis na estrutura curricular do curso de farmácia e no plano de ensino da disciplina. A análise de dados ocorreu em dois momentos, no primeiro foi empregada a análise estatística descritiva e o Teste Exato de Fisher e o segundo foi marcado pelo emprego da Análise de Conteúdo. Foi possível verificar que a maioria dos estudantes do curso de farmácia não apresenta conhecimento consolidado sobre o SUS. Embora a instituição de ensino possua uma política pedagógica, com intenção interdisciplinar, em atendimento as diretrizes curriculares, aos princípios e diretrizes do SUS, considera-se que exista a necessidade de mudanças nos processos produtivos, necessariamente relacionados com a mobilização e reorganização interna da instituição.